PDA

Ver Versão Completa : Me aventurando em eletrônica! (com portão eletrônico na moto)



Mostarda_69
05-07-09, 21:23
Seguinte galera, li um pouco sobre abrir o portão eletrônico na motoca, mas não consegui algo melhor que isso. Mas preciso ajuda de entendidos pra saber se está tudo certo!

OBS:
Ponto 1: não vou ligar no lampejador do farol, pois muitos tentaram e no momento que se liga o alto normal, ele ficaria mandando energia direto para o controle.

Ponto 2: Não vou ligar no pisca, porque passo na frente da minha casa, e faço o retorno na esquina, e meu controle é mega potente, então na esquina ele ficaria abrindo e fechando com o pulso do pisca.

Ponto 3: Também não vou ligar na buzina porque saio a noite e o quarto dos meus pais é na frente da casa, e eu ultrapasso quando cruzo na frente, então ao buzinar pra abrir o cara que to ultrapassando vai pensa que é pra ele..

Então veio a hitoria de um botão auxiliar.

Pelo que juntei de informações acho que o esquema seria esse!!!

http://i305.photobucket.com/albums/nn228/Mostarda_69/DSC02954.jpg

Correto?? o botão utilizado seria o de garelis..
http://i305.photobucket.com/albums/nn228/Mostarda_69/imagem-2.jpg

Furious VIPER
05-07-09, 21:30
A Idéia é boa.. vai parecer um corta corrente!! hehehe
Só coloca o sisteminha do controle num lugar livre de vibração... sei lá... nem q tu envolva com plástico, silicone, sei lá. Meu controle volta e meia dava umas loucuradas qdo andava com ele na chave da moto, depois só andava com ele no bolso da jaqueta no inverno... ou na pochete no verão!!

Mostarda_69
05-07-09, 21:40
Meu plano eu deixar dentro do plástico duro original e vedar bem com plástico filme, e dependendo como for dentro do farol passo um plástico bolha nele. Minha ideia é deixar dentro do farol, tando na Fazer quanto na Lander, espaço tem..

E já é um lugar que sofre menos intempéries..

Stone
05-07-09, 21:53
gostei da idéia
vai fundo!

Mostarda_69
05-07-09, 22:08
Outra coisa... puxar um fio direto da bateria e ligar no positivo do botão não vai haver fuga de carga né??? e posso usar mesmo com a moto desligada!!!!

correto?

Diego.fcs
05-07-09, 22:21
Gostei! Tentei fazer uma época para minha moto mas desisti. Essa pilha é 6V?? Num lembro! Mais interessante seria também ligar esse controle no sistema elétrico da moto, com um fusivel e boa, aí sim...

tom crazy
05-07-09, 22:21
Dá certo fazer isso sim e pode ficar sussegado que não vai ter fulga no botão não ( só se o botão for daqueles bem vagabundo hehe).

Tem um "controle" próprio pra isso também, normalmente é chamado de tx car ou flash car. Tem em várias frequencias e modelos, teria que saber qual marca é sua central de comando do portão. Basicamente ele é um controle só que sem os botões, normalmente tem 2 fios sendo um pra ligar direto no negativo e o outro pra pegar pulso positivo de algum ponto (ou colocar algum botão pra acionar). A vantagem do tx car em relação a adaptação que vc quer fazer é que ele mantem o pulso por alguns segundo só, então mesmo que vc ficasse com o farol alto acionado por exemplo ele só ia emitir frequencia durante o tempo que ele foi projetado, ai pra vc ter um novo acionamento teria que desligar e ligar denovo o farol.

Mostarda_69
05-07-09, 22:46
Interessante esse ai.. mas como é uns 25,00 mais frete.. 2 sairiam uma bagatela de uns 70,00 Reais... Sendo que pego 2 controle aqui por R$30,00 com a frequencia certa ja..

Mudei uma ideia, ao invéz de ligar o fio do botão na bateria e ficar sempre ativo, vou ligar no fio da luz baixa, assim quando chego em casa com o farol acesso eu aperto o botão e abre o portão.. quando desligo o farol não tem energia do fio do farol e consequentemente não tem energia no botão que aciona o controle..


Como burro igual eu sofre não sabendo nada de eletrônica.. ahuauahuahuahuahuahua

tom crazy
05-07-09, 23:15
Mostarda tenta ver se ai onde vende os controles não vende também o tx-car, hoje é até bem comum de encontrar e o preço não vai ser tão diferente dos controles normais.
De qualquer forma poste o resultado pro pessoal depois.

Mostarda_69
05-07-09, 23:45
Bom, amanha não vou ter tempo... tenho prova..

Mas terça resolvo isso, mas meu medo é queimar o controle..

No fórum na Lander todo mundo diz que é uma boa, que eh soh liga direto..
Mas no da Fazer, tem uma indiada que queimo controle e montaram um monte de palcas e circuitos..

Mas eu acho que não vai ter problema.. ate pq uma pilha bem nova deve ter algo próximo de 13volts... o que no máximo iria para o farol sem queimar ele, visto que tb eh 12volts.. e ainda mais que vai ter um botão, tem gente que liga direto na luz alta e não se encomodo..


TOM, vou procurar nessa loja ver se tem o tx car... mas o fod@ vai ser achar o botãozinho... muito bem acabado, mas n tenho ideia do que seja, diz ser de garelli...