PDA

Ver Versão Completa : Injeção eletrônica perde potência declarada mas ganha desempenho?



rocksul
23-07-09, 12:57
Pessoal eu ando vendo agora as "novas séries injetadas" das motocas 250~300.

Como pode a Twister de 24CV andar mais que a CB 28CV e porque a CB 28CV tem menos final que a Fazer? Agora dá pra comparar a CB300 com a Comet 250 e porque a Comet 250EFI que tem os mesmos 28CV e é mais pesada anda bem mais que a CB300, sendo as duas injetadas?

Será que a mecânica da CB300 ainda tem muito a evoluir e essa primeira série seria um "teste"?

Por que a injeção diminui a potência declarada e não perde efetivamente o desempenho da moto?

Um monte de perguntas :S

agm2112
23-07-09, 13:03
Acho que hoje em dia a potência declarada é informada pelo setor de marketing e não pelo de engenharia. Com as novas normas contra poluição as motos vão dar uma "enfraquecida" para daqui a um tempo voltarem a ter mais desempenho sem poluir, como aconteceu com os carros.

Como exemplo, minha XLX250 de 1991 (com motor dos anos 80) tem 25HP e 2,2mkgf de torque.

Mesmo com menor potência a injeção melhora o desempenho geral do motor em toda a faixa de giro, devido ao melhor controle do avanço de ignição e da injeção de combustível, tornando o motor mais "liso".

renanperim
23-07-09, 13:04
Mas a CB nao tem 28 cv, tem 26, não é?

O cara subiu o site e esqueceu de colocar os padrões ISO, aehuaheaue

rocksul
23-07-09, 13:08
Desculpa qto a cavalaria da CB, posso ter me enganado.

Diego.fcs
23-07-09, 13:39
Minha opinião:

O sistema de injeção eletrônica tem vários sensores analisando todo o funcionamento do motor, temperatura, entrada de combustível, entrada de ar, ajuste da mistura , análise dos gases da exaustão etc...

E sendo um sistema Retroativo, ele usa esses resultados para se fazer uma mistura correta, ou seja, ele usa o resultado final da mistura para estabelecer uma nova mistura, então sempre se tem um rendimento otimizado, pode estar calor, frio a mistura sempre é ajustada automaticamente.

Nos carburadores não, o sistema trabalha uniformemente, pode estar calor, frio, dando excesso... Ele vai continuar sempre assim... E é difícil se conseguir uma mistura ideal nesse caso. Pode ser que hoje vc equalize certo, porém com alterações de temperatura isso pode mudar.

cabra de brasilia
23-07-09, 13:52
Meu nesse caso de CB x TW acho meio insignificante esses números.......no autódromo sim seria de extrema diferença.....já na rua...pô 2, 4, 5 km/h de final, de 0 a num sei quanto em 1s a mais........que imensa diferença........

O que estou mais impressionado com a injeção nas motos é a eficiência energética que o sistema proporcionou.......ouço relatos da Titan (gasolina) na casa dos 47 km/l com bastante frequencia......a Bros que todo mundo reclamava que bebia mais que a TW está fazendo 40 km/l........

A Lander do meu irmão faz 32 km/h...coisa próxima de uma CG carburada........

Mostarda_69
23-07-09, 14:59
1-Como pode a Twister de 24CV andar mais que a CB 28CV e porque a CB 28CV tem menos final que a Fazer?
2-Agora dá pra comparar a CB300 com a Comet 250 e porque a Comet 250EFI que tem os mesmos 28CV e é mais pesada anda bem mais que a CB300, sendo as duas injetadas?
3-Será que a mecânica da CB300 ainda tem muito a evoluir e essa primeira série seria um "teste"?
4-Por que a injeção diminui a potência declarada e não perde efetivamente o desempenho da moto?

1-Olha, pra mim a CB300 arranca mais que ambas! Porém a final fica limitada por dar essa tal arrancada melhor, sendo que eh mais pesada, maior, tendo maior área pra segurar ao vento e maiores pneus..
2-Diferenças na curva de torque e potência, a CB é torque, e a Comet eh potencia, tanto que uma Twister/cb/fazer arrancam ate uns 80km/h mais que a comet, porém a cb para nos 9mil rpm, a fazer nos 9800rpm, e a comet la pelos 12 (é isso?) ela fica com a curva mais cheio, fica usando uma potencia maior que a outras que estam em rpm mais baixo e ficam numa faixa que tem menor potencia..
3-Não, pra mim fica nisso ai e não muda nos próximos 10 anos além de cores e grafismos..
4-Diminui não pela injeão, e sim pelas leis e emissão. Ela diminuí o pico máximo, porem a curva inteira de torque e potencia fica mais linear e com isso não tras buracos, tipo a rd, que não anda e de repente explode.

Se quiser eu acho um gráfico pra tentar explicar.. :D :D

rocksul
23-07-09, 15:24
Poisé mostarda eu tentei achar uma curva torque x potência com a CBR mas não achei.

A comet para nos 11,mil rpm. Não nos 12 mil não. Mas dos 10.500 > 11.000 é uma luta tipo chuck norris x bruce lee. Mas vai.

Mostarda_69
24-07-09, 09:36
E aquela vez la no acampamento com a gtr que tu tava lacrando.. não se ia la no vermelho?!?!?! aaeueahuheaueu

jecastro
24-07-09, 15:22
Quem disse que a CB300 perde na final?
O teste da duas rodas foi feito por uma moto não amaciada, além disto o cambio de 5 marchas pode ter ficado com a 5° marcha curta e limitando a velocidade máxima, a prova que ela ganhou potência é que acelera de 0-100 em 1s a menos. A IE não tira potência nem desempenho, quem tira é a norma promot3 que exige mistura muito pobre e o uso de catalizador, se você colocar ie numa moto carburada sem se preocupar com a poluição ela fica mais forte.
Vamos aguardar mais testes antes de chegar a uma conclusão final precipitada. Eu colocaria um pinhão 14 para compensar a falta de final.

rocksul
24-07-09, 16:50
Quem disse que a CB300 perde na final?
O teste da duas rodas foi feito por uma moto não amaciada, além disto o cambio de 5 marchas pode ter ficado com a 5° marcha curta e limitando a velocidade máxima, a prova que ela ganhou potência é que acelera de 0-100 em 1s a menos. A IE não tira potência nem desempenho, quem tira é a norma promot3 que exige mistura muito pobre e o uso de catalizador, se você colocar ie numa moto carburada sem se preocupar com a poluição ela fica mais forte.
Vamos aguardar mais testes antes de chegar a uma conclusão final precipitada. Eu colocaria um pinhão 14 para compensar a falta de final.

Sabe eu ando numa Fazer todo santo dia.
Tb já andei numa CB300 "não amaciada" com 500km e pocos. E a Cb na minha mão andou mais que a fazer. Mas eu sou um mero pangaré - como já dizia silverfox - e a revista, bom, tem profissionais que tem "bagagem", presume-se.
Vai que a fazer do trabalho esteja podre e eu andei numa cbr preparada :S ]:)

higoff
25-07-09, 15:20
Meu nesse caso de CB x TW acho meio insignificante esses números.......no autódromo sim seria de extrema diferença.....já na rua...pô 2, 4, 5 km/h de final, de 0 a num sei quanto em 1s a mais........que imensa diferença........

O que estou mais impressionado com a injeção nas motos é a eficiência energética que o sistema proporcionou.......ouço relatos da Titan (gasolina) na casa dos 47 km/l com bastante frequencia......a Bros que todo mundo reclamava que bebia mais que a TW está fazendo 40 km/l........

A Lander do meu irmão faz 32 km/h...coisa próxima de uma CG carburada........




Pois é...

E, pelo menos para mim, isso é MUITO mais importante do que 5 km/h a mais na velocidade final.

E eu acho que a perda (ou pouco ganho) de potência da CB300 nada tem a ver com a injeção eletrônica em si, mas com a maior restrição dos gases devido ao catalisador. Corrijam-me se eu estiver errado...

Abs !

jecastro
28-07-09, 11:50
Teste da Folha de SP

http://storage.mais.uol.com.br/embed.swf?mediaId=284911&start_loading=false&start_paused=true&embed=false

Deu benga até na Ninja 250, "0-100km/h em 8,6s um a menos que a nova ninja 250", não achei o teste muito confiável, nem a potência da moto eles informaram corretamente, informaram a potência da Twister.

Roberval3000
28-07-09, 12:01
A explicação é facil, como disseram acima é td marketing
Twister tem 24cv e a Fazer 250 19cv, mas diferença de desempenho é mediocre .

Seria bem maior pra 5 cv de diferença não? Acho q é mais pega trouxa esses dados de fabrica.
CB300 tem 26cv, 7cv a mais q fazer250 então...faça suas contas, kkkkkkkkkk

rocksul
28-07-09, 12:13
Teste da Folha de SP

http://storage.mais.uol.com.br/embed.swf?mediaId=284911&start_loading=false&start_paused=true&embed=false

Deu benga até na Ninja 250, "0-100km/h em 8,6s um a menos que a nova ninja 250", não achei o teste muito confiável, nem a potência da moto eles informaram corretamente, informaram a potência da Twister.

É bem fraquinho mesmo :S - como dito no vídeo:
"Fazer uma moto quase ultrapassada"
"CB300 a sensação do momento"
"Qual você escolhe".

O cara é tão conhecedor do assunto que fala:
"A CB300 com seus 24 cavalos de potência".

Bom mas isso não vem a ser minha questão no post. Minha duvida mesmo é se a potência perdida é compensada pela resposta mais precisa da injeção.

Quanto a CB 300 eu esperava algo tipo isso:
http://img196.imageshack.us/img196/8185/page5h.jpg

Fora isso é uma moto moderna. Nada de mais.

raulzito rock
29-07-09, 11:14
cb300 24 cv,próximo a potência da TW,huahuahuuhauahu
que mané!!!nem sabe o que ta falando!
vídeo sem informação verdadeira nenhuma!