PDA

Ver Versão Completa : duvida sobre gasolina e carburador



buneco
18-09-09, 14:54
pessoal, tem muita diferença entre elas?
como posso saber a qualidade da gasolina?
minha moto só rodava comum posso enche ela com aditivada sem problemas?

e meu carburador como posso saber se ele está regulando certinho?

a moto é titan 125 es 2000...

j_antunes
18-09-09, 15:17
Diferença entre gasolina e carburador? Cara... tem, sim.

Basicamente é o seguinte: a aditivada tem detergentes pra limpar o sistema de alimentação. Reza a lenda que depois de usar comum por muito tempo, jogar aditivada pode soltar a sujeira acumulada e acabar entupindo alguma coisa, mas eu já fiz trocentas vezes e nunca tive problema com a alternância de tipos de gasolina. Esse é um assunto que dá bastante pano pra manga e cada um tem sua preferência pessoal quanto a aditivada ou comum. Minha dica é não usar aditivada se for ficar com a moto parada por alguns dias, porque o detergente decanta e forma borras.

Pra saber a qualidade da gasolina você pode pedir pro posto fazer um teste, mas em motores pequenos é comum a moto mal conseguir segurar a marcha lenta quando entra gasolina porcaria. O que também vai depender da regulagem do seu carburador - ele pode ficar mais ou menos sensível a isso dependendo de como estiver ajustado.

Pra conferir é só você mesmo pegar o manual de serviços da sua moto e ver quantas são as voltas padrão dos parafusos de mistura e de marca lenta. Ajusta e conta as voltas. Esse é o jeito fácil de regular. Se você não quiser mexer na regulagem, quiser só saber se está andando com ele mal ajustado (sei lá por que motivo), dá pra tirar a vela e dar uma olhada pra ela: se estiver com cara de carbonizada, bem escura, você está rodando com mistura rica - muito combustível pra pouco ar. Se estiver esbranquiçada, está andando com mistura pobre.

Diego.fcs
18-09-09, 16:00
Não vejo muita diferença entre comum e aditivada, é como o j_antunes comentou, ela só tem uns detergentes a mais para dar uma limpada em tudo. Eu sempre alterno e nunca tive problemas, em carros mesmo uso muito pouco aditivada, e quando uso não tenho problemas.

Coloca gasolina comum de boa qualidade que tá de bom tamanho já... A podium é muito boa também, usa ela algumas vezes também que é bom.

buneco
18-09-09, 21:39
pessoal minha moto tinha 1/3 de gasosa comum
fui lá e completei os outros 2/3 com aditivada
mudou ate o barulho dela :o
é normal isso?

Alan Ranieri
19-09-09, 12:07
pessoal minha moto tinha 1/3 de gasosa comum
fui lá e completei os outros 2/3 com aditivada
mudou ate o barulho dela :o
é normal isso?


Cara gasolina comum e aditivada só tem uma adição de aditivos (0,5% no caso da Petrobras) sua composição e refino são o mesmo. Acredito que apenas esses aditivos não possam dar essa diferença não.