PDA

Ver Versão Completa : Capacetes e Normas



blaugusto
05-08-09, 14:33
Olá pessoal.

Gostaria de levantar uma pequena discussão aqui sobre capacetes.

A diferença de preços entre marcas é gritante e muitas vezes o mais caro não é o melhor.

Cito como primeiro exemplo o novo capacete da minha mulher, um Vaz VXF.
Achei bonito e o acabamento dele é excelente. Ela veio de Rio Claro para Campinas e citou isolação de ruido satisfatória e pouca entrada de vento por baixo do capacete.
Pagou R$89,00.

Eu tb preciso de um novo, mas será que vale a pena comprar um de R$300,00??

Como saber se realmente um LS2 ou Nitro é mais SEGURO que esse Vaz? Se é que realmente são.
Ambos atendem as mesmas normas e tem o mesmo selo.

Vamos nos prender ao fato de que estamos no Pequenas Notaveis, pois se formos partir para usuarios de R1 e SRAD1000 um Nitro é o minimo necessário.

E se algum dos pontos aqui colocados estiver errado por favor me corrijam!

Abraços!

Roberval3000
05-08-09, 14:44
dificil saber

mas acredito q um capacete de menos de 200 reais usa materiais bem inferior do q um q custe mais

nao tenho coragem de usar um de 89 paus, ja ouvi casos q o capa rachou no meio

Duds89
05-08-09, 14:52
olha se vale a pena ou n vale n sei eu tinha um mach 5 paguei 110 nele paguei ate meio cara mas aqui na cidade capacete eh caro msm bom faz uns tempos comprei um novo um v-21 parece q ele eh fabricado pela msm fabrica q fabrica o ls2 oq muda sao os grafismos ate a viseira eh a msm e o foro eh de mesma qualidade soh tem mudanças do modelo msm.

Se ele eh feito de outro material comparado com o meu antigo peels eu n sei mas q o peso eh diferente eh e bastante o meu antigo peels parecia uma casca q se tu caise ja era...

Agora os ebf aquele eh muito ruim oq eu ja vi de cara com esse capacete se acidenta e a priumeira coisa q acontece eh o capacete quebra ao meio...

Abraço!!!

blaugusto
05-08-09, 14:59
dificil saber

mas acredito q um capacete de menos de 200 reais usa materiais bem inferior do q um q custe mais

nao tenho coragem de usar um de 89 paus, ja ouvi casos q o capa rachou no meio


Pode até usar material melhor. Mas melhor no que?? Deixa apenas mais leve? Dura mais?

Se é para trocar a cada 3 anos por que pagar absurdo de caro num capacete que atende as mesmas normas?!

Eu sei que fibra de Carbono é muito mais resistente que ABS, mas se é para usar com minha Yes (ou que seja uma Fazer) e os 2 atendem as mesmas normas...

Eu estou falando de capacetes para uso civil, para pegar estrada e rodar de boa e não para me proteger de uma queda e 260km/h!

Na prática, alguém sabe falar sobre diferença na segurança com relação a essas normas??

E rachar no meio não significa que ele ofereceu perigo. Ele cumpriu seu papel e ficou inutilizavel!!

TorteX
05-08-09, 15:04
O chão é o mesmo, passar no teste qualquer capacete passa...
Eu prefiro tentar manter minha cabeça em ordem e usar um capacete legal....

douglasybrazul
05-08-09, 15:15
certamente um capacete de 100 é mto inferior do que um de 300

principais diferenças viseira, acabamento, forração, espumas e resistÊncia

claro que tem alguns que é só marca mesmo

blaugusto
05-08-09, 15:23
Pois é...

mas que testes são esses?? Em que se baseiam?? Por que um de 300 vai me proteger mais que um de 120??

Eu tentei achar os testes a que estes acapacetes são submetidos pra ver que tipo de pancada eles aguentam, mas não achei nada e no site da ABNT é tudo pago. Nós consumidores não temos acessos as normas...

blaugusto
05-08-09, 15:26
certamente um capacete de 100 é mto inferior do que um de 300

principais diferenças viseira, acabamento, forração, espumas e resistÊncia

claro que tem alguns que é só marca mesmo


Esqueçamos acabamento e conforto, pois isso é relativo. Eu quero saber mesmo é quanto a funcionalidade.

Eu quero um motivo forte para eu, duro e ferrado pagar 300 mangos num capa e abandonar meu EBF7...

douglasybrazul
05-08-09, 16:01
ex: joga no chão um ebf7

ele vai trincar

e ficar todo ralado

joga um capacete bom ele só vai arranhar

ele absorve mais o impacto

sem se danificar

só em casos extremos

te digo capacete caro vale a pena

blaugusto
05-08-09, 16:09
ex: joga no chão um ebf7

ele vai trincar

e ficar todo ralado

joga um capacete bom ele só vai arranhar

ele absorve mais o impacto

sem se danificar


Visualmente falando eu concordo. Mas e a parte interna??
A regra vale para todos. Caiu troca!

Eu sou descuidado. Eu Vou deixar meu LS2-Nitro-EBF-X cair de cima da estante. E aí?

Eu já deixei meu EBF7 cair de cima da estante e não trincou. A parte de dentro está boa? Não sei. Ele caiu e a regra é: caiu, troca!

Eu estou sendo irresponsável comigo mesmo andando com ele.
Vou comprar um novo mas ainda não me decidi com qual eu vou.
Vejo muita gente aqui com a mesma duvida!!

E não consigo achar nada que me tire todas as minhas duvidas.

Alan Ranieri
05-08-09, 16:09
Olha eu tinha um FLY Automatic depois comprei um ZEUS 2100 ARMOR, a diferença no conforto foi absurda, o barulho do vento nem incomoda mais e a viseira quase não embaça ando com ela fechada direto o outro a viseira tava tão ruim que se andasse com ela fechada a noite a luz difundia tanto no plástico que não dava para enxergar quase nada.

Agora referente à resistência não posso dizer se realmente é melhor, entretanto acredito que deva ser sim :D

Pretendo comprar outro (LS2, ZEUS OU NITRO) para minha noiva ainda esse ano.

OBS: Comprei na RS1 em dezembro me custo 399,00.

Se eu tivesse grana mesmo pegava um desses acho ele lindo.

http://www.webracing.com.br/images/product/232361_GG.jpg

blaugusto
05-08-09, 16:24
Então... I Want to believe.

Eu quero acreditar que realmente protege mais. Mas se eu bater de frente com um caminhão não é o capacete que vai me salvar.

Será que não vale mais a pena pegar um capacete mais barato em investir o resto em equipamento de proteção para o corpo, que é o que mais sofre em caso de quedas??

Kaveira
05-08-09, 16:28
Karaio, o que que tá acontecendo?

blaugusto
05-08-09, 16:34
Karaio, o que que tá acontecendo?



uhahuahuahuahaha... como assim?!?!?!

douglasybrazul
05-08-09, 16:36
olhe bem para um ebf 7

com aquela viseira de garrafa pet

aquele isopor de caixa ovo asopdkaso

forração de pano ruim

e olha um casco de 300

com forração boa

lavavel

resistente

viseira 2mm

super rigida

cinta jugular com engate rápido

isso tudo é proteção e qualidade

digamos que vc bata de frente com alguma coisa

com a visera fechada do ebf7 vc pode ter danos nos olhos

por ela ser fina e não aguentar

num capacete bom a viseira é forte e aquenta a pancada ou quebra a viseira

fora o nível de ruído

em viagens, entradas de ar

viseira sem embaçar = mais segurança

Kaveira
05-08-09, 16:40
Postei 2 posts quase que gigantes e sumiram...

Vamos ver se vai:

Comprei um Zebra Blaze ontem.

Tava fuçando no site da RS1 e me interessei pelo capacete. Como comentei em outro tópico, não aparecia o tamanho e a cor que eu queria. então, decidi passar na loja e "pescoçar" de curioso mesmo. Eis que o vendedor consulta o estoque e acha o que eu queria! Experimentei o tamanho correto e encomendei.

O capacete é muito confortável e bem acabado, apesar do ponto de fixação da jugular ser exposto, mas bem acabado. Além da aparência e pintura, muito bonito. Quando falo em conforto, é conforto funcional: a narigueira não deixa a viseira embassar, a ventilação abre e fecha com um clique suave, o tecido da forração é suave, bonita e as espumas de densidade razoável (não parece que vai "desbeiçar" com o tempo), a viseira não entorta ao abrir ou fechar e é de troca realmente rápida.

Estou te falando de detalhes funcionais. Se eu listar a aparência, vai longe.

Eu ando menos com a moto agora que terminei a faculdade, vou trabalhar ocasionalmente e eventuais passeios aos fins de semana. Até achei que seria exagero esse capacete para o tanto que eu uso a moto, mas esse tanto que eu uso a moto, quero um bom capacete que me ofereça conforto, praticidade e funcionalidade, e neste ponto estou satisfeito com a compra.

Quanto ao preço, 200zentão tá bom? é promoção, ponta de estoque. Se interessar, só tem azul e vermelho no tamanho 60 (o meu Mach5 é 58), passa lá na loja, fica aberta até às 19:00.

Veja o quanto você utiliza a moto para definir prioridades. Se a roupa tá razoável, investe no capacete primeiro. Compre roupas se não tiver um conjunto confortável, seguro e prático para usar. Eu tenho uma bota Eurox e não tenho uma jaqueta decente para andar de moto, mas a que eu tenho improvisando com outra blusa fica bom, funcional e confortável. Por isso que o meu capacete bom veio primeiro. Depois uma jaqueta...

Abraços,

Carlos Roberto
05-08-09, 16:42
Tentei duas vezes e também sumiram...

blaugusto
05-08-09, 16:44
Meu EBF7 está com viseira de 2mm e tb tem engate rápido.
O forro é removivel e eu tiro pra lavar.

O Vaz VXF tb tem viseira de 2mm, não embaça, tem o acabamento excelente, entrada de ar frontal, enfim, tudo isso que vc falou e custa 90 reais.

Tem alguns de 400 reais que tem acabamento duvidoso...

Mas... tudo isso é relativo...

Vale a pena?? Ou é melhor pagas 90 num bom capacete e mais 200 numa jaqueta bala com proteções????

Kaminski
05-08-09, 16:47
Do que adianta estar com o corpo inteiro se a sua cabeça foi para o espaço????

eu pensava que capacete caro era somente estetica... mas depois que eu comprei um LS2 eu notei que era bem mais que isso em relaçao a conforto e segurança.

blaugusto
05-08-09, 16:52
Esses pontos que vc citou são fortissimos, mas dizem respeito apenas a individualidade de cada um!

Já a segurança é para todos, independente do orçamento.

E o ponto em que estou martelando é:

Os dois capacetes, um de 100 e um de 400, tem o mesmo selo de qualidade, ou seja passaram nos mesmos testes de resistencia.

blaugusto
05-08-09, 16:56
Do que adianta estar com o corpo inteiro se a sua cabeça foi para o espaço????

eu pensava que capacete caro era somente estetica... mas depois que eu comprei um LS2 eu notei que era bem mais que isso em relaçao a conforto e segurança.


Aí é que tá.
Se eu bater de frente com um carro não é o capacete que vai me salvar.
Se eu escapar pela tangente e bater numa árvore o capacete também não me salva.

douglasybrazul
05-08-09, 17:04
eles passam nos mesmos testes

que são testes minimos

vai dá cabeçada na parede pra ve

qual resisti mais

o barato saí caro

e é isso mesmo

pode ser bonito

bem acabado

viseira legal

quando é novo

daqui a pouco ele vai ser usado num choque e vc vai ver que valia mais investir 300 em um capa bom

do que 23423094904 em hospital, remédios e coisas

que isso nunca aconteça mais é bom estar protegido

blaugusto
05-08-09, 17:21
Mas a idéia é saber sobre estes testes mínimos!!
Do que ele protege, intensidade de pancada que ele absorve...

Cada um tem um tipo de uso. De repente eu gasto dinheirro a toa numa coisa que vai muito mais além do que eu realmente preciso.
E sei que muitos aqui passam pela mesma situação.

Eu não ando adoidado a 140km/h. E se eu cair numa curva eu estarei a menos de 80km/h, então os equipamentos de proteção para o corpo farão muito mais diferença na minha proteção.

Não consigo encontrar nenhum dado técnico sobre estes testes, por isso abri aqui esta discussão.
Sei que tem gente bem entendida aqui e sabe bem a diferença entre cair a 240km/h após um kick numa pista vazia e cair a 90km/h numa curva.
O capacete faz muito mais diferença na segunda situação. Fato.

Kaminski
05-08-09, 17:29
Bom, agora eu entendi o teu ponto de vista...

Mas vamos pensar da seguinte forma:
Se eu bater de frente com um caminhao, nao vai ser o capacete caro ou o barato que vai me salvar... mas se eu estiver andando numa estrada por acaso alguma coisa voa na minha viseira... Qual capacete tu acha que vai aguentar melhor a pancada????

blaugusto
05-08-09, 17:37
Pois é...
Daí eu fiquei com a seguinte coisa na cabeça:

O meu EBF tinha uma viseira mole, que não quebrava por nada, só entortava, marcava...
Daí comprei uma nova de 2 mm, rígida, não embaça... Mas quebra...
Essas viseiras dos capacetes caros também quebram.

Mas que tipo de impacto elas suportariam?!?!
Num via de mão dupla, eu a 80 e o caminhão vindo 90 e uma "coisa" cai da caçamba.
A viseira aguientaria essa coisa a 170km/h???

Só pq ele é caro ele aguenta?? Só pq o outro é barato ele não aguenta??

Que tipo de teste foi feito para comprovar tal resistencia??? O teste do passa a perna no consumidor que ele é bobo e paga mais caro a toa??

Os dois são certificados segundo a ABNT. E aí??
Um órgão responsável que deu o selo. E aí??

Ivan RJ
05-08-09, 17:49
Vamos aos materiais, do mais simples ao mais caro:
ABS, a maioria absoluta dos capacetes na faixa até R$400 ou R$500.
Fibra de Vidro, já começa a sofisticar
Fibra de carbono, os capacetes muito caros.
Todos são bons, e nenhum resiste a uma roda de onibus passando por cima.
Seguindo esse raciocínio chegamos no seguinte, para andar na velocidade que nossas pequenas alcançam e segurar uma boa ralada no chão, todos funcionam perfeitamente bem.
Esses lançamentos da Vaz e da Zebra estão sendo muito elogiados.
O que começa a causar diferença nos capacetes é o grau de ruído, material interno, acabamento, aerodinâmica, fluxo de ar que passa por ele sem causar turbulência e por conseguinte aumenta o conforto do piloto.
Em uma batida de cabeça contra um veículo em alta velocidade, esqueçam, nenhum capacete irá resistir, outra coisa, o capacete não foi feito para ficar inteiro, ele tem que absorver e dissipar a onda de choque por todo o casco sem causar uma lesão cerebral. Por tanto pode partir em mil pedaços, contanto que a cabeça fique inteira. Os capacetes aprovados pelo inmetro são seguros e podem ser usados tranquilamente. Eu sugiro os de viseira rígida, 2mm ou mais por questão de qualidade na visibilidade. Quem quiser um capacete diferenciado terá que comprar um usado na fórmula 1 e pagar o preço. O mais importante é o capacete estar no número correto de sua cabeça e a cinta estar bem justa. O capacete não pode de maneira alguma balançar nem quando se cai em buraco. Um capacete frouxo é um convite a quebrar o pescoço em um tombo bobo. Eu uso um Peels na cidade e na estrada um Texx silver eagle, apenas por ser muito confortável e altamente ventilado, eu detesto calor e baixíssimo nível de ruído mesmo com todas as entradas de ar abertas. Espero ter ajudado. um grande abraço a todos os irmãos.

PS: Se uma pedra bater na viseira, torça para ela pegar nas angulações da mesma e não chapar de frente. Todas as viseiras de policarbonato são basicamente as mesmas, algumas recebem tratamento anti UV.

blaugusto
05-08-09, 18:00
Perfeito Ivan!!!

Era isso que eu esperava!!!

Moderadores, podem trancar o tópico!!!

Muito obrigado a todos que participaram e deram suas opniões...

Roberval3000
05-08-09, 18:25
Prefiro um capacete q fica inteiro na minha cabeça q um de 89 paus q desmonta a toa.

Furious VIPER
05-08-09, 20:18
Eu acho q minha cabeça vale muito mais do q os 50 pilas dos capacetes podrões!!! É realmente muito pessoal!! Eu prefiro pagar muito mais e ter um capacete bom, seguro, estiloso e confortável... do q pagar 50 pila num fuleiro e poder rachar o coco em qqr acidente!
Paga-se mais por camadas de verniz em cima dos adesivos, por pintura brilhosa, desenhos diferentes, qualidade maior em algumas partes como cinta jugular, viseira, forro.

R.L
05-08-09, 21:08
eu tive um peels mach5 de R$ 120,00, não é um capacete barato como um EBF, mas tbm num é caro, e so tenho elogios para ele, so me desfiz dele pq ganhei de aniversario um bieffe 3 sport, ai dei ele pra minha namorada, mas se fosse pra compra um outro capacete, e não tivesse muita grana pra isso, pegava outro peels mach5.

obs: se eu compra outro capacete de 300 pila, so vo compra pela aparencia dele, pq tbm concordo com o ivan, numa queda muito forte, qq capacete vai pro saco.

blaugusto
06-08-09, 09:06
O que eu queria debater era sobre segurança. Unica e exclusivamente segurança, pois estilo, praticidade, conforto, beleza é tudo relativo.

Existe muita coisa a se preocupar numa motocicleta, como bons pneus, bons cabos, boas pastilhas de freio...
Juntando tudo isso mais o prpoósito da motocicleta, que é viajar, o orçamento fica apertado e é necessário pensar bem antes de comprar qualquer coisa.


Tem gente vindo aqui falar de capacete mas economiza migalhas no pneu...
Ou bota um capa de 400 mangos na cabeça mas deixa a moto na garagem por que não sobra dinheiro pra botá-la na estrada.

renanperim
06-08-09, 09:25
Diferente das jaquetas, poucos capacetes que temos aqui são vendidos na Europa e passaram pelo teste de qualidade deles.
Eu comprei meu capacete pensando tanto em segurança, quanto em conforto.
Ja tive Match 5, Orion, aqueles peels de 90(acho que era flash) e os extintos de 50.
Nenhum se compara ao Ls2, em nenhum aspecto.

Mas tb de barato nao tem nada, o meu é o modelo lagarto, tamanho 62.
Se eu tivesse que comprar outro capacete eu compraria outro LS2, Zeus.
Ja me falaram que eu ando como se tivesse uma 1100, o asfalto é a mesma porcaria no resumo dos fatos.

TorteX
06-08-09, 10:22
Diferente das jaquetas, poucos capacetes que temos aqui são vendidos na Europa e passaram pelo teste de qualidade deles.



Opa, tem varias marcas sim aqui que passam nos testes de qualidade europeu, são os marcados DOT nele...

renanperim
06-08-09, 10:59
Opa, tem varias marcas sim aqui que passam nos testes de qualidade europeu, são os marcados DOT nele...


Algum que custe menos de mil reais?
huaehuaehuae

Ivan RJ
06-08-09, 11:06
Perfeita a colocação Tortex, o problema é o que se torna moda.
Vou exemplificar com um capacete que eu acho ótimo, dentro dos padrões de custo benefício, o LS2, aqui no Rio esse capacete custava R$298,00, virou moda, em todo encontro que vou tem pelos uns 200 capacetes pendurados nas motos. Conclusão, hoje o mais barato aqui no Rio é R$390,00. O preço disparou. Como não pude comprar na época em que estava barato, tava meio quebrado, não comprei por um preço de MODA.
Ultimamente tenho visto muitos TEXX, Nitro e YOHUE, no Texx eu paguei R$316,00, com certeza não demora muito e vai pra casa dos R$400,00. Penso que deveríamos ter um corte nos impostos sobre equipamentos de segurança, principalmente se fabricados no Brasil, seria um bom incentivo para termos produtos de melhor qualidade com peças de reposição facilmente encontradas.
Volto a repetir, não existe diferença quanto a resistência dos cascos aprovados pelo INMETRO, o que existem são diferenças no que se refere a conforto, acabamento, etc... Se encarar um paredão com a cabeça, não interessa que seja um Peels ou um Shark, vai pro saco da mesma forma. Prestem atenção nisso, deem valor ao nosso santo, sagrado, e suado dinheirinho.
Falando em produtos nacionais, quem quiser comprar luvas de qualidade por um preço razoável, pesquisem a marca Augusto, não é do Furious. As luvas são muito boas.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Dumbex
06-08-09, 11:55
Mas que tipo de impacto elas suportariam?!?!
Num via de mão dupla, eu a 80 e o caminhão vindo 90 e uma "coisa" cai da caçamba.
A viseira aguientaria essa coisa a 170km/h???

Bleno, ainda não terminei de ler o tópico, mas vou tentar dar uma dica aqui, na oitava série, fiz um projeto em grupo com uma galera, sobre acidentes de transito.
Dois corpos que se batem frontalmente, não é só simplesmente somar a velocidade dos dois para chegar a uma velocidade x.

Se você está a 100 km/h, e um caminhão vem em sentido contrário e um objeto bate em seu capacete a 80km/h. A velocidade da colisão não é 180km/h. Seria mais ou menos assim 100 + 80 x N (não lembro qual deve ser o valor de N), então se colocarmos, por exemplo, um 3 (acho que era isso) no lugar de N, teremos uma velocidade de colisão de mais ou menos 540 km/h. Isso explica pq acidentes frontais são tão trágicos.

Abraço, e vou terminar de ler aqui :D

blaugusto
06-08-09, 12:01
huewhehehe... Vallew Dumbex... Foi só pra simplificar...
Esse N tem algo relacionado com massa e aceleração da gravidade, não é?!?!

Dumbex
06-08-09, 12:05
huewhehehe... Vallew Dumbex... Foi só pra simplificar...
Esse N tem algo relacionado com massa e aceleração da gravidade, não é?!?!


Provavelmente, isso foi a uns 5 anos atrás, se eu não lembro o que comi no café da manhã hoje, quem me dera lembrar dessa conta de 5 anos =/

AAHIHAIAHUHA


Acabei de ler tudo, estou de acordo com o Ivan.

Abraço.

TorteX
06-08-09, 12:41
Algum que custe menos de mil reais?
huaehuaehuae


Opa se tem, sempre tem shark em promoção por 600 e alguma coisa....
Ex.
http://www.rs1.com.br/product.php?CodigoProduto=RS51782




Falando em produtos nacionais, quem quiser comprar luvas de qualidade por um preço razoável, pesquisem a marca Augusto, não é do Furious. As luvas são muito boas.



Opa, eu tenho uma jaqueta e uma luva da Augustus, tem anos, e ta como nova, qualidade otima...

Cassio
06-08-09, 14:03
Neste link podemos encontrar algo sobre os testes:
http://extra.globo.com/economia/materias/2007/07/17/296822331.asp
http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC000764.pdf

Porém é difícil encontrar alguma definição dos padrões para passar nos testes. Mesmo porquê pelo fato de não entendermos o que esses números representariam, o ideal seria termos uma comparação entre:
- números mínimos pra passar nos testes
- números dos testes capacete de um lote de caps de 60 reais que recebem selo
- números de testes de um lote de sharks da vida.


Enfim.....

Dizermos que um peels F7 ou um shark são iguais em segurança, e que a diferença seria conforto e etc é complicado.

O que entendemos por segurança? Bater de frente com um caminhão? Ou um embaçamento da viseira que o obriga a tirar a mão do guidão num momento de sufoco?
No meu ponto de vista ambos podem levar à morte, e ambos os casos não são considerados nos testes do inmetro.

Os preços são abusivos sim, como os preços de tudo quanto é coisa por aqui.. Uma moto nova não vale o que custa, um capacete bom não vale o que custa, nada por aqui vale o que custa.
Mas pensar que tanto faz para dirigirmos motos de baixa cc, um peels ou um shark (ou um bom nacional) está errado.. Daí vai o cidadão compra o de 60 contos e depois coloca uma lâmpada de 58762183767Watts no farol porque não enxerga nada na chuva à noite.

Para refletirmos:
Na flórida, o uso do capacete não é obrigatório, e é raro vermos uma moto de baixa cc por lá.
O porque da não obrigatoriedade: segundo estatísticas de lá trocentos por cento (quase 100%) dos acidentes com morte, os motociclistas estavam voando baixo, e morreriam com ou sem capacete. Desta forma o uso de capacete, não representa diferença significativa no número de mortes de motociclistas. Porém não pára por aí, lá não existe motoqueiro voando em corredor, dando bica em retrovisor, e esse tipo de coisa. Ou seja, a lei é diferente, mas a mentalidade do povo também, e até mesmo sem ser obrigatório muita gente usa capacete sim.

Voltando para nosso trânsito e situação cá, entendo que um capacete bom ou ruim pode significar a diferença entre a vida e a morte sim.

blaugusto
06-08-09, 14:16
Cássio, se o problema for só a viseira é facílimo resolver. Não preciso gastar 200 reais a mais por causa dela.
No meu EBF7 coloquei uma viseira em policarbonato de 2mm.

Esse EBF7 é meu primeiro capacete e já está na hora de trocar. Vou pegar um superior pelo acabamento e conforto. Ponto.

Até o momento tudo que diz respeito a segurança me mostra que eu posso pegar um Vaz VXF e pagar 90 mangos sem preocupação, pois pela materia tanto faz um EBF7 com selo do inmetro ou um Nitro com selo do inmetro. Passaram nos mesmos testes e são igualmente seguros.

Furious VIPER
06-08-09, 20:05
Passaram nos mesmos testes e são igualmente seguros.

Não mesmo!!!
Se o freio a tambor duma moto pekena passar pelo mesmo teste de um freio a disco duplo flutuante com pinças de triplo pistão... e ambos forem aprovados... tu achas mesmo q o tamborzão é tão seguro qto o outro???

jucazl
06-08-09, 20:34
Cássio, se o problema for só a viseira é facílimo resolver. Não preciso gastar 200 reais a mais por causa dela.
No meu EBF7 coloquei uma viseira em policarbonato de 2mm.

Esse EBF7 é meu primeiro capacete e já está na hora de trocar. Vou pegar um superior pelo acabamento e conforto. Ponto.

Até o momento tudo que diz respeito a segurança me mostra que eu posso pegar um Vaz VXF e pagar 90 mangos sem preocupação, pois pela materia tanto faz um EBF7 com selo do inmetro ou um Nitro com selo do inmetro. Passaram nos mesmos testes e são igualmente seguros.


tipo o teste la do inmetro sao teste basicos , pelo que sei pra passar no teste o capacete deve quabrar no momento do impacto o que isso resultaria num total absorvimento do impacto sem machucar o cara que ta usando capacete....
por isso muitos capacetes caros naum saum vendidos com selos do inmetro pq justamente eles naum quebram racham em colisoes , nos testes eles continuam inteiros....
mas naum significa que eles sejam ruim ou que o ebf eo shark sejam iguais em qualidade a diferença ta justamente no material que eles saum feitos , de como sao feitos n° de camadas , mas naum quer dizer que eles naum cumpram sua função do mesmo modo só que concerteza absoluta o ebf será menos resistente em função justamente do material mais barato e do seu modo de confecção n° de camadas e etc...

abraços :P

oliver2fast4u
06-08-09, 22:46
custe 100 reais ou 1000 reais só capacete não vai proteger seu pescoço de quebrar, suas pernas ou braços de arrancar fora ou as suas víceras num acidente violento. se vc sofrer uma batida de moto a mais de 120 km/h, já era, capacete comum de moto serve pra proteger da chuva, poeira e besouros, tombo só se for bem devagar e ainda assim não batendo forte a cabeça.

blaugusto
07-08-09, 09:18
huhuhuh...

Depende do uso. Eu estou citando apenas uso civil.

Dentro da cidade pra andar de boa tanto faz um freio a tambor ou a disco numa CGzinha.
Já na estrada é outra história.

Tendo passado no teste, por que o capacete de 100 mangos não seria seguro para me proteger numa viagem com uma Yesinha?!?!

Kaveira
07-08-09, 10:40
Justamente,

Ontem eu procurei pela NBR 7471, e encontrei apenas escopo das certificações no site do IPT, que diz sobre os ensaios à serem realizados, avaliação de resultados e quantidades de amostras por lote de produção. O que eu queria, que são os descritivos dos ensaios, sem chance. Obviamente, um laboratório de testes homologado não irá divulgar assim "de graça" como se faz o ensaio. No fim das contas, concluí que para um capacete ter o selo do INMETRO, ele atendeu as normas da NBR 7471 e é considerado seguro.

Em relação à segurança, pelo que eu li no site do IPT, pelas informações que vemos aqui e ali e pelo já discutido aqui, podemos concluir que todo capacete com o selo do INMETRO é seguro porque atende as especificações mínimas de segurança. O fato do capacete rachar, trincar ou quebrar quando cai de uma estante ou bate de frente com um caminhão é relatvo, devemos considerar as condições do choque e a qualidade do material utilizado na construção. Aí que entra as diferenças entre os capacetes, a qualidade.

Em relação à qualidade do capacete, aí a conversa não vai ter fim. Estão envolvidos vários quesitos, como conforto, acabamento, funcionalidades, aparência, materiais utilizados e por diante. Obviamente, a diferença de preço entre os capacetes é relacionada neste conjunto de fatores, e temos o consenso de que um bom capacete custa mais que um capacete que apenas cumpre as exigências da certificação.

Também concordamos todos que existem alguns preços abusivos, que há capacetes no mercado por preços exagerados em relação ao seu acabamento final e se comparados com produtos concorrentes. Também temos o costume de acreditar que um capacete ou qualquer outro produto relativamente mais caro pode ser substituído por um mais barato.

O que seria um bom capacete? Isto é mais um conceito relativo. O capacete que é bom para mim pode não ser para você ou vice-versa. Devemos considerar neste ponto a utilização do capacete e as expectativas em relação ao mesmo, e a relação custo benefício.

Na minha opinião, vocês podem ou até devem achar diferente, uma pilotagem confortável resulta em segurança. Um capacete barato serve para entregas, ir comprar pão, fazer uma correriazinha aqui e ali, trajetos curtos onde a praticidade é o principal fator. Para um circuito "misto", eu prefiro um capacete um pouco melhor, mas não muito sofisticado, que ofereça um pouco de conforto sem perder a agilidade (que é o meu caso, atendido até então por um Mach5). Para eventuais passeios e viagens, um capacete bem confortável e que não faça barulho de vento é essencial, afinal estamos na estrada para apreciar o passeio, não o barulho do vento. Meu M5 está bom, mas tem alguns vícios de uso, como espuma meio deformada e mole, viseira não para mais aberta, levou uns tombos, faz uma ventania, já tá meio fedido (mesmo lavando com frequência, a lavada não "dura" tanto quanto antes) etc... Considereando então o uso que faço da motocicleta e o que eu espero com esse uso, decidi trocar o surrado M5 pelo Zebra.

Em resumo, em relação á segurança, se tem selo do INMETRO o capacete cumpre o necessário. A maneira COMO o capacete cumpre sua função que pode ser discutida através da qualidade do produto, e obviamente capacetes melhores, mais bem acabados e mais caros desempenham melhor sua função, além de serem mais confortáveis e agradáveis de se usar. Antes de trocar seu capacete, pergunte à você mesmo, quanto vale seu conforto? Quanto vale você fazer um passeio prazeroso, sem se incomodar com barulho de vento e até esquecer que está com capacete? Quanto vale a sua satisfação?

Bom, chega né!?!! Abraços,

Furious VIPER
07-08-09, 11:03
huhuhuh...

Depende do uso. Eu estou citando apenas uso civil.

Dentro da cidade pra andar de boa tanto faz um freio a tambor ou a disco numa CGzinha.
Já na estrada é outra história.

Tendo passado no teste, por que o capacete de 100 mangos não seria seguro para me proteger numa viagem com uma Yesinha?!?!

É aí q tu te engana cara...
DENTRO da cidade é onde acontece a absoluta maioria dos acidentes de trânsito!! Imagine tu em uma viagem, pista lipa, somente um sentido... todos indo.. velocidades compatíveis com a pista...
Agora imagina uma cidade, cruzamentos pra lá, pra cá, gente apressada cortando os outros, invadinso pistas contrárias, desrespeitando sinalizações (q na cidade existem muito mais q na estrada)...
O pessoal q comenta "eu me protejo pra pegar estrada"... está fazendo errado... não digo q estrada é "seguro"... mas comparando com a cidade... estrada é um doce!!

blaugusto
07-08-09, 11:12
Excelente texto Kaveira. Bem imparcial e completo.

Estou refletindo sobre tudo faz um tempinho e já estou finalizando e fazendo a minha escolha.
Espero que o tópico ajude a outros usuários também.

Abraço!!

blaugusto
07-08-09, 11:24
É aí q tu te engana cara...

O pessoal q comenta "eu me protejo pra pegar estrada"... está fazendo errado... não digo q estrada é "seguro"... mas comparando com a cidade... estrada é um doce!!




Este exemplo que citei foi sobre o freio.

Com relação ao capacete eu propus em outro post que o capacete seria realmente mais útil dentro da cidade. Na estrada se tu cai a 100km/h o que vai proteger mesmo são os equipamentos de proteção do corpo. Joelheira, cotoveleira, ombreira, protetor de coluna... A cabeça só vai "ralar" no chão e ricochetear igual pedra no lago, e se encontrar alguma coisa dura no meio do caminho não é o capacete que vai salvar a vida.

kadubmx
07-08-09, 13:42
Este exemplo que citei foi sobre o freio.

Com relação ao capacete eu propus em outro post que o capacete seria realmente mais útil dentro da cidade. Na estrada se tu cai a 100km/h o que vai proteger mesmo são os equipamentos de proteção do corpo. Joelheira, cotoveleira, ombreira, protetor de coluna... A cabeça só vai "ralar" no chão e ricochetear igual pedra no lago, e se encontrar alguma coisa dura no meio do caminho não é o capacete que vai salvar a vida.



arranca o freio a disco da sua yeszinha, põe tambor e vem pegar o transito de sampa. ae tu vai ver a diferença de um pra outro!

blaugusto
07-08-09, 13:52
Eu falei de uso urbano moderado, não andar a 90km/h no corredor!!

Pra quem anda dentro dos limites de velocidade de maneira correta o freio a tambor dá conta do recado.

Eu poderia ser ignorante e dizer que minha Web tem freio a tambor e se vira muito bem, mas não estou no caboenrolado e preferi fazer uma comparação mais coerente, já que a Web pesa quase metado do que pesa uma titan.

Para uso urbano civil o freio a tambor dá conta do recado nas 125cc!

Bruno Boo
07-08-09, 14:13
Eu falei de uso urbano moderado, não andar a 90km/h no corredor!!

Pra quem anda dentro dos limites de velocidade de maneira correta o freio a tambor dá conta do recado.

Eu poderia ser ignorante e dizer que minha Web tem freio a tambor e se vira muito bem, mas não estou no caboenrolado e preferi fazer uma comparação mais coerente, já que a Web pesa quase metado do que pesa uma titan.

Para uso urbano civil o freio a tambor dá conta do recado nas 125cc!


Minha moto também tem freios à tambor, concordo que em uma 125cc dá conta do recado mas em situações de emergência o disco faz toda a diferença, não tem como se negar.

Quanto ao casco, para mim é do Mach-5 para cima, abaixo disso não tenho coragem, a parte mais vulnerável do corpo é a cabeça, cair com um EBF7 é quase como cair sem capacete !

abukawa
07-08-09, 14:23
Ola
Basicamente os testes realizados pelo inmetro são exigencias mínimas de resistência, ou seja, cabe a cada empresa atender, porém superar é outra coisa, via de regra, a cabeça é minha, quero mais que proteja muitoooooooooo....

Outro aspecto:
Capacetes para cidade.
Capacetes para estrada (categoria de velocidade)

Espero ter ajudado.

blaugusto
07-08-09, 14:54
Quanto ao casco, para mim é do Mach-5 para cima, abaixo disso não tenho coragem, a parte mais vulnerável do corpo é a cabeça, cair com um EBF7 é quase como cair sem capacete !


Por que??!

Eu cai com um EBF7 e fez toda a diferença. Mas tb já cai de bike e estava no minimo duas vezes mais rápido e o capacete me salvou!!

Diego.fcs
10-08-09, 21:10
Prezado blaugusto

Há muito tempo vinha pesquisando capacetes, e por aqui ou é um Mach 5 de 200 conto ou é um de 400 pra cima, então sábado fui decidido a comprar um Mach 5, rodo bastante em rodovias e meu capacete tava velho, viseira ruim e tal.

Fui na loja e achei um Yohe por 200,00 reais. Nem se compara o acabamento e qualidade dele com os outros da mesma faixa de preço, testei na pista e ele é muito bom, estou muito satisfeito, vem inclusive com um bolsa para guardar ele.

Abraço
Diego

TorteX
10-08-09, 21:40
Eu tenho um Yohe parado aqui, uma reclamação que tenho dele é que o forro cedeu muito rapido, uns 8 meses de uso e ja ficou largo...

cabra de brasilia
11-08-09, 12:17
2 acidentes que aconteceram não tem 15 dias:

1º: estava de Pee's F7 bem surrado.....caiu da Titan 150 a + - 70 km/h....não quebrou mas tipo o capacete ficou parecendo um parabrisas todo trincado.....morreu na hora o motoboy.....caiu sozinho não foi atropelado nem nada.....estourou a cabeça dele......

2º: meu vizinho numa Hornet a 120 km/h bateu em cheio na lateral de um Polo...não bateu e voou..bateu que nem numa parede!!......tava com um SHOEI de 1.700,00 dinheiros.......a coluna C do lado direito do Polo empenou com a "chifrada" que ele deu.......o casco sequer arranhou a viseira...dá pra acreditar!.....

Furious VIPER
11-08-09, 12:42
2 acidentes que aconteceram não tem 15 dias:

1º: estava de Pee's F7 bem surrado.....caiu da Titan 150 a + - 70 km/h....não quebrou mas tipo o capacete ficou parecendo um parabrisas todo trincado.....morreu na hora o motoboy.....caiu sozinho não foi atropelado nem nada.....estourou a cabeça dele......

2º: meu vizinho numa Hornet a 120 km/h bateu em cheio na lateral de um Polo...não bateu e voou..bateu que nem numa parede!!......tava com um SHOEI de 1.700,00 dinheiros.......a coluna C do lado direito do Polo empenou com a "chifrada" que ele deu.......o casco sequer arranhou a viseira...dá pra acreditar!.....

Para alguns... foi apenas sorte... os R$1700 são apenas para ostentar o luxo... o Shoei dele protege tanto qto um EBF7 de R$50! hehehehe
Eu não tenho coragem de colocar a cabeça nesses penicos não!!