PDA

Ver Versão Completa : Carregador de bateria simples mas funcional.



Gomides
27-08-09, 17:35
Carregador de Bateria



Equipamentos:

Chave ( fenda ou Philips );
Ferro de solda;
Solda;
Descascador de fios ( ou uma faca, só não va cortar os dedos hahaha ).


Componentes:

1 - Diodo 1N5408 ( ou similar q suporte no mínimo 1 A );

Fio 1,5 mm ( tamanho a sua escolha )

Macho de tomada;

Soquete de lâmpada;

Uma lâmpada de 100 W ( tem q ser de 100 W, a lâmpada funciona como um resistor, se mudar a potência, entaum muda resistência );

2 jacarés ( preto e vermelho ).


Montagem:

Ligue o macho de tomada aos fios;

Ligue o soquete da lâmpada em série com um dos fios;

Ligue outro pedaço de fio à outra extremidade do soquete;

Agora com o ferro de solda, solde o fio q sai do soquete no diodo ( o lado q não tem o risco);

Solde tb o lado q tem o risco do diodo à um outro pedaço de fio;

A esse fio, prenda o jacaré vermelho, positivo, ( é o jacaré q vai no positivo da fonte );

Ao outro fio q sai do macho da tomada, ligue o jacaré preto, negativo, ( é o jacaré q vai no negativo da fonte ).




Valores medidos:


Corrente I = 0,36 A

Tensão bateria: Sem carga 12 V
Depois de algum tempo +-15 V





Esquema Elétrico:


http://img197.imageshack.us/img197/661/carregador.jpg



Essa caixinha a esquerda seria o macho de tomada;

Lampada, seria a lâmpada de 100 W;

Diodo, é o diodo;

Bateria, é a bateria da moto.



Resolvi fazer este tutorial por causa do perrengue q passei hj, minha bateria arriou na saída do trampo, tive que da um tranco.
Quando cheguei em casa, percebi q eu não tinha um carregador pq nunca tinha precisado. Pesquisei uns preços de um carregador e não me agradaram.
Saí na correria pra comprar os componentes, pra montar, deixar carregando e ir pra pra facul, faço engenharia elétrica. Não gastei 1 hora pra comprar, montar e por pra carregar.
È bem simplizinho, mas quebrou meu galho.



Marcelo C. Gomides

lirowjp
27-08-09, 19:43
o problema eh encontrar esse diodo . . .

fica nas especificações pra uma carga lenta ?

oliver2fast4u
27-08-09, 20:01
ja tinha ate me esquecido deste carregador c/ lampada... antigamente a gente fazia isto pra carregar bateria velha pra ligar toca-fitas de carro em casa, muleque é phoda nééé....
mas o diodo é facil de encontrar em eletronica ou auto-eletro, ou conseguir achar um em alimentaçaõ/saída d placa de circuito velha, tipo aparelho d som, etc... tem muita coisa que usa os mesmos valores.

Gomides
27-08-09, 22:34
o problema eh encontrar esse diodo . . .

fica nas especificações pra uma carga lenta ?


Esse diodo eh fácil encontrar. Mas se mesmo assim não encontrar eh só pedir um equivalente que aguente corrente de no mínimo 1A.

Eh para carga lenta. Carreguei 6 horas minha bateria, ta funcionando blz agora.

badboydtna
18-09-09, 13:56
Esse esquema vai me ajudar muito amigo muito obrigado...

Tqf2
28-09-09, 15:23
Nem me lembrava mais que isso existia...

Ótimo..

Parabéns

reyboy_fan
01-05-10, 11:21
Deseterrando...

tambem da pra usar uma fonte de computador, carrego ate bateria d carro com essa so q é tipo carga rapida

Tasteful
01-05-10, 19:08
Deseterrando...

tambem da pra usar uma fonte de computador, carrego ate bateria d carro com essa so q é tipo carga rapida


2
e bota rápida nisso

Stone
01-05-10, 19:14
To querendo fazer isso faz um tempão, então dá certo mesmo, vou desmontar um computador velho que tenho aqui para tirar a fonte, só o cooler dela não funciona mais, mas se der certo dou um jeito, tenho um ventilador aqui....

off, mas o cooler da CPU é ligado em quantos volts? talves eu possa aproveitá-lo para colocar na fonte

Alan Ranieri
02-05-10, 11:41
To querendo fazer isso faz um tempão, então dá certo mesmo, vou desmontar um computador velho que tenho aqui para tirar a fonte, só o cooler dela não funciona mais, mas se der certo dou um jeito, tenho um ventilador aqui....

off, mas o cooler da CPU é ligado em quantos volts? talves eu possa aproveitá-lo para colocar na fonte


Se forem de 3 vias é o seguinte

Vermelho: +12 VDC
Preto: Terra
Amarelo: Sensor de RPM

Léo Borges
11-08-10, 09:55
Alguém sabe me dizer quanto tempo leva para este carregador carregar uma bateria de 7 Amp, a bateria da Tw morreu depois de 3 meses parada :G