PDA

Ver Versão Completa : experiencias com led na moto



an.dre
17-08-09, 19:43
galera, to fazendo uma super gambiarra na moto pra substituir algumas lâmpadas por led's, mas to vendo vários tutoriais no google e tenho algumas dúvidas, quem puder me esclarecer...

tive um problema sério em minha moto a tempos atrás, a lâmpada de freio queimava constantemente, mas só aquela fraca, que fica sempre ligada, que é alimentada pelo alternador, já que a alta é alimentada pela bateria.

Então fiz uma gambiarra com leds, funcionou por uns 2 anos eu axo, mas agora os leds que estão na mais fraca que é alimentada pelo alternador está fraco e a maioria queimou, axo que deveria durar mais, to refazendo uma nova lâmpada com leds e to com algumas dúvidas, já que não manjo absolutamente nada de eletronica, mas já to pegando alguns conceitos ...

Minha moto é uma cg 125, ano 88, mas troquei o motor por um de fan 2005, aliaz com esse novo motor a moto parece outra... muito melhor, nem parece aquela britadeira de antes, deu tesão de voltar a cuidar da motokinha.

Os leds eu tirei de um "Break light" zuado igual a esse: http://www.acessoriocarro.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/b/r/break.JPG
e testei led por led, comsegui extrair 12 led's funcionando, coloquei resistor de 470k em cada um, vo substituir a carreira de leds da lanterna de freio baixa, que é alimentada pelo alternador, por que a outra que acente ao apertar o freio está normal até o momento.

e fuçando na internet axei esse bagulho aqui: que uma especie de estabilizador pra conectar antes dos led’s, ==> http://guia.mercadolivre.com.br/adaptador-corrente-45556-VGP

... Bem, eu na minha inocencia acreditei em tudo... mas vi que são poucos componentes, deve ser um negocio facil de fazer... queria saber se alguem sabe como fazer , se realmente funciona ou é só marolinha... por que por experiência propia os leds que são alimentados pelo alternador realmente queimaram e enfraqueceram com o tempo...

blaugusto
18-08-09, 10:51
Olá colega!

Os LED´s estão queimando precocemente pq a corrente enviada pelo alternador é de corrente alternadar.
Com isso os pólos "positivo" e "negativo" se alternam. É impercepetivel, mas o LED sofre com isso.

Vc precisa é de um retificador antes da lanterna com LED.
Em casa de eletrônica existem retificadores já prontos, é ligar os fios e pronto.

Abraço!

agm2112
18-08-09, 10:55
Não entendi nada ... tá chegando corrente alternada na lanterna ?

blaugusto
18-08-09, 11:49
Num é?!?!
A Fan 05 num distribui energia direto do alternador para as lâmpadas??

Luigi
18-08-09, 11:54
Não, nenhuma moto manda energia direto do alternador, a energia passa pelo retificador antes.

blaugusto
18-08-09, 12:46
É memo??

Lembro que na época que optei por LED´s na Yes pesquisei e li que bastante gente coloca um retificador para os LED´s da lanterna e do painel.

Kaveira
18-08-09, 13:09
Os leds que eu instalei no painel estão lá acredito que já vai fazer um ano. Só que são leds que eu preparei, comprei os leds e resistores de 390ohms (1 para cada led) e até hoje estão bem.

Os autopoli e um outro porcaria de cone invertido lá que eu comprei pelo ML não duraram 2 meses. Fiz uma gambiarra com uns leds brancos que sobraram na luz de lanterna do farol, mas acabaram de queimar. Pode ser pelo fato de que eu liguei 3 leds em paralelo em série com 1 resistor de 390ohms...

Desconheço sobre a ligação "direta" das lâmpadas de lanterna da FAN, mas deve haver pelo menos um retificador e regulador na elétrica da moto para manter a bateria. Faz sentido as luzes de lanterna serem ligadas na tensão alternada, pois isso implica em um retificador/regulador de menor potência que reduz custos (a famosa economia porca).

Abraços,

agm2112
18-08-09, 13:12
É memo??

Lembro que na época que optei por LED´s na Yes pesquisei e li que bastante gente coloca um retificador para os LED´s da lanterna e do painel.




Eles devem botar só um diodo pra evitar que se queime os leds caso se inverta o + com o -, mas aí os leds nem acendem até que se ligue da forma correta.

an.dre
18-08-09, 22:46
Hey amigo blaugusto, obrigado por ajudar, obrigado a todos por participar! mas como eu chego no balção da casa de equipamentos eletronicos? é só chegar lá e falar "ME VÊ AÍ UM RETIFICADOR..." tem que falar mais o que?

Eu vou precisar de fazer algo do tipo.... fazer com que os fios das 3 lampadas que são alimentadas pelo alternador (2 no painel que ilumina o velocimerto outra no indicador de combustivel, e a outra é a lampada de freio baixa, que fica constantemente ligada como o farol da frente) passem por esse retificador e vão para os led's que já estão com os resistores né? meu num manjo nada... me desculpem...

Outra coisa! nossas motos já tem um retificador plugado no chicote né? é aquele barato de aluminio ?

fui fazer umas graça aqui e liguei uma lampada de 15 wats na do velocimetro e no lugar da que ilumina o indicador de combustivel uma de 5 wats ==> ( a original é 3 wats cada..) só ligou uma vez quando testei... ficou forte e bonito... mas liguei pela 2ª ves e PUFFF!!! acabou é apagando tudo!!!

an.dre
19-08-09, 09:16
pessoal axo que vo resolver parte do problema dessa forma aqui http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=26103.0
dessa forma vou fazer com que os led's do painel sejam alimentados pela bateria da moto, sem precisar de passar por retificador.

agora só falta fazer esse tal de retificador pra colocar nos led's que vão substituir a lampada de freio!!

agm2112
19-08-09, 09:28
pessoal axo que vo resolver parte do problema dessa forma aqui http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=26103.0
dessa forma vou fazer com que os led's do painel sejam alimentados pela bateria da moto, sem precisar de passar por retificador.

agora só falta fazer esse tal de retificador pra colocar nos led's que vão substituir a lampada de freio!!


Não precisa de retificador nenhum ....

Kaveira
19-08-09, 09:41
An.dre,

Seguindo o tópico que você mencionou, não precisará de retificador, conforme resposta do agm.

Mesmo assim, só para informação, o retificador que você pediria na casa de componentes eletrônicos seria o "Diodo 1N540X", onde o X pode ser um número entre 0 e 8.

Abraços,

agm2112
19-08-09, 09:51
Outra coisa que se pode fazer é comprar leds prontos pra uso automotivo, que já vem com resistores pra 12V, "retificados" com diodos e com o soquete correto.

an.dre
19-08-09, 11:53
agm2112, leds prontos pra uso automotivo são caros, fui na general osorio e eles querem 30 conto :NOOK:, TEM TUDO PRA MOTO LÁ, todas as lampadas, do painel, lampada de freio, tudo pode ser substituido por led, só não tem farol (eu acho...)

é que possuo uma porrada de led aqui... de uma epoca que comprei umas 3 lanterninha chinesa de 6 led superBranco cada, mas acabo a bateria e fico aqui largada... vo pegar os led :drool: outro detalhe é que na galeria page eles vende essas lanterninha por 3 ou 2 reais cada, lembrando que vem 6 led superbranco e nas casa de material eletronico eles vende CADA LED POR r$ 1,50 :0_0:

e ainda tem + 12 led vermelho de um "Break light" ferrado que achei na rua.

comprei 100 resistores de 470k por 3 reais! :OK: e o resto das coisas que precisa deve ser barato tb!

então... PELOS PODERES DO MAGAIVER :e :e !!!!!! vo tentar resolver essa parada! PERA AÍ QUE EU O IMENDANO OS FIOZINHO AINDA... :lol:

led vai ser o futuro :drool:

blaugusto
20-08-09, 08:48
Eles devem botar só um diodo pra evitar que se queime os leds caso se inverta o + com o -, mas aí os leds nem acendem até que se ligue da forma correta.



Realmente bem mais simples que um retificador completo. :D


Kaveira, sobre esse diodo que vc citou, o numro X pode ser escolhido de forma aleatória?? O que ele significa??

agm2112
20-08-09, 08:57
Realmente bem mais simples que um retificador completo. :D


Kaveira, sobre esse diodo que vc citou, o numro X pode ser escolhido de forma aleatória?? O que ele significa??




Se não me engano é a tensão máxima que ele suporta... Acho que os retificadores da série 1N400X também servem !

agm2112
20-08-09, 08:59
agm2112, leds prontos pra uso automotivo são caros, fui na general osorio e eles querem 30 conto :NOOK:, TEM TUDO PRA MOTO LÁ, todas as lampadas, do painel, lampada de freio, tudo pode ser substituido por led, só não tem farol (eu acho...)


Cara... dá uma olhada no ebay ... eu compro tudo quanto é led lá a preço de banana. Minha moto já está com praticamente todas as lâmpadas trocadas por leds... só falta o farol (e já existem lâmpadas H3 e H4 em led ...)

Kaveira
20-08-09, 10:38
Se não me engano é a tensão máxima que ele suporta... Acho que os retificadores da série 1N400X também servem !


Sim! Exatamente, porém com uma "pequena" diferença - a corrente direta da série 1N400X é de 1A, e da série 1N540X é de 3A.

Por curiosidade, seguem os números e as respectivas tensões reversas de pico repetivivas no diodo na série 1N400X - 0 = 50V, 1 = 100V, 3 = 200V, 4 = 400V, 5 = 600V, 6 = 800V e 7 = 1000V.

Também, os números e as respectivas tensões reversas de pico repetivivas no diodo na série 1N540X - 0 = 50V, 1 = 100V, 3 = 200V, 4 = 300V, 5 = 500V, 6 = 600V, 7 = 800V e 8 = 1000V.

Abraços,

Dumbex
20-08-09, 12:17
Dúvida:

Se eu compro uma lanterna em led.

Corro o risco de um dos led's queimarem? E se queimar? Tem que substituir todo o conjunto ou pode-se trocar somente o led queimado?

TorteX
20-08-09, 12:29
Dúvida:

Se eu compro uma lanterna em led.

Corro o risco de um dos led's queimarem? E se queimar? Tem que substituir todo o conjunto ou pode-se trocar somente o led queimado?


Eu usei lanterna de leds em duas motos...
Nas duas tava lindo quando coloquei, e nas duas quando tirei tinha só alguns leds acesos huaeuhaehu
Eu num uso nunca mais...

an.dre
20-08-09, 18:22
segue o resultado da gambiarra:
eu fiz uma doidera de fios e resistores com cola quente, as perninha dos led estavam bem pequenas por que foram arrancadas do breaklight bixado, imendei com fio e depois passei cola quente em cima.... mas quando fui ligar eles pra testar na fonte do computador (fio amarelo e preto, é 12v tb...) todos acenderam mas SUPER FRACOS, testei direto na bateria da moto e tb ficou suuuper fraquinho... axo que esses resistores com esses leds vermenhos não são os ideias, tem que ser outro tipo de resistor, já os leds superbrancos estavam todos com defeito.

então comprei lá na general osorio, com dor no coração... quer dizer no bolso 2 leds automotivo por 10 conto... pra colocar no painel da moto, acabei de testar. é azul... outro detalhe é que tem que colocar eles com a polaridade correta se não eles não acende.

to colocando agora... só vim aqui pra ver o esquema de puxar energia direto da bateria, to com problema de ferrugem no tanque da moto tb, joguei 1 litro de ferrox dentro do tanque e depois de xaqualhar bem e deixar ele de molho 1 hora eu axo, escoei o produto do tanque fiz outra ganbiarra pra colocar uma ventoinha de cooler de processador de computador na boca do tanque de combustivel pra secar o produto lá dentro em menos tempo... enquanto seca eu vo arrumano os led no painel. tenho que dar um jeito de tirar fotos depois pra vc's verem essa bagaceira que fiz

an.dre
20-08-09, 21:13
terminei o painel, o resultado não me surpreendeu muito não, por que a luz do led não espalha, fica só numa parte do velocimetro, então peguei o led que fica na outra parte iluminando o marcador de combustivel, tirei de lá por que o tanque da minha moto não tem sensor de combustivel e passei os dois led para o lado do velocimetro... tentei ver como fazer pra aproveitar a luz melhorpossivel, e acende de 0 a 40 km, fica meio apagado do 50 até 75km, e o resto ficou bem iluminado...
não ficou aquela coisa NOOOOSA QUE LOOOCO... mas ficou melhor que antes...

... VAI FICAR ASSIM MESMO.

outra coisa que aconteceu.. nas mensagens anteriores, eu escrevi: "fui fazer umas graça aqui e liguei uma lampada de 15 wats na do velocimetro e no lugar da que ilumina o indicador de combustivel uma de 5 wats ==> ( a original é 3 wats cada..) só ligou uma vez quando testei... ficou forte e bonito... mas liguei pela 2ª ves e PUFFF!!! acabou é apagando tudo!!!"

aconteceu que a luz do neutro não acende mais, testei a pequena lampada na fonte do computador e ela tá funcionando.... vi no diagrama eletrico e não passa por nenhum fusivel, o que será que aconteceu? será se ferrou o interruptor do neutro lá do motor?

agm2112
20-08-09, 21:30
Busca no ebay por "inverted leds" que seus problemas estarão resolvidos.... eles jogam 70% da luz para os lados... custa +- 50 cents o par.

http://www.lck-led.com/images/ledproducts/carled/t105mm.jpg

oliver2fast4u
20-08-09, 21:38
É memo??

Lembro que na época que optei por LED´s na Yes pesquisei e li que bastante gente coloca um retificador para os LED´s da lanterna e do painel.




não seria um resistor????!!!!!!

an.dre
20-08-09, 23:50
agm2112, esses barato do ebay é bem melhor que essa gambiarra loca que to fazendo aqui... mas vc jpa compro coisas aí? ??? já até criei conta lá no ebay e no paypal

agm2112
21-08-09, 09:09
Compro direto ...nunca tive problema... chega em +- 3 semanas. Pagando com paypal é tranquilo.

an.dre
22-08-09, 23:57
cara vi um pacote com 10 led desses aí que vc indico por 6 lolares... mandeu uma pergunta pro vendedor me calcular o frete... vamo quer $$ quanto vai sair essa bricadeira


===> vai sair menos de 15 reais com frete embutido, :drool: já comprei e to esperando entregarem aqui, vo preparar minha camera pra tirar umas fotos pra vcs verem.

sobre a luz do interruptor no neutro que saiu, descobri onde ela foi parar... tava andando essa semana com a moto e derrepente a luz do indicador do farol alto simplismente sumiu :NOOK: :NOOK:. muito estranho e hoje de manhã percebi que quando coloco no farol alto e deixo a moto no neutro essa luz do indicador do farol alto acende bem fraco, se engato a marcha ela apaga, se coloco no neutro ela acende de novo :0_0: .

agora não me pergunte como isso aconteceu... esse painel é da fan e éparalelo, veio faltando varias coisas quando abri pra colocar os leds, é suuuper fragil tb. sincesamente vo subistituir por um da titan, já que o bocal do chicote é é o mesmo

mais um detalhe que talves seja interessante saber... eu costumo fazer um esquema com as porcaria das setas paraleda da moto quando as compro, além de resolver problemas com infiltração de agua com silicone, tenho uma fita cromada igual a essa aqui==> http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=76177839_5901.jpg&v=E
costumo abrir as setas, remover a lampada e colocar uma camada dessa fita no fundo das setas, fica realmente melhor com LAMPADAS.


tentei fazer issso no painel pensando em ter o mesmo resultado mas realmente não ficou bom, o fundo brando original fica melhor, quando colocar led nas setas vo tentar colocar um fundo branco tb

an.dre
12-09-09, 01:42
Os led’s chegaram hoje.

hoje mesmo coloquei terminei agora 1:30 da manhã... afff que sono.
Os led’s de lá do ebay vieram de hogkong, no formato igual ao que o agm2112 postou nas fotos, tem um acabamento bem melhor que os daqui, realmente ilumina pros lados e no painel ficou muito mais bonito, o resultado me agradou bastante comparado aos led automotivo azul ue comprei que só "alumia" pra cima :lol:

Tava com problemas com lâmpadas que se apagavam do nada no painel... descobri o que é depois de aprender a mexer no multimetro fui testando tudo até chegar no painelque é novo maaaas===> meu painel é paralelo...

desmontei e era os conectores estavam muito mal feito, tive que desmontar o chicote dele, tirar os fios dequale especie de tomada de plastico e refazer a coneção dos fios nos pequenos plug’s de cobre, era ali, o cobre do fio não tava dando contato com o cobre do peueno clugzinho de cobre que parece uma pequena espada.. depois disso todas as luzes se acenderam e ficou tudo normal.

testei led nos piscas e com esses led gringo não acontecia aquele piripaque de ficar piscando super rapido quado se coloca led em vez de lampadas, mas nas cetas eu preferi as lampadas por que acho que ficou mais forte que os led, e de dia deve ser melhor pros outros enxergar...

agora falta a lampada do freio... vo dar uma pesquisada do ebay e ver o que vai ser... depois vo arrumar um jeito de arrumar pilha pra minha macera... tenho que tirar as fotos proceis verem :OK:

Dumbex
13-09-09, 22:29
Os led’s chegaram hoje.

hoje mesmo coloquei terminei agora 1:30 da manhã... afff que sono.
Os led’s de lá do ebay vieram de hogkong, no formato igual ao que o agm2112 postou nas fotos, tem um acabamento bem melhor que os daqui, realmente ilumina pros lados e no painel ficou muito mais bonito, o resultado me agradou bastante comparado aos led automotivo azul ue comprei que só "alumia" pra cima :lol:

Tava com problemas com lâmpadas que se apagavam do nada no painel... descobri o que é depois de aprender a mexer no multimetro fui testando tudo até chegar no painelque é novo maaaas===> meu painel é paralelo...

desmontei e era os conectores estavam muito mal feito, tive que desmontar o chicote dele, tirar os fios dequale especie de tomada de plastico e refazer a coneção dos fios nos pequenos plug’s de cobre, era ali, o cobre do fio não tava dando contato com o cobre do peueno clugzinho de cobre que parece uma pequena espada.. depois disso todas as luzes se acenderam e ficou tudo normal.

testei led nos piscas e com esses led gringo não acontecia aquele piripaque de ficar piscando super rapido quado se coloca led em vez de lampadas, mas nas cetas eu preferi as lampadas por que acho que ficou mais forte que os led, e de dia deve ser melhor pros outros enxergar...

agora falta a lampada do freio... vo dar uma pesquisada do ebay e ver o que vai ser... depois vo arrumar um jeito de arrumar pilha pra minha macera... tenho que tirar as fotos proceis verem :OK:


Sem fotos sem parabéns!

lirowjp
14-09-09, 00:42
acho q este material é de grande ajuda para leds na lanterna e luz de freio !

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14188&KW=led