PDA

Ver Versão Completa : Troca óleo - Twister



draghiante
10-08-09, 09:48
Bom dia, pessoal.
Tenho uma dúvida: A troca de óleo da Twister deve ser a cada 1000 kms ou pode ser mais ? e o filtro de óleo de quanto em quanto tempo devo trocar ?

Eu procuro trocar a cada 1000 kms, mas será que posso esticar mais ?

Eu coloco sempre o óleo Havoline super premium SL JASO 20 w 50.

Valeu... obrigado.

chrespim
10-08-09, 10:28
Olá amigo, sou novo no segmento 250, heheh estou a apenas 2 meses com minha twister, a minha fiz a revisão e o mecânico recomendou a troca a cada 3 mil, porém estou usando um óleo semi-sintético da Castrol.

A troca do filtro de óleo se dá uma sim, outra não, enfim, nas trocas de óleo. Entendeu?
Ao menos assim estou fazendo, está certo amigos?

Diego.fcs
10-08-09, 10:44
Prezado colega

A maneira mais sábia de tirar essas dúvidas, é pesquisando o manual do proprietário. Lá você encontrará todas as informações necessárias para resolver todos esses problemas de manutenção da melhor maneira possível.

Abraço
Diego

Furious VIPER
10-08-09, 10:54
No manual diz o prazo de troca de óleo e inclusive o prazo de troca de filtro. Normalmente se recomenda trocar o filtro a cada 2 trocas de óleo, mas não sei se o manual contém essa informação.
O q tu podes fazer é ter um litro de óleo extra para conferir o nível de óleo da tua moto semanalmente. Se estiver baixo (independente do problema), complete e siga verificando semanalmente. Procure um mecânico se o nível baixar demais. De resto, é só cuidar e trocar nos prazos estipulados q é só alegria!!

PS: Para o uso intenso da moto, pode-se trocar um pouco antes, mas não com 1000km. Esse óleo recém "sujou" mas ainda está bom para trabalhar dentro do motor.

Alan Ranieri
10-08-09, 11:05
Queria saber quem mistificou esse negocio de trocar o óleo a cada 1000 km... Na minha com 1000 km o óleo quase não sujou mesmo.

Furious VIPER
10-08-09, 11:12
Queria saber quem mistificou esse negocio de trocar o óleo a cada 1000 km... Na minha com 1000 km o óleo quase não sujou mesmo.

Provavelmente foi um mecânico q quis "ganhar o cliente" e disse algo do tipo:
"trocar o óleo com 1000km é o correto pq teu motor trabalha sempre com óleo novo, já viu a quantidade de moto fazendo o motor? pois é, seguirm o manual e trabalharam com óleo velho"

Pronto.. o cliente saiu apavorado com o q os ooooooutros fazem, pq ele mesmo passou a trocar a cada 1000km com medo de refazer o motor tão cedo.

igortde
10-08-09, 11:27
Usar a pesquisa do forum faz bem também ...

TorteX
10-08-09, 12:12
Na minha ex eu sempre troquei a cada 1.500 km, e sobre o filtro, ia de acordo com a km do manual, se fala pra trocar o oleo a cada 3.000 km e o filtro uma sim uma não, então o trocava com 6.000km!

jecastro
10-08-09, 13:47
A primeira troca é 1 mil, depois é de 3 em 3mil km usando o óleo mineral recomendado Mobil.

draghiante
10-08-09, 14:30
Bom... tá aí a dica, quem achou ruim a pergunta sobre a troca de óleo, deveria reavaliar sua participação no fórum.

...........

Tabela de Manutenção

• Este programa de manutenção é baseado em motocicletas submetidas a condições normais de uso. Motocicletas utilizadas em condições rigorosas ou incomuns necessitarão de serviços de manutenção com maior freqüência do que especificados na Tabela abaixo.


Oleo do motor Trocar - - - 3.000 47
Filtro de óleo do motor Trocar - 6.000 -
Carburador Regular a marcha lenta - - - 3.000 51

Gomides
11-08-09, 22:04
Esse filtro de oleo que deve ser trocado de 6k em 6k é o filtro de oleo centrífugo ou aquele q fica no bujão de escoamento do oleo?

chrespim
11-08-09, 22:53
Esse filtro de oleo que deve ser trocado de 6k em 6k é o filtro de oleo centrífugo ou aquele q fica no bujão de escoamento do oleo?


O centrífugo...

FabricioFabuloso
11-08-09, 23:07
Siga o manual da moto que vc estará fazendo o certo... eu trocaria o filtro a cada 3k junto com o oleo... Mas isso eh opinião pessoal... Siga o manual q vc não irá se arrepender...

Abraços

Joao Marcos - Alemaoo
13-08-09, 09:59
Prezado colega

A maneira mais sábia de tirar essas dúvidas, é pesquisando o manual do proprietário. Lá você encontrará todas as informações necessárias para resolver todos esses problemas de manutenção da melhor maneira possível.

Abraço
Diego
Nem sempre acompanhe o manual, pois o msm, naum sei o da twister, mais o da minha moto manda troca a cada 3000km, mais troco sempre com 1000km, vc pode adiar para uns 1500, mais depende do uso que vc tem com a moto.

Alan Ranieri
13-08-09, 10:10
Nem sempre acompanhe o manual, pois o msm, naum sei o da twister, mais o da minha moto manda troca a cada 3000km, mais troco sempre com 1000km, vc pode adiar para uns 1500, mais depende do uso que vc tem com a moto.


E você acha errado trocar com 3000 km?

Joao Marcos - Alemaoo
13-08-09, 10:13
E você acha errado trocar com 3000 km?
Naum, como eu disse, depende mto do uso da moto, a minha eu uso somente para trabalhar, ando com ela uns 15km por dia, e recebi orientação da concessionária para trocar de mil em mil.
Prefiro naum arriscar, óleo naum é um produto caro, intaum axo q naum custa nada trocar com uma km menor. Mais essa é minha opinião, jamaiss vou discordar do manual da moto, pq um engenheiro que estudou tanto tempo pra fazer a moto deve saber o que ele está dizendo. Só que na teoria é uma coisa né, e a práica jah é algo totalmente diferente.

Furious VIPER
13-08-09, 11:19
ô João.. mas se tu dá um uso tranquilo pra tua moto... não tem o menoooooooooor problema trocar a cada 3mil km. O q não pode é ficar com pouco óleo, mas daí é só conferir e completar!!!
Faça as contas... sai mais barato tu trocares a cada 3mil km e lá pelos 100mil km ter q refazer tudo do motor... do q andar até os 120mil km tendo gasto o DOBRO do valor em óleo.

igortde
13-08-09, 11:32
Nem sempre acompanhe o manual, pois o msm, naum sei o da twister, mais o da minha moto manda troca a cada 3000km, mais troco sempre com 1000km, vc pode adiar para uns 1500, mais depende do uso que vc tem com a moto.


ahh ??


Mais essa é minha opinião, jamaiss vou discordar do manual da moto, pq um engenheiro que estudou tanto tempo pra fazer a moto deve saber o que ele está dizendo.

ata ...

blaugusto
13-08-09, 11:35
Jamaiss vou discordar do manual da moto, pq um engenheiro que estudou tanto tempo pra fazer a moto deve saber o que ele está dizendo. Só que na teoria é uma coisa né, e a práica jah é algo totalmente diferente.


No manual da fan é a cada mil???

robinho_HD
25-08-09, 12:03
Bom dia amigo,

Em relação a essa sua dúvida, trabalho em uma concessionária de motos importadas, e o que vejo sempre aqui é a troca de óleo como o manual recomenda e a troca de filtro a cada troca de óleo. Tenho uma Twister 2008, o que faço sempre é trocar a cada 3.000km o óleo e o filtro pois o motor trabalha sempre em alta e o bujão magnetico não atrai toda a limalha que o motor solta, então, na minha opinião pessoal, troco o filtro a cada troca de óleo.
Se pararmos para pensar, é muito mais barato trocar o óleo e filtro juntos a cada revisão do que ter que gastar uma grana fazendo o motor da motor por algum problema minúsculo.
Ta ai a minha dica!

Abraço!

Wanderson
25-08-09, 12:07
pior q to num dilema tb
a Fazer eu to trocando de 1500, mas ta osso pq eh 1 litro e 300ml
então vai 25 conto
acho meio alto
eu soh uso yamalube, e eu nao tenho manual da fazer

Um detalhe interessante é, a moto nao tem cavalete então o oleo fica mais pro lado esquerdo
e o medidor do oleo fica do lado direito, ai vou medir na vareta e nunca da pra ver

chrespim
25-08-09, 12:23
pior q to num dilema tb
a Fazer eu to trocando de 1500, mas ta osso pq eh 1 litro e 300ml
então vai 25 conto
acho meio alto
eu soh uso yamalube, e eu nao tenho manual da fazer

Um detalhe interessante é, a moto nao tem cavalete então o oleo fica mais pro lado esquerdo
e o medidor do oleo fica do lado direito, ai vou medir na vareta e nunca da pra ver



Encosta na parede ou pede para alguém segurar ela em pé, dai mede o nivel. A minha vou trocar a 3 mil para ver o que dar, vou cuidando o nivel e vendo como vai se comprotar e por fim, na troca vou observar o estado do óleo...

Wanderson
25-08-09, 12:25
Encosta na parede ou pede para alguém segurar ela em pé, dai mede o nivel. A minha vou trocar a 3 mil para ver o que dar, vou cuidando o nivel e vendo como vai se comprotar e por fim, na troca vou observar o estado do óleo...

Que oleo q vc ta usando?

chrespim
25-08-09, 12:35
Um da Castrol, semi-sintético, segundo o mecânico roda 3 mil, vamos ver...

Wanderson
25-08-09, 12:36
tendi
eu soh uso o yamalube
vou prestar atenção nas especificações dele

chrespim
25-08-09, 12:39
tendi
eu soh uso o yamalube
vou prestar atenção nas especificações dele


Olha, pelo que ouvimos falar deste Yamalube ele é muito bom, o TQF2 rodava até 5 mil se não me engano, porém quando morava em uma região menos quente, pois agora ele está em MT... disse que vai doradr uns 3 mil... mas creio que deva rodar sim...

agnaldoalex
25-08-09, 13:00
Boa tarde galera.

Tenho uma Twister 2008 e meu pai uma Fazer 2008. Bela dupla né. hehe

Então, domingo quando fui na casa dele, conversamos sobre isso, e decidimos segui o manual e trocar a cada 3000 km e troca de óleo intercalando a troca.

Vamos ver como fica, conferindo toda semana o nível.

Ah, lembrando ue nosso uso é pouco, para ir em algum lugar, tipo mercado, casa dos familiares, passeio de fim de semana e raras ocasiões uso para ir ao trabalho. Eu prefiro ir de ônibus, já meu pai é aposentado e anda um pouco mais que eu.

Abraços.

chrespim
25-08-09, 13:03
Boa tarde galera.

Tenho uma Twister 2008 e meu pai uma Fazer 2008. Bela dupla né. hehe

Então, domingo quando fui na casa dele, conversamos sobre isso, e decidimos segui o manual e trocar a cada 3000 km e troca de óleo intercalando a troca.

Vamos ver como fica, conferindo toda semana o nível.

Ah, lembrando ue nosso uso é pouco, para ir em algum lugar, tipo mercado, casa dos familiares, passeio de fim de semana e raras ocasiões uso para ir ao trabalho. Eu prefiro ir de ônibus, já meu pai é aposentado e anda um pouco mais que eu.

Abraços.


Bacana heim? Mas é isto ai, o importante é ir acompanhando os resultados até obter o desejado!

igortde
25-08-09, 15:39
pior q to num dilema tb
a Fazer eu to trocando de 1500, mas ta osso pq eh 1 litro e 300ml
então vai 25 conto
acho meio alto
eu soh uso yamalube, e eu nao tenho manual da fazer



Então toma cuidado, porque a troca de óleo da Fazer é de 1,450l

Furious VIPER
25-08-09, 19:18
Waaaaaaaaanderson... meu velho.... faz as contas... a cada 3 trocas de óleo tu não tens q comprar 6 óleos... e sim 4!!
Tu disseste usar 1,3 litros... então so outros 0,7 litros sobram pra mais 2 trocas... e ainda te sobra mais 0,1 litros para completar caso seja necessário!!
Te liga malandro... faz as contas direito! hehehehe

Agora confere a quantidade de óleo no motor... o igortde disse q é 1,45 litros.
Alguém confirma pra nós?

Wanderson
25-08-09, 19:59
Então toma cuidado, porque a troca de óleo da Fazer é de 1,450l

Eh a capacidade maxima
porem a cada troca eh 1.3l e qndo trocar o filtro eh 1.4l

Mostarda_69
25-08-09, 20:31
Cara seguinte... oha só, tu troca a cada 1500km a 25 paus...

em 60mil (km que tem a fazer do tqf2 por exemplo)

Trocando a cada 1500km e fazendo uma troca sime uma não do filtro, resulta em um gasto de: R$1000 em óleo e mais R$300 em filtro dizendo que ele custe R$15,00..

Se tu fizer como manda o manuel, tu gasta: R$300 em óleo e R$90,00 em filtro, uma "pequena" economia de 910,00 conto... ta feito o motor dela.. ja que não se troca cilindro tão facilmente... ou até os 100mil tu paga toda troca de peças e tem um motor zero bala.. não um com 100mil que pode dar problema cedo ou tarde...


Não esquecendo.. isso pra qm roda bastante... óleo vende por tempo.. 6 meses é o limite....

chrespim
25-08-09, 20:37
Cara seguinte... oha só, tu troca a cada 1500km a 25 paus...

em 60mil (km que tem a fazer do tqf2 por exemplo)

Trocando a cada 1500km e fazendo uma troca sime uma não do filtro, resulta em um gasto de: R$1000 em óleo e mais R$300 em filtro dizendo que ele custe R$15,00..

Se tu fizer como manda o manuel, tu gasta: R$300 em óleo e R$90,00 em filtro, uma "pequena" economia de 910,00 conto... ta feito o motor dela.. ja que não se troca cilindro tão facilmente... ou até os 100mil tu paga toda troca de peças e tem um motor zero bala.. não um com 100mil que pode dar problema cedo ou tarde...


Não esquecendo.. isso pra qm roda bastante... óleo vende por tempo.. 6 meses é o limite....


Gostei das contas, faz muito sentido!! Vamos aos 3 mil!!!

oliver2fast4u
25-08-09, 21:49
Queria saber quem mistificou esse negocio de trocar o óleo a cada 1000 km... Na minha com 1000 km o óleo quase não sujou mesmo.


Na minha CG 150 c/ 500kms o oleo ta negro como a noite s/ luar, eu chego nos 1.000km c/ oleo fedendo e faltando.

Furious VIPER
25-08-09, 21:56
Na minha CG 150 c/ 500kms o oleo ta negro como a noite s/ luar, eu chego nos 1.000km c/ oleo fedendo e faltando.

Nunca notei "cheiro" no óleo... nem novo nem velho/sujo/usado!!

Alan Ranieri
25-08-09, 21:56
Na minha CG 150 c/ 500kms o oleo ta negro como a noite s/ luar, eu chego nos 1.000km c/ oleo fedendo e faltando.


Então sua CG é uma "detonadoras de óleo" na minha YBR o óleo está com 2000 km e ainda ta amarelo-dourado, e ele vai ir até os 3000 km como manda o manual, só uma coisa cor de óleo e “olhometro” ou “dedometro” não diz muita coisa em relação suas propriedades, mas cada um é cada um.

Alan Ranieri
25-08-09, 21:59
Nunca notei "cheiro" no óleo... nem novo nem velho/sujo/usado!!


Furios o meu às vezes lembra cheiro de gasolina, mas é pouco mesmo, só com uma grande quilometragem eu percebo isso no óleo.

Furious VIPER
25-08-09, 22:03
Furios o meu às vezes lembra cheiro de gasolina, mas é pouco mesmo, só com uma grande quilometragem eu percebo isso no óleo.

Cheiro de gasolina?
Uma vez o Ivan me comentou sobre cheiro de gasolina no óleo... e era problema!! Não lembro como ele resolveu!
Q eu recorde não foi na moto dele... na minha certeza q não foi! hehehe

blaugusto
26-08-09, 10:25
Na minha CG 150 c/ 500kms o oleo ta negro como a noite s/ luar, eu chego nos 1.000km c/ oleo fedendo e faltando.


Normal. É por causa da Asa no tanque. ;)



2000 km e ainda ta amarelo-dourado, e ele vai ir até os 3000 km como manda o manual


Que óleo vc usa, Alan??

Tenho visto que as Yamaha fazem milagre com o óleo.
Por falar nisso, a Ybr não tem filtro de óleo como na Yes, tem???

Furious VIPER
26-08-09, 10:47
Tenho visto que as Yamaha fazem milagre com o óleo.
Por falar nisso, a Ybr não tem filtro de óleo como na Yes, tem???

Não é q Yamaha faça milagre... mas é q qm tem a cabeça aberta para comprar uma Yamaha qr cuidar mais da moto, mas pode ter certeza q tem mta Honda e Suzuki e fazem o mesmo...
Se pegarmos os bitolados para comprar moto... q marca eles vão? q modelo eles vão?? Tá respondido! hehe

Alan Ranieri
26-08-09, 10:54
Que óleo vc usa, Alan??

Tenho visto que as Yamaha fazem milagre com o óleo.
Por falar nisso, a Ybr não tem filtro de óleo como na Yes, tem???


A YBR só tem um filtro interno que nunca troquei ainda. :D
Yamalube mesmo, agora não sei se pode influenciar muito eu ando raramente a 80 - 90 km/h, na maioria a 60 km/h têm muitos pardais, não saio abrindo acelerador igual um maluco e a gasolina só tenho usado Podium mesmo, não seu se isso pode influenciar no óleo.

blaugusto
26-08-09, 11:13
Influencia sim. Principalmente se vc faz percursos longos nessa velocidade, ao inves de ficar anda e pára, anda e pára.

Esse anda e pára detona o óleo.

Frank
19-09-09, 10:11
Olá, sou novato aqui no fórum, bom dia a todos. :D hehehe
Comprei minha twister 2003 ano passado, de 2° mão, com 50.000 km porém muito conservada, com todas as revisões feitas na autorizada honda, manual e chave reserva.
Bom, quanto a troca de óleo sempre troquei com 3 mil km como diz no manual, ainda sai meio viscoso e não baixa o nível do óleo (se baixa é menos de 100ml) e não sai uma fumacinha sequer do escapamento... logo o motor da bixinha está trabalhando sossegado.

Vou postar uma foto dela no tópico apropriado...
Abração.

chrespim
19-09-09, 10:18
Olá, sou novato aqui no fórum, bom dia a todos. :D hehehe
Comprei minha twister 2003 ano passado, de 2° mão, com 50.000 km porém muito conservada, com todas as revisões feitas na autorizada honda, manual e chave reserva.
Bom, quanto a troca de óleo sempre troquei com 3 mil km como diz no manual, ainda sai meio viscoso e não baixa o nível do óleo (se baixa é menos de 100ml) e não sai uma fumacinha sequer do escapamento... logo o motor da bixinha está trabalhando sossegado.

Vou postar uma foto dela no tópico apropriado...
Abração.


Então seja bem vindo! Well Come Frank!! E parabéns pela moto, uma twister com esta km e com todos estes atributos não é todo dia que se ve, realmente motor bem conservado!! Parabéns!