PDA

Ver Versão Completa : Aquela velha história do afogador



Daia Adm.
21-07-09, 09:32
E aí pessoal do Pn, tudo bem?

Bom...lá vou eu fazer umas perguntas aqui, meio sem noção, perdoe, mas faz 1 ano e pouco que tenho moto, então não sei muita coisa, mas enfim...estamos no inverno e a moto demora a pegar, antes eu tentava dar umas 3 ou 4 partidas e a moto pegava até, isso no inverno, assim que a comprei, hj ela tem 10.227 km rodados e tinha dado um vazamento na junta do cabeçote, depois que mandei para consertarem, achei que ela não foi mais a mesma :d. Fiz uma revisão nela na semana passada e me disseram que ela estava legal, só o carburador, né, estava sujo, etc. Bom, segundo eles, está tudo em "ordem" com a moto. Agora vem a pergunta que não quer calar, rs. Por que a minha moto já não pega mais de manhã no frio? Eu estranho, porque antes como disse, com 3 ou 4 partidas ela pegava, mas agora só pega usando o afogador, durante o resto do dia eu não uso mais ele, claro, mas ontem, fui dar a partida nela, na verdade, um amigo meu fez isso querendo fazer uma graça, quando ele deu a partida, ele acelerou um pouco, quando ele foi acelerar de novo, a moto afogou e não quis ligar mais.... |:( resultado, no desespero, usei o afogador de novo pra ligar...alguém teria alguma idéia do que seja isso é algum problema ou isso é normal?

douglasybrazul
21-07-09, 09:36
a moto fica mto tempo parada ??

se sim

pode ser a bateria

mas com esse frio eu sempre uso o afogador

ligo minha moto só nos finais de semana

ela pega de primeira

mas isso pq troquei a bateria

luisptg
21-07-09, 09:44
Isso tbm depende da gasolina, se for boa a moto funciona normal desde a partida, mas com o passar do tempo, a gasolina deixa residuos no motor, assim como no carburador...
Quando o motor é novo ele é limpinho, redondinho... mas ao passar do tempo ja tem um acentamento das peças e residuos tbm, como no carburador... algumas sujeirinhas!
Não se preocupe que sua moto esta normal, a minha ta com 11mil Km, é uma twister e tbm puxo o afogador um pouco pra ela funcionar sem morrer de manha. É bom as vezes colocar um aditivo na gasolina, a padium é boa tbm pra dar uma limpada nos bicos e nos dutos. Tem alguns aditivos próprios para a limpeza.
Afogador foi feito para se usar!
Espero ter ajudado. :)

casali
21-07-09, 09:45
usa o afogador, sem medo, pois no frio é normal não querer pegar, como a temperatura é mais baixa ele demora para iniciar a queima
o afogador enriquece a mistura, assim facilitando o início da combustão

Furious VIPER
21-07-09, 09:52
Isso pode ser regulagem da tua moto!!!
A minha veio de fábrica ligando só de chegar perto da moto! hehehee
Com o tempo e os ajustes q meu mecânico fez... ela no frio teimava em pegar só com afogador (isso é normal)..., no verão pegava normalmente... e era a mais econômica da história! :-)

blaugusto
21-07-09, 09:55
A minha motoca está com aprox 22k km. E só precisa usar afogador quando está muito frio.
Mas se eu precisasse usar o afogador todos os dias não me importaria, afinal, ele está alí pra isso.

Geralmente isso é regulagem do bura.

Quando eu subi a agulha não precisava usar o afogador nunca. Pegava de primeira, mas a moto bebia bem mais. Daí eu voltei a agulha na posição original e a moto voltou a pedir afogador em manhãs muito frias.

Sem contar que com o tempo vai juntando sujeira no carburador e dutos de admissão e escape que vão dificultando a partida fria com o passar do tempo.

Leve a motoca num mecânico EXCLUSIVAMENTE para limpar o bura. Mas pegue boas referencias. Acredito que a motoca irá voltar outra.

E sempre use gasolina de qualidade.

Abraço!

douglasybrazul
21-07-09, 10:01
Isso pode ser regulagem da tua moto!!!
A minha veio de fábrica ligando só de chegar perto da moto! hehehee
Com o tempo e os ajustes q meu mecânico fez... ela no frio teimava em pegar só com afogador (isso é normal)..., no verão pegava normalmente... e era a mais econômica da história! :-)


a tua moto foi uma lenda adkopakdopasdkasopd

Furious VIPER
21-07-09, 10:08
a tua moto foi uma lenda adkopakdopasdkasopd

Imagina... 1º bem comprado com meu dinheiro... aprendi a dar valor ao trabalho mais do q nunca, cuidava dela mais do q cuido de mim... afinal ela era tudo pra mim, né?
To fazendo assim com o Unildo... mas chegar a ser uma lenda ele não vai... é econômico mas como qqr Mille Economy... sem maiores espetáculos em consumo! hehehe

mrrafael
21-07-09, 10:16
meu amigo tem a nova fan 2009 e dah o mesmo problema de manha quando ele sai do trabalho soh puxando o afogador pra ela pegar

Daia Adm.
21-07-09, 10:24
Voltando aí ao negócio do afogador, tem gente que diz que não pode usar ele toda hora, claro, fiquei preocupada em ter que usá-lo ontem pela segunda vez...putz, tô de cara, mandei na revisão, os caras deveriam ter visto direito essa coisa do carburador pra mim, viu...ou seja, paguei à toa

blaugusto
21-07-09, 10:25
meu amigo tem a nova fan 2009 e dah o mesmo problema de manha quando ele sai do trabalho soh puxando o afogador pra ela pegar


Num chama isso de problema senão o pessoal assusta!!! hehehehehe...

blaugusto
21-07-09, 10:31
Daia, revisão, geralmente, não inclui limpeza completa do carburador, apenas verificam se está bem afinado.
Agora, se tu pagou a parte pra limparem ele é oooutra história.

Mas o tempo aí tá muito frio ou tá de boa?!

renanperim
21-07-09, 10:31
Isso é resolvido facilmente se optar por uma moto com I.E.
aehuhaehuaehuae

Coisa que eu tb não tenho em mente.

A minha TW, recem revisada não me da muito trabalho não, so qdo fica 1 semana parada, mas ai é so puxar o afogador e na segunda ela pega.
Claro que a partida eletrica ajuda o piloto a nao se estressar nem cansar.

mantabodyboarder
21-07-09, 10:37
Seguinte: as motos novas o pessoal entrega com uma regulagem do carburador pra não usar o afogador mesmo, pq muita gente que compra não sabe que ele existe exatamente pra ligar nesses dias frios.

O afogador serve pra deixar a mistura mais rica para compensar a temperatura baixa, e ter uma queima mais fácil do combustível na hora da partida. É comum em dias frios o uso do afogador quando a moto estiver com o moter frio (ou seja, se ligou de manhã e deixou ela parada, se esfriar e a temperatura ambiente continuar fira, na hora do almoço vai ter que usar novamente).

O que não pode é a moto SÓ FUNCIONAR com o afogador acionado, mesmo depois do motor quente ter que manter acionado senão morre, aí a regulagem está errada.


No seu caso, depois da revisão limparam o carburador e regularam ele para mistura ideal com o motor quente, vai ser normal você ter de usar o afogador para ligar a moto em dias frios, espere uns 3 minutinhos para esquentar o motor e já fica numa boa.


O pessoal fala do afogador como se fosse um grande problema pq não teve carro à alcool carburado.
Aquilo sim precisava esquentar com o afogador acinado por uns 10 minutos... (ou mais, dependendo do tanto de água que batizaram o álcool)

renanperim
21-07-09, 10:42
O pessoal fala do afogador como se fosse um grande problema pq não teve carro à alcool carburado.
Aquilo sim precisava esquentar com o afogador acinado por uns 10 minutos... (ou mais, dependendo do tanto de água que batizaram o álcool)


Meu pai tinha uma paratoza que eu usava, era ano 93 ou por ai(a parati, estavamos em 04), todo dia eu saia para trampar com ele, entravamos no carro as 05 da manhã, injetava gasolina, afogador no ultimo e ai sim ligava, aehaehuahuehuaehu
Eu acostumei a usar o carro gelado com aceleração no ultimo e os trancos que ela dava.
Felizmente os tempos mudaram e agora estamos de flex, depois que vc sai de um carburador a alcool tudo parace maravilhoso.

Daia Adm.
21-07-09, 10:43
Daia, revisão, geralmente, não inclui limpeza completa do carburador, apenas verificam se está bem afinado.
Agora, se tu pagou a parte pra limparem ele é oooutra história.

Mas o tempo aí tá muito frio ou tá de boa?!


Então, quanto à revisão, eles me disseram que iria incluir a limpeza do carburador sim, eu tinha dito que estava precisando, acabei levando nessa oficina porque a achei bem equipada e tinha gostado do último trabalho que eles fizeram e deixei o meu mecânico de confiança de lado, foi muita loucura. Quanto ao frio, olha, de manhã o bicho pega mesmo, viu, as madrugadas estão bem geladas aqui no interior.

blaugusto
21-07-09, 10:52
Como o "manta" disse, se a moto esfriar na hora do almoço e estiver muito frio vai ser normal vc precisar usar o afogador "denovo".
Agora, se for meio dia e tiver com tempo bom aí pode ser regulagem ruim. Se a mistura estiver errada ela pode ter problemas pra dar partida com motor frio, mesmo não estando tão frio.

E isto pode ser causado por sujeira no carburador ou apenas regulagem errada, pois tem mecanico que usa receita de bolo pra regular e tem mecanico que liga a moto e regula do jeito certo, especifica para aquela moto em questão.

Marcio
21-07-09, 10:55
Minha cidade não faz frio mas pra ligar de manhã ela só liga com o afogador mas pega rápido. No máximo dou dois "kicks". Quando ela está quente é só tocar que ela pega logo.

Furious VIPER
21-07-09, 10:56
Não esquenta q se o afogador fosse proibido ou perigoso tinha um símbolo de "biohazzard" nele... ou akela caveirinha de veneno! hehehe Como não tem nada disso... pode usar numa boooooooooa... sempre q precisar. Mas é como o Manta falou... se precisar dele mesmo com o motor quente, daí tem algo errado!!

blaugusto
21-07-09, 11:10
huhuhuh... no da Web deveria ter.

Se ligar o afogador a moto morre na hora... e quase nem pega!!! huehuehe...

allbass
21-07-09, 11:25
Voltando aí ao negócio do afogador, tem gente que diz que não pode usar ele toda hora, claro, fiquei preocupada em ter que usá-lo ontem pela segunda vez...putz, tô de cara, mandei na revisão, os caras deveriam ter visto direito essa coisa do carburador pra mim, viu...ou seja, paguei à toa


Daia não esquenta, se o seu antigo mecânico deixava a moto de um jeito que vc precisava dar 4 partidas nela de manhã pra ligar e nesse agora regularam ela do modo CORRETO que é usar o afogador de manhã quando está frio e dar apenas uma ou duas partidas nela para funcionar...afogador esta la para ser usado, não tem problema NENHUM, repito, NENHUM você usar ele de manhã, alias é a maneira correta, se eu nao me engano você ja teve problemas com a bateria não foi? Se sim provavelmente foi pora causa desse excesso de partidas de manha que so server pra descarregar a bateria e enxarcar o motor, por isso que ele pega depois de 4 partidas.

Resumindo...agora a sua moto esta bem regulada, afogador vc DEVE usar de manha e evitar dar muitas partidas na moto.
Só nao pode sair andando 5km com o afogador puxado que você danifica o motor, alem da mistura ficar rica demais no manual diz que prejudica andar com o afogador acionado por longos períodos...

Continue nessa oficina...

Abraços

rocksul
21-07-09, 11:33
Olha só uma dúvidazinha minha.....
O que faz o afogador?

Eu observo que quando vc puxa o afogador pra ligar a moto ela não faz nada mais nada menos do que subir o giro do motor.

Agora ele sobe o giro porque ele age como se estivesse puxando o cabo do acelerador ou ele abre um pouco a passagem de combustível diretamente sem influenciar no cabo???

Digo isso porque a Yes de um cabeção aqui também só liga com afogador puxado.

Eu meio bestão dos tempos de RD135 me acostumei a ligar a moto ao mesmo tempo que acelero a moto. Tipo pedala e acelera (a rd não tem partida elétrica).

Sempre funcionou.

Até procurei no google o que faz exatamente o afogador, mas não achei.

Nas minhas motos 4T se eu andasse com o afogador puxado a moto engasgava (ou afogava mesmo) com o giro alto. Se o afogador servisse pra desafogar a moto o nome dele não deveria ser desafogador? QUE ERVA!

Enfim depois de um monte de baboseiras faladas aí no post, alguém saberia definir como funciona exatamente o afogador? E porque ele só deve ser usado em dias frios?

allbass
21-07-09, 11:48
Rock Erva....

O Afogador enriquece a mistura no carburador, não sei te dizer exatamente como ele o faz...

Mas o cabo do afogador não esta ligado ao mecanismo do acelerador, pelo menos não vi no meu...

Enriquecendo a mistura há mais combustão(logico) o que causa a aceleração do motor...

Você acelerando a moto a mistura vai em maior quantidade que na regulagem do ponto morto.

Mas eu acredito que com o afogador a proporção de combustível para ar deva ser maior que acelerando.

Edit:
Ele não só deve ser usado em dias frios...e sim com o motor frio, não importa a temperatura.
Eu como já tive problemas com a bateria só ligo a moto pela manha com o afogador acionado

agm2112
21-07-09, 17:06
O afogador normalmente obstrui a entrada de ar, mas mantém a entrada de combustível, fazendo com que a mistura fique mais rica. Alguns modelos também aumentam a rotação do motor (geralmente abrindo ligeiramente o acelerador). Outros modelos somente aumentam a passagem de combustível (Yamahas 2T ?).

Como já dito, se o mecânico diz pra não utilizar o afogador, evite utilizar este mecânico. Moto que liga sem afogador em dia frio certamente está com mistura rica, poluindo, gastando combustível e sujando o motor.

brunohcs
21-07-09, 17:10
pq o desespero em usar afogador.. me corrijam se estiver errado mas axo q nao tem mal nenhum.. praticamente todo dia eu uso pelo menos uma veiz o afogador..

Duds89
22-07-09, 09:42
Coconrdo com o cara ai de cima n tem mau nenhum em usar o afogar por sinal ele foi feito para ser usado se n foce ele n estaria la... antigamente voce estava com a moto mal regulada e estava fazendo errado desculpe pela sinceridade mas dar 4 partidas nao tem bateria q aguente o certo eh tu acionar o afogador dar uma partida e a moto ligar ai tu abaixa o afogador e n deixa ela apaga ate ela aquecer.... deste jeito voce n detona sua bateria e usa do jeito certo o afogador!!!

japa trike
25-07-09, 22:23
o meu sogro tem uma twister que as vezes precisa rodar alguns km ate ficar de boa com o afogador estrangulado.........

Mostarda_69
26-07-09, 16:14
Perai DAia!!
O que fizeram na tua moto foi regular.. ela estava totalmente errada ligando sem afogador no FRIO..
Moto com temperatura a menos de 15ºC ja é muito bom pedirem afogador..

Alias, com a dúvida do rock tava pensando, afogador é afogador, pq a intenção é aumentar a proporção gasoina pra ar.. no entanto tu estaria tentando afogar com tanto combústivel.. eh o mais plausível,,

Daia, esta correto tua moto, eu tb to com uma CG cm 23milkm, e nem tentei ligar sem afogador, eu sempre puxo no último estagio e do um toque ela ja liga, e ja saio andando, isso mesmo ontem que tava 5ºC quando fui sair, dai andando passo pro estagio do meio, faço 1km e desligo. Pronto fica bem redondinha!!!

E não vou contar a primeira média que eu fiz.. senão vo fica com a fama do Furious!!

ogoid
26-07-09, 16:23
eu tenho uma Fan 09, moro em florianópolis/sc, aqui ta bem frio ultimamente... só no afogador de manhã pra ligar... mas depois de ligado ela uma vez ... as outras vezes no dia, é ligar de primeira.... no verão as vezes precisa ou não... se usar todo dia a moto, é mal encostar no botão ela ja ta ligada... mas se ficar uns dois dias sem usar ela ja não liga de primeira...

no inicio me assustei com essa coisa de afogador.... eu ainda não tinha a "manha" de partida elétrica... e tbm fiquei muito em duvida se isso prejudicava ou se era normal.. dai conversei com vários colegas meus com diferentes motos.. e todos diseram que é normal... de vez em quando usar o afogador pra ligar ...
depois da primeira revisão dela.. falei pro mecanico e tals e ele disse tbm que é normal.. ele deu uma ajustada e ela ficou boa... agora é normal.... as vezes preciso usar, as vezes não....


penso que isso vai de moto pra moto... tem toda a questão da gasolina .. se é boa e tals.. se ta muito tempo parada....


eu só uso gasolina comum .... na próxima vou testar colocando aditivada pra ver se muda alguma coisa (sei la se muda muito) é um teste..


Mas penso que não é algo que se deva preocupar... como muitos ja disseram se fosse algo que fosse "proibido" ia ter uma sinalização no afogador... no manual sei la de que não é pra usar muito...

:)

Alan Ranieri
26-07-09, 18:56
Pode ser psicológico mas desde quando troquei a vela por uma de iridium reparei que a minha moto pega com mais facilidade de manha. Foi uma das poucas mudanças que notei, mas pode ser psicológico como tinha dito.

OBS: Mas aqui nunca vi fazer menos que 15º.

Furious VIPER
26-07-09, 19:11
E não vou contar a primeira média que eu fiz.. senão vo fica com a fama do Furious!!

Aaaaaaaah vai... pode contar!!!

apu
26-07-09, 20:13
afogador foi feito e está na moto para ser usado..

seja qual for a moto, nesses dias muito frios de inverno, é mais do que normal ter de usar o afogador, mesmo que sejam 3 ou 4 partidas com ele puxado.

Mostarda_69
27-07-09, 14:47
Aaaaaaaah vai... pode contar!!!

Ta bommmm.. ahuahauhauhau
Mas pra dar a tal credibilidade: Não passei de 70km/h nunca, o máximo foi 70km. Nenhuma vez estiquei, sei que não é muito bom isso, mas queria ver o potencial. Exatos 26% do tempo com carona! Eu tenho 73kg e a carona 50kg. Pneu calibrados toda semana, recomendação do manual e feito meio termo entre 1 e 2 pessoas para o traseiro. Revisão tod em dia, moto tinindo!

Média: 46,08695652km/l durante 212km abastecido rigorosamente no mesmo nível!

Pabllov
28-07-09, 18:09
Nunca usei afogador, primeiro que aqui em Hellcife tá sempre quente, segundo porque ele funciona ao contrário! :drool: Toda vez que eu ligo o afogador o motor desce o giro e morre... :drool:
Acho que foi alguma presepada do mecanico... :-/

Furious VIPER
28-07-09, 21:07
Nunca usei afogador, primeiro que aqui em Hellcife tá sempre quente, segundo porque ele funciona ao contrário! :drool: Toda vez que eu ligo o afogador o motor desce o giro e morre... :drool:
Acho que foi alguma presepada do mecanico... :-/

"funciona ao contrário" foi ótima! hehehe


Mostarda... tu viu só como é possível fazer médias absurdas?? Experimenta achar a velocidade econômica da moto... a minha era em exatos 80km/h... Ela deve passar dos 50km/l... eu passei inúmeras vezes... mas sempre em viagens... fora de temporada (com pouco movimento nas estradas) onde eu posso ditar O MEU RITMO... ou seja, em condições normais... é impossível!!

sandro_ventania
29-07-09, 21:45
Pelo que eu saiba, o proprio manual manda sempre ligar com o afogador puxado, esperar aquecer e depois tirar o afogador...moto que pega sem afogador está mal regulada, está desperdiçando combustivel.
A minha tem 200cc e minha melhor média foi de 40km/l...normalmente fica entre 36 e 38km/ pra poder acompanhar o transito.

Kaco
30-07-09, 17:29
ola pessoal,

Eu trabalho numa oficina e revenda(sou vendedor) de motos aki em Santa Catarina chamada Aguia Motos, e eu sei o que pode ter causado esse problema de usar
o afogador. Na verdade, quando é muito frio é normal usar o afogador(como muitos ja disseram) mas o normal é a moto ligar
na primeria partida mesmo fria.
Se sua moto não tem lenta fria, só pega com afogador o problema é no motor, para ser mais exato nas valvulas.
As valvulas são essenciais, elas devem ser reguladas e ajustadas a cada revisão ou quando vc sentir necessidade.
Sua moto deve ter valvula enforcada, por isso quando vc fes a revisão sua moto soh pegava com afogador. O seu mecanico
deve ter regulado diferente de como elas estavam.
Dica: regule bem as valvulas, use gasolina de procedencia, troque o oleo do motor a cada 1.000km rodados e faça uma revisão a cada
8.000km.(obs: se o mecanico não for bom, nem com reza brava sua moto vai andar bem)

Acredito que seja isso, qualquer duvida estou a disposição.

abraços

Furious VIPER
30-07-09, 20:57
Eu trabalho numa oficina e revenda(sou vendedor) de motos aki em Santa Catarina chamada Aguia Motos,
Dica: regule bem as valvulas, use gasolina de procedencia, troque o oleo do motor a cada 1.000km rodados e faça uma revisão a cada
8.000km.(obs: se o mecanico não for bom, nem com reza brava sua moto vai andar bem)

Qm sabe mais... o vendedor ou os engenheiros q fizeram o manual??
óleo a cada 1000km?? mexânicooooooo!!!
revisão a cada 8mil km?? se a moto for dos outros td bm... mas se a moto for nossa... temos q cuidar muito melhor do q isso!!
Cara... esse tipo de informações nõa podem ser dadas assim em um fórum como o PN. Lembre-se q tudo aqui é lido por milhares de pessoas e muitas vezes usado como exemplo e embasmento para conversas/procedimentos/conhecimentos.

Kaco
31-07-09, 11:48
Desculpe Furios se para vc o que eu utilizo de manutenções para minha moto é obsoleto. Eu respeito muito vc, por ser um moderador, por ser bastante inteligente quanto a motos, e por continuar fazendo parte do pn mesmo não tendo moto.

Mas amigo eu faço isso que eu escrevi ai em cima, minha moto esta excelente, obrigado. E da de 10 a zero em qualquer outra moto do mesmo ano. Eu não disse que o manual ou os engenheiros estão errados, e nem de longe eu saberei mais do qualquer um dos dois, mas disse o que disse por experiencia propria.

Sou vendedor de motos a 4 anos, tenho moto a 5 anos, trabalho aki na loja com mecanicos de 25 anos de experiencia.

E digo e repito, não sou dono da verdade e nunca serei mas faço com minha moto tudo isso e muito mais: troco o oleo motor a cada 1.000km rodados, faço uma revisão geral nela a cada 8.000km rodados, sempre que sinto necessidade regulo as valvulas da minha menina, uso gasolina de procedencia e ela ja esta com 3 anos de uso, com 31.000km rodados e coloca inveja em muita gente que passa aki na loja.

Eu pesso desculpas se fui mal interpretado por vc Furios, e por vcs aki do pn, mas o assunto em questão é que a moto de nossa amiga não pega sem afogador, muitas vezes(alem de tudo isso que vcs falaram) a moto deve estar com valvulas enforcadas o que dificultam a partida a frio.

E soh dei algumas dicas de milhares que existem para se cuidar bem de nossas pqnas.

Valeu pessoal e me desculpem se não me expressei bem.

abraços

Furious VIPER
31-07-09, 12:00
ô Kaco... deu até vergonha lendo teu post depois! hehehehe
Mas seguinte... qdo eu li teu 1º post entendi como uma recomendação aos usuários... e sabemos q revisões em 8mil km dxam a moto numa boa... mas pra ela estar tiniiiiiiindo mesmo... o prazo deve ser pelo menos metade. Eu revisava a minha a cada 3mil km.. refazia tudo nela... sempre tive uma moto perfeita. Imagino q no próprio manual da Titan venha como 4mil km as revisões... então seguiria essa recomendação. (seguia dos 3mil com a YBR)!!
Sobre o óleo... claro... qto antes tu trocares, menos sujo ele vai estar.. mas não há necessidade de trocar com tão pouco tempo. Certa vez eu li o Rock dizendo q trocando o óleo a cada 1mil km.. ele gastaria tanto... trocando a cada 2,5mil km.. ele gastaria outro tanto (menor, claro).. e com a diferença ele enchia a cara de cerveja! hehehehe Claro q o q sobra desse dinheiro é direito de cada um... mas não é isso q qro dizer. Falo sobre a real necessidade do motor em ter óleo novo!! com mil km... o óleo tá perfeito ainda... independente das condições de uso.
Agora é minha vez de pedir desculpas se no outro post pareci grosseiro... foi mal mesmo!!
As vezes qdo posto na pressa sai coisas assim... meio fortes e sem necessidade!!

Eu tb não sigo o manual como uma bíblia... hehehe mas moto revisada é tudo de bom... e gastar o dobro ou triplo com o óleo sem benefício algum ao meu ver é desnecessário!!

Mostarda_69
31-07-09, 15:14
Cada caso um caso.. mas eu acho bobagem trocar óleo antes do recomendado ou antes de 6 meses.. prazos são pra isso..

E revisões gerais faço em casa conforme manual de serviços.. mais que isso não precisa!!!

sandro_ventania
01-08-09, 19:15
Desculpe Furios se para vc o que eu utilizo de manutenções para minha moto é obsoleto. Eu respeito muito vc, por ser um moderador, por ser bastante inteligente quanto a motos, e por continuar fazendo parte do pn mesmo não tendo moto.

Mas amigo eu faço isso que eu escrevi ai em cima, minha moto esta excelente, obrigado. E da de 10 a zero em qualquer outra moto do mesmo ano. Eu não disse que o manual ou os engenheiros estão errados, e nem de longe eu saberei mais do qualquer um dos dois, mas disse o que disse por experiencia propria.

Sou vendedor de motos a 4 anos, tenho moto a 5 anos, trabalho aki na loja com mecanicos de 25 anos de experiencia.

E digo e repito, não sou dono da verdade e nunca serei mas faço com minha moto tudo isso e muito mais: troco o oleo motor a cada 1.000km rodados, faço uma revisão geral nela a cada 8.000km rodados, sempre que sinto necessidade regulo as valvulas da minha menina, uso gasolina de procedencia e ela ja esta com 3 anos de uso, com 31.000km rodados e coloca inveja em muita gente que passa aki na loja.

Eu pesso desculpas se fui mal interpretado por vc Furios, e por vcs aki do pn, mas o assunto em questão é que a moto de nossa amiga não pega sem afogador, muitas vezes(alem de tudo isso que vcs falaram) a moto deve estar com valvulas enforcadas o que dificultam a partida a frio.

E soh dei algumas dicas de milhares que existem para se cuidar bem de nossas pqnas.

Valeu pessoal e me desculpem se não me expressei bem.

abraços





Olá Caco, tudo bem!?
Não sou mecanico, mas procuro entender um pouco daquilo que uso...então por analise vejo que se um motor está com as valvulas enforcadas a ponto de prejudicar a partida a frio, esse mesmo motor estaria muito pior a quente, pois o motor quente o enforcamento aumenta!
a folga que é deixada na regulagem é justamente para a valvula não ficar enforcada quando o motor estiver quente.
Se voce retirar as folgas (enforcar) as valvulas, o motor a frio funciona muito melhor...porém fica ruim quando aquece, devido a realmente enforcar as valvulas, a ponto delas nem se fecharem perfeitamente.
Motor frio vaporiza menos o combustivel, por isso o afogador injeta mais combustivel para compensar...quando o motor aquece, não necessita mais desse acrescimo.
mecanico que regula motor pra pegar sem afogador, só quer agradar o cliente ou nem ele entende o que faz.
O cliente fica todo bobo com a moto pegando no estalo, sem afogador nem nada...mal sabe ele que sua moto ao invés de fazer 30km/l vai fazer somente 25km/l.