PDA

Ver Versão Completa : Luz do neutro enfraquece ao dar partida.



mr_fahrrad
04-08-09, 08:50
Olá, já coloquei essa dúvida em outro fórum (http://www.fazeronline.com/SMF/index.php?topic=12425.0) e quase sanei completamente, mas vou colocar aqui pois acho que aqui o assunto vai evoluir um pouco melhor para detalhes tecnicos sobre a normalidade do fato, a km/velocidade/rpm diária para carregar a bateria e também os sintomas da 'bateria indo pro saco'...

Minha Fazer 07/07 (a bateria tem coisa de 2 anos e meio) quando vou dar a partida, com farol desligado, sem pisca ligado, apenas com a luz do neutro acesa ela, enquanto aperto o botão da partida, dá uma apagada, uma enfraquecida, mas é soltar o botão que volta ao normal.

Isso eu percebi das ultimas vezes que dei a partida na moto (antes não prestava atencao nesse detalhe, de repente sempre foi assim e não percebi). Fiz um teste sem ligar a moto, acendi os farois e seta e nesse caso o neutro não 'deu uma apagada', no youtube vi em alguns videos que realmente dá uma leve apagada, porém os vídeos de lá são de baixa qualidade, não dá pra ver se a apagada que a minha dá é normal ou não (nos vídeos tenho impressão que a minha apaga 'um pouquinho mais')

Enfim, queria saber se essa 'enfraquecida da luz do neutro' é normal ao dar partida.

OBS: ela sempre pega de primeira, ando com ela entre 2 e 7 vezes por semana, em torno de 8km pra ir(manhã), 8km pra voltar(fim da tarde); em tempos que não uso a moto (coisa rara) eu smepre ligo ela e deixo ligada por uns 10min a cada, no máximo, 6 dias. Queria também saber se estou usando 'pouco a moto' a ponto de ficar descarregando a bateria pelo uso.

é isso :#

Diego.fcs
04-08-09, 10:02
Prezado colega,

Na minha opinião é normal, até em carros dá uma variada na intensidade das luzes durante a partida, é que ao dar a partida o "motorzinho" de partida puxa bastante carga da bateria. Pelo menos nas motos que vi com partida elétrica todas aconteciam isso, vou começar a reparar mais.

Abraço
Diego

Lagartixxa
04-08-09, 10:09
normal a luz do neutro ficar mais fraca qndo da a partida mesmo

e não deixe sua moto ligada tanto tempo parada, o motor é refrigerado a ar e com ela para ela não refrigera.
e na lenta voce tbm não carrega a bateria, voce precisa andar com ela pra poder carregar a bateria

Furious VIPER
04-08-09, 11:06
Q eu lembre... é normal enfraquecer mesmo! Mas nada de morrer a luz e depois voltar... ela dá uma enfraquecida leeeeeve...!!

tom crazy
04-08-09, 12:58
Enfraquecer na hora da partida é normal sim, o motor de partida é meio "fominha" com a bateria.

mr_fahrrad
04-08-09, 13:29
a bateria não carrega na marcha lenta? todo mundo diz pra dar uma ligadinha na moto, por uns 10minutos, a cada semana pra não acabar com a bateria...

alguém sabe qual é a rpm de carga máxima da bateria na Fazer? e quanto tempo/km deve-se andar para dar uma carregadinha?

A luz do neutro só enfraquece, não apaga não.

Um abraço.

Diego.fcs
04-08-09, 13:42
a bateria não carrega na marcha lenta? todo mundo diz pra dar uma ligadinha na moto, por uns 10minutos, a cada semana pra não acabar com a bateria...

alguém sabe qual é a rpm de carga máxima da bateria na Fazer? e quanto tempo/km deve-se andar para dar uma carregadinha?

A luz do neutro só enfraquece, não apaga não.

Um abraço.


Prezado amigo

Na lenta carrega sim, porém bem mais lentamente, o ideal seria dar uma andada com a moto, de preferência na estrada.

Se a sua moto fica muito tempo parada, como a minha, dê pelo menos uma funcionada nela por semana, no cavalete e deixe alguns minutos funcionando, engate as marchas e dê uma girada na roda, sempre que possível eu dou uma andada na moto, na estrada. Uns 80% do trajeto que ano com minha moto é na estrada, e mesmo ela tendo um sistema elétrico que não carrega muito bem, a bateria, apesar de pequena, já está duranto quase 3 anos.

Abraço
Diego

Tqf2
04-08-09, 13:57
Realmente é normal a luz dar uma enfraquecida....

Minha moto tem só 52.000Km rodados e desde zera,,, essa luz faz isso. :D

mr_fahrrad
04-08-09, 17:29
Beleza pessoal, valeu pelas respostas

Agora outra dúvida referente a bateria, a bateria dá sinais de que tá indo pro pau (não liga na primeira, quando acelera a luz do farol aumenta...etc...etc.) ou vai chegar um dia que não vai ligar e pronto, meio que sem dar sinal?

A pergunta pode parecer meio tosca, mas pergunto isso pela IE da Fazer, minha antiga intruder deu vários sinais (dificuldade pra ligar, mais dificuldade pra ligar no frio...etc), agora a dúvida é se pela IE tem algum diferencial.

fsantos
05-08-09, 12:32
Dar uma enfraquecida é normal sim. Agora se ela além de dar esta enfraquecida, o motor girar pesado antes de pegar é sinal que a bateria está começando a ficar fraca.

Ouvi dizer, não sei se é isso mesmo, que a garga é eficiente com o motor acima dos 5.000 rpm. Não tenho certeza. Ligo a minha moto uma vez por semana e dou umas voltas pelo bairro, em avenidas que consigo passar desta rotação.

Se eu ficar umas 2 semanas sem ligar já percebo que o motor gira pesado e se não pegar na primeira ou segunda... ferrou. Só no tranco.

Yuri.
06-08-09, 03:52
Isso é normal até certo nível.Como sua bateria tá dando uns sinais que tá no final da vida útil,você provavelmente passou a notar porque a piscada começou a ficar mais significativa.
Motor de partida puxa uma carga muito alta da bateria,a luz pisca porque a voltagem da bateria nisso cai bastante,e além disso em amperagem muito alta a própria fiação faz a voltagem cair.
Essa bateria já tá ruim,melhor trocar logo.