PDA

Ver Versão Completa : Senador Arthur Virgílio denuncia "invasão chinesa"



cabra de brasilia
09-07-09, 08:34
Arthur Virgílio denuncia "invasão chinesa", que ameaça produção de motos de Manaus



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) denunciou da tribuna nesta segunda-feira (6) que um grupo com capital chinês e brasileiro instalou em Manaus (AM) uma unidade de montagem de peças de motos importadas da China que ameaça a produção das fábricas de motos instaladas na Zona Franca de Manaus. Para ele, trata-se de uma "empresa de espertalhões", que "resume negociata, desonestidade, atraso tecnológico (magina! :G ) e conspiração contra os empregos" do pólo industrial do Amazonas.

Virgílio informou que a empresa Dafra Motos oferece apenas 800 empregos na montagem das motocicletas de 150 cilindradas importadas da China, enquanto as empresas que estão há anos em Manaus empregam cerca de 18 mil pessoas.Disse que a Honda Amazonas usa em suas motos peças com 95% de nacionalização, empregando brasileiros, e não chineses. Apesar disso, o grupo chinês e os fabricantes instalados em Manaus pagam o mesmo percentual de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

- Essa empresa [Dafra] é uma fraude. Um retrocesso no pólo industrial de Manaus. Significa estagnação tecnológica para a nossa indústria de duas rodas - acrescentou.

Arthur Virgílio pediu ainda que a Receita Federal examine a situação dos sócios da Dafra, que teria apenas R$ 1 milhão de capital social, mas gasta em propaganda grandes somas. Ele observou ainda que eles se "acompanham das piores pessoas, do lobby mais obscuro que se possa praticar neste país".

O senador opinou que Honda e a Yamaha, que fizeram pesados investimentos para produção de motos no Brasil, certamente s erão desestimuladas "por essa ação de negocistas públicas e espertalhões privados". Arthur Virgílio sugeriu que o governo reveja as normas que orientam a fabricação de motos em Manaus, fazendo exigências na parte de nacionalização das peças.
Da Redação / Agência Senado


Agência Senado:
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=93096&codAplicativo=2&parametros=dafra

Nota da Dafra postada no Motonline: http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=12814&categoria=9

Roberval3000
09-07-09, 09:32
senador preocupado com mercado das 2 rodas
ta bom! conta outra

Fraude é o valor do DPVAT

Pabllov
09-07-09, 09:40
Com relação a índole dos empresarios chineses não posso afirmar pois não os conheço.
Agora lendo essa notícia, a primeira coisa que imaginei é que esse senador, Arthur Virgílio (PSDB-AM), deve ter um pézinho na honda ou na yamaha.
1 - Óbvio que a honda emprega muito mais pessoas, é uma empresa muito mais antiga e maior que a Dafra, responsável por 80% da produção nacional de motocicletas. A Dafra tá se instalando no país agora, é impossível, e seria impudrente abrir com uma infra-estrutura compatível com a da honda.
2 - Com relação a origens das peças, bem, a Dafra não é a primeira a fazer isso, como todo mundo sabe ela importa as peças que são apenas montadas aqui, gerando empregos aqui também. (Pior seria se o governo concedesse um desconto para importação de motos...)
3 - Do ponto de vista mercadológico, a instalação da Dafra é excelente pro consumidor, que será beneficiado pela concorrência.

P.S.: Esse filme já passou. No nascimento da indústria brasileira de automóveis, o governo brasileiro para estimular o crescimento da produção interna, impôs altas taxas aos carros importados. Quando a produção automobilística se consolidou, por volta dos anos 90, o governo brasileiro retirou estas taxas. Todo mundo achou que a indústria brasileira ia quebrar, mas não quebrou. O que aconteceu foi que a indústria automobilística brasileira se modernizou e reduziu custos para concorrer com os importados. Hoje em dia é um dos setores mais importantes da economia brasileira, que envolvi não só a produção de carros em si, mas uma série de outros serviços, os terceirizados, que juntos empregam milhares de pessoas.

agm2112
09-07-09, 09:45
Não temos umas Hondas e Yamahas totalmente japonesas rodando por aqui ?

Marcio Hecht
09-07-09, 11:43
Não temos umas Hondas e Yamahas totalmente japonesas rodando por aqui ?


temos mas o preço naum eh de banana naum, jah a dafra....

rocksul
09-07-09, 11:52
Eu quero moto barata boa e com boa qualidade.

Eu não tô nem aí pro dono da honda nem pro dono da yamaha assim como eles não estão nem aí pra mim.

Não veio uma fazer e uma cb300 pra agradar consumidores, veio pra vender mais e enriquecer mais.

Eles querem consumidores.

Isso é globalização.

Acontece o mesmo com calçados, metalurgicas e n ramos de atividade industrial. Não é apenas com motos senhores.

agm2112
09-07-09, 12:33
temos mas o preço naum eh de banana naum, jah a dafra....


Mas to falando de motos dos anos 80 e 90 ... a Honda e Yamaha também faziam a mesma coisa no início, e foram se "nacionalizando" aos poucos.

brunohcs
09-07-09, 14:18
Fraude é o valor do DPVAT

[2]

Ao ler a noticia tive mesma impressao do outro colega ali, que o senador tem um pé na yamaha ou honda kopsakpsp!

BADANHA
09-07-09, 18:28
claro que ele recebeu o dele para falar isso...

Pabllov
09-07-09, 21:09
Ae galera.
Pow tá rolando até uns debates massa sobre privatização\estatização, empresas nacionais e internacionais e os efeitos na sociedade como um todo, isso é muito legal, alguns acham que esses debatem não servem de nada, eu acho que sve pra manter nossas cabeças pensando e chamar atenção pra política tão "endemonizada" pelos que não querem que entendamos de política. Aí ontem eu vi um filme muito bom: SICKO de Michael Moore, ele mostra como funciona o sistema de saúde americano. Mas o mais legal que eu achei, é que parece uma previsão pro Brasil, porque as medidas que levaram a sucatiação da saúde pública americana também são tomadas aqui, mostra como a política brasileira copia a americana num ato de completa insanidade. Esse filme é fácil de achar na net, assistam. É massa....

Lagartixxa
09-07-09, 22:32
bom apesar do discurso ser muito mais comercial que qualquer outra cois
concordo com parte do que foi falado pelo deputado

enquanto honda e yamaha tao desenvolvendo produtos as chinesas vem vendedo motos com projetos de 1980 que de fato sao atraso tecnologico pro mercado.

pra honda e yamaha concorrer so deixando de investir em tecnologia(economizar grana) e continua usando motor de 1980.

quero ver agora com o promot o que essa chinesada vai fazer pra aprovar as motos no Promot3

jeanks
09-07-09, 23:05
bom apesar do discurso ser muito mais comercial que qualquer outra cois
concordo com parte do que foi falado pelo deputado

enquanto honda e yamaha tao desenvolvendo produtos as chinesas vem vendedo motos com projetos de 1980 que de fato sao atraso tecnologico pro mercado.

pra honda e yamaha concorrer so deixando de investir em tecnologia(economizar grana) e continua usando motor de 1980.

quero ver agora com o promot o que essa chinesada vai fazer pra aprovar as motos no Promot3


Sei lá bicho, até concordo que é um atraso, mas é bom pra tal concorrência...

Proteção desse tipo não é bom, o mercado vai dizer se prefere moto velha "ordinária" e barata ou moto "nova" com qualidade e cara.

Só Honda e Yamaha eles jogavam o preço lá em cima por produtos atrasados, agora já temos Injeção, moto mix, etc.

Eu se fosse comprar moto hoje, ia comprar a titan feiosa mas com injeção e que roda-se no alcool, mesmo que fosse pagar mais caro.

Eu por exemplo, acho absurdo freio a disco ser acessório, sério mesmo. Pessoal fala que moto pequena não precisa de freio a disco, mas esses dias eu peguei uma YBR com freio a tambor e a diferença pra minha Yes, na frenagem, foi muito grande, simplesmente não conseguia confiar no freio. Apesar do freio traseiro ser bem melhor, o freio da frente era uma bosta se comparado com o freio a disco da Yes. E como eu sou acostumado a usar bem mais o freio da frente...
Talvez com a concorrência essas coisas mudem e segurança deixe de ser acessório. Isso é só um exemplo.

Do jeito que tava daqui uns tempos a Honda ia lançar a Titan FD e FT e a FTD, uma com freio só frente e partida no tranco, outra com freio só atrás e partida no tranco, e a versão "completa" com os dois e partida a pedal.

Concorrência é sempre bom. Seria melhor se a gente tivesse concorrência de marcas de qualidade superior, mas como não tem, que venha a chinesaiada pra dar pressão nas grandes.

Eu tenho uma Yes mas não cobro dela a qualidade de uma Honda ou Yamaha da vida, ela me oferece um bom custoXbeneficio, trabalho com ela, indo nas casas do clientes, carregando ferramentas e ela nunca me deixou na mão, mas pq não exijo dela esgoelar até cortar giro igual um povo faz por aí. Depois da problema e a moto que não presta, é xing ling, etc.
Quem compra moto chinesa tem que ter saber disso. Tem cabra que compra uma Speed e quer ralar igual uma CG 125.

Diego.fcs
09-07-09, 23:16
Essas mercadorias chinesas entraram como um veneno no mercado mundial, pois antigamente, disputava-se o mercado pela qualidade dos produtos, hoje compra-se pelo preço, nivelaram o mercado pelo preço mais baixo, por isso tudo é tão frágil e duram pouco.

Outro problema que vejo também, é que o brasileiro é fanático pelos "importados", tanto que vendedores adoram falar que é importado, um made in china, e esquecem dos produtos nacionais, e acontece como a Gradiente, Giannini e outras, que eram top de linha e meio que se acabaram por causa dos chinas. Na minha opinião é uma concorrência desleal.

Antigamente vc comprava um som Gradiente vinha com componentes Philips da Holanda, peças de 1ª linha, hoje vêm da china onde as pessoas trabalham o dia todo, recebem pouco, não tem férias, não tem direitos trabalhistas e tudo mais, é um trabalho escravo.

Sempre dou preferência para produtos nacionais. Só acho que deveriam baixar os impostos aki e impor algumas barreiras em determinados produtos.

Ivan RJ
10-07-09, 02:12
Este senador levou bola do lobby, não tenham dúvida. Nada a acrescentar sobre um discurso podre e protecionista, até a BMW produz seus motores na China. Um grande abraço a todos os irmãos.

cabra de brasilia
10-07-09, 08:38
Só peço pra quem é a favor da livre concorrência e etc etc etc que se por acaso esse modelo de comércio chinês vier a provocar o sucateamento e evasão de empregos no pólo industrial de Manaus que depois não venha reclamar que os político não fazem nada pela explosão na devastação da Amazônia que irá acontecer.........

Se político num faz nada é porque tá levando.....se faz ou pelo o menos diz alguma coisa como o Senador ai é porque tá levando também......na verdade tá todo mundo levando....só que uns levam de uma forma e outros de outra.......

blaugusto
10-07-09, 08:41
Sempre dou preferência para produtos nacionais. Só acho que deveriam baixar os impostos aki e impor algumas barreiras em determinados produtos.



Impor barreiras para os produtos importados? 60% de imposto sobre QUALQUER produto importado não está bom?

Tqf2
10-07-09, 09:06
Acredito que não há problema algum do produto ser fabricado na china ou em qualquer outro lugar, a diferença está é no controle de qualidade que cada montadora impõe.

Se na china a mão de orba é mais barata e tal, beleza, que fabriquem lá então, mas exijam produtos de acordo com os padrões de qualidade, como se fossem produzidos aqui.


O fabricante NIKE não fabrica nada na verdade, apenas te dá o direito de usar a marca dele, desde que vc atenda os padrões exigidos por eles e depois vc paga um percentual pela marca utilizada.

Pabllov
10-07-09, 09:18
Só peço pra quem é a favor da livre concorrência e etc etc etc que se por acaso esse modelo de comércio chinês vier a provocar o sucateamento e evasão de empregos no pólo industrial de Manaus que depois não venha reclamar que os político não fazem nada pela explosão na devastação da Amazônia que irá acontecer.........

Se político num faz nada é porque tá levando.....se faz ou pelo o menos diz alguma coisa como o Senador ai é porque tá levando também......na verdade tá todo mundo levando....só que uns levam de uma forma e outros de outra.......


É verdade, é um risco que se corre, mas acho que isso não aconteceria, o governo agiria antes, não aconteceu com os carros...
acho que a honda não vai querer perder um mercado imenso como o brasileiro...

higoff
10-07-09, 09:41
Vejo com bons olhos a entrada das chinesas...

Como nossos amigos aí falaram... muita gente compra por preço. E graças a essas motinhas baratas que esse ano a Honda tem injeção eletrônica na linha.
Amanhã as chinesas adotam a IE tb, e assim a Honda vai ter q avançar de novo em algum outro ponto. E por aí vai...

Abs !

agm2112
10-07-09, 10:10
Vejo com bons olhos a entrada das chinesas...

Como nossos amigos aí falaram... muita gente compra por preço. E graças a essas motinhas baratas que esse ano a Honda tem injeção eletrônica na linha.
Amanhã as chinesas adotam a IE tb, e assim a Honda vai ter q avançar de novo em algum outro ponto. E por aí vai...

Abs !


É verdade... com os carros foi a mesma coisa. Antes da chegada dos importados, os carros daqui tinham carburador quando este já tinha sido abolido a anos no resto do mundo.

rocksul
10-07-09, 10:16
Não vejo a hora de algum político anunciar a invasão de alienígenas.

agm2112
10-07-09, 10:50
Não vejo a hora de algum político anunciar a invasão de alienígenas.


Só se esses aliens forem participar de alguma rentável licitação para uso do planeta.

Carlos Roberto
10-07-09, 11:03
Isso é um claro lobby de quem quer ficar num mercado onde a tendência é só crescer no meio de uma crise mundial. A Honda e a yamaha empregam mais porque produzem mais e a lógica de qualquer fabricante e ter a menor quantidade possível de operários. A duas grandes não reduzem seu quadro simplesmente por que não podem.

Quanto a qualidade, há leis que cuidam disso em, claro, a escolha do comsumidor. Caso enferruje rápido, com certeza vai vender menos do que o fabricante quer. E quanto a segurança, pelo que sei, tanto a Dafra e tanto a Honda vivem fazendo recall.

E falar sobre IE é meio complicado, pois a grande yamaha, pelo que sei, inovou sua 125 cc com carburador.

Chega de defender montadoras e marcas, sejam elas quais forem. O consumidor quem escolhe comprar e quem quiser vender que coloque qualidade e preço de acordo com o que o comprador quer.

Ivan RJ
10-07-09, 11:08
Perfeito Carlos, vc finalizou o tópico. Um grande abraço a todos os irmãos.

Carlos Roberto
10-07-09, 11:18
Entendo até mais que isso caro Ivan. Caso esses políticos estivesse aí pra alguma coisa relacionado a quem compra e anda de moto, estariam proibindo a comercialização daqueles capacetes de 40 Reais e reduzindo, e muitos, os impostos dos equipamentos de segurança que realmente funcionam.

Ivan RJ
10-07-09, 11:22
Perfeito.

higoff
10-07-09, 11:31
Entendo até mais que isso caro Ivan. Caso esses políticos estivesse aí pra alguma coisa relacionado a quem compra e anda de moto, estariam proibindo a comercialização daqueles capacetes de 40 Reais e reduzindo, e muitos, os impostos dos equipamentos de segurança que realmente funcionam.


Perfeito [2]

Diego.fcs
10-07-09, 11:33
Impor barreiras para os produtos importados? 60% de imposto sobre QUALQUER produto importado não está bom?




Sim, mas deveriam baixar aki dentro... É estranho que mesmo com 60% (sei lá exatamente) de imposto eles conseguem vender aki algo mais barato.

Alan Ranieri
10-07-09, 12:04
Sim, mas deveriam baixar aki dentro... É estranho que mesmo com 60% (sei lá exatamente) de imposto eles conseguem vender aki algo mais barato.


Manaus possui alguns incentivos fiscais como redução de alguns impostos, e também uma moto dessas na china não custa mais que R$ 1500. Não desprezando a marca, o valor é baixo justamente pela mão de obra barata.

agm2112
10-07-09, 13:15
A invasão chinesa é inevitável .... como exemplo, a bateria da minha camera custa aqui no Rio, 230 reais, de marca genérica. Sabe quanto custa a mesma bateria made in china no Ebay ? 7 dolares com frete.

j_antunes
10-07-09, 13:46
E, além disso, é bem provável que sua câmera tenha sido feita na China. Não é só produto ruim que vem de lá. A maioria do que vem e a gente sabe que é de lá acaba sendo ruim, mas pode apostar como a maioria dos nossos bons produtos também vêm de lá e a gente nem sabe.

Beto
10-07-09, 13:52
Mto dos cara-de-pau...........BETo

mantabodyboarder
10-07-09, 13:57
Entendo até mais que isso caro Ivan. Caso esses políticos estivesse aí pra alguma coisa relacionado a quem compra e anda de moto, estariam proibindo a comercialização daqueles capacetes de 40 Reais e reduzindo, e muitos, os impostos dos equipamentos de segurança que realmente funcionam.


Arai na zoropa = 300 euros
no Brasil = 2500 reais
1 euro = 3 reais.
Errei em algo na conta? :P

Mostarda_69
11-07-09, 00:20
Levando em consideração que a honda detém 80% do mercado com 18mil pessoas empregadas.. da uma media de 225 pessoas por percentagem...

A dafra tem seus 3%.. seriam 900 pessoas... super normal pra mim..


Agora alega tudo aquele besteirol... deixa assim.. e não desestimula.. estimula as grande ou aumentar a qualidade pra manter o preço, ou manter a qualidade e diminuir o preço... soh ver todos lançamentos das grandes no último ano, tudo bem que foi o promot.. mas podiam soh mete catalisador a fuzel tb... mas no meu ver ficou muito bons os lançamentos..

Ivan RJ
13-07-09, 09:18
Leiam no link abaixo a resposta da DAFRA:

http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=12814&categoria=9

Um grande abraço a todos os irmãos.

jecastro
13-07-09, 12:31
Vocês estão confundindo as coisas, não existe nada de errado em importar motos e pagar os impostos de importação, o erro este em fraudar o sistema para não pagar impostos, é isto que o Senador esta denunciando, acontece que os produtos fabricados na ZNF tem isenção de vários impostos quando produzidos lá, mas para isto é necessário ter um mínimo de nacionalização, neste caso da Dafra isto esta sendo fraudado pois ela "mente" que fabrica peças da moto la mas na verdade importa praticamente tudo.

agm2112
13-07-09, 13:05
Vocês estão confundindo as coisas, não existe nada de errado em importar motos e pagar os impostos de importação, o erro este em fraudar o sistema para não pagar impostos, é isto que o Senador esta denunciando, acontece que os produtos fabricados na ZNF tem isenção de vários impostos quando produzidos lá, mas para isto é necessário ter um mínimo de nacionalização, neste caso da Dafra isto esta sendo fraudado pois ela "mente" que fabrica peças da moto la mas na verdade importa praticamente tudo.


eles devem comprar tudo no Ebay !

pistão
19-09-09, 00:13
http://www.youtube.com/watch?v=PXjoSa4XT9Y


sei que o topico é velho mai achei o video no youtube e achei bem interssante postar aqui!