PDA

Ver Versão Completa : Dispositivo destinado ao controle de ruído do motor?



Macale
17-09-09, 14:19
Tava dando uma olha nas leis aqui e achei isso na RESOLUÇÃO Nº 14/98.

Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:

(...)

IV) para as motonetas, motocicletas e triciclos:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha
5) iluminação da placa traseira;
6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
7) velocímetro;
8) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10)dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

(...)


O que seria esse dispositivo destinado ao controle de ruído do motor??
Desculpa ai se for uma pergunta besta, mas nao achei nada na net sobre isso.

Abraço

agm2112
17-09-09, 14:27
É o escapamento !

Macale
17-09-09, 14:29
Por que os caras nao facilitam e colocam escapamento??
Ate porque, pelo que eu sei a função do escapamento nao é só essa...

Valeu
Abraço

blaugusto
17-09-09, 14:35
É o próprio escapamento.

Em alguns carros é colocado um abafador E catalisador.

agm2112
17-09-09, 14:40
Por que os caras nao facilitam e colocam escapamento??
Ate porque, pelo que eu sei a função do escapamento nao é só essa...

Valeu
Abraço


Isso deve estar escrito desta forma pra dificultar que a lei seja interpretada e burlada da alguma forma. Chamar de "dispositivo de controle" pode ser qualquer coisa que faça esta função, tornando o item mais "genérico" e abrangente.

rocksul
17-09-09, 14:49
Para carros é chamado também de surdina.

Anda sem pra tiver que esportivo que fica!

jecastro
17-09-09, 15:00
Por que os caras nao facilitam e colocam escapamento??
Ate porque, pelo que eu sei a função do escapamento nao é só essa...

Valeu
Abraço


É que não é simplesmente o escapamento, é o escapamento com surdina interna para reduzir o ruído, escapamento apenas pode ser um cano reto.

Diego.fcs
17-09-09, 15:06
Tem que colocar "dispositivo destinado ao controle de ruído do motor", porq se colocar escapamento os caras vão colocar um cano direto e falar que estão dentro da lei, porq a lei só pede escapamento, isso aí é pro "peão" entender que tem que ter controle de ruído.

Interessante que pede seta mas não fala qual a cor dela.

jpedro91
17-09-09, 15:06
Os escapes esportivo s tem essa "surdina" interna? pra reduzir o barulho??

blaugusto
17-09-09, 15:08
Tem sim.
Mas não reduz o suficiente. Em alguma parte ainda tem o limite em db.

jpedro91
17-09-09, 15:14
Se voce toma uma multa por "escape barulhento" e o policial nem mediu.. da pra recorrer e ganhar?

jecastro
17-09-09, 15:24
Se voce toma uma multa por "escape barulhento" e o policial nem mediu.. da pra recorrer e ganhar?

Deve recorrer, ele não pode multar sem fazer a medição, a não ser que ele comprove visualmente que o abafador tenha sido retirado.

Cassio
17-09-09, 17:02
Se vc tiver com o escap original provavelmente o guarda não te multará, mas se tiver com outro escape esporte a multa será por alteração das características
do veículo.

MaikelRG
17-09-09, 17:51
qual a caracteristica que ele vai alterar trocando o escapamento?

a moto tem um cano, continua com um cano, e a lei diz que o escapamento pode ser trocado por um similar nao original...

eles multam como alteracao, mas nao eh alteraçao nenhuma...

alias... nao existe lei que diga que cano esportivo eh proibido!

Diego.fcs
17-09-09, 22:33
Você poderá recorrer, mas sabe né, 99% das vezes você perde... Nunca vi nenhum policial com esse equipamento de medição, e o que vale é a audição e o humor dele...

Twister
17-09-09, 23:19
na verdade, se recorrer dependendo do cano você ganha, é o caso dos coyotes, tenho 3 multas que eu ganhei, fui multado por descarga aberta, recorri e ganhei...

Cassio
18-09-09, 08:41
qual a caracteristica que ele vai alterar trocando o escapamento?

a moto tem um cano, continua com um cano, e a lei diz que o escapamento pode ser trocado por um similar nao original...

eles multam como alteracao, mas nao eh alteraçao nenhuma...

alias... nao existe lei que diga que cano esportivo eh proibido!


Características do veículo, não são apenas os ítens que deve ter, mas as características desses ítens.

Por exemplo, um cano reto NÃO é a mesma coisa que um escapamento original. O original segue requisitos de nível máximo de ruído, e também contro-
le de emissão de poluentes. Se escapamento esportivo tivesse característica similar, teria de seguir esses níveis máximos de ruído e poluição, mas não é
o que acontece.

Seria o mesmo que vc dizer que basta a moto ter um motor que está tudo certo, e querer colocar um motor de 1000cc no lugar de um de 125cc. As
características desses dois motores são completamente diferentes, e todo o resto da moto precisa ter características diferentes também.

jpedro91
18-09-09, 12:17
é uma palhaçada isso multa por escape! |:(

Mas indo contra a mim mesmo.. tem uns cara que não colocam escape esportivo.. e sim um berrante ali :lol:

Ronnytrials
28-09-10, 13:09
Eu sei que o topico é antigo, mas pra evitar criar outro e ouvir muito por criar outro topico, e já que este tem o assunto que gostaria de abordar.
Ainda nao está definido pra mim.
estou querendo colocar um escape esportivo na minha moto, o som dele é baixo, só é mais grave, e esse eu acho bonito. odeio barulho alto.
Eu ainda acho q alteraçao é trocar o escape que foi feito pra moto por um q nao seja de moto. caso nao esteja dotado de abafadores internos e que estejam funcionando perfeitamente.
Encontrei um texto feito pela TORK e gostaria de dividir com o pessoal e que possam opinar caso encontrem textos explicativos sobre essa "lei" q a maioria dos policiais desconhecem.
A respeito de ocorrências de multas e ou apreensões de motocicletas com a alegação que nossos escapamentos da linha Papaléguas ou pro tork estariam
produzindo um ruído muito forte, acima do permitido por Lei, informamos que:

1* Estes escapamentos possuem abafador com lã de vidro especial e desenvolvida para altas temperaturas, coberto em malha de

aço e que é responsável pela dosagem do ruído e afirmação da compressão do motor. Porém alguns policiais, sem o devido

conhecimento técnico, alegam que o escape é direto , o que não é verdade. Pois para ser direto ele teria que ser livre, sem abafador,

somente um cano livre de obstáculos e filtros, o que por certeza não está acontecendo.

2* Todos os nossos escapamentos tanto originais como esportivos limitam-se a emitir sons abaixo do que estabelece a Resolução

número 252 de 01 de fevereiro de 1999 pelo CONAMA e está totalmente dentro das normas da NBR 9714, ou seja abaixo de 99

decibéis.

3* Qualquer veículo que colocar um escape esportivo, seja carro ou moto, produz um ronco mais forte e é diferente de acordo com

cada veículo ou potência. Desta forma as motocicletas de baixa cilindrada, que sempre são mono ou bicilindricas, produzem ronco

agudo em baixas rotações e conforme o aumento do giro do motor, fica mais grave e baixo. Isto explica a impressão que se tem de

que o escape possa estar barulhento em baixas e médias rotações, em contrapartida, nas motocicletas de grande cilindrada ocorre o

inverso, em baixas e médias rotações o ronco é baixo e em altas rpm´s o ronco é forte e grave. O que faz com que as autoridades

insistam em multar as motocicletas de baixa cilindrada em detrimento as de alta cilindrada.

4* Ocorre também alguns autos de infrações pelo motivo de descaracterização das motocicletas, o que também descordamos, pois o

escapamento esportivo mantém a mesma finalidade técnica do original ou seja, a passagem dos gases do cilindro e a compressão do

motor. Todas as medidas, ângulos e espessuras do tubo de saída do cilindro e do miolo interno da ponteira são semelhantes ao

original, mantendo as mesmas funções técnicas, produzindo um ronco diferenciado, porém dentro do que estabelece a Lei, todos os

escapamentos por nós fabricados emitem ruídos abaixo de 99 decibéis. Se um escapamento esportivo descaracterizasse a

motocicleta, todo e qualquer acessório tais como bagageiros, baús, bauletos, protetores de pernas, protetores de escapamento etc.

também seriam proibidos, pois estariam alterando a característica original da motocicleta, pois em sua grande maioria não

acompanham estes itens de fábrica. De acordo com o artigo 230, parágrafos VII, IX, X, XIII, o que não pode ser alterado, são as

lanternas, faróis, entre eixos, cor, tipo de combustível, pois estas mudanças alterariam os itens obrigatórios em uma motocicleta, e

deveriam ser informados no documento da mesma.

5* De acordo com a resolução de numero 252 de 01 de fevereiro de 1999 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), os

limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parada, para fins de inspeção e fiscalização de veículos

automotores em uso.

II – Para motocicletas e assemelhados:

a) ½ N se N > 5000 rotações por minuto, ou.

b) ¾ N se N < 5000 rotações por minuto.

III – Para veículos que por projeto, não permitam a estabilidade à ¾ N: rotação máxima que possa ser estabilizada.

Desta forma a podemos concluir que a prática de acelerar a motocicleta, por policiais de trânsito em blitz e em abordagens

policiais, até o seu limite máximo de rotação, para se aferir com o ouvido se o escapamento é barulhento é inaceitável e foge de

todos os padrões e normas estabelecidas;

Esta é a única forma que se pode aferir com exatidão se os veículos e os escapamentos estão emitindo ruído acima do que

estabelece a Tabela I. Sem a comprovação técnica acima descrita, qualquer atuação, apreensão ou retaliação que o proprietário do

veículo venha sofrer por policiais ou agentes de transito, com alegação de excesso de ruído pelo escapamento seja ele original ou

esportivo, será meramente atitude unilateral e arbitrária, não baseada em nenhum aspecto legal e técnico, já que o Artigo 230

parágrafo XI do Código Nacional de Transito que é usado como argumento pelos policiais e agentes de transito, refere-se aos

escapamentos e silenciadores defeituosos ou inoperantes (furados, quebrados, com as câmaras internas desgastadas) e modelos

livres que não possuem miolo interno metálico ou com lã de vidro, o que não é o caso dos escapamentos Tork que são

confeccionados cem por cento dentro dos padrões delineados acima e possuidores de lã de vidro, manta de aço e miolo perfurado

que abafa e mantém a compressão do motor, portanto não são diretos ou livres.


Gostaríamos de poder contar com maior bom senso e atenção quanto às explicações técnicas acima detalhadas, para que

não haja este mal entendido entre os policiais de transito e os motociclistas, que buscam num acessório mais esportivo, resistente e

durável estabelecer sua identificação e gosto pela sua motocicleta.

Certos da compreensão agradecemos e nos colocamos a disposição.

Atenciosamente

LAF INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS PARA MOTOCICLETAS LTDA.

sei que muitos ja devem ter lido isso, mas nao custa salientar.

chiccoli
28-09-10, 13:38
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;

vo coloka xenox de 6.000k :drool:
tah dentro do permitido..

juniorseben
28-09-10, 13:53
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;

vo coloka xenox de 6.000k :drool:
tah dentro do permitido..

UP'

magrao tk
28-09-10, 13:55
Esse assunto interessa e MUITO pra mim.

A meu ver a coisa toda já toda errada desde lá do início.

Por exemplo...
Se existem no comércio tantos e tantos ítens para motos que são proibidos como espelhos minúsculos, lentes de cores diferentes, escapes muito ruidosos... Afinal de contas, por que a @#$$% da fábrica é autorizada a produizir e comercializá-los??? Não deveriam a fábrica e as lojas serem fiscalizadas e autuadas se pusessem pra vender equipamentos que não fossem adequados as normas de transito? Não eram eles que deveriam pedir autorização para o dep. de transito para fabricar um espape pra uma determinada moto, com formato e níveis de ruído que não fossem os originais do modelo??? No entanto eles fabricam, ganham o $$$ deles, e a gente compra e toma multa. Pra mim isso é uma @#$% duma palhaçada!!!

Agora eu vou citar o meu caso, tenho uma moto 2t de 1982 em casa. Quero reformar, o escape original dela não presta mais. Uso outro escape SEMELHANTE da mesma marca, mas de outro modelo e cc. Tambem está ruim. Tava a fim de conseguir um outro novo, já que ela vai ser toda reformada.

Acontece que nem esse 2º escape que é menos velho existe mais no comércio. Como é que eu fico então? Ando com a moto reformada, novinha e com o escape feio e amassado ou compro um escape esportivo que é só o que existe pra motores 2t, e tomo uma multa porque a fábrica fabrica, mas eu não posso usar, só comprar!

Quer saber daqui a pouco eu mando todo mundo se @#$%¨e ando é sem escape nenhum duma vez.

Alan Ranieri
28-09-10, 13:57
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;

vo coloka xenox de 6.000k :drool:
tah dentro do permitido..


Mas não está mesmo... Precisa de um CSV para mudança no sistema de iluminação.

Ronnytrials
28-09-10, 23:23
Esse assunto interessa e MUITO pra mim.

A meu ver a coisa toda já toda errada desde lá do início.

Por exemplo...
Se existem no comércio tantos e tantos ítens para motos que são proibidos como espelhos minúsculos, lentes de cores diferentes, escapes muito ruidosos... Afinal de contas, por que a @#$$% da fábrica é autorizada a produizir e comercializá-los??? Não deveriam a fábrica e as lojas serem fiscalizadas e autuadas se pusessem pra vender equipamentos que não fossem adequados as normas de transito? Não eram eles que deveriam pedir autorização para o dep. de transito para fabricar um espape pra uma determinada moto, com formato e níveis de ruído que não fossem os originais do modelo??? No entanto eles fabricam, ganham o $$$ deles, e a gente compra e toma multa. Pra mim isso é uma @#$% duma palhaçada!!!

Agora eu vou citar o meu caso, tenho uma moto 2t de 1982 em casa. Quero reformar, o escape original dela não presta mais. Uso outro escape SEMELHANTE da mesma marca, mas de outro modelo e cc. Tambem está ruim. Tava a fim de conseguir um outro novo, já que ela vai ser toda reformada.

Acontece que nem esse 2º escape que é menos velho existe mais no comércio. Como é que eu fico então? Ando com a moto reformada, novinha e com o escape feio e amassado ou compro um escape esportivo que é só o que existe pra motores 2t, e tomo uma multa porque a fábrica fabrica, mas eu não posso usar, só comprar!

Quer saber daqui a pouco eu mando todo mundo se @#$%¨e ando é sem escape nenhum duma vez.
Disse a verdade. O Brasil tá é todo zuado.
Fiquei sabendo que um deputado ganha quase 15 mil por mes, tem auxilio terno, 1.000 reais de gasolina todo mes, e auxilio moradia, com apartamento de luxo... O cara nao pode nem gastar o dinheiro dele... por isso to vendendo meu voto, votando certo ou nao, no final todos se corrompem.

Ronnytrials
28-09-10, 23:28
Mais um texto:
Do exposto, conclui-se que nas ações de fiscalização de trânsito, apenas poderá o agente de trânsito autuar o proprietário de uma motocicleta, motoneta ou ciclomotor se a descarga estiver livre ou o silenciador de motor de explosão estiver defeituoso, deficiente ou inoperante, conforme previsão do art. 230, Inciso XI do Código de Trânsito Brasileiro.
Naquelas situações em que a descarga não esteja livre ou o silenciador de motor de explosão não esteja defeituoso, deficiente ou inoperante, mas conforme palavras do consulente, “que aos ouvidos do agente parecem emitir ruídos acima do suportável”, não há previsão legal de alguma ação por parte do agente de trânsito, já que deverá ser objeto de inspeção técnica regulamentada pela Resolução nº 84/1998 do Contran, infelizmente ainda com sua vigência suspensa, seguindo-se o preconizado na Resolução nº 252 de 01 de fevereiro de 1999 do CONAMA.
Quanto à troca do escapamento original das motocicletas por escapamentos chamados esportivos, não há que se falar em alteração de característica de veículo já que não refere-se à mudança estrutural do veículo.
É o parecer que submeto à deliberação deste colendo Conselho.

Florianópolis, 27 de janeiro de 2009.

ANDRÉ GOMES BRAGA
Conselheiro do CETRAN/SC

Aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária n.º 003, realizada em 27 de janeiro de 2009.

LUIZ ANTONIO DE SOUZA
Presidente

Estive pesquisando aki e vi que recorrer nem sempre dá resultados.
tem uma historia que um pm multou um cara numa cbr 1000RR alegando a moto estar com um lado do farol defeituoso, e sabemos que no farol baixo acende só um lado mesmo. Recorreu e perdeu.
outro foi flagrado com um carro popular a mais de 600kmph!!!! recorreu e tbm perdeu. quem disse isso foi um policial membro do motonline.
Achei um absurdo.
Este policial está tentando ajudar, esclarecendo o que pode e o que nao pode. ele está do nosso lado e ja mandou um email pro detran pedindo orientaçao de como proceder em situaçoes de escape esportivo, mini piscas, mini espelhos, etc....

quem quiser ler o post:

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=12295&PN=31

César
29-09-10, 11:55
Quando se coloca um escpe esportivo o barulho aumenta, isso é fato. Escape esportivo é massa, eu tive um Roncar boca em 8 na Yes, na primeira viagem que fiz com ele fui parado pela polícia rodoviária e iam apreender a minha moto. Só escapei após muita conversa e questionar o fato do pm não ter o decibelímetro. Mas se o cara tivesse de mal humor na hora minha moto já era, ia pro pátio de Curitiba, ia me da um transtorno fora que corria o risco de recuperar só o quadro com duas rodas..... Portanto, escape esportivo nunca mais, melhor não dar sorte pro azar.

magrao tk
29-09-10, 12:13
Se o que interessa é o nível de ruído e não importa o formato do escape vou comprar um gemoto, partir ele no meio e encher de abafador dentro até ficar igual ou com menos barulho do original. É uma alternativa pra mim.

Ronnytrials
29-09-10, 13:32
Se o que interessa é o nível de ruído e não importa o formato do escape vou comprar um gemoto, partir ele no meio e encher de abafador dentro até ficar igual ou com menos barulho do original. É uma alternativa pra mim.
parece válida. copied!

magrao tk
29-09-10, 13:35
Daqui a pouco aparecem os preparadores aqui pra me chamar de louco.

Ronnytrials
30-09-10, 01:44
Daqui a pouco aparecem os preparadores aqui pra me chamar de louco.
E pior que vai, rsrsrs. mas o lance é por as ideias pra fora.