PDA

Ver Versão Completa : Passando a titan pro alcool!!Duvidas...



Duds89
16-07-09, 16:16
Antes que alguem pergunte tem certaza ou venha falar das coisas ruins e parara eu assumo todo desgaste das peças e tenho certeza.

A minha duvida eh a seguinte ja ouvi muitos falarem que pra passa pro alcool tem q da uma taxada nela rebaixando o cabeçote e outras coisas e tal... seguinte a minha tem comando preparado e cdi sem corte por causa do comando que deicha mais tempo as valvulas abertas para entrar mais combustivel isso ja n almenta a taxa de compresao??se eu passa pro alcool soh trocando a giclagem dela ja n ia fica bom???

Se eu tive que rebaixa o cabeçote alguem sabe quantos milimetros???

Abraços!!!

Duds89
16-07-09, 16:18
A me esqueci de dizer como aqui na cidade ta fazendo um friuzinho forte eu vo sempre q abastece coloca uns 20, 30% de gasolina aditivada e alguem sabe oq coloca junto no alcool pra ameniza a corrosao ja ouvi uns fala em oleo de ricino e querosene e oleo dois tempo mas n sei oq bota na verdade.

Abraços!!

XxUNOxX
16-07-09, 16:29
rapaiz...pra fala pra vc..to por fora disso alguem vai te explica, e me falram que fica bom sim, ja que a tua ja é mechida creio que vai da bom..conheço CG que ta a 10 anos no alccol e não deu manutenção (só não pode fica parada) o cara usa pra trabalha direto..só manutenção normal, mais desgaste do motor por causa do alcool foi mínimo..seja feliz abraços!

agm2112
16-07-09, 16:41
Comando não aumenta taxa ...

você tem que (ou deve) rebaixar o cabeçote e alterar o carburador. Se o motor é varetado, complica um pouco, mas não é impossível. Também é bom adiantar o ponto, talvez com um CDI programável.

chuckzin
16-07-09, 17:57
Vai dar trabalho e com o frio que tem feito, acho melhor sempre rodar com uns 30% de gasolina no tanque ;)

Como tenho planos futuros pra aumentar cc, brocar carburação e comando bravo, penso também em trabalhar o cabeçote visando rodar no alcool.

No seu caso, só um trabalho de cabeçote e carburação já faria ela rodar no alcool

Sobre oleo de ricino, querosene e não sei mais o que é lenda.

O que realmente aconselho é mandar niquelar a carburação a qual mais sofrerá com o poder de corrosão do alcool, o resto guenta de boa.

Stone
16-07-09, 19:38
só tira a junda debaixo do cilindro e colocar cola, com isso você rebaixa algo em torno de 0,7mm
só cuida para as valvulas não baterem no pistão

jabiro
16-07-09, 21:44
rapaz fica até filé, eu tinha uma 97, kit 150,comando preparado e rebaixei 0,5mm no cabeçote.Só que eu tinha que lavar o tanque e esgota-lo de vez en quanto devido ao alcool BATIZADO daqui da minha região que acumulava um tipo de resina ,cola liquida,mas não seicomo é aí!!valew

RODRIGO_FAN08
17-07-09, 00:24
Sobre oleo de ricino, querosene e não sei mais o que é lenda.




ahauhauahuahuhaua....é cada uma...

O óleo de rícino entra exatamente pra lubrificar o pistonete do carburador(entre outras partes), num deixar o acelerador travando....coisa bem comum pra quem usa álcool puro(SEM MISTURA com gasolina).Temos tb o castrolkart(que já anda difícil de achar)...pergunta pra qq piloto de kart que ele te fala....os daqui e de Goiânia mesmo compram galões e mais galões pra usar na pista....



E dá pra usar sim álcool sem taxar...concordo que com o rebaixamento do cabeçote os resultados são melhores, mas que dá pra rodar sem problemas, isso dá...palavra de quem já usou álcool por muito tempo....

BuT
14-10-09, 10:21
oleo de ricino para lubrificar pistonete?
haha, oleo de ricino é usado em aeromodelo e automodelo para lubrificar o pistão, camisa caixa.....

-=--------------------------


quanto a cg no alcool, cara vc pega o carburador, o bom é aquele q tem o eco, coloca o gicle de baixa 48 e de alta 115, funciona que é uma tetéia, meu amigo tem uma 99, funciona muito bem, até em dias mais frius pega bem!
nem foi preciso rebaixar cabeçote! vc tambem precisa mudar a posição da agulha.

agm2112
14-10-09, 10:32
oleo de ricino para lubrificar pistonete?
haha, oleo de ricino é usado em aeromodelo e automodelo para lubrificar o pistão, camisa caixa.....


Não diga ... ;/

Pra se ter alguma vantagem no alcool além das desvantagens, deve-se rebaixar cabeçote, e muito.

Diego.fcs
14-10-09, 10:38
Estou usando óleo de rícino na minha bolinha, e notei que ficou mais "macio" o acelerador, vou continuar usando para ver no que dá.

But, vc esqueceu de mencionar que o óleo de rícino é um laxante...

Stone
14-10-09, 22:12
como assim? compra na farmácia?

oliver2fast4u
15-10-09, 00:10
só tira a junda debaixo do cilindro e colocar cola, com isso você rebaixa algo em torno de 0,7mm
só cuida para as valvulas não baterem no pistão

ja vi isso por ai, e tambem ja vi colocarem duas juntas lá( até casos extremos de aumento em varios milimetros), seria pra que o serviço de levantar o cilindro correndo o risco de quebra por pistão sair por baixo da camisa??? baixar taxa ou biela alongada???

ammanzoli
15-10-09, 01:46
so sei que na xtz uma vez eu coloquei meio a meio .. fico uma merda ... quando tava fria nao tinha quem fazia pegar pois e ja ruim de pegar de manha na gasolin a.. no alcoo nao pego tive que joga fora e colocar gasolina ai tuso bem

Twister
15-10-09, 05:05
tem afogador? se tem afogador o friu não é o problema, rebaixar o cabeçote algo em torno de 0,8 já ta otimo...

e misturar gasolina vai ter uma regulagem e puro outra.. se entende isso beleza, as unicas coisas que tem desgaste usando alcool são carburador e tanque... e tem que cuidar o oleo pela quilometragem, porque como o alcool é limpo ele não escurece o oleo..

você pode ir se informar numa mecanica sobre alguem que faça NIQUELAGEM pra passar uma camada de niquel no seu carburador, assim ele não irá corroer com o alcool

já o tanque, não sei o que pode ser feito, o da sport ficou com algumas marquinhas por dentro por causa do alcool, mas nd grave, e o meu carburador foi niquelado, dai não corroeu, e a cada 3 tanques eu colocava 1 tampinha de oleo 2T kart pra lubrifica o pistonete...

vá em frente é ótimo alcool e andando de boa vai ficar maiseconomica.



Diego: não usa oleo demais porque ele cria uma gosma dentro do carburador, e entope tudo... dai tem q fazer limpeza de carburação, usa só de vez em quando.. tipo a cada 3 tanques...


Oliver: no meu caso eu tinha o cilindro rebaixado pra uma taxa absurda, e meu pistão "encaixava" dentro do cabeçote, pro uso de metanol, taxa em torno de 13:1 quando queria usar alcool colocava uma junta a mais em baixo do cilindo que baixava minha taxa e evitava que batesse pino, entende? é tbm usadoquando pessoal usa pino cursado, pra aumentar a cilindrada aumentando o curso do vira, e não tem perigo do pistãosair por baixo porque a camisa é bem mais longa que o cilindro, pra baixo...

speed biker
15-10-09, 18:13
A taxa ideal é 12 ,1 ; e na pratica é impossivel fazer uma 150 chegar a isso . Vc taxando o cabeçote a mudança seria mínima , a taxa dela ja é a mesma da mix , portanto bem regulada anda sem problemas . Uma coisa que vc pode fazer é o Squish .

Guilherme Mcnasty
16-10-09, 10:15
Toda vez que vem alguém pensando em passar a moto pra álcool voltam os mesmos mitos a tona. Vamos por partes:

1°- vc pode passar pro álcool sem rebaixar o cabeçote, funcionará, mas COM MENOR EFICIÊNCIA NA QUEIMA DO MESMO. Caso queira rebaixar, algo em torno de 0,7 mm ficará de bom tamanho, mas pense antes de fazer. Se não gostar do resultado complica um pouco a volta pra gasolina;
2°- se o seu carburador é ORIGINAL (diga-se keihin ou mikuni) não precisa niquelar nada. A liga de alumínio dos originais é muito boa, não vai corroer nada no carburador. Se for carburador paralelão a história vai ser outra. O que VAI CORROER é o tanque e sensor do marcador de combustível, além da mangueira de combustível que ressecará mais rápido.
3°- giclagem: precisa aumentar a de baixa e alta em cerca de 30 %, variando um pouco pra mais ou pra menos em função da compressão do motor. Agulha, difusor não precisa mecher. Se vc tiver que mecher na agulha ou difusor em busca de melhor acerto é porque não encontrou a giclagem correta. Vai por mim, uma vez acertada a giclagem vc vai poder deixar a agulha na mesma posição original a gasolina(ja devo ter feito isso umas 100 vezes e SEMPRE o acerto se dá na giclagem, uma vez que o resto esteja nos conformes).
4°- A MAIOR PARTE das pessoas que passam à álcool acabam desistindo, ou por não encontrarem o acerto correto ou simplesmente não verem motivos suficientes pra justificar a mudança.
5°- só vejo vantagens pro uso do álcool pra que roda muito, mantém o motor aquecido durante o dia inteiro(o álcool é muito ineficiente nos primeiros minutos de funcionamento). Pra fazer trajetos curtos o consumo é alto e até mais demorado, visto que quando frio perdemos um tempinho esquentando o motor.

Diego.fcs
16-10-09, 10:24
como assim? compra na farmácia?


Sim, ganhei um frasco esses dias, é igual aqueles de vaselina líquida.

Twister, quem me passou o óleo me alertou sobre essa gosma que cria se usar muito, coloquei nem uma tampinha em um tanque cheio, vou evitar usar bastante, valeu!

Outra coisa, precisa mudar a vela nessa modificação?

Guilherme Mcnasty
16-10-09, 10:48
Não precisa mudar a vela não. Uma de grau 7(da titan 2000) pode ajudar, mas muito pouco.
E esse esquema de misturar 20,30% de gasosa é FRIA, pois toda vez que vc for reabastecer e errar, mesmo que seja por pouco a proporção da mistura vai "tirar" o acerto da alimentação. Vai dar excesso ou falta, é muita encheção de saco.

agm2112
16-10-09, 10:54
Normalmente se muda a vela ao aumentar a taxa de compressão ... se a taxa fôr mantida, se usa a vela original de gasolina.

RODRIGO_FAN08
17-10-09, 15:19
oleo de ricino para lubrificar pistonete?
haha, oleo de ricino é usado em aeromodelo e automodelo para lubrificar o pistão, camisa caixa.....

-=--------------------------


quanto a cg no alcool, cara vc pega o carburador, o bom é aquele q tem o eco, coloca o gicle de baixa 48 e de alta 115, funciona que é uma tetéia, meu amigo tem uma 99, funciona muito bem, até em dias mais frius pega bem!
nem foi preciso rebaixar cabeçote! vc tambem precisa mudar a posição da agulha.


Vai me dizer que vc num sabia...? tsc tsc....
Na falta de castrolkart, vai óleo de rícino numa boa....

jpedro91
20-10-09, 09:49
Ja vi gente que passou titan pro alcool sem rebaixar cabeçote.. só que o cara todo dia de manhã antes de sair de casa com ela, o cara tinha que deixar ela esquentar uns 10 min... motores a gasolina trabalham com a taxa de compressão mais baixa.. e motores a alcool trabalham com a taixa bem mais alta em relação a gasolina exemplo: taxa de um motor a gasolina: 9,5; taxa de um motor a alcool: 11,5
espero ter ajudado abraço

Simon
02-08-11, 03:13
Toda vez que vem alguém pensando em passar a moto pra álcool voltam os mesmos mitos a tona. Vamos por partes:

1°- vc pode passar pro álcool sem rebaixar o cabeçote, funcionará, mas COM MENOR EFICIÊNCIA NA QUEIMA DO MESMO. Caso queira rebaixar, algo em torno de 0,7 mm ficará de bom tamanho, mas pense antes de fazer. Se não gostar do resultado complica um pouco a volta pra gasolina;
2°- se o seu carburador é ORIGINAL (diga-se keihin ou mikuni) não precisa niquelar nada. A liga de alumínio dos originais é muito boa, não vai corroer nada no carburador. Se for carburador paralelão a história vai ser outra. O que VAI CORROER é o tanque e sensor do marcador de combustível, além da mangueira de combustível que ressecará mais rápido.
3°- giclagem: precisa aumentar a de baixa e alta em cerca de 30 %, variando um pouco pra mais ou pra menos em função da compressão do motor. Agulha, difusor não precisa mecher. Se vc tiver que mecher na agulha ou difusor em busca de melhor acerto é porque não encontrou a giclagem correta. Vai por mim, uma vez acertada a giclagem vc vai poder deixar a agulha na mesma posição original a gasolina(ja devo ter feito isso umas 100 vezes e SEMPRE o acerto se dá na giclagem, uma vez que o resto esteja nos conformes).
4°- A MAIOR PARTE das pessoas que passam à álcool acabam desistindo, ou por não encontrarem o acerto correto ou simplesmente não verem motivos suficientes pra justificar a mudança.
5°- só vejo vantagens pro uso do álcool pra que roda muito, mantém o motor aquecido durante o dia inteiro(o álcool é muito ineficiente nos primeiros minutos de funcionamento). Pra fazer trajetos curtos o consumo é alto e até mais demorado, visto que quando frio perdemos um tempinho esquentando o motor.


salve salve voce respondeu tudo mas nao entendi a ultima parte, no meu caso nao uso a moto o dia todo mas esporadicamente faço uns 30km e paro por umas 4 horas depois mais 30km e para de novo ha dias em que eu rodo uns 90km mas nao direto sempre parando por 2 a 3 horas entao que dizer que nao seria vantajoso para mim ja que eu nao ando constante o dia todo e com essa modificação que vc disse eu faria +ou- quantos km por litro

guttobravin992
02-08-11, 08:47
bom.. não sei aii na sua cidade

mas akii o preço da gasolina e do alcool estão QUASE no mesmo preço...

eu acho q não compensaria fazer essa modificação.. alem de ser mta dor de cabeça.. tem a questão da
alteração no documento do veiculo..

no final.. as vezes todo o dinheiro q vc for gastar... seria mais vantagem se deixasse como esta.. e utilizasse esse dinheiro pra outra coisa!

vc tem q colocar todos os gastos na ponta do lapis..

e analisar Custo X Beneficio.