PDA

Ver Versão Completa : Senado aprova profissões de motoboy e mototaxista



Tales Teixeira
09-07-09, 00:28
A nova lei ainda precisa ser sancionada pelo presidente Lula.
Caberá às câmaras definirem em cada município regras específicas.

O plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, na noite desta quarta-feira (8), um projeto de lei que regulamenta as profissões de mototaxista, motoboy e motofrete. O substitutivo ao PLS 203/2001 foi apresentado há oito anos pelo então senador Mauro Miranda (PMDB-GO).

A nova lei, que ainda precisa ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a idade mínima de 21 anos para o exercício dessas profissões, além da exigência de habilitação por, no mínimo, dois anos na categoria de motos. Pelo projeto, caberá ainda às câmaras definirem em cada município regras específicas, como se poderá haver ou não mototáxi para transporte de passageiros.

Mototaxistas e motoboys que acompanhavam a votação nas galerias saudaram a aprovação do projeto.

Fonte: G1

Furious VIPER
09-07-09, 01:35
Acho certíssimo r egulamentar e exigir um monte de coisa. Senão qualquer guaipeca pega uma cg véia, passa na prova tosca do detran e vai transportar passageiros!!!
Tem q usar colete, proteções pra tudo... o importante é deixar dentro da lei mas SEM CAUSAR OUTROS PROBLEMAS... como os de saúde em função do trânsito!

Bruno Boo
09-07-09, 02:50
Nada mais justo nem correto ! As coisas começam a caminhar para um lado bom, finalmente ! Talvez com o tempo e as medidas de segurança sendo cumpridas os acidentes com motoboys venham a diminuir consideravelmente !

Roberval3000
09-07-09, 09:35
Muito bom

queria mesmo ver esses motoristas de taxis folgados se ferrerem mesmo, vão perder clientes.

Furious VIPER
09-07-09, 11:00
Muito bom

queria mesmo ver esses motoristas de taxis folgados se ferrerem mesmo, vão perder clientes.

hahahha dos mais indignados!!

rocksul
09-07-09, 11:53
Como já dizia D2 nos bons tempos:
"Legalize já"

jecastro
09-07-09, 13:26
Algumas regras são ridículas, como obrigatoriedade da antena corta pipa, isto é um problema regional, aqui no RS quase não existe pipa e as que existem não usam cerol.

agm2112
09-07-09, 13:39
Muito bom

queria mesmo ver esses motoristas de taxis folgados se ferrerem mesmo, vão perder clientes.


E motoboy e mototaxi não são folgados ?

Stone
09-07-09, 16:08
ughasuausua
o lá da oficina é bastante....... quando num tem entrega fica coçando o dia todo...

Lagartixxa
09-07-09, 16:13
Algumas regras são ridículas, como obrigatoriedade da antena corta pipa, isto é um problema regional, aqui no RS quase não existe pipa e as que existem não usam cerol.


pois é mas se abrir excessoes d+ a lei acaba ficando furada, por isso acho certo alguns exageros que visam proteger não so os clientes mas tbm os pilotos

Strada Prata
09-07-09, 18:46
Segurança nunca é demais, ainda mais se tratando do transporte de passageiros em uma

moto, onde o cliente que contrata uma corrida fica muito mais exposto em caso de acidentes.

Furious VIPER
09-07-09, 20:40
pois é mas se abrir excessoes d+ a lei acaba ficando furada, por isso acho certo alguns exageros que visam proteger não so os clientes mas tbm os pilotos

Perfeito... concordo contigo Lagartixxa!! Nõa dá pra deixar por menos... senão os malandros já fazem cagada!!
E outra... qm pega mototaxi... não qr saber se a moto tá bonita... qr é chegar no lugar poxa!!!

cabra de brasilia
09-07-09, 20:47
Em Caldas Novas - GO o táxi da rodoveária pro centro é 15 conto......mototáxi é 2 real......

jeanks
09-07-09, 21:51
Aqui em Campo Grande já tem regulamentação faz hora...

E tem um monte de muagem mesmo, moto tem que ser obrigatóriamente branca ( vcs precisam ver a beleza que fica a titan 2009 branca... |:( ) , usam colete com faixas, capacete laranjado, registro na prefeitura, formação especial, etc...
http://www.pmcg.ms.gov.br/CGNOTICIAS/imagens/modulos/noticia/12891IMG_2034.JPG

Minha tia, meu tio e meu primo são moto-taxis.

E pra quem fala que os taxistas tão perdido, pelo menos aqui em CG as duas profissões convivem normalmente, quem tem $$ pega taxi, quem tem menos $$ pega moto-taxi, e quem não tem vai de busão mesmo.

Lagartixxa
09-07-09, 22:26
Aqui em Campo Grande já tem regulamentação faz hora...

E tem um monte de muagem mesmo, moto tem que ser obrigatóriamente branca ( vcs precisam ver a beleza que fica a titan 2009 branca... |:( ) , usam colete com faixas, capacete laranjado, registro na prefeitura, formação especial, etc...



tem que ser assim mesmo, se num for assim vira bagunça e quem perde é quem quer trabalhar direito

Furious VIPER
09-07-09, 22:38
Qro ver como funcionará o "mototaxímetro"!!!!

jeanks
09-07-09, 22:39
tem que ser assim mesmo, se num for assim vira bagunça e quem perde é quem quer trabalhar direito


Ha, com certeza tem que ser assim.

Aqui tem até sindicato e tal, muito organizado.

As vezes eu vejo reportagem de moto-taxis de outros lugares, e vejo o zaralho que é. Moto velha ( aqui só pode moto com no máximo 5 anos de uso ) , capacete de qq cor ( isso quando usa ), sem uniforme, etc.
Esses tempos tinha até aberto vagas para novos moto taxistas: http://bbcnews.com.br/index.php?p=noticias&cat=261&nome=Geral%20II&id=150688

E é assim, tem os pontos, cada taxi tem que pagar por ele, etc. Não é só dar na telha "vou virar moto-taxi", pintar a moto de branco e ir pra luta não...

É bem legal isso aqui em Campo Grande, serve até de exemplo.

jeanks
09-07-09, 22:42
Qro ver como funcionará o "mototaxímetro"!!!!

É igual o esquema de taxi, mas vai no guidão da moto.

Tem os esquema tb de horário mais caro e tal. Nem sei como funciona direito isso.

É loco quando roubam algum moto taxi huahauhua vai a galera atrás hahuhauhaua

Furious VIPER
09-07-09, 22:51
É igual o esquema de taxi, mas vai no guidão da moto.

Tem os esquema tb de horário mais caro e tal. Nem sei como funciona direito isso.

É loco quando roubam algum moto taxi huahauhua vai a galera atrás hahuhauhaua


Qto é o valor do km no carro? E na moto??

jeanks
09-07-09, 23:07
Não sei te dizer cara, amanha acho que vou ver minha tia e pergunto e posto aqui.
Sei que até um tempo atrás era 5 reais o preço minimo, agora quanto que é o km eu não sei.

Carlos Roberto
10-07-09, 12:10
Aqui em Campo Grande já tem regulamentação faz hora...

E tem um monte de muagem mesmo, moto tem que ser obrigatóriamente branca ( vcs precisam ver a beleza que fica a titan 2009 branca... |:( ) , usam colete com faixas, capacete laranjado, registro na prefeitura, formação especial, etc...
http://www.pmcg.ms.gov.br/CGNOTICIAS/imagens/modulos/noticia/12891IMG_2034.JPG

Minha tia, meu tio e meu primo são moto-taxis.

E pra quem fala que os taxistas tão perdido, pelo menos aqui em CG as duas profissões convivem normalmente, quem tem $$ pega taxi, quem tem menos $$ pega moto-taxi, e quem não tem vai de busão mesmo.


Não há nada regulamentado enquanto essa lei não for sancionada. Porque para tal serviço só pode ser regulamentado por lei federal.

jeanks
10-07-09, 13:48
Isso que deu briga, acho que ano passado.

Mas no final ficou como está, regulamentado, mas sem embasamento federal, valendo só aqui em CG mesmo. Com essa lei acabou o risco de eles perderem o emprego do dia pra noite.

jeanks
12-07-09, 15:51
Conversei com o pessoal, é o seguinte:

Eles utilizaram muito tempo o taximetro, mas daí deu problema por causa desse rolo de regulamentação, e aconteceu de por causa disso, eles não poderem mais utilizar o taximetro. Os aparelhos não eram aprovados no IMETRO porque não tinha regulamentação, mais ou menos isso o rolo.

Bom, eles agora tão cobrando de acordo com o destino/cliente

Mas daqui um tempo, com essa regulamentação, vão poder voltar a utilizar o taximetro. Mas parece que vai demorar ainda.