PDA

Ver Versão Completa : Tec-Tec !!



Pabllov
17-07-09, 18:21
Ae galera boa noite! :drool:
Queria sanar uma dúvida, e acho que vai ser rápido.
Minha yes quando ligo ela pela manhã (ela estando fria) faz um tec-tec dos infernos, e depois de uns segundos para e fica normal...
Como sou completamente idiota com motos, queria que vocês me dissessem o que diabos é isso...
É o tal tuche batendo??? :0_0:

Mostarda_69
17-07-09, 18:57
Putz cara... um Monza meu fazia isso... tive que faze a parte de baixo do motor...
ta não te assusta...

pra mim deve ser algo nas válvulas (óbvio neh, aehueahuaehuaehuheauaeu)
logo alguem conta outra que teve o mesmo problema e te ajuda!!

Pabllov
17-07-09, 20:12
Pow velho agora me assustei!
Sempre achei que c é um dos que mais entende de mecanica de motos aqui no fórum....
Tomara que alguém saiba...
Mesmo assim valeu mesmo!

oliver2fast4u
17-07-09, 20:22
Ae galera boa noite! :drool:
Queria sanar uma dúvida, e acho que vai ser rápido.
Minha yes quando ligo ela pela manhã (ela estando fria) faz um tec-tec dos infernos, e depois de uns segundos para e fica normal...
Como sou completamente idiota com motos, queria que vocês me dissessem o que diabos é isso...
É o tal tuche batendo??? :0_0:



Tuchê!!!!!!!!!!!!!
huahuahuahua.
não seria porque o motor ta frio e o oleo ta "grosso" e todo na parte baixa do motor???
enquanto ele não circula e lubrifica todo o motor ela funciona meio estranha assim mesmo, o motor fica meio pesado até o óleo trabalhar na temperatura normal, barulhinho tem mesmo em motor principalmente depois que a moto sai da consecionaria e atinge seus 1 km rodados.
se travar vc manda de volta pra eles q a garantia da um jeito.

Stone
17-07-09, 20:24
não quero te assustar não, mas YES tem um sisteminha que eu acredito que as válvulas não batam, nunca vi batendo
será que não é corrente de comando?

Pabllov
17-07-09, 20:36
num sei véi...
A parada só acontece pela manhã quando ela está fria, segundos depois para...
Achava que podia ser o tal tuche, mas não faço idéia do que seja...
Sempre troco o óleo nas horas certas, filtro tudo...

Stone
17-07-09, 20:37
pois é, esse tal de tuche eu desconheço completamente, nunca ouvi falar nisso

Pabllov
17-07-09, 20:40
Tuchê!!!!!!!!!!!!!
huahuahuahua.
não seria porque o motor ta frio e o oleo ta "grosso" e todo na parte baixa do motor???
enquanto ele não circula e lubrifica todo o motor ela funciona meio estranha assim mesmo, o motor fica meio pesado até o óleo trabalhar na temperatura normal, barulhinho tem mesmo em motor principalmente depois que a moto sai da consecionaria e atinge seus 1 km rodados.
se travar vc manda de volta pra eles q a garantia da um jeito.


Vou rezar a Deus que seja isso!! :drool: :drool:
mas a bichinha já tá com quase 19000Km...
essa sua explicação sobre o óleo é bem plausível...prefiro ficar com ela :clap: :lol: :lol: :lol:

Valeu!

oliver2fast4u
17-07-09, 21:13
Tucho de valvula na yes??? sei não, não seria os tais de chapéuzinho das valvulas, nome pra peça de motor não falta, em cada região o povo fala de 1 jeito, mas os tuchos da yes seriam hidraulicos ou mecanicos?!?!?!?
como diz o Datena, " me ajuda aí, ow."

Alan Ranieri
17-07-09, 21:22
A minha YBR começou a fazer um tec-tec mas depois que esquenta para totalmente. Acredito que seja o oleo frio mesmo como falaram.

Stone
17-07-09, 22:13
ahhhhhhhhh, tão falando dos tuchos hidraulicos ou copinhos
não, a Yes não tem isso, as que tem geralmente são as DOHC

jeanks
17-07-09, 22:25
Que que é isso gente??

Procurei umas foto no google pra ver se entendia e não entendi nada, alguem pode explicar??

Stone
17-07-09, 23:32
mew, como eu posso explicar
tipo a tornado, tem a válvula, encima dela vai uma pastilha* que regula a folga da válvula, encima da pastilha vai tipo um copinho (tucho), e encima do tucho trabalha o ressalto do comando, esse sistema é muito eficiente e reduz a praticamente zero o barulho de válvulas

*essas pastilhas é um pequeno disco de aço, de várias expessuras, a expessura dessa pastilha é que regula a folga das válvulas, e existem apenas 2 tamanhos de pastilhas, grande e pequena, qualquer moto de qualquer marca usa um desses 2 tamanhos

ammanzoli
18-07-09, 15:23
tucho de valvulas e quando as valvulas sao acionadas por oleo como no motor AP .. nas motos nao tem esse sistema pois ele sao acionadas por corrente de comando .. ja no tucho .. que aciona a valvula e o oleo

ammanzoli
18-07-09, 15:24
mew, como eu posso explicar
tipo a tornado, tem a válvula, encima dela vai uma pastilha* que regula a folga da válvula, encima da pastilha vai tipo um copinho (tucho), e encima do tucho trabalha o ressalto do comando, esse sistema é muito eficiente e reduz a praticamente zero o barulho de válvulas

*essas pastilhas é um pequeno disco de aço, de várias expessuras, a expessura dessa pastilha é que regula a folga das válvulas, e existem apenas 2 tamanhos de pastilhas, grande e pequena, qualquer moto de qualquer marca usa um desses 2 tamanhos


essa tal pastilhas o nome dela e esse mesmo .. ela nao e o tucho

sandro_ventania
18-07-09, 15:52
Vamos lá gente...mas independente do nome...é normal um motor frio fazer um pouco de tec-tec por causa da folga que é deixada entre a valvula e o balancin e quando o motor vai esquentando essa folga vai diminuindo por causa da dilatação e para o barulho.
Quando mesmo com o motor aquecido o barulho continua é que é problema, pois mostra que é preciso regular a folga novamente.
Agora se o tec-tec for em outro lugar...

Stone
18-07-09, 16:50
na verdade esse negócio de dilatar e a folga da válvula diminuir não é verdade não, um dia vi por ai que era mentira, não acreditei, aí fiz o teste

regulei as válvulas com 0,05mm com motor completamente frio, dei um giro para o motor esquentar bem e fui conferir a folga, tava 0,15 e 0,18, ou seja, o prato da válvula esquenta muito mais que a haste e dilata mais, assim a válvula desce e aumenta a folga, agora regulo com 0,05 com motor meio quente, quando demanhã é muito frio as válvulas ficam um pouco enforcadas até, mas só muito frio

eu acreditava que a folga diminuia com motor quente, na verdade, nos livros fala isso, mas é só teoria, na pratica é diferente, se não acreditam façam o teste

Alan djow
18-07-09, 17:53
não entendo muito mais será q pode ser o tensor da corretinha, mais ai eu acho q mesmo quente iria fazer barulho...?

jeanks
18-07-09, 17:55
ô gente, valeu ae pela explicação!

To tentando imaginar aqui, uma vez eu vi um video no youtube sobre isso.
Bom, comando de valvula é um "cilindro" no cabeçote com umas saliências que "batem" na valvula e fazem ela abaixar, é isso?

Ainda não consegui entender essa parada de folga de valvula...como assim, "enforcada"?
Essa folga é na pastilha que vc falou Stone, e to tentando imaginar aqui, então essa folga que vcs falam é o "espaço" entre a valvula e a saliência do comando?

haha To falando $#@%$# né

Valeu

Stone
18-07-09, 19:04
isso mesmo, a folga é a folga entre o comando e a válvula, na maioria das motos entre o comando e a válvula tem os balancins, aí a folga é entre o balancin e a válvula
"enforcada" é quando não tem folga nenhuma e a válvula fica um pouco pressionada

Mostarda_69
18-07-09, 23:41
Pow velho agora me assustei!
Sempre achei que c é um dos que mais entende de mecanica de motos aqui no fórum....

Capaz, cara... Muuuuuuuuuuuuito do que sei aprendi com a galera das antigas daqui.. e sempre vamos ta aprendendo.. Eua té acho que sei bastante pelo tempo que tenho pra mexe e pelo que ja mexi.. mas tem uma galerona que me da uma lavada! mas são tudo gente boa e vão me ensinando devagar :clap: :clap: :clap:
Olha o Stone ae dando aula pra nos!!! :clap: :clap:



não seria porque o motor ta frio e o oleo ta "grosso" e todo na parte baixa do motor???

Cara, isso não pode.. Minhas motocas nunca fizeram barulho diferente tanto frias ou quentes. O óleo não poderia fazer isso.. Até a CG passou 15 dias sem liga, agora quando liguei, e por sinal, demorou pra conseguir ligar ela.. aeheauheauheau.. Mas não fez barulho nenhum anormal.. Tem 23milkm..

Aproveitando o gancho do Stone, sobre diminuir a folga quando frias, por isso nunca batem frias. Ela tem que ser silenciosa em ambos casos, se não for desconfie..

E tua YES com 19milkm é pouquissimo... Não queima óleo nem nada? Quando ta pra trocar o óleo ainda ta no nível de quando colocou?

Pabllov
20-07-09, 09:07
E tua YES com 19milkm é pouquissimo... Não queima óleo nem nada? Quando ta pra trocar o óleo ainda ta no nível de quando colocou?

Não queima óleo e o óleo tá semre no nível...
Eu tô começando a desencanar com essa parada...
Já tem um tempo que tá assim, até antes da revisão que fiz num mecanico amigo meu... Se ele não me disse nada é porque tá tranqüilo...
Valeu Galera!! :drool:

blaugusto
20-07-09, 10:20
Pabllov, eu tenho uma Yes também e te digo que é normal essa batida quando o motor ainda está frio.
Por isso sempre ligue e deixa a motoca esquentando um pouco antes de sair.

Isso acontece por que o óleo escorre todo pra baixo, daí fica seco no cabeçote.

Mas não te preocupes, isso nunca causou nenhum problema na Yes.

Quem sabe usar moto já tá com 60.000km rodados e não teve problemas por conta dos "tuchos" batendo seco.

E se algum dia vc mandar a tua motoca pro mecanico regular a folga das valvulas e ela voltar sem fazer esse barulho manda ela devolta pro mecanico guinchada pq as folgas estão erradas.

Abraços e fica tranquilo!!!

jeanks
20-07-09, 10:54
blz, valeu Stone pela aula!!

oliver2fast4u
20-07-09, 21:45
Pabllov, eu tenho uma Yes também e te digo que é normal essa batida quando o motor ainda está frio.
Por isso sempre ligue e deixa a motoca esquentando um pouco antes de sair.

Isso acontece por que o óleo escorre todo pra baixo, daí fica seco no cabeçote.

Mas não te preocupes, isso nunca causou nenhum problema na Yes.

Quem sabe usar moto já tá com 60.000km rodados e não teve problemas por conta dos "tuchos" batendo seco.

E se algum dia vc mandar a tua motoca pro mecanico regular a folga das valvulas e ela voltar sem fazer esse barulho manda ela devolta pro mecanico guinchada pq as folgas estão erradas.

Abraços e fica tranquilo!!!


Sinceridade: É uma qualidade que poucas pessoas tem, eu parabenizo vc pela sua opinião sincera. :clap: :clap: :clap:
Muitos poderiam chegar aqui e te esculachar dizendo que vc não entende de moto, que não tem esta moto, deixa de viajar no papo dos outros e tal...
Mas vc preferiu dar a sua opinão condizente aos fatos e por tabelha ter comprovado que a Suzuki tambem não é perfeita, espero que ninguem venha te perguntar onde vc estudou e te mandar ir trabalhar na Suzuki...
É isso aí, problemas: Conviva c/ eles ou abandone-os!!!