PDA

Ver Versão Completa : Vela com alta kilometragem pode aumentar o consumo km/l ? Pode dar Problema?



XxUNOxX
17-07-09, 02:21
Uma vela com alta kilometragem (por exemplo a minha) original da moto, com + de 10.000 km rodados pode influenciar no consumo e no desempenho da moto, como velocidade, respsota em baixa e média RMP?

só estou perguntando pois sou novo em moto (conheço bem pouco) mais sobre motor nada....
Eu imagino o seguinte...
Minha moto ta com o carbura ótimo, e tudo mais..
Mais as vezes quando eu "preciso da moto" do akela chamada no acelerador ela da uma engasgada depois arranca 9estilo 2T), as vezes não...então acho que poderia ser vela, pois imagino assim...o motor enche de mistura, mais a vela não da "akela" combustão pra queima tudo e ai da akela engasgada....será que pode ser isso?
Qual a kilometragem normal d euma vela original da moto ou uma vela simples?
agradeço as resposta ai abraços galera!

buzato
17-07-09, 02:37
opa !

vc relatou certinho os sintomas de se usar uma vela com alta km

km recomendada para velas originais é de 10.000km geralmente . Hoje tem no mercado velas que duram até 50.000km em moto, por um preço pouco maior, chamam-se velas de iridium.

abs

XxUNOxX
17-07-09, 02:45
Então eu chutei sabe...somei oq a vela faz com os sintomas da minha moto...
Ela sempre da essa engasgada...e como a vela que faz o combustivel queima eu imaginei que pdoe ser ela..amanhã vou tirar ela e da uma limpada e ver se ela ta muito preta (me falaram pra ver se ela ta com muito "carvão" na ponta, muito preta, que pode diminuir a queima) mais ja vou começar a cotar preços sobre vela nova...e até mesmo esta iridium ai...vlw pela informação cara..se alguem tiver mais algo a falar agradeço..uma explciação de quem intende pe outra coisa pq eu sou bem burrinho pra isso..agradeço gente vlw!

Edit => Esqueci de fala...uma XTZ fazer menos de 30 km/l acho que ta meio baixo né a vela pode causar isso? Eu acho que deveria fazer no mínimo 30 km/l a minha eu marquei hoje 27.5 km/l. ta meio alto para uma moto urbana e 125cc.
Vlw gente!

Furious VIPER
17-07-09, 09:23
Cara. no manuel da YBR manda trocar a cada 15mil km... eu trocava rigorosamente com 15mil km e nunca senti diferença da moto estar "boa".... ou "ruim" nesse sentido!!

XxUNOxX
17-07-09, 09:52
Então..vou tirar ela e dar uma limpada pra ver...vamo ve se melhora...ai posto pra vc's aqui...
Pq a vela tmabem vai da gasolina que o cara usa..eu só uso gasolina dos postos BR (melhor que tem na cidade), vamos ver..abraços gente!

Ivan RJ
17-07-09, 11:47
Tire a vela, lave com Car80, passe uma escova de aço ou lixe os eletrodois e depois calibre na medida certa, se não calibrar corretamente não adianta nada. O probleminha apresentado não parece ser a vela, pode ser um pequeno entupimento no giglê de alta, o filtro de ar um pouco sujo, gasolina com solvente, em fim limpe a vela e veja se oproblema irá continuar, aguardamos sua resposta. Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Se fosse a vela, a moto iria dar estouros, pois, a gasolina não queimada na câmara de combustão iria estourar na curva do escapamento.

XxUNOxX
17-07-09, 12:43
Tire a vela, lave com Car80, passe uma escova de aço ou lixe os eletrodois e depois calibre na medida certa, se não calibrar corretamente não adianta nada. O probleminha apresentado não parece ser a vela, pode ser um pequeno entupimento no giglê de alta, o filtro de ar um pouco sujo, gasolina com solvente, em fim limpe a vela e veja se oproblema irá continuar, aguardamos sua resposta. Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Se fosse a vela, a moto iria dar estouros, pois, a gasolina não queimada na câmara de combustão iria estourar na curva do escapamento.


Vou testar e fazer oq me falou...(A moto da usn pipocos as vezes sim, mais pensei que era normal por causa do escapamento)
Depois posto aquii e falo se melhorou abraços!

Diego.fcs
17-07-09, 13:38
Troca a vela logo duma vez, custa uns 5,00 reais uma vela original.

blaugusto
17-07-09, 13:51
5,00 uma vela de XTZ??? E tem gente pagando 40 conto numa vela de Iridium???? Ou tem gente que não tem onde enfiar o dinheiro, ou a vela de Iridium é milagrosa, ou a conta de alguém está errada...


huehuehuehueuhe...

ShimAdA
17-07-09, 13:57
Vela da xtz a mesma da Ybr não custa mais que 13 R$ Ngk original

ldcdanilo
17-07-09, 15:53
PS: Se fosse a vela, a moto iria dar estouros, pois, a gasolina não queimada na câmara de combustão iria estourar na curva do escapamento.
[/quote]

então deve ser isso que esta acontecendo na minha moto
pq vira e meche ela da uns estoros
antes de coloca o escap original novamente
eu usava o torbal
que faz um barulho significativo
ai ele sempre dava uns estoros
falaram pra mim que poderia ser carbura mal regulado
regulei, paro um pouco, sempre da uns estorinhos
vo troca a minha vela
a minha moto ta com 11 mil
será que pode ser isso?

braço

agm2112
17-07-09, 17:29
Alguém tem alguma dúvida ? Andar com óleo velho, freios velhos, pneus velhos, rolamentos velhos e todos os outros "velhos" também "têm algum problema".

ldcdanilo
17-07-09, 17:42
Alguém tem alguma dúvida ? Andar com óleo velho, freios velhos, pneus velhos, rolamentos velhos e todos os outros "velhos" também "têm algum problema".


senti um tom irônico nisso
se não tas afim de responde o tópico
não fala nada
pelo que sei aqui
cada um posta os seus problemas ou opiniões e os outros ajudam no que pode
se sabes tudo, guarda pra ti po(Y)

Marcio
17-07-09, 18:42
Uma vela com alta kilometragem (por exemplo a minha) original da moto, com + de 10.000 km rodados pode influenciar no consumo e no desempenho da moto, como velocidade, respsota em baixa e média RMP?

só estou perguntando pois sou novo em moto (conheço bem pouco) mais sobre motor nada....
Eu imagino o seguinte...
Minha moto ta com o carbura ótimo, e tudo mais..
Mais as vezes quando eu "preciso da moto" do akela chamada no acelerador ela da uma engasgada depois arranca 9estilo 2T), as vezes não...então acho que poderia ser vela, pois imagino assim...o motor enche de mistura, mais a vela não da "akela" combustão pra queima tudo e ai da akela engasgada....será que pode ser isso?
Qual a kilometragem normal d euma vela original da moto ou uma vela simples?
agradeço as resposta ai abraços galera!

Acabei de olhar no manual da minha X e por ele a vela deve ser trocada a cada 6.000 km.

lirowjp
17-07-09, 18:50
vela deveria durar 100k km nao eh !?
pelo menos eh oq ta no site do fabricante :P

Mostarda_69
17-07-09, 18:56
Aqui uma Vela sai 13 normal e 15 resistiva...

Eu não vo segui manual, vo seguir o bom senso..

A fazer ta com quase 11 e a vela ta em pleno clímax da vida dela..
Ja a Lander tem 9500km e ta beeeem pior q a da Fazer, no 10mil ja vo troca (como eh recomendado pelo manual)



Sobre o consumo.. se tiver tudo tinindo.. aqui na minha cidade faz entre 37-40km/l andando de boa!!

oliver2fast4u
17-07-09, 20:27
Uma vela com alta kilometragem (por exemplo a minha) original da moto, com + de 10.000 km rodados pode influenciar no consumo e no desempenho da moto, como velocidade, respsota em baixa e média RMP?

só estou perguntando pois sou novo em moto (conheço bem pouco) mais sobre motor nada....
Eu imagino o seguinte...
Minha moto ta com o carbura ótimo, e tudo mais..
Mais as vezes quando eu "preciso da moto" do akela chamada no acelerador ela da uma engasgada depois arranca 9estilo 2T), as vezes não...então acho que poderia ser vela, pois imagino assim...o motor enche de mistura, mais a vela não da "akela" combustão pra queima tudo e ai da akela engasgada....será que pode ser isso?
Qual a kilometragem normal d euma vela original da moto ou uma vela simples?
agradeço as resposta ai abraços galera!


tem outra coisa tambem e chama-se mudança de temperatura, se o ar ta quente demais ou o motor ta trabalhando a muito tempo e muito quente, vc terá uma pequena variação na aceleração e velocidade final da moto, comparado quando está rodando por exemplo a noite ou c/ tempo fresco, isso se percebe muito em moto de baixa cilindrada, e é por causa da variação da pressão atmosferica, gasolina tambem ifluencia uns 99%.

XxUNOxX
17-07-09, 20:32
Aqui uma Vela sai 13 normal e 15 resistiva...

Eu não vo segui manual, vo seguir o bom senso..

A fazer ta com quase 11 e a vela ta em pleno clímax da vida dela..
Ja a Lander tem 9500km e ta beeeem pior q a da Fazer, no 10mil ja vo troca (como eh recomendado pelo manual)



Sobre o consumo.. se tiver tudo tinindo.. aqui na minha cidade faz entre 37-40km/l andando de boa!!


A minha ta fazendo 28 e olha la..a ultima medição foi 27.5 (mais fala pra vc..minha X ta andando bem pra caramba, subindo a 100km/h e descendo a 125 as vezes 130 km/h)

ldcdanilo
18-07-09, 11:36
depois que eu li esse tópico aqui
fui comprei e troquei a minha vela
pague 11 reais em uma nova da ngk
a moto já melhor uns 80%
e eu nem li manual pra saber o ideal
cheguei e troquei
aioahaoihaoihaoia
a minha moto já ta com 11 mil
ai já viu né
aoihaoihaoiahoia
abraço raça

Joao Marcos - Alemaoo
18-07-09, 13:32
PS: Se fosse a vela, a moto iria dar estouros, pois, a gasolina não queimada na câmara de combustão iria estourar na curva do escapamento.
A minha ta assim tbem. Regulei o carburador e ela parou de fikar afogando direto, só algumas vezes geralmente qdo ta meia fria. Mais ela ta dando uns pipoco as vezes... acelera e ela ta td uma falhada e da um pipoco... será q deve ser a vela tbem??

Marcio
18-07-09, 14:43
A minha ta assim tbem. Regulei o carburador e ela parou de fikar afogando direto, só algumas vezes geralmente qdo ta meia fria. Mais ela ta dando uns pipoco as vezes... acelera e ela ta td uma falhada e da um pipoco... será q deve ser a vela tbem??

Deve ser "mistura". Tem que mandar regular o carburador.

Mostarda_69
19-07-09, 01:40
A minha ta fazendo 28 e olha la..a ultima medição foi 27.5 (mais fala pra vc..minha X ta andando bem pra caramba, subindo a 100km/h e descendo a 125 as vezes 130 km/h)

Ai eu ja pulo fora.. a que ando seguido sobe a 70-80 e nas descida no estilo penhasco, abaixado no tanque bate os 115 com muuuuuuuuuito esforço.. no plano peito aberto eh 100 no máximo 105!!!

MarciON
20-07-09, 13:20
a minha moto tava com esses sintomas
tipo, moro numa chácara, e na grama, as vezes se eu mandava a mao no acelerador d uma vez, a moto engasgava e nao patinava (sem usar embreagem)
daí troquei a vela e pronto, agora se tiver na grama e acelerar d uma vez a moto responde na hr, ja começa patinar hehheheh

fico mt boa, agora to precisando regular o carburador, pq minha moto ta dificil d dar lenta..

abç

agm2112
20-07-09, 14:24
senti um tom irônico nisso
se não tas afim de responde o tópico
não fala nada
pelo que sei aqui
cada um posta os seus problemas ou opiniões e os outros ajudam no que pode
se sabes tudo, guarda pra ti po(Y)


Perguntas velhas também dão problema !

douglasybrazul
20-07-09, 15:21
Cara. no manuel da YBR manda trocar a cada 15mil km... eu trocava rigorosamente com 15mil km e nunca senti diferença da moto estar "boa".... ou "ruim" nesse sentido!!


mentiroso

no manual da Y

diz que a cada 12mil se retira a vela

e verifica seu estado

se é preciso efetuar a troca

:D

Diego.fcs
20-07-09, 15:21
Só não entendo dicsutir tanto, tentar mil gambiarras, para resolver um problema de 5~10 reais com produto
de 1ª linha, isso não consigo entender, depois reclamam porq cada vez mais as motos vêm mais peladas e
com má qualidade nas peças.

XxUNOxX
20-07-09, 15:24
Vi o Preço de uma NGK Original da Yamaha R$ 14,00 irei agora atarde compra ela e trocar e posto aqui a resposta!

Joao Marcos - Alemaoo
20-07-09, 21:22
Vo ve a minha amanhã tbem... pq ela ta com os msm sintomas... dando uns tiro sozinha... e beberrona pra caramba

XxUNOxX
21-07-09, 22:32
Troquei a vela, paguei exatamente 14,00 na NGK original da Yamaha (caixa vermelha), logo de cara vi que a moto ficou mais "esperta" novamente, melhorou a resposta, os pipocos no escapamento diminuiram em torno de 80% só as vezes na hora de reduzir que ainda da uns pipocos, mais acho que é entrada de ar falsa, ou regulagem no carbura que vou mandar fazer semana que vem eu acho.
Abraços aos que responderam!

Furious VIPER
21-07-09, 22:41
mentiroso

no manual da Y

diz que a cada 12mil se retira a vela

e verifica seu estado

se é preciso efetuar a troca

:D

Capaaaaaaaaaaz??? NO meu manual tav 15mil km!! hahaha dos mais mentirosos! hehee
Não lembro onde eu peguei a informação de 15mil km... mas independente disso com a moto sempre lacradinha eu nucna senti grandes diferenças qdo troquei vela, cabos, filtro de gasolina e de ar... nem nada... ela tava sempre tinindo mesmo!!

XxUNOxX
21-07-09, 23:00
O meu eu acho que só da uma limpada no carbura e da uma regulada, pq des de quando eu comprei nunca fiz isso...e a motoca ja ta com 10.900 km rodados (10 meses de uso)
Ai vai fica boa e posto aqui os resultados!