PDA

Ver Versão Completa : Biz c100, toma bomba ou vaza.



RCC
10-08-09, 03:59
Vi uns tópicos já a respeito, mas nada muito específico. Se estou criando um tópico repetido, por favor, me ajudem, pois não achei nada que ajudasse na pesquisa.
Enfim. Tenho uma biz ks 2003. Tenho 1,90m e peso 100kg. Exato, não combina mto bem, fico parecendo o donkey kong, no mario kart. Mas estética não é o meu problema.
O lance é que como todos que ja dirigiram uma sabem, a biz é fraca(claro, foi feita pra ser economica, não potente), e em um trânsito mais agitado, pra fazer conversões rápidas, e mudanças de pistas, eu preciso de motor, coisa que a biz não tem. Uma das alternativas seria trocar de moto, coisa lógica, não fosse o fato da minha biz, por ser ks, e 03, não valer grandes coisas. Sendo assim, vale a pena, até certo ponto, dar um grau nela.
Manjo bastante de mecanica de carro, compatibilidade entre modelos e tal. Mas de moto, sou bem limitado.
Não estou atrás de 10% de cilindrada a mais, é pouco. Alguém sabe se o motor 125 da cg antiga ou a atual fan cabe ali? Vi em outro tópico, sobre mandar o diametro pra 125. Tem parede pra isso? A biela original aguenta? Minha idéia seria chegar nos 11,x cv das 125 carburadas. Alguém ja fez? Alguém poderia dar uma luz?
Atentando que minha idéia não é correr, é ganhar o máximo que conseguir em aceleração, pra ter agilidade no trânsito.
Se não rolar isso, já que vou me ferrar, parto pra uma xlx da vida.
Obrigado!

Tqf2
10-08-09, 08:19
Acredito que seria mais prático vc alterar o pistão dela pro pistão da Biz 125cc..

Ou até mesmo achar um motor de uma Biz 125 batida e comprar ele (de procedência).

O motor da Biz é um dos melhores da Honda, praticamente inquebrável.

Fazendo alterações, é claro que a durabilidade será menor, mais nada que um bom serviço minimize isso.

Sobre a biela, há no mercado biela forjada e tbém pistão forjado, aí sim fica TOP.

A Carcaça, acredito que suporta sim essa alteração.

RCC
10-08-09, 11:37
Trocando apenas o pistão, o volume do motor aumenta só 10cc, fora que não sei se a altura do pistão bate.
Queria saber se rola trocar o vira, se tem espaço no cabeçote... ou se o lance é trocar o motor mesmo.
E caso seja trocar o motor, o da 125 é compatível? o da cg tb? E por que a cg 125 é tao mais forte que a biz 125? carburador?

igortde
10-08-09, 11:44
Vende a Biz e compra outra moto

RCC
10-08-09, 11:48
Vende a Biz e compra outra moto

essa é uma das opções, mas minha biz ta muito desvalorizada, prefiro investir coisa de 1k ou um pouco mais, pra ter uma moto que vai me suprir, do que ter que gastar 2k na troca, e pegar uma moto de 20 anos, cheia de problemas a descobrir.

allbass
10-08-09, 12:00
Acho que o motor da cg 125 no rola, porque o angulo do cilindro é diferente...ou estou errado?
alem de não ter embreagem na biz

o da 125 deve dar sim...

Mas sou mais a troca pela XLX a biz é muito desconfortavel pra caras grandes como nós, trabalho com um 125+ e sei bem como é

RCC
10-08-09, 13:40
Mas sou mais a troca pela XLX a biz é muito desconfortavel pra caras grandes como nós, trabalho com um 125+ e sei bem como é

Acho que é o que vou acabar fazendo...
Conforto não é prioridade, meus caminhos são curtos, nao passam de meia hora. Os meus problemas mesmo com a biz são por ser uma moto pequena, mas não tão notável assim ;) a capacidade de carga dela é pouca, e comigo em cima, ela caga sangue pra acelerar... fico vulnerável demais no trânsito. Se ela tivesse a resposta de uma cg 125 da vida, ja seria o suficiente...
O que me segura pra mudar de moto, é que as xlx, sahara com preço acessível pra mim, são alvo velhas, e é fato de que vou ter algumas dores de cabeça a curto/médio prazo.

mmoura
10-08-09, 13:50
fico vulnerável demais no trânsito. Se ela tivesse a resposta de uma cg 125 da vida, ja seria o suficiente...
O que me segura pra mudar de moto, é que as xlx, sahara com preço acessível pra mim, são alvo velhas, e é fato de que vou ter algumas dores de cabeça a curto/médio prazo.

E se a questão segurança preocupa então é melhor trocar de moto como vc ja cogita...
Tu consegue achar moto mais antiguinha por um bom preço sim, inclusive tem muitos aqui do PN
que tem motos mais antigas no estilo XL e tal... e elas estão muito inteiras...
Não sei se te ajudei, mas essa é a minha opinião!
Um abraço

raulzito rock
10-08-09, 13:51
rcc,uma sahara seria uma boa opção para vc,não terás problemas com torque e conforto,arrume uma conservadinha,e mande brasa!

Diego.fcs
10-08-09, 13:53
Minha opinião:

Quanto vale sua biz? 2 a 3 mil reais?? Porquê num vende e compra uma ML, Turuna, Cg quadrada ou até uma titan 90 e tantos??

Você terá uma moto econômica, barata e robusta, e que nem te dará manutenção, a grana que vc gastaria na preparação de sua biz vc da um trato numa ML por exemplo.

Com essas preparações, dificilmente você fará mais de 25km/L de gasolina com sua biz, fora as manutenções né.

Abraço
Diego

Wanderson
10-08-09, 14:50
eh meu caro
vende a biz
moto desvaloriza demais
a minha ex YBR 03/04 vendi por 2k na concessionaria

nao aguentava mais aquela bomba!

RCC
10-08-09, 14:54
Galera, obrigado pelas respostas... Eu ja tinha quase certeza que a solução era trocar mesmo. Mas ainda tava na de tentar algo na biz, sei lá, vai que tivesse um veneno simples e conhecido... mas enfim, a solução mesmo será uma antiguinha. vou de XLX ou sahara mesmo, ja resolvo outro ponto fraco da Biz: Meio-fio alto.
Abraço!

buzato
10-08-09, 21:56
Se ficar "preparando" a biz, o molho vai sair mais caro que o peixe, e haja molho. Além de ela ficar beberrona, que duvido que é o que você queira.

A proposta + sensata é procurar um motor de biz 125 de procedencia, baixado do detran, e trocar. Creio que seja a solução.

Qts mil km tem sua biz ? Eu nào passo sufoco com minha biz 100 + não... no transito vou muito bem, só não vou mais pq prezo pela economia, e nas rápidas mantenho 80 tranquilamente, só não fico em 90km/h pq ela começa a gastar mais. Isso que peso 87Kg e ando cheio de tralha + bau givi.

abraço

RCC
10-08-09, 22:07
Se ficar "preparando" a biz, o molho vai sair mais caro que o peixe, e haja molho. Além de ela ficar beberrona, que duvido que é o que você queira.

A proposta + sensata é procurar um motor de biz 125 de procedencia, baixado do detran, e trocar. Creio que seja a solução.

Qts mil km tem sua biz ? Eu nào passo sufoco com minha biz 100 + não... no transito vou muito bem, só não vou mais pq prezo pela economia, e nas rápidas mantenho 80 tranquilamente, só não fico em 90km/h pq ela começa a gastar mais. Isso que peso 87Kg e ando cheio de tralha + bau givi.

abraço

se fosse um transito mais cte, até rolava de deixar ela queta... mas onde moro tem muitos sinais, os motoristas daqui dirigem demasiadamente mal, e as ruas são finas, com ônibus, vâs e taxis fazendo todo tipo de $#@%$#. Moro em niterói. Aqui dificilmente consegue andar 300m sem ter que parar. Por isso que busco mais resposta do motor. Eu preciso de agilidade e potencia em baixa rotação.

Roberval3000
11-08-09, 11:39
ja tive BIZ

motinha triste, nao anda e bebe demais

BIZ125 vc tem muito mais motor e por incrivel q pareça é mais economico

Dj Serginho Sag
11-08-09, 12:11
O motor da Biz 125 não é tão mais forte que o da Biz 100.

Acho melhor de arrancada e pouco mais de final...mas é muito pouca diferença mesmo.

Roberval3000
11-08-09, 14:29
no teste da revista a diferença foi grande

e ainda mais economica

Diego.fcs
11-08-09, 14:39
Porque num dá uma revisada geral nela? As vezes o desempenho melhora um pouco, filtro novo, vela nova, limpeza de carburador, giclês... Talvez um carburador maior lhe ajude numas retomadas, mas não sei o quanto melhoraria, só testando para ver.

RCC
11-08-09, 15:59
mas esse é exatamente o ponto. "Uma melhorada" não é suficiente. tinha que ser 20% pra cima.
Ja estou a procura de alguma oportunidade de troca...
Qdo acontecer, posto para os amigos! :D

Kaveira
12-08-09, 13:24
Eu preciso de agilidade e potencia em baixa rotação - Zetec Rocam! brincadeirinha...

Já pensou em uma Yes 2004 ou 2005? Não são tão caras, na faixa de 3 à 4 mil, manutenção simples e é um motor rápido de resposta e arrancada se bem ajustado. Experiência própria!

Boa sorte na escolha que fizer!

Abraços,

blaugusto
12-08-09, 13:43
Que isso!
Yes 2005 custa 2 mil, no máximo! 3500 é o valor de revenda da minha 2007!