PDA

Ver Versão Completa : Problemas no freio traseiro após a montagem



Seba
15-09-09, 03:25
Dae pessoal!

Começou a esquentar então to acertando tudo na Twister pra dar umas voltas :clap:

Desmontei toda a roda traseira pra pintar, já aproveitei pra trocar o pneu que tava muito ruim o outro... (coloquei um Metzeler igual ao da frente :D)

Bom ok, desmontei tudo que dava pra desmontar na roda menos os rolamentos (nunca tinha feito isso, segui os passos do manual da mecânica).

Tudo barbadinha, desmontei limpei, lubrifiquei e montei. Só vou deixar a troca das vedações e checagem dos rolamentos pro mecânico pois essa semana ainda vou trocar a relação.

Quando botei a moto em primeira, ao freiar (no cavalete) ela faz um barulho quando o tambor entra em contato com a roda, depois pára. Mas freia normalmente.

É um baralho beeem alto, não é igual quando tem humidade.

O que pode ser?

mmoura
15-09-09, 04:05
Pode ser humidade irmão...
Mas retira elas e checa se não estão enferrujadas, ou com alguma outra anormalidade...
Um abraço

Mostarda_69
15-09-09, 07:52
Creio ser umidade + sapata do freio paralela... coloca uma primeira acelera e vai freiando.. ou se da pra anda, vai na rua da rente da tua casa e vai usandoa te da uma esquentada no freio.. e dp diz se voltou o barulho!!

Cassio
15-09-09, 09:02
Pode ter alguma coisa errada dependendo do barulho, mas sei lá, toda vez que a roda traseira da minha moto é desmontada (eu mesmo nunca fiz isso mas pretendo em breve)
depois de montada demora uns bons quilômetros até o freio "assentar" e parar de frear em trancos e fazer barulho estranho.

Mostarda_69
15-09-09, 10:26
Eu ja desmontei, mas pra mexer em rolamentos, lubrificar, nunca pra trocar peça.. e no montar ficou igual, sem barulho..

minha DT dp que molhava e secava, quando ia usa dava uns grunidos e freiava meio de soco atras.. mas depois de "gastar" a ferrugem, ficava boa.. coisa de 3 freiadas de 50metros..

Seba
15-09-09, 15:46
Ok! Ela ta no cavalete, vou dar uma esquentada no freio e ver o que acontece. Se não desmonto tudo e passo um querosene ou alcool.

Eu usei diesel num pano levemente humido, pode ser por isso... o diesel pode ter deixado uma camada extremamente leve de gordura e ta causando isso.

Sobre as sapatas acho que é tudo original.

Ivan RJ
15-09-09, 17:03
Seba, eu sempre lixo as lonas novas, com lixa áspera (grossa) antes de colocá-la e o tambor por dentro com lixa bem fina, 1200 ou 1400, é um leve passe. Depois lavo bem a pista, onde as sapatas encostam, com água corrente. Enxugo e monto o conjunto, em pouco tempo as sapatas ficam perfeitas.
O ideal é aproveitar a oportunidade e limpar e engraxar os rolamentos das rodas. No seu caso pode ter caído um pouco de lubrificante nas sapatas, não lave as sapatas com gasolina, querosene ou outro tipo de combustível, eles tem lubrificantes, só irá estragar mais as lonas, lave com água e sabão e depois lixe. Espero ter ajudado.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Seba
15-09-09, 19:53
A beleza, se o barulho não párar vou desmontar e fazer isso. Da próxima vez já faço direto.

Sobre limpar e lubrificar os rolamentos ainda não me sinto "preparado", acabei de começar a mexer com essa parte mecânica e pra tirar os rolamentos tem que fazer força, bater... sei lá... mas prefiro aprender a como chegar lá e montar tudo sem fazer essa barulheira depois :-P

Mas valeu a dica! Abraço!



Seba, eu sempre lixo as lonas novas, com lixa áspera (grossa) antes de colocá-la e o tambor por dentro com lixa bem fina, 1200 ou 1400, é um leve passe. Depois lavo bem a pista, onde as sapatas encostam, com água corrente. Enxugo e monto o conjunto, em pouco tempo as sapatas ficam perfeitas.
O ideal é aproveitar a oportunidade e limpar e engraxar os rolamentos das rodas. No seu caso pode ter caído um pouco de lubrificante nas sapatas, não lave as sapatas com gasolina, querosene ou outro tipo de combustível, eles tem lubrificantes, só irá estragar mais as lonas, lave com água e sabão e depois lixe. Espero ter ajudado.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Guilherme Mcnasty
15-09-09, 20:57
Normal. Toda vez que se desmonta a roda o ideal é lavar o cubo/roda. Pode crer que é por culpa da sujeira. Enquanto vc roda normalmente antes de desmontar a sujeira(pó da sapata) estava nos cantos do cubo e espelho. Depois de desmontado normalmente a sujeira acaba atingindo a superfície de contato do freio no cubo. Logo o pó "agiliza" a vitrificação do freio. A solução é abrir de novo, limpr e dar uma lixadinha assim como o Ivan mencionou.
Não freie demais, quanto mais esquentar pior vai ficar! ainda corre o risco de amarelar a roda pela temperatura.

Seba
15-09-09, 21:27
Dei umas freiadas e já deu pra ver que melhorou!

Mas eu limpei, só que limpei com diesel em pane LEVEMENTE humidecido. Mas acho que foi por isso...

Da próxima sigo as instruções do pessoal!



Normal. Toda vez que se desmonta a roda o ideal é lavar o cubo/roda. Pode crer que é por culpa da sujeira. Enquanto vc roda normalmente antes de desmontar a sujeira(pó da sapata) estava nos cantos do cubo e espelho. Depois de desmontado normalmente a sujeira acaba atingindo a superfície de contato do freio no cubo. Logo o pó "agiliza" a vitrificação do freio. A solução é abrir de novo, limpr e dar uma lixadinha assim como o Ivan mencionou.
Não freie demais, quanto mais esquentar pior vai ficar! ainda corre o risco de amarelar a roda pela temperatura.

Tasteful
15-09-09, 21:32
Eu usei diesel num pano levemente humido, pode ser por isso.


ta explicado
bah uma vez lavei o cubo da dt com diesel bahhh
faz um barulho tri alto chega a doe o ouvido mas passa em seguida

Stone
15-09-09, 21:55
ihh, diesel acaba com o patim de freio, contamina legal

ah, para lubrificar o rolamento é só tirar o guarda-pó dele com uma faquinha (aquela blindagem, geralmente de plastico), e colocar graxa, mas com muito cuidado para não colocar graxa no freio

Ivan RJ
15-09-09, 23:17
Lembrou bem Stone, nunca exagerar na lubrificação do rolamento.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Mostarda_69
15-09-09, 23:31
Para de fazewr arte e vem aqui... eu desmontei todos rolamentos e buchas de suspensão da Fazer e da Lander.. ja to craque.. vem pra ca um fds.. mexemo em toda ela.. tomamos umas cevas e damos boa risadas...

te levo pra jantar la naquele lugar que fomos a outra vez.. :amando: :shump: :shump:



:briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro:

ahuahuaha.. faca loko veio..

Seba
16-09-09, 00:14
Ei como tiro esse guarda pó? tentei até onde eu senti que não ia estragar e desisti... o troço não saia... e como vou trocar a relação ia deixar pro mecânico... mas diz ai? como eu faço?

(detalhe: como não consegui abrir limpei o que pude com um pano dei uma sprayzada de gracha (nos outros locais usei graxa em pasta, mas essa spray é uma beleza...).



ihh, diesel acaba com o patim de freio, contamina legal

ah, para lubrificar o rolamento é só tirar o guarda-pó dele com uma faquinha (aquela blindagem, geralmente de plastico), e colocar graxa, mas com muito cuidado para não colocar graxa no freio

Stone
16-09-09, 00:40
é só pegar uma faquinha ou algo pontudo e enfiar a pontinha no ladinho do guardapó e forçar que ele sai facinho, mas tira ele pelo lado de dentro, pelo lado do furo, sai mais fácil

Seba
16-09-09, 01:33
A não! é certo que o meu ta emperrado... tentei tirar até na pressão com chave de fenda e o troço não saiu... com uma faguinha aquilo só sai picando.

Seba
16-09-09, 01:33
:amando:

Hehehe sai fora condimento!!!

:stop:

Baaah eu tava olhando pra #@¨&% do guarda-pó e pensando em ti :drool:

Mas com certeza! quando eu for ai vamos desmontar tudo, só pra ver como é por dentro hehehe

E será em breve! logo ela vai estar andando redondinha e o tempo já ta começando a esquentar...

Logo vamos abrir o tópico pro Mostarda III - O Retorno :-P



Para de fazewr arte e vem aqui... eu desmontei todos rolamentos e buchas de suspensão da Fazer e da Lander.. ja to craque.. vem pra ca um fds.. mexemo em toda ela.. tomamos umas cevas e damos boa risadas...

te levo pra jantar la naquele lugar que fomos a outra vez.. :amando: :shump: :shump:



:briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro:

ahuahuaha.. faca loko veio..

Stone
16-09-09, 12:06
acho que você está forçando a coroa do rolamento junto, vai só com a pontinha da faca