PDA

Ver Versão Completa : Balança da CB 300



Carlos Roberto
13-07-09, 14:14
Tava lendo sobre a nova CB 300 e soube que a moto não usa balança de alumínio, como a Twister, mas de aço. Já a 300 que substitui a Tornado continua com balança de alumínio.

A minha dúvida é quais as vantagens e desvantagens no uso de cada material? E se não é andar pra trás a Honda usar um material, aparentemente, menos nobre na sua nova moto?

douglasybrazul
13-07-09, 14:15
eu tbm notei isso

deve ser redução de custos no projeto

tá loko balança de ferro :(

a de aluminio era bem melhor

agm2112
13-07-09, 14:16
Balança mais leve dá mais eficiência ao conjunto da suspensão, principalmente em movimentos rápidos e curtos, onde quanto menos inércia melhor, caso de uma moto trail. Como uma balança de alumínio deve custar 5x mais que uma de aço, eles "omitiram" da CB300, e deixaram ela na XE, onde é mais necessária.

Outro detalhe importante... de que são feitos os aros das duas motos ? A XE ainda usa pro-link ?

Carlos Roberto
13-07-09, 14:19
Numa avaliação li que a 300, em curvas de baixa velocidade, é menos eficiente que a Twister. Tem a ver com a balança?

agm2112
13-07-09, 14:21
Numa avaliação li que a 300, em curvas de baixa velocidade, é menos eficiente que a Twister. Tem a ver com a balança?


Não faço idéia ... mas existem bem mais "variaveis" nesse conjunto, como as rodas, pneus e o tipo de suspensão (pro-link ?).

DOUGLAS 00
13-07-09, 14:24
Não sei se a balança de alumínio faz uma graaannde diferença numa moto de uso street.

Numa trail ou esportiva, uma suspensão elaborada talvez faça diferença, mas sinceramente, no uso normal, a suspensão bichoque dá conta do recado.

blaugusto
13-07-09, 14:32
Depende do uso...
Quer descer a serra fazendo as curvas a no minimo 90km/h?? Suspensão mais leve é bem melhor.
É pra usar na cidade?? Balança de aço bichoque dá conta muitissimo bem.

Carlos Roberto
13-07-09, 14:32
Mas a suspenção da 300 não é bichoque, né?

agm2112
13-07-09, 14:33
Mas a suspenção da 300 não é bichoque, né?


Não, deve ser mono como a antiga Twister.

blaugusto
13-07-09, 15:04
huihuhuh... não.. é mono, como na antiga... já não chega o retrocesso da balança em aço???

douglasybrazul
13-07-09, 15:29
bah se virasse bishock

ia se horível que nem nas cb 500

Beto
13-07-09, 17:40
Falou Carlos..............seja BEm-Vindo!!..............a galera aqi é 10..........fica 'a vontade .Beto S/Carlos -SP

j_antunes
13-07-09, 17:50
Balança de alumínio realmente é pra reduzir peso da moto como um todo e pra facilitar o trabalho da suspensão em casos de terreno acidentado. Numa moto pra asfalto e que não é pra uso extremo, como as streets, eu sempre achei dinheiro jogado fora.

blaugusto
13-07-09, 17:52
Ein?!

oliver2fast4u
13-07-09, 20:13
É pra se testar, a balança de aluminio da TW somada a corrente s/ retentor produz bastante ruido, haja óleo!!!
e a balança de aço da diferença na autura/tom do ruido??? na fazer não tem barulho, na CB 300 até agora não vi ruido, na Strada era insuportável, nas motos grandes não faz barulho, seria por causa do desenho/espessura/posição da mesma?????

Furious VIPER
13-07-09, 20:51
Se a moto é boa... pouco importa se é feita de aço ou de alumínio!! Se isso nunca viesse à tona... ia dar na mesma!!

j_antunes
14-07-09, 01:24
Isso. É como o quadro.

cabra de brasilia
14-07-09, 10:31
Não vejo nada demais nesse quesito.....bão pelo o menos para mim que não possuo pretensões de sair na via andando que nem um Valentino Rossi.....

Má só por curiosidade a CB 300 já vendeu em um mês o que a Fazer vendeu no ano todo!...........hehehehe............

agm2112
14-07-09, 10:41
Não vejo nada demais nesse quesito.....bão pelo o menos para mim que não possuo pretensões de sair na via andando que nem um Valentino Rossi.....

Má só por curiosidade a CB 300 já vendeu em um mês o que a Fazer vendeu no ano todo!...........hehehehe............


O que 50cc não fazem .... não pense que as vendas são por causa da IE ou qualquer outra coisa ....

FabricioFabuloso
14-07-09, 10:56
O que 50cc não fazem .... não pense que as vendas são por causa da IE ou qualquer outra coisa ....


AGM eu diria mais, o que uma asinha no tanque não faz...

Abraços

OBS: Por aqui só vi uma na rua... quando lançaram a antiga amarela em pouco tempo tava lotado delas na rua... deve ser o preço elevado q "freou" um pouco as vendas... Mesmo assim pelos dados ta vendendo que nem pão quente...

cabra de brasilia
14-07-09, 11:08
Rapaiz o lance é que se apegaram nessa superficialidade de que o povo prefere 50cc a mais ou porque tem asinha no tanque....o lance é que todo mundo aqui mora na capital ou em cidade grande do interior.....

Vai nas "currutela" que fica a centenas e centenas de quilômetros da capital as vezes até milhares......já cansei de passar por cidade do interior que a única revenda que possui na cidade é Honda e mais nada.....não foi em uma nem duas não.........não conheço uma única cidadezinha do Goiás ou MG que não possua ao menos um ponto de vendas Honda.........

PoWeReD69
14-07-09, 11:18
HASUDHUSADHUSAD LOGICO


vende muito mais pq é HONDA

xD

se fosse yamaha ia ficar encalhada igual a fazer


flws :D


obs: nao sou xiita ... e sim um HONDEIRO assumido .... fuiz

Carlos Roberto
14-07-09, 12:52
Tirar um material nobre da fabricação de uma moto e trocar por outro mais barato, quem ganha é a fabricante, nunca o consumidor. Podem até dizer que não faz diferença, mas isso ainda não me convence. É como o acabamento das entradas de ar embaixo do tanque da CB 300, em um plástico preto que não combina com a moto. Ele funcionaria do mesmo jeito se estivesse pintado na cor no tanque, mas sria mais bonito e agregaria mais valor na moto, sendo um gasto da fabricante.

Nossas montadoras tem mania disso: economizar em tudo pra ganhar mais. E a Honda, como líder por aqui, sabendo quem continuará vendendo bem, está deixando de se importar com um monte de acabamento em seus produdos.

agm2112
14-07-09, 13:11
Vai nas "currutela" que fica a centenas e centenas de quilômetros da capital as vezes até milhares......já cansei de passar por cidade do interior que a única revenda que possui na cidade é Honda e mais nada.....não foi em uma nem duas não.........não conheço uma única cidadezinha do Goiás ou MG que não possua ao menos um ponto de vendas Honda.........


Mas isso é fato .... na roça tem um monte de Yes e YBR sucateadas por falta de peças, a venda por preço de banana. As Hondas são as únicas que continuam rodando, afinal existem peças pra elas.

blaugusto
14-07-09, 13:15
Concordo, Roberto.

Essas coisas não fazem diferença pra quem está acostumado a pagar absurdos em moto com partida a pedal e sem marcador de combustivel nem reserva.

Tem gente que acha normal uma moto vir com apoio pro garupa preso na balança...

Se a nova CB300 viesse com suspensão bichoque muita gente ia achar que não faz diferença...

raulzito rock
14-07-09, 14:21
o povo fica com medo de comprar uma suzuki/yamaha não só devido a cultura ''hondista'',mas tb pelas revendas,em qq boteco se acha peças da honda,em quase toda esquina tem concessionária,mecãnicos do interior só sabem ''mexer''em biz/fãn/titan, por isso nunguêm compra,além do valor de revenda,que e bem mais baixo que uma Honda,acho que cabe as outras montadoras investir mais não só em divugação, mas tb em lojas.
por isso pegam um quadro de ferro e colocam rodas motor e um pedal de partida,vendem como moto e todo mundo compra,ah sem falar da mensionada ''asinha'' como arte final no tanque.

Carlos Roberto
14-07-09, 14:34
O que eu sei é que a manutenção dessa CB 300 não será muito barata. O problema é que falta concorrência no Brasil. Teremos uma street 250 única no mercado e outras 300, também única...

Carlos Roberto
14-07-09, 14:35
O que é estranho por aqui é que todos os grandes fabricantes tem motos esportivas de 1000 cc no mercado, gerando uma boa concorrência, apesar dos números de vendas serem pequenos.

DOUGLAS 00
14-07-09, 14:56
Não vejo nada demais nesse quesito.....bão pelo o menos para mim que não possuo pretensões de sair na via andando que nem um Valentino Rossi.....

Má só por curiosidade a CB 300 já vendeu em um mês o que a Fazer vendeu no ano todo!...........hehehehe............


Lançamento é assim mesmo. vendem para abastecer as concessionárias. E essas vendem com um baita ágio. Da mesma forma que as hondas 150 aqui na minha cidade estão ficando com preços mais condizentes, em torno de 1,000 reais mais baratas do absurod que estavam cobrando: pediam 8 mil e poucos numa cg 150 esd e agoira esta por 7,100...

blaugusto
14-07-09, 14:59
o povo fica com medo de comprar uma suzuki/yamaha não só devido a cultura ''hondista'',mas tb pelas revendas,em qq boteco se acha peças da honda,em quase toda esquina tem concessionária,mecãnicos do interior só sabem ''mexer''em biz/fãn/titan,


Sejamos mais realistas.

Em qualquer lugar do Brasil a campeã de venda é a Honda. E não venham dizer que é por conta de peças e mecanicos.

Aqui em Campinas é tão simples achar peças e mecanicos pra Yes quanto pra Fan...
Neste caso responda: Tirando a ignorancia, o que justifica a Fan vender 50 vezes mais que a Yes custando mais caro??


--------------------------

A propósito: a CG150 ESD é a unica que está com um preço decente. R$7.000,00 numa moto com injeção eletrônica é bem rasoável.

agm2112
14-07-09, 15:16
Sejamos mais realistas.

Em qualquer lugar do Brasil a campeã de venda é a Honda. E não venham dizer que é por conta de peças e mecanicos.

Aqui em Campinas é tão simples achar peças e mecanicos pra Yes quanto pra Fan...
Neste caso responda: Tirando a ignorancia, o que justifica a Fan vender 50 vezes mais que a Yes custando mais caro??




Não estamos falando de Campinas .... estamos falando de São José dos Quintos dos Infernos, lugar um pouco ali depois do fim do mundo, onde tem uma revenda da Honda, e nenhuma revenda da Suzuki. É o único caso onde existe um motivo real pra se comprar Honda. Fora isso, eu nem ligo pra quem compra o quê ...

Carlos Roberto
14-07-09, 15:28
Devemos lembra que todo mundo vende o que fabrica. A Honda vente muito, porque também febrica muito e pra chegar nesse nível de produção, é necessário muito dinheiro.

blaugusto
14-07-09, 16:03
Não estamos falando de Campinas .... estamos falando de São José dos Quintos dos Infernos, lugar um pouco ali depois do fim do mundo, onde tem uma revenda da Honda, e nenhuma revenda da Suzuki.


Sim.. se estivermos falando apenas desses lugares essa é uma justificativa.

Mas os numeros de vendas se referem ao total Nacional.
E lá no Norte/Nordeste é muito mais comum ver uma Shineray rodando do que aqui em São Paulo...

cabra de brasilia
14-07-09, 16:11
Meu aqui no DF tem quiosque da Honda batendo ponto em locais estratégicos a anos e anos....investimento em busca do potencial cliente é muito forte....estou até com um panfleto de uma concessionária Honda aqui que saiu colocando nas caixas de correio das casas tudinho aqui do bairro.....

Na última viajem quem fiz pra Minas Gerais passei em cincos cidades onde só havia ponto ou concessionária Honda.....até Chevrolet e Fiat mais estavam a uns 150 km no mínino.......

Yamaha e Suzuk aqui no DFi se você num for atrás deles eles não fazem também questão nenhuma de viar atrás de você.....Dafra no começo até fez muito "corpo a corpo" com o povão aqui má já sumiu também.......


E o cara ainda vem dizer que Honda é porque o sujeito é alienado?.....pô quando você é abordado por um consultor da Honda na rua os caras dizem que irão na sua casa pra lhe apresentar as propostas!.....quer mais o que?.......

Enquanto ao assunto da balança.....bão se mudasse a tecnologia provocando um retrocesso como o bichoque ai realmente eu não concordaria...mas como mudou a tecnologia do material impregado ai sei lá......uma vez li uma reportagem do motor do Golf que mescla alumínio com ferro porque descobriram que num sei lá o que seria melhor.....enfim creio que seria bom nesse caso ouvirmos antes a Honda sobre o porque de terem mudado de material na construção da peça.......em princípio acho superficial a afirmação de simples redução de custo, pois, a balança de alumínio já estava com seus custos de projeto e produção amortizados a a nova balança com certeza trouxe custos....mudança de maquinários e outros processos produtivos....enfim......

renanperim
14-07-09, 16:15
Ué o que justifica na FAN vendendo mais que a Yes é um adesivo escrito: Honda.
O número de xiitas é imenso.
90% dos mecânicos que eu ja conversei recomendam Honda, os outros 10% é Yamaha.

Eu acho que pros vida-loka até se justifica a ex-inquebravel FAN(a nova ja nao sei...)
A titan tem como unico pró na compra ser Mix, fora isso nao vejo motivo algum de comprar uma.

Se eu fosse comprar uma pequena ficaria na duvida entre a Yes e a Factor, ia testar as 2 e assim sim escolher, mas é provavel que a yes ganhe pelo preço(freio a disco).
Eu nao compraria uma Mix por 7.5-8 mil(versao descente).


Agora sobre a troca de material da CB só a dona ronda para explicar, talvez cortar custo.

agm2112
14-07-09, 16:37
Gosto pessoal não se discute ... se eu fosse comprar uma 125cc 0km, provavelmente seria uma YBR, mas não descartaria totalmente a Honda. O fato é que minha moto tem 18 anos e encontro qualquer peça pra ela. Quando digo qualquer peça, é qualquer peça mesmo. Presilhas, arruelas, capinhas, tampinhas e qualquer detalhe que se imaginar. Já meus amigos que têm Yamahas como Virago e XT225 sofrem pra achar tudo, e quando acham, vem com um zero a direita de brinde no preço.

Então não se pode dizer simplesmente que quem compra Honda é louco ou algo assim. Eu acho louco quem compra uma moto chinesa, mas isso é minha opinião.

Carlos Roberto
14-07-09, 17:39
Fosse melhor balança de aço, não seria usada a de alumínio nas motos de competição ou nas mais exigidas, como as fora de estrada. Foi redução de custo mesmo, já sabendo que ninguém iria notar ou importar com o fato.

Mas aplaudo ainda a Honda, que diferente das outras montadoras foi mais ousada nos seus lamçamentos. A Yamaha só conseguiude novo uma belissima e cara moto de 125cc que usa carburador. A Suzuki parou no tempo, apesar de ter a façanha de vender suas motos completas por um bom preço.

Mas voltando ao assunto da balança. vi fotos da substituta da Tornado e ela tem tudo: freio a disco traseiro, e disco grande na frente, igual da Falcon. E as balanças são de alumínio.

raulzito rock
14-07-09, 17:59
Sejamos mais realistas.

Em qualquer lugar do Brasil a campeã de venda é a Honda. E não venham dizer que é por conta de peças e mecanicos.

--------------------------

A propósito: a CG150 ESD é a unica que está com um preço decente. R$7.000,00 numa moto com injeção eletrônica é bem rasoável.


blaugusto:
tou falando de interiorzão mesmo,cidades com menos de 30mil habitantes,fora a roça mesmo,ninguêm quer saber de moto que não seja honda.

darth
14-07-09, 18:37
Ronaldo...


A onda é fo#*

Tasteful
14-07-09, 19:45
tem muito mais ronda sendo fabricada do que yamaha,é normal que o numero de vendas seja esmagador

oliver2fast4u
14-07-09, 19:48
Rapaiz o lance é que se apegaram nessa superficialidade de que o povo prefere 50cc a mais ou porque tem asinha no tanque....o lance é que todo mundo aqui mora na capital ou em cidade grande do interior.....

Vai nas "currutela" que fica a centenas e centenas de quilômetros da capital as vezes até milhares......já cansei de passar por cidade do interior que a única revenda que possui na cidade é Honda e mais nada.....não foi em uma nem duas não.........não conheço uma única cidadezinha do Goiás ou MG que não possua ao menos um ponto de vendas Honda.........


vem passar pelo bolsão sul-matogrossense, sul de goiás e sudoeste mineiro pra ver, só tem consecionária da Cometa, a Moto Mania da yamaha fechou aqui no começo do ano, ninguem queria Factor por que era frouxinha, mas a Fan canela seca vende 1 caminhão por mês, a CG Jiraya ta por toda parte... interiorsão só dá Honda, Yamaha aqui só tem em Paranaíba -MS, Rio Verde/Jataí -GO ou então em Santa Fé do Sul - SP.

chuckzin
14-07-09, 20:49
AH é de aço? Não vou mais comprar então..

Ela pode vir sem freio a disco nas duas rodas, potência de 250cc, piscas boing, retrovisores que parecem uma custom, mas balança de aço, é inaceitavel.. :-/

Joao Marcos - Alemaoo
14-07-09, 20:58
Deve melhorar em alguma coisa em relação a segurança/ dirigibilidade

oliver2fast4u
14-07-09, 21:13
AH é de aço? Não vou mais comprar então..

Ela pode vir sem freio a disco nas duas rodas, potência de 250cc, piscas boing, retrovisores que parecem uma custom, mas balança de aço, é inaceitavel.. :-/


pode comprar sim, o quadro e o motor é da TW, então a moto é boa, é um up de Hornet em cima de TW mas é boa, o que é inaceitável é o cano do quadro (parte inferior do triangulo do filtro de ar) de fora da carenagem e se destacando próxmo a roda traseira, cano redondo aparecendo na carenagem aí não dá.
êpa, então não vou comprar tambem.

blaugusto
15-07-09, 09:02
Como é que é? O quadro e o motor são os mesmos da Twister????