PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas quanto à ensinar alguém a dirigir



vohr56
11-08-09, 21:51
Olá pessoal!


Tenho uma dúvida quanto à ensinar alguém a dirigir moto no que se refere à legislação.

O mapa abaixo está desatualizado. Mas serve para a explicação. O quadrado que delimitei na imagem, que mede aproximadamente 100mx100m, é asfaltado, e a princípio seria destinado à realização de festas e shows. No entanto o local não é cercado e não há tráfego de veículos nem pessoas naquele local. Às vezes ficam algumas crianças soltando pipas, mas ficam mais nas bordas do quadrado. O terreno acho que é da prefeitura.

Agora a dúvida: Será que é contra a lei ensinar alguém a dirigir moto/ carro em locais como este? Posso levar multa por isto?


Abraços!!


(Moderadores: se quiserem mudar o tópico de local, tudo ok.)



http://i253.photobucket.com/albums/hh57/vohr56/thatersal.jpg

Furious VIPER
11-08-09, 22:42
O máximo q podem fazer é te assaltar! hehehe
Mas se não é cercado nem nada... tu podes usar numa boa. Talvez o dono te peça pra sair, mas é só sair numa boa, ou conversar com os responsáveis!
Pra não te incomodar, vai usando o terreno... se incomodarem tu sai, senão segue o baile!!!
Até pq tu vais usar pouco tempo, pq andar de moto não é como aprender a 9º sinfonia de beethoven, né? hehehe

vohr56
11-08-09, 22:57
Então, eu estava querendo ensinar minha namorada a dirigir carro. Moto ela já aprendeu. O que me chamou a atenção é que este final de semana passei lá em frente e tinha um rapaz ensinando uma mulher na moto. Outra coisa, bem em frente ao local tem um posto da PM. Por isso que fiquei zicado.


Abraços!

Furious VIPER
11-08-09, 22:59
Ah, se tem o posto é mais fácil ainda.. é só ir falar com eles numa boa!!
E outra... andar de carro é mais fácil q andar de moto... ou seja... um doce!

Vlade
11-08-09, 23:25
Acho que não pegando via pública não tem problema nenhum.

vohr56
11-08-09, 23:31
Beleza. Esse fim de semana passo lá e converso com eles.

Valew pela ajuda!!

XxUNOxX
11-08-09, 23:38
Isso, conversando com os caras nuam boa é bem mais fácil.

Cassio
12-08-09, 07:54
Se vc pensar que o resgate chegará até lá em caso de um acidente, é porque não pode.. rs

Sei que é gostoso aprender dirigir antes da idade permitida pra isso e tudo mais, mas sei lá viu.. minha esposa veio com uns papos de eu ensinar ela
andar de moto, eu disse à ela para ir pra auto-escola aprender, já que hoje em dia tem que pagar 15 aulas mesmo, que ela pague e faça as 15 aulas
ué. Outra coisa, carro ainda é mais tranquilo, na pior das hipóteses tem o freio de mão, já a moto empina e é chão, machucados e trauma na certa.

aaxabreu
12-08-09, 09:00
Conversa com os policiais mesmo, mas eu acho que eles vão te falar pra não fazer isso...
Entregar veículo para pessoa que não tem habilitação, mesmo que não seja em vias públicas da multa sim...
Cuidado cara...
Mas se os policiais não interferirem, ensina de boa...

Minha mãe me pediu pra eu ensiná-la a dirigir tbm, mas eu falei pra ela ir pra auto escola...
Quando vc aprende a dirigir, vc pega alguns vícios que podem te reprovar na prova prática...
Eu por exemplo (tanto em carro como em moto) só lembro de arrumar os retrovisores quando olho pra eles e não enchergo nada... :lol:

Outro dia tinha um cara tentando ensinar uma mulher, numa rua de pouco movimento aqui perto de casa, não sei o que deu nela, acho que ela confundi os pedais e ao invés de frear acelerou, subi na cauçada e não bateu no pos por muito pouco...
O cara desceu louco do carro, falando um monte, e a mulher ficou muito assustada, já imaginou se tivesse alguém passando ali???

São casos a se pensar...

Boa sorte...

Diego.fcs
12-08-09, 09:17
O problema não é o tráfego, é se acontecer de seu "aluno" perder o controle e ir em direção a rua e acertar alguém, ainda maisaí que é uma rodovia. Se a pessoa nunca andou de moto e não tem muita facilidade de aprender, o mais certo seria num gramado, tipo um campo de futebol, seco claro. Porquê se cair não vai machucar nem estragar a moto, e é cercado.

Locais como esse aí costuma aparecer mulecada pra bater bola e tal e aí complica.

igortde
12-08-09, 09:45
Não aconcelho não ....

Gabriel Paulino
12-08-09, 10:20
como vc falo que o terreno e da prefeitura tem problema sim... so quem pode ensinar outra pessoa a dirigir e a auto escola, pq tem carros preparados para isso e o instrutor com curso e etc.

vc falo que tem crianças no local, ja é mais um risco
e tem um posto policial em frente
a melhor coisa a fazer e ir falar com os PM, se eles liberar vc a ensinar, fala que ela ja sabe so que pega mais pratica na hora da saida (meia embreagem)

se o terreno fosse particular eles nao podia fazer nada, nem entrar no local.




abraço!

blaugusto
12-08-09, 10:28
A Lei é clara: Entregar as chaves de um veículo a uma pessoa que não possua CNH é passivel de multa.
E são duas multas: Uma para quem está dirigindo e uma para o dono do veículo.

Cuidado com essa conversa de que o PM deixou, ele não tem que deixar nada a ainda pode querer te sacanear.

Procure um local fechado e particular, daí a pessoa pode praticar a vontade.


A propósito: primeiro ensine a pessoa a frear, depois a sentir a embreagem e só depois a sair andando. ;)

vohr56
12-08-09, 13:19
Obrigado pelos comentários!

Quanto à moto, ela já aprendeu, e já tem bastante prática. Queria ensiná-la a dirigir o carro.

Concordo que é a auto-escola quem tem que ensinar a dirigir, mas tem umas bem fraquinhas. E quanto mais a pessoa praticar melhor, pq aprender a dirigir é questão de prática.

Meu irmão fez 9 aulas de carro com uma "instrutora" e não havia feito nenhuma baliza ainda. Orra, que intrutora era essa? Eu na terceira aula já estava fazendo baliza! E entrei na auto escola sabendo muito pouco mesmo. Ele achou que o problema era com ele, não pedindo assim para trocar de instrutor. Só depois da 13 aula que ele trocou e percebeu que o problema não era ele, mas sim a intrutora.

Além disto, depois das 13 aulas levei ele à uma estrada de terra mais afastada da cidade e em 2 "aulas" ele aprendeu bastante, foi nítido o desenvolvimento dele.

Outro ponto importante é o valor da hora aula, que é absurdo. Aqui está por volta de 30 reais para o carro. Qdo tirei a minha carteira paguei 20.

Outra coisa: se eu fosse ensinar ela o carro, em um local como este, seriam os controles basicos mesmo, como freio, embreagem. Isto é base para todo o resto. Deve ser bem praticado.

Abraços!

vohr56
12-08-09, 13:22
A Lei é clara: Entregar as chaves de um veículo a uma pessoa que não possua CNH é passivel de multa.
E são duas multas: Uma para quem está dirigindo e uma para o dono do veículo.

Cuidado com essa conversa de que o PM deixou, ele não tem que deixar nada a ainda pode querer te sacanear.

Procure um local fechado e particular, daí a pessoa pode praticar a vontade.


A propósito: primeiro ensine a pessoa a frear, depois a sentir a embreagem e só depois a sair andando. ;)



Blaugusto: pelo que lembro da auto escola a multa ém cabível quando o condutor entregar as chaves ä outro não habilitado em vias públicas. Em locais fechados e ou particulares não sei, por isso perguntei.

Dj Serginho Sag
12-08-09, 13:27
Também acho q não tem problema por não ser público.

Por exemplo...voce pode comprar uma moto e andar sem documento e capacete dentro de um condomínio tranquilamente

blaugusto
12-08-09, 13:28
Então... em locais particulares realmente não tem nada demais.

Agorta, sobre vias públicas... vai do entendimento de cada oficial. Então, se o local é público é melhor não arriscar.

Furious VIPER
12-08-09, 19:44
Como podem ser 2 multas (uma para cada pessoa)???
O q não tem CNH vai ter a multa registrada onde??

raulzito rock
13-08-09, 00:39
Como podem ser 2 multas (uma para cada pessoa)???
O q não tem CNH vai ter a multa registrada onde??

heheheh,acho que a multa e para o carro e para a CNH de quem tiver ensinando dentro do veículo,ou quem vier buscar o carro em caso de não ter ninguêm habilitado dentro do veículo!

Furious VIPER
13-08-09, 00:55
E são duas multas: Uma para quem está dirigindo e uma para o dono do veículo.

Impossível dar uma multa para alguém sem CNH!!!
O q pode acontecer é uma multa para o PROPRIETÁRIO do veículo... pq em caso de não-apresentação de um condutor q assuma a multa, os pontos vão para o proprietário.
Se o proprietário for o mesmo condutor... daí é tranquilo!

blaugusto
13-08-09, 08:40
huhuhuh... é... não é bem para a outra pessoa, mas é por causa da outra pessoa. Eu me expressei mau.

Como não sou santo tenho um par de multa dessas na Yes. Precisei usar a moto e fui pego. Duas multas na lata. Uma por eu não ter Habilitação e outra pelo dono do veiculo ter "entregado" a moto para mim!