PDA

Ver Versão Completa : Adaptando conta giros / tacômetro



Cassio
05-10-09, 14:14
Opa

A algum tempo venho matutando como adaptar um conta-giros na Ybr.

Minha primeira dúvida foi se seria possível adaptar um de moto 2T. Em minha ignorância achei que não seria possível, pois segundo o que eu acho uma 2T tem 1 pulso por rotação do motor e uma 4T tem 1 pulso a cada duas rotações. Já li em algum lugar que isso não é problema, e tinha uma explicação do porque, só que eu nem lembro porque, mas enfim..

Desencanado e sem pressa, tempos depois achei um conta-giros paralelo de strada, e resolvi comprá-lo para me aventurar a estudá-lo e adaptá-lo, já que a cbx é 4T, e seria possível adaptar o bixo dentro do próprio painel da Ybr, desde que separando a placa com os componentes, do “motorzinho”. Desta forma, se conseguir adaptá-lo e funcioná-lo, só preciso dar um jeito de arranjar um acetato legalzinho.

Pois muito bem.. tenho algumas dúvidas básicas.. (visto que tentei e o mardito não funcionou.. rs)

As 1as duas são:

- Estou usando o sinal que chega na bobina, e que vem do CDI. É este sinal mesmo, ou devo pegar algum sinal que chega no cdi?
- É possível checar esse sinal (eu sei que o sinal está lá, senão a moto não ia funcionar, mas queria seguir o sinal dentro do instrumento), apenas com um multímetro, sem utilizar um osciloscópio?
- Existem os CDIs CA e CC, isso pode influenciar algo, ou independente do tipo de CDI o sinal para bobina é o mesmo?

Valeu

Alan Ranieri
05-10-09, 14:21
Será que não serve algum desses aqui?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103776445-_JM

DOUGLAS 00
06-10-09, 08:53
Podes adaptar um kart que fica filé.

Cassio
06-10-09, 11:58
Agradeço Alan e Douglas, e as sugestões de outros modelos de conta-giros serão anotados e considerados.
Porém no momento quero entender porquê o que eu já tenho (conta-giros da strada) não está funcionando. Uma vez que eu entenda isso, será mais fácil até para comprar um próximo, se for o caso.

Valeu

Stone
06-10-09, 21:21
você tem que usar o sinal que vem lá da bobina de pulso, lá do estator
acho que ficaria legal você usar o conta giro da titan sport, os contagiro das antigas 2T eu acredito que sejam a cabo (até da DT200 é)

Cassio
07-10-09, 08:03
Fala Stone, blz

Tem 4 fios entre o estator e o cdi:
- CHG +
- CHG -
- PU +
- PU -

Acredito que os CHG seja de charge, já que se não me engano é um CDI ac.
O pu acho que é de pulso né.. devo pegar o negativo é isso? (nem sei porque mas já ouvi dizerem em pulso negativo)

Stone
07-10-09, 20:37
não entendo direito isso ai
tens o esquema eletrico da moto ai?

XxUNOxX
07-10-09, 20:43
Bom, a parte de compra ele deve se até facil, o duro é instala neh ^^

Deeck
21-01-10, 22:46
Também tava a fim de fazer o mesmo!
mas eu queria pegar o painel da titan sport e colocar na minha titan ES!

Será que é fácil? :s
Mas eu não tenho a manha de fazer! :d

Valeu

Léo Borges
21-01-10, 23:01
De uma olhada neste site tem um tutorial, que pode ajuda-lo! ]:)

http://yamahaxtz.forumvila.com/viewtopic.php?f=17&t=4084

Deeck
22-01-10, 10:33
De uma olhada neste site tem um tutorial, que pode ajuda-lo! ]:)

http://yamahaxtz.forumvila.com/viewtopic.php?f=17&t=4084


:drool: :drool:
Cara ótimo tutorial aquele! Muito obrigado ajudou D+! :clap: :OK:
Agora eu sei como ligar, só tenho que saber como ligar o painel da sport!

Muito bom valeu!!! :clap: :OK: :drool:

jpedro91
22-01-10, 10:58
Queria também um conta giro na tornado...

Xtz
22-01-10, 11:25
Queria também um conta giro na tornado...

2

Cassio
22-01-10, 12:57
Já tinha lido esse tutorial, e graças a ele meu conta-giros já está funcionando a um bom tempo. Porém fiz a instalação meio que provisória, só pra testes. Quando estiver com paciência vou desmontar tudo, tirar umas fotos e fazer um tutorial também, pois adaptei o conta-giros no próprio painel da factor.

Também estou enrolando pra fazer isso pois quero deixar os acetatos (do velocímetro e do cg) com o mesmo padrãozinho, tenho que achar alguém que faça um para o cg do modelo original do velocímetro.

Fagner
22-01-10, 13:24
opa fotos :drool: :drool:

Deeck
23-01-10, 11:51
:D
Aê faz ai e mostra pra gente!
Fotos, e tuto!
Estamos na espera!

Léo Borges
23-01-10, 12:52
:drool: :drool:
Cara ótimo tutorial aquele! Muito obrigado ajudou D+! :clap: :OK:
Agora eu sei como ligar, só tenho que saber como ligar o painel da sport!

Muito bom valeu!!! :clap: :OK: :drool:


Estamos aqui para isso! :D