PDA

Ver Versão Completa : Pneus mais largos, melhora ou não?



Mostarda_69
29-06-09, 10:59
Poste o que você sabe, ou de preferência algum testo informativo ou técnico alegando os prós e contras assim como as ressalvas para a troca, como por exemplo, mudar de aro pra caber tal pneu....

douglasybrazul
29-06-09, 11:10
cara

andei numa 150 com ambos aros 17

com os pneus da twister

e a moto ficou mto melhor

mais confortável

e a estabilidade ficou ótima

Luigi
29-06-09, 11:10
Pneu mais largo com o mesmo aro = Bosta
Pneu mais largo com ARO mais largo = Fica bom!


Depende da moto também

Fazer = Pneu 130 já é o limite, se colocar um maior fica enforcado
GS500 = Pneu 130 é o MINIMO consegue-se colocar o 140 sem enforcar

Falcon = Aro 4.25 Pneu 150 é o minimo, fica bom o 160!

agm2112
29-06-09, 11:10
Eu não acredito que melhore... mas afinal ... melhore o que ?

Furious VIPER
29-06-09, 11:16
Minhas experiências com pneu mais largo (100/90 em uma moto 125):
-Efeito placebo total qto a estabilidade
-Maior gasto de combustível (ínfimo mas existe)
-Aceleração mais lenta (essa é facilmente notada)
-Maior conforto em buracos (pouca coisa mas é)
-Maior conforto com garupa/bagagem
-Pneu com desgaste maior no centro (isso eu notei com o original pelo meu trajeto, mas o 100/90 fica quadradaço)
-Esteticamente mais bonito
-Funcionalmente pior q o original

Q eu lembre é só!!

Resumo: Não vale a pena na minha opinião!!
Tanto q vou manter os do carro em medidas originais!
E qdo tiver moto pequena novamente, só usarei Levorin. Eita pneu q gruda no chão e não acaba nunca!

jecastro
29-06-09, 12:03
Moto pequena tem que ter pneu pequeno, o que você ganha em aderência perde em aceleração e velocidade, logo não compensa.

evd3k
29-06-09, 12:31
Moto pequena tem que ter pneu pequeno, o que você ganha em aderência perde em aceleração e velocidade, logo não compensa.


concordo com vc jecastro, am nao eh tanto assim nao, pneu mais largo da aderencia sim e perde um poko de velo mas nao eh tanto assim e uq o viper flw ta certinho sobra conforto e tals, sobro o desgaste jah nao sei to com ele a um mes soh :lol: .... bem.. eu prefiro + estabilidade do que mais velo agora....

vai de cada um!

Cyber
29-06-09, 12:43
Pneu mais largo com o mesmo aro = Bosta
Pneu mais largo com ARO mais largo = Fica bom!


Depende da moto também

Fazer = Pneu 130 já é o limite, se colocar um maior fica enforcado
GS500 = Pneu 130 é o MINIMO consegue-se colocar o 140 sem enforcar

Falcon = Aro 4.25 Pneu 150 é o minimo, fica bom o 160!


Capaz luigi, é efeito placebo, não belhora b* nenhuma huahuahuahua, é so pra amarrar a moto.

HUahua, falando sério, melhora sim, mas devemos respeitar certos limites de tamanho e especificações para melhorar a dirigibilidade com um pneu maior, normalmente quando vc prepara a moto para isso colocando um aro compativel com o pneu mais largo normalmente melhora, pois tem mais área de contato com o solo garantido uma boa adedência.

Podemos notar em motos de competição (street, sbk, supermotard) que se substitui pneus de medidas padrão por pneus mais largos, mas também se altera conjunto de aros e muitas vezes a suspenção. Portanto pneus mais largos normalmente garantem uma melhor aderencia sim, mas não é colocando um pneu 200/55 - 17 que vamos sair fazendo uma curva encostando o guidão no chão de uma 125 :D

Algumas motos sport, como a gs500 vem com pneus mais estreitos do que deviam, provavelmente para economizar na linha de montagem, mas que não diminuem a boa dirigibilidade da moto, pois vem com um pneu em largura minima recomendada, o que não pode ser alterado para um pneu de largura média para essa moto no caso um 150 ou um 160 (provavel limite).

Luigi
29-06-09, 12:49
Cyber a GS500 vem com aro de 3.5", então o máximo para ela (no aro original) é 140.

Mas com um aro de bandit 400 (importada) que é 4" fica muito bom o pneu 150!

Cyber
29-06-09, 13:22
Cyber a GS500 vem com aro de 3.5", então o máximo para ela (no aro original) é 140.

Mas com um aro de bandit 400 (importada) que é 4" fica muito bom o pneu 150!


Caramba jurava que ela usava um 4", então retiro o que disse sobre o pneu de tamanho minimo.

ammanzoli
29-06-09, 13:35
bom a minha experiancia com pneus mais largo foi na minha antiga biz...

e posso afirma que no caso da biz o penus mais largo melhoro e muito no conforto e na aderencia.. e ate mesmo na pilotagem da moto .. ja em termos de consumo e final .. foi coisa creio eu de 2 a 5 % a menos que no original .. mas como disse as vatagem que eu tive foi muito maior

Diego.fcs
29-06-09, 17:25
Penso em colocar um pouco mais largo na minha bolinha, na traseira dela, como a suspensão dela é meio rígida, pensei talvez em melhorar o conforto e absorver melhor os impactos, mas não sei se isso adiante, posse estar falando besteira. Gostaria de ver opniões de quem fez essa mudança.

oliver2fast4u
29-06-09, 21:16
Eu troquei Diego, e tá aprovado se vc quer dar uma olhada na moto rodando c/ ele eu te mostro e vc tira as suas conclusões...

CG 150 Titan - Motor original e pneu 100/90/18 (Limitando 5° marcha a mais de 140km/h) (http://www.youtube.com/watch?v=qTwfnSRq3EM#lq-lq2-hq-vhq)

é exatamente o que dizem sobre a aderencia e tal...

chrespim
29-06-09, 21:21
Minha twister está com os pneus cb500, nada legal, eu comprei ela já com eles! Estas coisas só são mais altos!! Resultado, come os paralamas, de leve mais come!! E agora, os pneus são inteirões, dá para rodar muito, vou ter que torrar eles para depois voltar aos originais...

ammanzoli
29-06-09, 21:47
Eu troquei Diego, e tá aprovado se vc quer dar uma olhada na moto rodando c/ ele eu te mostro e vc tira as suas conclusões...

CG 150 Titan - Motor original e pneu 100/90/18 (Limitando 5° marcha a mais de 140km/h) (http://www.youtube.com/watch?v=qTwfnSRq3EM#lq-lq2-hq-vhq)

é exatamente o que dizem sobre a aderencia e tal...


a melhor mentira do ano ...

a moto de 20 a 100 km/h .. ta melhort que uma falcon .. sem tira que vc fica andando trakilo segurando a camera .. na boa uma CG a 140 km/h .. vc teria que ta muito bem firme na moto .. mentira pura .. na minha opnião

oliver2fast4u
29-06-09, 22:06
se vc não sabe filmar um painel não de palpite!!!!! hahahahahaha....
a camera ta usando um apoio pra não balançar, e pra não torcer tive de ficar segurando, se não o vento arrancava.
e com certeza é mentira, como os zilhões de videos de painel que existem no youtube, só quem faz moto pequena virar o ponteiro sabe como elas andam.
vc assustou c/ a aceleração? e ainda tá original o motor/pinhão e CDI, é só trocar marcha no tempo certo que dá uma boa aceleração, to acostumado a rachar contra a mulecada...
mas a questão aqui não é preparação e pilotagem esportiva de motoquinha, e sim como o meu pneuzão tá pesando a moto, ela dava limitador de 5° marcha fácil, a 137 km/h no velocim., agora tá dando limitador a mais de 140km/h por causa do diametro e demorando pra ir lá, devido a aderencia do pneu...

raulzito rock
29-06-09, 22:28
a minha ex-yes,tinham pneu traseiro de strada,achei que ela ficou bem mais confortável,e grudada no chão,ralei a pedaleira umas vezes e ela não saiu ,nem de frente nem de trseira,gruda mesmo!!!!talvez tenha perdido em final,um pouco,mas dava 120 com tempo bom na reta sem muito vento contra e sem garupa,com garupa dava 120 em leve descida,

oliver2fast4u
29-06-09, 22:59
eu desisti de ralar a pedaleira da Cg 150, ela vai pro chão bem mais fácil que a 125, ela é uma moto bem mais alta, c/ pneu 90/90 ela derrapava facil, tomei um susto grande numa esquina c/ asfalto ruim ( como a maioria das ruas daqui), enclinei ela rápido na curva a 60km/h c/ a confiança que tinha na CG 125, ela saiu tão rápido que não deu pra tirar a perna e a pedaleira bateu forte no chão e a moto voltou em pé, quase saí foi é pela tangente, hehehe... agora eu sinto mais confiança nas curvas c/ este pneu, mas não tem a mesma inclinação da CG antiga, a outra eu entrava ate de 65km/h em esquina e socava a mão e podia deitar até ralar a ponta do calçado s/ medo, a CG 150 eu entro na marra a 55km/h. até em rotatória não inclino muito nela pois balança mais que a 125cc (mas duas motos c/ os pneus e suspensão excelentes pra comparar).
Na duvida não é bom facilitar né?!?!?!

mrrafael
29-06-09, 23:02
cdi dessa sua moto nao eh destravado nao ?

oliver2fast4u
29-06-09, 23:07
cdi dessa sua moto nao eh destravado nao ?



negativo.
a diferença de final é devido ao diametro do pneuzão traseiro, da o mesmo efeito de aumentar 1 dente do pinhão, e o resto é só um carburador bem acertado pra porcaria c/ agua e solvente que abasteci.

Diego.fcs
29-06-09, 23:53
Eu troquei Diego, e tá aprovado se vc quer dar uma olhada na moto rodando c/ ele eu te mostro e vc tira as suas conclusões...

CG 150 Titan - Motor original e pneu 100/90/18 (Limitando 5° marcha a mais de 140km/h) (http://www.youtube.com/watch?v=qTwfnSRq3EM#lq-lq2-hq-vhq)

é exatamente o que dizem sobre a aderencia e tal...


Fiz esse teste em carro só, e mudou e muito a aderência e estabilidade, em moto não sei dizer. To pra trocar o pneu traseiro da minha moto, to pensando num 100/90, vamo vê. Valeu pela opinião.

j_antunes
30-06-09, 00:53
Galera, pra não ficar no acho-e-desacho, vai um trecho aqui do que o Tite escreveu ( http://www.motonline.com.br/colunistas/tite/loucos-motos-jan07.html ). Pra quem não sabe, o Tite é jornalista e já participou de diversos tipos de competição de motos, então ele deve saber muito mais do que fala que qualquer um de nós aqui:

"O pnófilo é um sujeito perigoso. Seu distúrbio é rechaçado pela sociedade, mas encontra eco em outros pnófilos que se reúnem nos encontros de motos às escondidas. Eles gostam de coisas grandes e grossas, independentemente da aparência. Se a moto tem pneu traseiro 120 ele quer colocar 150. Se o pneu original é 150 insiste em instalar um 180. E se originalmente a moto usa pneu 180 ele quase tem um orgasmo quando vê um pneu 200. Mas seu clímax chegou numa terça-feira de chuva, quando entrou na internet e descobriu a existência de pneu 260! Hoje ele anda a espreita, na loja do Alemão Rodas só para acariciar um pneu 260 exposto no display!

Dr. Tütermann já tentou de tudo para explicar a esses maníacos que tamanho de pneu não é documento e é mais importante saber usá-lo do que simplesmente ter uma coisa grande e não funcionar. O tratamento é feito à base de remédios para pneumania!"

Luigi
30-06-09, 08:08
Tite não sabe ***** nenhuma, nem limpar a propria bunda!

Sabe falar o que a empresa que pagar mais manda ele falar!

chuckzin
30-06-09, 08:40
A unica experiencia que tive de pneus mais largos que os originais em motos, foi na minha primeira moto, uma CB400 que tinha o pneu traseiro de 7galo ;)

Eu achei a muito muito mais firme em curvas e tudo mais, porém o pneu teve um desgaste enorme apenas no meio, deixando-o quadrado e dae, qualquer desnivel na rua, a moto dançava a traseira :/

Eu recomendo pneus mais largos em motos que ganham preparação visando performance, exemplo, titans 200cc, com comando bravo, carburação brocada, coroa e pinhão redimensionada, CDI sem corte e bla bla bla, recomendo até aros 17' com pneus de twister :drool:

Agora se é visando apenas a estética, nada melhor que a medida original, porém com desenho esportivo, é mais indicado :OK:

Strada Prata
30-06-09, 10:58
A única que tive com pneu mais largo foi a biz: troquei o dianteiro de 2.50 por um de 2.75 da levorin. Na minha opinião melhorou bastante a estabilidade nas curvas, visualmente mais bonito, mas o consumo de combustível sobe um pouco.

Sem exageros eu acho que fica bacana, principalmente pela segurança nas curvas.

Fazer algo desproporcional à cilindrada da sua moto só vai gerar desgaste prematuro da vida útil de outros componentes devido ao excesso de peso extra.

Carlos Roberto
30-06-09, 11:42
Não sou engenheiro de motos e prefiro seguir as medidas recomendadas nos manuais. A Drag tem um pneu bem largo numa roda de aro pequeno, funcionando muito bem para o que ela permite. Entendo que colocar medidas maiores do que o recomendado, a princípio pode parece bom, mas com o tempo pode trazer alguma surpresa desagradável.

Alan Ranieri
30-06-09, 11:45
No máximo eu colocaria um 100/90 na YBR e de preferência o Michelin Pilot Sporty. O desenho dele é show!!!

agm2112
30-06-09, 13:41
Mas afinal .... melhora em que ?

SuZuKi
30-06-09, 14:02
Acho que so estetica mesmo!!

eu estava pendando em colocar pneu 150 na Fazer mas depois de ler desisti já!!!
continuar com o original mesmo!!!

j_antunes
30-06-09, 19:10
Tite não sabe $#@%$# nenhuma, nem limpar a propria bunda!

Sabe falar o que a empresa que pagar mais manda ele falar!


Rapaz, não é pra defender o cara nem pra desacreditar sua valiosíssima e tão bem fundada informação, mas você pode me dizer que empresa, exatamente, estaria interessada em fazer lobby para venda de pneus de especificações originais para motos? Eu estou com dificuldades pra imaginar esse cenário, a menos que isso seja melhor pro usuário.

oliver2fast4u
30-06-09, 19:33
Rapaz, não é pra defender o cara nem pra desacreditar sua valiosíssima e tão bem fundada informação, mas você pode me dizer que empresa, exatamente, estaria interessada em fazer lobby para venda de pneus de especificações originais para motos? Eu estou com dificuldades pra imaginar esse cenário, a menos que isso seja melhor pro usuário.


pirelli e meltzeler

oliver2fast4u
30-06-09, 19:56
Galera, pra não ficar no acho-e-desacho, vai um trecho aqui do que o Tite escreveu ( http://www.motonline.com.br/colunistas/tite/loucos-motos-jan07.html ). Pra quem não sabe, o Tite é jornalista e já participou de diversos tipos de competição de motos, então ele deve saber muito mais do que fala que qualquer um de nós aqui:

"O pnófilo é um sujeito perigoso. Seu distúrbio é rechaçado pela sociedade, mas encontra eco em outros pnófilos que se reúnem nos encontros de motos às escondidas. Eles gostam de coisas grandes e grossas, independentemente da aparência. Se a moto tem pneu traseiro 120 ele quer colocar 150. Se o pneu original é 150 insiste em instalar um 180. E se originalmente a moto usa pneu 180 ele quase tem um orgasmo quando vê um pneu 200. Mas seu clímax chegou numa terça-feira de chuva, quando entrou na internet e descobriu a existência de pneu 260! Hoje ele anda a espreita, na loja do Alemão Rodas só para acariciar um pneu 260 exposto no display!

Dr. Tütermann já tentou de tudo para explicar a esses maníacos que tamanho de pneu não é documento e é mais importante saber usá-lo do que simplesmente ter uma coisa grande e não funcionar. O tratamento é feito à base de remédios para pneumania!"


e o carro dele deve ser um Uno Mille c/ pneu 145(acho que ele deve ter conseguido ganhar o suficiente pra ter no minimo um Fusca c/ pneu de charrete c/ este artigo publicado), na primeira curva ele roda e vai pra debaixo da carreta, Deus o ajude.
Ninguem é otário a este nível de ter orgasmo c/ um pneu e um motorsão, este jornalista deve ter orgasmos multiplos lendo o Machado de Assis ou até o Paulo Coelho, cada um gosta do que gosta, eu aprovei o pneu 100/90 na CG 150, se este jornalista acha que eu sou anormal ou até um monstro por causa disso, a gente pode resolver à moda da rua as nossas diferenças.
Na minha opinião este cara não passa de um bunda de iogurte, e estudou tanto pra que??? Pra conseguir escrever o ensaio filosófico/psicologico/antropologico da vida e história contemporanea humana????
Parabens pra ele e que consiga um premio Nobel, este cara não me impressiona, não perco meu tempo c/ isso.

Tasteful
30-06-09, 20:08
Se pneu 90x90 não agarra por que na formula rd é usado????
As motos fazem curva e tudo mais ou seja,pilotam no extremo

http://www.youtube.com/watch?v=tjvfp-exOKE

Também sou a favor de manter as medidas originais

ammanzoli
30-06-09, 23:20
falando nisso cade as rd 135 .. desde de quanto eu tinha uns 14 anos numca mais vi uma

Jimmy1979
01-07-09, 12:19
Com pneu 180/55, a susp. traseira ficou mais confortável e quando coloquei o 120/70 na frente, ganhei mais "estabilidade" nas curvas em alta velocidade, mesmo garupado. Perdi um pouco de final mas pra mim nem ligo, gosto de entrar nas curvas com firmeza ...

Adriano CG bolinha
01-07-09, 23:28
Diego, coloquei na minha bolinha o tras da strada .. por enquanto não percebi grandes diferenças não fica só um pouco mais confortavel .. ja na parte estetica ficou bacana deu outra aparencia na tras magra da bolinha...

Diego.fcs
02-07-09, 12:03
Diego, coloquei na minha bolinha o tras da strada .. por enquanto não percebi grandes diferenças não fica só um pouco mais confortavel .. ja na parte estetica ficou bacana deu outra aparencia na tras magra da bolinha...


Pois é cara, queria mais para conforto, já que a bolinha é meio "durona", to pensando em encarar um 100/90, vamo vê... Ficou mais amarrada a moto ou em questão de desempenho não mudou??

Adriano CG bolinha
02-07-09, 18:48
ainda eu não senti dif mais por andar mais dentro da cidade ..

dleves
03-07-09, 11:38
melhora na estética, na sua auto confiança rs eh serio... soh que come mais relação

blaugusto
03-07-09, 11:46
melhora na estética, na sua auto confiança rs eh serio... soh que come mais relação



Come mais relação??? Essa é nova pra mim!!

Tipo... nhóc-nhóc...

Hudsoncrazy20
03-07-09, 11:55
melhora sim a estabilidade da moto,mais tambem força mais a relação fazendo que gaste mais rapido
=)

blaugusto
03-07-09, 12:02
Essa ligação entre pneu e gasto da relação é totalmente nova pra mim!!!!

Se me disse que poderia gastar mais a embreagem ficaria mais plausível...

Furious VIPER
03-07-09, 12:17
Essa ligação entre pneu e gasto da relação é totalmente nova pra mim!!!!

Se me disse que poderia gastar mais a embreagem ficaria mais plausível...

Ué... pq a novidade? Tem mais material pra relação puxar... qto mais material, maior o gasto!
Assim como andr com garupa gasta mais TUDO q andar sozinho!!

blaugusto
03-07-09, 12:55
Mas a relação se desgasta por atrito e não por conta da pressão aplicada nos dentes da coroa com os anéis da corrente...

Não consigo ver como isso poderia diminuir a vida útil em mais do que algumas centenas de metros...

Pelo que eu conheço de mecânica/fisica esse gastoa mais é uma coisa que nem vale a pena levar em consideração.

Se ainda é na mão de alguém que regula a corrente a cada 100km rodados, vá lá...

j_antunes
03-07-09, 14:45
Tá certo - algumas centenas de metros. Só que dependendo do tamanho do pneu, pode chegar a umas vinte centenas. Pensa assim: a relação se desgasta por atrito, sim, como os pneus. Mas quando a gente pensa em atrito a gente costuma imaginar o dinâmico, não o estático. E se fosse assim, pneu jamais seria gasto a menos que rolasse borrachões. E quando se aumenta a força, aumenta-se também o atrito. Por isso uma 250 deve gastar mais rapidamente pneu e relação que uma 125, mesmo se o cara dirigir feito uma velha com catarata, aclerando o mais suavemente possível, exigindo rendimento igual ou menor que da 125 - tem mais peso para impulsionar, por isso vai obrigatoriamente fazer mais força para obter o mesmo rendimento, gerando mais atrito e desgaste. E as correntes de motos maiores geralmente são maiores também, mais robustas. As correntes de 125 podem sofrer muito mais se o rapaz resolve colocar um 130 na traseira em vez de um 90. Se mudar o aro também, então, pode ir comprando kit de relação por atacado. Não, não é tão gritante assim - mas vai perder alguma coisa em durabilidade, sim.

blaugusto
03-07-09, 14:57
Q isso... sejamos realistas. A relação não chega a durar 1000km a menos...

Eu mudei meu pneu de 90/90 pra 100/90 e nem aumento no consumo de combustivel eu senti direito.

Minha primeira relação durou 12.000km. A moto está agora com 22.000km e acredito que a relação dure mais uns 10.000km.

Por causa do meu maior cuidado depois de ver que ela não durou nada.

Outra: pneu maior gira menos vezes. Ou seja: o gasto da relação tb diminui.

Então um pneu maior aumenta ou diminui a vida util da relação??

Sinceramente? Não faz a menor diferença, pois ao mesmo tempo que ela iria durar menos por conta da maior força necessária pra fazer a roda girar a coroa tb iria rodar mais devagar...

agm2112
03-07-09, 15:06
O desgaste da relação deve ser equivalente a andar de moto depois do almoço. Com mais 500g, desgasta a relação.

blaugusto
03-07-09, 15:32
O desgaste da relação deve ser equivalente a andar de moto depois do almoço. Com mais 500g, desgasta a relação.

kkkkkkkkkkkk....

j_antunes
03-07-09, 17:52
Como você anda influencia muito mais no desgaste que o pneu adotado, então esse negócio de "a minha tem pneu 150 e durou menos que a de quem tem pneu 90" não vale como regra. Eu tô dizendo que sim, aumenta o desgaste, pode apostar. Se é relevante ou não, depende de quem vai julgar, do tamanho do pneu que o cara põe, se trocou o aro junto etc. De 90 pra 100 eu duvido que você note, mesmo.

blaugusto
03-07-09, 17:55
Ah tah... se estamos falando de colocar 140/60 numa CG ou 210/50 numa Tw aí começa a ficar relevante o gasto maior na transmissão...

Pois aí o perimetro não aumenta tanto pra anular o efeito do maior arraste...

j_antunes
03-07-09, 18:08
Rapaz, o perímetro não importa muito, não. Funciona assim: para mover a moto a mesma distância, sim, você vai precisar girar menos a roda. Pouco. Mas vai acabar estressando mais a trasmissão, fazendo mais força, porque aumentando a circunferência do círculo, você está aumentando a força necessária para movê-lo por esse mesmo trecho, porque um perímetro maior interfere com a relação final de trasmissão. Isso sem contar a massa maior do conjunto.

Ainda sobre pneus, vai aqui um trecho do site http://www.timberwoof.com/motorcycle/faq/maintaining.html :

"I want to put bigger tires on my motorcycle. How can I tell what will fit?
No, you probably don’t want to put bigger tires on your motorcycle. They will probably make it handle worse, not better. To some people, bigger tires may look better, but to those in the know, they make the bike look like the owner doesn’t know anything about motorcycle suspension and steering.
Do you think you know more about suspension and steering than the engineers who designed your motorcycle?"

Tradução livre: "Pneus maiores vão provavelmente piorar o comportamento da sua moto. Podem parecer mais legais, mas para quem conhece do assunto, vai só fazer você parecer um cara que não entende nada de suspensão e ciclística. Você acha que sabe mais a respeito que os engenheiros que projetaram sua moto?"

Furious VIPER
03-07-09, 18:51
Rapaz, o perímetro não importa muito, não. Funciona assim: para mover a moto a mesma distância, sim, você vai precisar girar menos a roda. Pouco. Mas vai acabar estressando mais a trasmissão, fazendo mais força, porque aumentando a circunferência do círculo, você está aumentando a força necessária para movê-lo por esse mesmo trecho, porque um perímetro maior interfere com a relação final de trasmissão. Isso sem contar a massa maior do conjunto.

Ainda sobre pneus, vai aqui um trecho do site http://www.timberwoof.com/motorcycle/faq/maintaining.html :

"I want to put bigger tires on my motorcycle. How can I tell what will fit?
No, you probably don’t want to put bigger tires on your motorcycle. They will probably make it handle worse, not better. To some people, bigger tires may look better, but to those in the know, they make the bike look like the owner doesn’t know anything about motorcycle suspension and steering.
Do you think you know more about suspension and steering than the engineers who designed your motorcycle?"

Tradução livre: "Pneus maiores vão provavelmente piorar o comportamento da sua moto. Podem parecer mais legais, mas para quem conhece do assunto, vai só fazer você parecer um cara que não entende nada de suspensão e ciclística. Você acha que sabe mais a respeito que os engenheiros que projetaram sua moto?"

Essa é pra chorar no cantinho de vergonha! hehehe

agm2112
03-07-09, 19:10
Melhora sim. Melhora a conta bancária do vendedor de pneus.

oliver2fast4u
03-07-09, 21:55
vcs estão querendo colocar roda c/ pneu de R1 em Biz!!!!!!!
tá louco, ninguem vai ser trouxa e este ponto, a questão é o gosto, se vc achar que a sua moto ficou mais confortável ou ganhou um ppuco de aderencia c/ determinada medida de pneu, vai em frente, pois não acha que a destruição da sociedade judaico-cristã como conhecemos, se dará por este simples fator, temos maiores problemas tá bom?!?!?!?! o meu maior problema é c/ as ruas esburacadas, é buraco denro de buraco, remendos mau feitos, desniveis, quinas, barro, agua, areia, entulho e até bosta de cachorro!!!!... eu rodo pro aqui rampando e trepidando neles, e nas frenagens eu vou quicando, o acabamento da moto fica de dar dó, eu to pouco me lixando se a relação vai durar 10 metros a menos, eu to interessado em não capotar tentando me desviar de algum obstáculo no chão(pior que trilha), que se foda se o pneu vai comer mais, de todos os pneus que usei, apenas o pirelli traseiro durou mais de 12.000 kms, todos acabaram, esmigalharam, em cerca de 8.000, 9.000, 10.000 kms, apenas o dianteiro que roda mais de 20.000, mas c/ 15.000 ja tá todo roido.

Diego.fcs
05-07-09, 00:45
O desgaste da relação deve ser equivalente a andar de moto depois do almoço. Com mais 500g, desgasta a relação.


Isso que ia falar, desgaste de relação tem a ver com N fatores, e num é uma medida do pneu que vai fazer com que mude drasticamente o desgaste da relação, pode ser que cause algum efeito diferente, mas nada de tão significante.

Uma simples calibragem errada pode gastar mais rápido uma relação.

luisptg
06-07-09, 10:37
Tinha uma cg 150 e coloquei o conjunto MT65, atras 100/90 e foi a melhor mudança na moto... 100% mais confiante nas curvas e na tocagem.
Atualmente com uma twister coloquei o MT75 na medida da Bandit 600... bem melhor, da a maior segurança em curvas, só q não troquei o dianteiro ainda, ele não deixa deitar muito, qdo trocar vai ser lindo... a moto não fica mais pesada, não senti nada sobre isso...
Fica muito bom esteticamente e na dirigibilidade.
Eu por experiencia propria recomendo e nao vejo a hora de trocar o dianteiro tbm.

Marcio Hecht
06-07-09, 15:28
e coloquei um Pneu mais LARGO na dianteira (o riginal era 80/90 e coloquei um 90/90) coma mudança a moto fikou mais
firme nas curvas e balança um pouco menos tbm em curvas de alta.(130,140km/h).

abraço

Maximiano
08-07-09, 09:00
Bom..... gosto de opinar.. quando tenho conhecimento de causa.

Não acho q mudando o pneu de 90/90 pra um 100/90, vai aumentar tanto o desgate da relação, ou mesmo pesar tanto a moto numa saida de semaforo, ou perder 2km/h de final, ou até fazer 559metros a menos com 1 litro de combustivel. Ou então aquela q o pessoal sempre fala.."mas se ficaram engenheiros anos testando pra colocar esse pneu, pq vai mudar?"...... foda-se os engenheiro..... não necessariamente todos.... mas vejo q eles tentam achar um meio termo entre custoxbeneficio, por isso na cg um pneu 90/90 atás tá de bom tamanho, e é relativamente mais barato, quem puder, não vejo problema em colocar um 100/90.

Acho q cg uma moto q pode-se mexer muito nessa parte, já a twister, acho que veio com pneus na medida exata, qualquer alteração não vejo melhora...... nem no uso e nem estetica.

Na minha cg coloquei 110/80x17 na traseria e 100/80x17 na dianteira, so falo uma coisa, deveria ter feito isso muito antes... a moto é completamente outra.... parace q anda em trilhos..... logico tirando buracos e desniveis. Curvas.. provavelmente muito gente deve fazer deitando mais com os originais do q eu com esses, mas a minha confiança ninguem compra, é otimo saber q posso foçar e ainda tenho pneu com margem de segurança.

Sobre perda em saidas, creio eu q esta mais relacionada a relação do q ao pneu, tanto q o consumo da moto não alterou em nada....

agm2112
08-07-09, 12:52
...... foda-se os engenheiro.....


Po cara.... eu sou engenheiro .... :G

Ricardo Oliveira
08-07-09, 13:06
Pow... cara não notei tanta diferença!
Achei bem melhor nas curvas... Para andar ela perdu bem pouco no rendimento!
Uso pneu 130 na minha titan..

flwww

blaugusto
08-07-09, 13:18
Uso pneu 130 na minha titan..



Qq isso....

agm2112
08-07-09, 13:22
Qq isso....


Po, eu uso 175/70 (Pirelli P400) na minha bicicleta. É bom que ela para em pé sem o descanso.

blaugusto
08-07-09, 13:26
uhahuahahahuahhaa....

Desse jeito a relação deve durar menos mesmo... De tanto que o pneu pega na corrente....

agm2112
08-07-09, 13:29
http://www.allaguida.it/img/_falken%20fk452.jpg

j_antunes
08-07-09, 17:57
Eu fiz a mesma coisa com meus tênis. Usava 41, mas agora mudei pra 53 e está bem melhor. Me sinto muito mais estável.

R.L
08-07-09, 18:19
na titan eu uso City Demon 100/90 tras. , num vi diferença alguma em rendimentos, e nem ficou frouxa, e ainda ficou mais confortavel!!!

Achu que toda moto de baixa cilindrada deveria jah sair de fabrica com pelo menos um 100/90 traseiro!

Diego.fcs
08-07-09, 20:10
Po cara.... eu sou engenheiro .... :G


Eu também... O cara quer treta com a gente...

blaugusto
10-07-09, 09:44
Eu fiz a mesma coisa com meus tênis. Usava 41, mas agora mudei pra 53 e está bem melhor. Me sinto muito mais estável.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

agm2112
10-07-09, 10:00
Eu fiz a mesma coisa com meus tênis. Usava 41, mas agora mudei pra 53 e está bem melhor. Me sinto muito mais estável.


Po, se com vc melhorou com 53, vou comprar um 58 pra mim !

rocksul
10-07-09, 10:21
Eu tenho um big-foot e ele se tornou muito mais estável depois que botei pneus de trator de arado de campos de arroz.

Quando eu tinha uma Caloi 10 sempre queria um pneu mais fino pq reduzia o atrito e andava mais.

Agora vc pega uma cg e bota um pneu balão e depois vai sair dizendo minha moto tá mais manca.

Isso prova que vc nunca teve uma caloi 10 e que se tu tens o segundo grau faltou as aulas de física.

j_antunes
10-07-09, 13:49
Bem lembrado. Moto funciona como bicicleta. É só ver como são as de competição. Nunca vi uma bicicleta de corrida com pneu 190 na traseira. Seria divertido.

blaugusto
10-07-09, 14:11
Exato. A comparação é válida.

Bicicletas de Estrada tem pneu fininho pq eles não precisam fazer curva. Então, pra andar mais e com menos esforço são fininhos.

Bicicletas de Down Hill, que é uma modalidade em qua os caras vão a mil nas descidas fazendo muitas curvas os pneus são de até 3.10 (Para comparação, os pneus dianteiros da Biz são 2,75).


Eu, para andar na cidade, uso na bike pneu 2.0. Troquei para 1.5 e não senti diferença significativa no arraste.

Na moto é a mesma coisa.

Mudar de 100 para 110 ou de 90 para 100 não vai fazer milagre nas curvas nem piorar desempenho.

A pergunta do tópico deveria ser: Até que ponto mudar a medida piora ou melhora??

luisptg
10-07-09, 23:55
Por isso mesmo q qdo eu comprar a minha R1 vou por pneu 80/90 na traseira.
Vai andar mais q Hayabusa. Na twister eu já to pensando em colocar o de Mobilete...

Mostarda_69
11-07-09, 01:08
Ué.. pra mim os 90/90 que vem nas motos ta ótimo... peguei umas serras boas de cg, e deitei valendo, isso q não conhecia a moto.. meu limitante foi o guidon shimando nas curvas e não os pneus... longe disso..

pra mim ate as fazer e twister tem mais do que precisa.. pra mim ainda eh estetica... acho q uns 110 resolveria perfeitamente o problema delas.. se uma cg pra fazer aumenta 15kg soh...

Bruno Boo
11-07-09, 16:46
Galera, to com uma duvida, coloquei uma roda aro 18 na minha YBR de largura 215x18 ! Mas estou usando o pneu original mesmo, 90/90-18, ele ficou esticadão no aro, será que vai prejudicar o rendimento em curvas e o conforto ? É melhor colocar um 100/90-18 ou até mesmo um maior ?

j_antunes
11-07-09, 20:52
Exato. A comparação é válida.

Bicicletas de Estrada tem pneu fininho pq eles não precisam fazer curva. Então, pra andar mais e com menos esforço são fininhos.

Bicicletas de Down Hill, que é uma modalidade em qua os caras vão a mil nas descidas fazendo muitas curvas os pneus são de até 3.10 (Para comparação, os pneus dianteiros da Biz são 2,75).


Eu, para andar na cidade, uso na bike pneu 2.0. Troquei para 1.5 e não senti diferença significativa no arraste.

Na moto é a mesma coisa.

Mudar de 100 para 110 ou de 90 para 100 não vai fazer milagre nas curvas nem piorar desempenho.

A pergunta do tópico deveria ser: Até que ponto mudar a medida piora ou melhora??


O pneu mais grosso pra downhill e cross é pra ajudar com impacto e terreno acidentado, até porque um aro fininho seria triturado. Olha pneu fino aqui fazendo uma cruvinha que, pra bicicleta, é bem punk: http://www.bikemagic.com/news/images/roadrage05_12_big.jpg

Tasteful
12-07-09, 13:26
ahh eu de crosszinha aro 20 com pneu azul e guidon de dt deitava muito mais,ate raspava o guidon

j_antunes
12-07-09, 14:12
Aposto que deito muito mais. E sem bicicleta, ainda.

Diego.fcs
12-07-09, 22:52
Acho que bicicleta e moto são totalmente diferentes nesse aspecto, não tem como comparar. Numa biciclete dessas eles querem tirar o máximo de peso nela para ter o máximo de velocidade. Fora que normalmente são provas feitas com asfalto muito bom, sem buracos, ondulações...

A única diferença que senti em mudança de pneu de bicileta, é trocando o comum das montain bike com os liso, o liso anda mais "livre", mas tudo isso depende e muito da calibragem.

A bolinha vinha original com 2 pneus 2.75, depois com o tempo colocaram o 90/90 na traseira.

Buça
12-07-09, 23:21
Eu tenho um 100/90 (City Demon, modelo original) na traseira da minha titan, e na minha opinião a moto ficou mais "macia" principalmente pro garupa, e ganhou mto em estética. Quanto ao consumo, mal dá diferença...A velocidade tb nao altera muito nao, só na arrancada, mas se o cara gostar de tirar racha talvez de até alguma diferença. Fiz uma viagem de 500km entre ida e volta, com um amigo meu, que tb tinha um pneu 100/90, fomos a viagem toda a 100, 110km/h sem forçar nada, tranquilos.

Quando esse pneu for pro saco, compro outro igual certamente.

Alan Ranieri
13-07-09, 00:03
Sem falar a pressão desses pneus 1.0 de bike que passa das 100lb na minha que tem pneus de DH na medida 2,35 uso 65 e já fica bem rígido.

Na minha está atualmente com as medidas originais.

mrrafael
13-07-09, 02:29
e na minha pra ficar "esteticamente" bonito qual vc me indicaria ?

Maximiano
13-07-09, 08:20
Eu também... O cara quer treta com a gente...


Pô galera... foi mals.....rsrsrsrs..... disse referente ao engenheiro q "engenhou" a moto............ :#

rsrsrs