PDA

Ver Versão Completa : Teste - Pinhão 15 na Twister [Com foto]



MarciON
30-07-09, 15:19
Bom galera, pra quem tinha curiosidade sobre pesar a relação da twister pra ganhar final..
acho q pra quem quiser fazer isso, 15 é muito pesado, a moto fica até gostosa até os 130Km/h com as marchas mais longas
1ª corta giro em 60Km/h
2ª corta giro em 80Km/h
3ª corta giro em 120Km/h

a 4ª eu nao lembro, a 5ª chega nos 160Km/h, mas da trabalho pois a moto nao rende, e a sexta vc eskece d usar
euhaheahueae

coloquei pq um amigo tinha esse pinhão guardado e resolvi fazer o teste, mas vou voltar o 13 q eu acho q a motoca não precisa passar de 160Km/h como ela ja é original.

Essa foto ta mei ruim q eu tirei do cel, mas só pra terem uma idéia, em 6ª a 130Km/h, pra quem conhece a twister sabe q qdo poe 6ª os dois ponteiros nivelam e ficam sempre iguais
http://img.photobucket.com/albums/v240/marcion/Imag001.jpg

fica aí a dica, não mexam na relação da twister, nao vale a pena!

blaugusto
30-07-09, 15:26
Não vale a pena botar um pinhão de 14 não??

Pra quem gosta de estrada acho que compensa perder um pouco de arrancada.

Mas pra quem vive de cidade não creio que compense mesmo!!

MarciON
30-07-09, 15:40
Não vale a pena botar um pinhão de 14 não??

Pra quem gosta de estrada acho que compensa perder um pouco de arrancada.

Mas pra quem vive de cidade não creio que compense mesmo!!


acho q seria o contrario
na cidade as vezes dando uma esticada é mais gostoso as marchas longas, e ela nao perde muita arrancada
ja na estrada ela vai mt bem em 6ª com pinhão 13, e depois dos 130.. 140Km/h ela ja demora mais pra desenvolver, entao acredito q o pinhao 14 tbem atrapalhe..

jecastro
30-07-09, 16:19
Eu usava o 14, com o 15 a sexta perde a utilidade pois falta força.

Lagartixxa
30-07-09, 17:50
o Jecastro, c ainda tem Twister?

na Fazer é ruim fazer essas alterações pois da muita diferença no painel, pois a velocidade é medida na caixa de marcha invez de ser na roda igual é na TW

jecastro
30-07-09, 18:15
o Jecastro, c ainda tem Twister?

na Fazer é ruim fazer essas alterações pois da muita diferença no painel, pois a velocidade é medida na caixa de marcha invez de ser na roda igual é na TW


Não, mas 1 dente dava só 7% de diferença na velocidade, no caso da Fazer se colocar um dente a mais vai ficar com a velocidade real no painel.

Alan Ranieri
30-07-09, 18:35
Alguém sabe se o erro do velocímetro também reflete no odometro?

jecastro
30-07-09, 18:40
Alguém sabe se o erro do velocímetro também reflete no odometro?


Não, o hodômetro marca corretamente. Até porque 10% de erro faria você se perder numa viagem , imagina mandarem você entrar numa estrada a 100km de distância e você entrar a 90km. Além disto ninguém costaria de ter a motoka mais rodada que a realidade, iria desvalorizar.

FabricioFabuloso
30-07-09, 19:03
Eu usava o 14, com o 15 a sexta perde a utilidade pois falta força.


Jecastro mas vc usava 14 com o kit 293 ?? Pq nesse caso vc tem mais força e vale mais a pena mudar a relação... explica pra galera ai as suas experiencias com essa relação

Abraços

renanperim
30-07-09, 19:07
Então com o 14 a moto fica melhor na pista?
Mas a pergunta é, ate que ponto isso muda a moto?

jecastro
30-07-09, 22:11
Jecastro mas vc usava 14 com o kit 293 ?? Pq nesse caso vc tem mais força e vale mais a pena mudar a relação... explica pra galera ai as suas experiencias com essa relação

Abraços


O Kit era Wiseco 285cc, com esta relação(14) ficou ótima para viajar mantendo 130km/h com 8000rpm e podendo manter 140 em torno de 8600rpm. O giro sobe rápido até 9000rpm e vai lentamente até os 9500rpm, mas que isto só em descida. A grande diferença é a aceleração e nas subidas que praticamente não perdia velocidade, na final é pouca coisa maior que a maioria das Twisters.

Dj Serginho Sag
31-07-09, 00:12
Eu tô querendo botar o 17 na hornet...original é 16.
Parece que fica boa de final e um pouco pior na arrancada...(é bom q economiza pneu traseiro kkkkk)

FabricioFabuloso
31-07-09, 01:50
O Kit era Wiseco 285cc, com esta relação(14) ficou ótima para viajar mantendo 130km/h com 8000rpm e podendo manter 140 em torno de 8600rpm. O giro sobe rápido até 9000rpm e vai lentamente até os 9500rpm, mas que isto só em descida. A grande diferença é a aceleração e nas subidas que praticamente não perdia velocidade, na final é pouca coisa maior que a maioria das Twisters.


Valew jecastro, eh bom explicar pra galera q nem tudo mundo sabe q sua tava com kit 285cc... Nesse caso como vc mesmo citou deve ter ficado bom o 14...

Abraços

ldcdanilo
01-08-09, 23:22
a TW tem sexta marcha?
disso eu não sabia
:0_0:

Joao Marcos - Alemaoo
02-08-09, 00:18
a TW tem sexta marcha?
disso eu não sabia
:0_0:
tem sim... axo q ela é a unica moto de por te pequeno que tem sexta marcha - me corrigam se eu estiver errado por favor.

layon
02-08-09, 10:04
c n me engano a comet tbm tem sexta maxa ^^

MarciON
05-08-09, 13:38
galera
consegui 160Km/h com o pinhão 15
descendo a 150Km/h em 5ª marcha, joguei 6ª e abaixei
qdo chegou em 160Km/h tava em 9,5K RPM, ainda tava sobrando um pokim d giro e um tantao de baixada, mas tinha um incrível fiesta 1.0 na minha frente tentando ultrapassar uma S10, e me atrapalhou...

to até curtindo o pinhão 15, era falta de costume, pois agora tenho que andar em 4ª e 5ª na pista, a sexta fica só pros baxadão mesmo hehehhehe
e como o Dj Serginho falou, economiza pneu trazeiro hehehehe (só q nao deve compensar, pois gasta mais embreagem tbem hehehhehe)

abçs

renanperim
05-08-09, 22:09
Anh, eu fico meio atras de mudar essas coisas, eauhaehuhaeuae
Mas da vontade de testar.

Duds89
06-08-09, 09:01
cara n precisa fica cabrero umas das coisas mais faceis de faze eh troca a pinha eh soh tira a tampa lateral aquela e tira os parafusos e coloca a nova barbadinha...

Abraços!!!

EliezerStone
07-07-14, 19:40
ESTOU MUITO AFIM DE BOTAR O DE 14 DENTES, POIS MINHA TW NÃO PASSA DE 120 KM/H SE PASSAR DISSO A RPM SOBE PRA 10 MIL, FUI EM UMA MOTOPEÇAS COMPRAR UMAS COISAS E PERGUNTEI SOBRE ISSO, MAIS O MECÂNICO DEU UMA OLHADA E DISSE QUE A CORRENTE IA DAR UMA COMIDA. ISSO SERIA NA TAMPA DO PINHÃO ? DA NADA SE COMER ? COMO VCS COLOCARAM O PINHÃO 14 ?? eu tinha uma YBR e USAVA pinhão 15 dentes, muito xoxa de arrancada, maaaaaaaaaais de final dava medo as vezes kk o ponteiro passava de 140 km/h em algumas decidas se era reais 140 não sei, mais o ponteiro passava,... mais enfim se tiverem dicas pra botar o 14 na tw falem aeee OBS: tw 2005

chiccoli
07-07-14, 20:20
O tópico tem 5 anos.., mas vamos la..
tem que raspar aquela latinha que vai antes da tampa, pois a corrente não passa
e fica bom pra andar a 80, 90 km/h, mas velocidade final não muda não. a twister ela mantem 120 em qualquer lugar, morro, o krai a 4, só vai a 140 de peito aberto sem vento contra e em 1, em 2 até até uns 130., 150 só se for abaixado, e 160 em descida abaixado no finalzinho do morro..
eu queria colocar um 12 pra testar na minha.

Bandit
07-07-14, 20:55
Pra andar na cidade, eu nao mexeria na twister, com 6 marchas ela é bem equilibrada em termos de arrancada e velocidade final... pra emburrar ela acima de 140km/h vai ser dificil.... a minha Falcon com relaçao de twister, empura bem ate 160 km/h, mas ai já ta praticamente no limite da relaçao, ja fiz 170 na descida e encostou no vermelho, ou seja dava pra levar mais um pouco, mas longe da falcon mesmo com rodas e pneus maiores suporta tal velocidade ainda mais com vento...

Mostarda_69
08-07-14, 03:38
Ja viajei bastante em twsiter, aqui no sul onde tem morro, e jamais mexeria na relação original, mantinha cerca de 90-110;; e n era raro puxar quinta nas subidas.. achava um saco a fazer ia melhor nesse sentido!

Mas se onde morasse fosse plano ate colocaria o 14..

Carlos Henrique
08-07-14, 09:43
Pra andar na cidade, eu nao mexeria na twister, com 6 marchas ela é bem equilibrada em termos de arrancada e velocidade final... pra emburrar ela acima de 140km/h vai ser dificil.... a minha Falcon com relaçao de twister, empura bem ate 160 km/h, mas ai já ta praticamente no limite da relaçao, ja fiz 170 na descida e encostou no vermelho, ou seja dava pra levar mais um pouco, mas longe da falcon mesmo com rodas e pneus maiores suporta tal velocidade ainda mais com vento...
Falcon a 170? Ela ta com o desmultiplicador original ou da Twister? Se tiver com o desmultiplicador da Twister parabéns, ta andando muito!

allan gouveia
08-07-14, 10:07
Fala galera.
Fiz dois testes, no primeiro com garupa e bagagem, minha TW segurou entre 120 a 130KM/h de média/máxima na reta.
No segundo apenas com garupa (sem bagagem), ficou entre 130 a 140KM/h de média/máxima na reta.

Minha TW não teve modificações, apenas refiz o motor pois tava queimando óleo. Acredito que esteja em um bom patamar de velocidade. Sozinho e abaixado devo alcançar algo em torno dos 150KM/h ou mais.

Conclusão: Não vejo la muita vantagem em tal modificação, a não ser que a minha esteja andando mais que as outras (o que não acho que seja o caso).

PS: Estes dados são de velocidades REAIS (sem % de erro do painel).

marquinhos-pr
08-07-14, 10:40
aproveitando qual seria o melhor pinhão para economizar na rodovia?
hoje ando orginal, velocidade 90/100 km/h - 6.000 7.00 rpm, (salvo algumas esticadas a 120 para ultrapassar) consiguo fazer 25km por litro, usando v-power.
será que consigo melhorar o consumo com pinhão maior pois gostaria de andar em cruzeiro a 110/120km e fazer a mesma média
obs. rodovia com decidas/ subidas e planos


Att
Marcos

Bandit
08-07-14, 11:34
Falcon a 170? Ela ta com o desmultiplicador original ou da Twister? Se tiver com o desmultiplicador da Twister parabéns, ta andando muito!
Ta com o da twister/cb300... Outra vantagem, na Falcon que tem o torque em baixa rotação eu ando a 90 km/h com a rotação bem baixa,e o trajeto q eu ando no dia a dia é mais reta...ela ta dando 20 por litro..Qs a msm coisa q minha antiga twister

irai
08-07-14, 18:46
aproveitando qual seria o melhor pinhão para economizar na rodovia?
hoje ando orginal, velocidade 90/100 km/h - 6.000 7.00 rpm, (salvo algumas esticadas a 120 para ultrapassar) consiguo fazer 25km por litro, usando v-power.
será que consigo melhorar o consumo com pinhão maior pois gostaria de andar em cruzeiro a 110/120km e fazer a mesma média
obs. rodovia com decidas/ subidas e planos


Att
Marcos

Pode ser que melhore um pouco o consumo, mas não vai ser isso tudo não, espere no máximo uma melhora de 1~3Km/l, isso dependendo da pista. Em algumas motos, dependendo do percurso, o resultado de alongar a relação é até o inverso, na XT eu consegui melhor consumo usando uma relação mais curta que a original (não era essa a minha intenção, mas foi uma boa surpresa), pois pegava um transito mais lento e com a relação encurtada eu conseguia usar mais a 5ª marcha.

Já na GSR eu alonguei a relação (1 dente a mais no pinhão) e consegui manter o consumo sem perder quase desempenho, e a moto ficou ainda mais suave na estrada.

Ao meu ver, para quem usa motos pequenas (125~300cc) principalmente em rodovia, é um negócio muito bom alongar a relação, pois essas motos são pensadas mais para o uso urbano, portanto possuem um câmbio relativamente encurtado, e embora isso não costume gerar maior velocidade, acaba permitindo ao motor trabalhar com giro mais baixo, deixando a tocada mais suave e confortavel.

Blackcat2014
24-09-14, 17:01
tem sim... axo q ela é a unica moto de por te pequeno que tem sexta marcha - me corrigam se eu estiver errado por favor.


Tem também a DT180, six speed.

- - - Updated - - -

Tenho uma Twister 2005, com transmissão original, e 36mil Km originais. Penso em colocar o pinhão 15, pois no asfalto vou ter menor esforço (menos giros) e um final maior (pode chegar a 160). Se o objetivo é ter velocidade cruzeiro de 110/120 km/h, penso q não haverá esforço do motor, ficará mais leve, pq estará a menos de 50% do total de giros (11mil giros). Quanto ao consumo creio que deve diminuir, pois menos aceleração, mais velocidade, tendência é diminuir. Vou por na semana que vem um pinhão 15, depois digo como ficou.

Hellder
05-07-15, 23:48
TO querendo colocar também o Pinhão 15 na Twister, a minha moto anda legal não gosto de passar dos 120km/h a nao ser que seja em ultrapassagens... Mas eu gostaria de manter 100km/h com menos giros no motor, tipo a minha twister a 100km/h esta a 7 mil giros, e é estranho que minha moto ao chegar nos 7 mil giros ela aumenta consideravelmente o nível de trepidação...E se torna bem mais cansativa a viajem.... Vou colocar o pinhao pra fazer um teste... o ruim é que ando muito com garupa... praticamente sempre com garupa....

chiccoli
06-07-15, 02:35
coloca um 14 que resolve, 15 é muita coisa.

betocampana
06-07-15, 19:28
Pra quem anda com garupa, eu não recomendo nunca aumentar o pinhão, especialmente em dois dentes.

Nas CG 125 antigas eu tirava sempre o pinhão 14 (original) e colocava o 15, a moto ficava realmente mais macia. Porém, eu peso 65kgs e não andava com garupa.
Na 150 atual eu deixei o pinhão original. Mesmo em testes na estrada, sozinho, a moto só consegue "encher" a quinta marcha em descidas. Na reta, sem abaixar, é beeem dificil.

A twister, por ter seis marchas, deve ter relações boas pra andar com garupa. Se fosse andar sozinho, eu diria que o 14 talvez ficasse legal.