PDA

Ver Versão Completa : Você "desce na banguela" ?



Adrian Gabriel
02-10-09, 22:40
Olá Camaradas !

Faz mais de 1 ano que eu dou banguela na minha titanzinha, dizem que não é aconselhável, mas eu acredito que não existe problema, eu apenas puxo a embreagem na decida (nunca engatada na primeira), isso economiza muito combustível, pois se você soltar ela na decida vai gastar a mesma quantidade de combustível como ela estivesse num lugar plano, então o que eu gastei na subida a gravidade compensa na decida, lógico que só faço isso na cidade e não nas rodovias, agora eu queria saber mais detalhadamente o que vocês camaradas com mais experiência acham ?

Obrigado ! [/b] [/size]

Diego.fcs
02-10-09, 23:15
Primeiramente eu acho que vc pode utilizar as letras em tamanho menor, em segundo lugar acho besteira andar na banguela, que a moto fica solta e esse seu esquema num é bem banguela, banguela é quando anda em Neutro, esse seu esquema aí só serve pra ficar "comendo" a embreagem, economiza em combustível mas gasta embreagem.

Anda normal que fica melhor pra vc, pra moto e para seu bolso.

Adrian Gabriel
02-10-09, 23:57
Desculpa pelas letras grandes, não sabia... ok vamos dizer que é quase o mesmo esquema do neutro, mas pelo menos na minha moto não gastou tanto a embreagem em 1 ano e 4 meses de uso. A embreagem não gasta muito, e já rodei 12000 km com ela.

Du_Modders
03-10-09, 01:58
acho besteira andar na banguela, que a moto fica solta e esse seu esquema num é bem banguela, banguela é quando anda em Neutro, esse seu esquema aí só serve pra ficar "comendo" a embreagem, economiza em combustível mas gasta embreagem.

Anda normal que fica melhor pra vc, pra moto e para seu bolso.


2

pow..."banguela" pra economizar com uma CG é pra acabar...uauauauauaua...depois disso acho que só bicicleta mesmo :D

Flw...!!! :f

buzato
03-10-09, 02:08
Se a decida é íngrime pelo menos ao ponto de manter a velocidade , eu desço em banguela sim, digo desço desengrenado.

raulzito rock
03-10-09, 02:44
na banguela sim,engrenado nunca!!

Seba
03-10-09, 03:12
Andar com a moto engrenada mas usando o manete da embreagem, você gasta os discos de embreagem... vai torrar eles.

Evidentemente não digo que você vai sair da loja com a moto nova e eles vão explodir. Mas vão durar uns 30-50% menos do que os de quem não faz isso.

Se quando tu exige uma rotação mais alta tua moto da umas falhadas como se a força não fosse pra roda ou quando tu engata a marcha as vezes ela solta e volta pro neutro já torrou. Vai gastar mais grana do que você pode já ter economizado até hoje.

É perigoso descer na "banguela" (em neutro), pois a moto fica solta. Se precisar párar você só vai contar com os freios (tambor).

Se teu freio traseiro molhar e você tiver na "banguela", a lona pode travar dependendo de como tu forçar o freio... já vi varias pessoas falando que isso aconteceu com o freio (tambor) da frente, com o de tras não. Creio que exatamente porque o motor fica girando a roda, junto com o peso do piloto, a roda não trava.

Mais uma vez a economia da tua vida inteira fazendo isso vai pro espaço.

"Mas eu só faço isso na cidade" uma BOA parte dos acidentes/assaltos acontecem perto de casa, quando você "já ta chegando" ou em trajetos pequenos... pois relaxa e se destrai.

Com a minha ex-Titan 150cc eu fazia uns 28 km/l... vendi pro Mostarda que andando mais devagar, provavelmente até uns 60 km/h conseguiu fazer uns 35 km/l (não lembro exatamente).

Ou seja... quer economizar, vai na manha mas com segurança. Sempre com marcha engatada equivalente a velocidade, você vai fazer uns 35 km/l pelo menos.

Abraço.

henrique
03-10-09, 06:57
de moto nunca.. até pq nao vejo vantagem nenhuma, mas de carro desço desengrenado e nao reduzo marchas por ex quando vou parar, passar em lombada ou parar no sinal eu deixo em neutro e vou freando depois coloco a marcha adequada.. nesse caso até traz vantagem pq só irá consumir um pouco mais os freios mas motor e caixa vao ser poupados nas reduçoes de marcha... claro q isso n vale se vc vier a uns 150 por hora e quiser parar...

Tqf2
03-10-09, 08:51
Se eu estiver com o combustível acabando,, e faço é desligar a moto na descida......kkkk

Na verdade, tudo depende né.....
há descidas e descidas...

há dias e dias...

Tem dias que ando igual tiozão.. :#

Tem dias que pareço o Valentino Rossi... :0_0:

vohr56
03-10-09, 13:37
No manual da YBR fala que andar assim pode ser perigoso para o motor e câmbio, pois a lubrificação pode se tornar ineficiente.

Seba
03-10-09, 14:03
Motor e caixa usam redução de marcha e "freio motor" no funcionamento normal, não há desgaste significativo ainda mais em baixa velocidade. Se assim fosse imagina quem mora na serra, trabalha na cidade e usa o motor pra segurar o carro nas descidas (procedimento correto), o conjunto iria durar 10 mil km no máximo.

As vezes eu também deixo (o carro) no neutro, mas somente quando me aproximo de lombada, esquina... mas sem motivo nenhum... apenas porque eu já estava parando mesmo.

Em descidas sempre engrenado, em baixa rotação pois não preciso de força do motor, a diferença no gasto em combustivel é minima relacionada a estar em neutro.

Claro que se o cara ta correndo acaba também exigindo um desgaste maior do carro inteiro, assim como segurar o carro em alta rotação.



motor e caixa vao ser poupados nas reduçoes de marcha... claro q isso n vale se vc vier a uns 150 por hora e quiser parar...

SRR
03-10-09, 15:16
Pois então, outro dia vendo reportagem na web motors sobre o asunto (com teste pratico em carros) não existe economia de combustivel ao usar o "N" em veiculos,nem em descidas,antes de quebra molas etc...

Furious VIPER
03-10-09, 15:26
Não existe mesmo a economia no neutro... pq a moto mantém a lenta e nisso há gasto de combustível... agora se deixar engrenado sem aceleração o cut-off entra em ação!!!

Seba
03-10-09, 15:49
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/cutoff.htm

Cut-off só em injetados.

Seba
03-10-09, 16:06
"Sobre o cut off, quando eu tinha o Vectra sempre ouvi dizer que se não colocar na banguela o carro ficava mais econômico. Ai eu me perguntava, como pode ficar mais econômico se o carro engatado o giro vai estar maior e consequentemente vai estar injetando mais combustível? Ao contrário do carro na banguela, que o motor vai estar desacelerado, com giro baixo e consequentemente com menos injeção de combustível. Explicações técnicas eu não sei dar, só sei que eu resolvi fazer o teste andando na cidade sem colocar banguela, ainda mais aqui em Brasília onde temos boas retas e descidas. Resultado, o carro que é era um 2.2 8v fazia 9 a 10km/l passou a fazer 11 a 12km/l (sem uso de ar condicionado). Agora o efeito desse cut off na estrada pode ser diferente, não testei, mas pelo que eu sei andar na estrada é andar com velocidades mais altas, é outro tipo de direção e deixar o carro solto é menos seguro e risco maior de erros."

Matte

"Como obter o menor consumo de combustível? Afirmamos sempre que é utilizando a menor rotação possível, mesmo que isso implique total abertura do acelerador para se obter o desempenho desejado. Mas inúmeros leitores, alguns se baseando em argumentos de engenheiros ou mecânicos experientes, nos contestaram e ainda contestam, defendendo a técnica de usar o mínimo de acelerador, "ralando" o pedal, ainda que precisando reduzir marchas para chegar ao desempenho que almejam (vale lembrar que a técnica sugerida aplica-se tão somente a motores a quatro tempos do ciclo Otto, ou seja, a gasolina, álcool e gás natural; para diesel e dois - tempos, vale a regra de acelerar o mínimo possível)."

" Depois de ler atentamente à matéria produzida pelo portal BCWS, podemos aprender como economizar mais.
Particularmente. uso uma "formula mágica" para que meu Corsa Hatch 1.0 8v, 98/99 possa fazer entre 13 e 15 km/l.
Uso a 1º marcha só para sair, coisa de um toque no acelerador, a 2º uso até o ponteiro começar a se mexer (20km/h), a 3º uso até os 30km/h, a 4º até os 40km/h e a 5º uso normalmente antes dos 50km/h, se for em uma subida isso não dá para fazer, pois uso um carro de baixa potência. Lembrando que uso a 5º marcha em velocidades que variam de 35 a 50km/h, sem ocasionar aquela trepidação característica de quando estamos forçando o motor com uma marcha errada. O acelerador é pressionado de forma delicada.
Em decidas íngremes e onde precisarei parar uso o freio, uso o freio-motor ou o famoso Cut-off, que consiste em engatar uma marcha menor, fazendo com que o carro vá reduzindo de forma gradual a velocidade, sem usar combustível.
No caso de descidas pouco acentuadas, uso o método conhecido como "banguela" que é por o câmbio em neutro e deixar o carro descer. Este método é condenado por todos, já que o carro está sem controle, aparentemente, pois a velocidade pode ir aumentando e será preciso usar mais o freio do que se estivesse engrenado, podendo causar fadiga no sistema de freio, diminuindo a sua eficiência, pois que ele pode esquentar muito, diminuindo o atrito das partilhas com o disco de freio. Um fator importante e que explica o porque da condenação do uso deste método é que se por algum problema o motor desligar, se você estiver usando a "banguela", a direção pode travar, além de que em carros equipados com direção hidráulica terão uma maior dificuldade para guiar, já que a bomba do hidráulico estará desligado, além do freio, que se tornará pesado, consequentemente diminuindo a sua eficiência.
O método Cut-off é o indicado para substituir a "banguela", pois uma vez com o carro engrenado ele não irá desligar. Uma prova é que em uma descida, com o carro engrenado, se você desligar a ignição o carro não irá desligar, isso porque o carro não está consumindo combustível. O que acontece neste caso é apenas a conhecida inércia, vejamos:

As rodas, em movimento então ligadas ao câmbio, pelo sistema de embreagem, que por sua vez está ligado ao motor, se as rodas estão em movimento, o câmbio também estará movimentando e por sua vez movendo o virabrequim que move todo o conjunto motor.

Neste caso o corpo de borboleta estará fechado e nada está sendo usado pelo motor, pois quem está reduzindo a velocidade é o câmbio, que ao estar engrenado com uma marcha menor, estará adaptando a velocidade à esta marcha."

http://www.teresinarace.com/mat101.htm

Furious VIPER
03-10-09, 16:56
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/cutoff.htm

Cut-off só em injetados.

hahahahaha eu falei pq eu uso! hahahaha
Foi mals!!

j_antunes
03-10-09, 19:48
O carburador eletrônico da Factor tem cut-off, não tem?

Seba
04-10-09, 04:09
Seu... seu... hehehhe



hahahahaha eu falei pq eu uso! hahahaha
Foi mals!!