PDA

Ver Versão Completa : Nivel de oleo da minha pequena.......



marball
20-10-09, 18:24
Bem pessoal blzzzz,como eu disse em um tópico anterior sou novo com motos,e gostaria de sanar mais uma duvida,como
disse tenho uma fan 2007,e o que acontece;Eu troquei o oleo dela a pouco tempo,e ja andei cerca de 420 km,hoje eu fui ver o nivel do oleo,e fiquei meio apreensivo,pois como eu ja li por aqui que para vc ver o nivel do mesmo vc não
precisa rosquear o marcador de nivel até o fim para ver o nivel,vc deveria tirar ele fora e depois so encaixar e ai sim
estaria ali a marcação do nivel, pois só esta marcando se eu rosquear até o final e marcando na metade,como ja disse antes novo com motos,é natural ter que completar com esta pequena kilometragem,ela não esta queimando oleo não,a descarga esta limpa,só com residuos de gasolina quiemada mesmo
não tem fumaça branca tambem,e muito mal da para ver a fumaça da queima do combustivel ou seja até aqui tudo normal,outra coisa que eu estranhei é que tinha umas borras branca no marcador de oleo e logo na entrada onde encaixa o marcador,nada de grande quantidade mais tinha um pouco,desculpe ter que escrever este livro aqui,
gostaria de paciencia de todos e fico no aguardo ok,um abraço á todos :# :#

Seba
20-10-09, 18:25
Coloca a moto no cavalete central, no lateral acontece isso.

Abraço!

marball
20-10-09, 18:52
Mais eu olhei o nivel com a moto no cavalete central mesmo!!!!!!!!!!1

Furious VIPER
20-10-09, 18:54
Se a moto marcou apenas isso de óleo estando no cavalete central... complete com óleo de mesma qualidade e pronto!!!
Só tem q ver o pq de estar consumindo óleo...

Seba
20-10-09, 19:19
A capacidade dela é de 1,2 litros isso?

Bom no manual deve estar escrito pra trocar a cada 3mil km e troca do filtro a cada duas trocas de oleo.

Te recomendo tirar todo esse oleo, trocar o filtro (de repente até no processo você encontra o problema e isso vai ter um custo baixo), coloca os 1,2 litros depois quando chegar em casa deixa uns 5 minutos parada no cavalete central pro oléo descer e mede, se precisar enche até o máximo (não passa do máximo!) e monitora o oleo a todos os dias antes de sair até ter certeza que resolveu o problema.

Se o nivel baixar logo depois posta a km e a quantidade que baixou, eu não entendo muito mas tem gente que vai poder te ajudar.

Acho uma boa trocar o oleo a cada 2 mil km no máximo (eu trocava a cada mil km o da minha Titan) e o filtro a cada duas trocas.

A cada 500km verifique o oleo e complete se necessário.

Abraço.

Seba
20-10-09, 19:27
Você trocou o oleo em uma mecânica ou concessionária? ou fez você mesmo?

Pergunto porque se você trocou o oleo e encheu até o máximo medindo rosqueando a tampa, é esse o problema. Claro que agora medindo certo vai dar errado.

Você tira a vareta, limpa e coloca sem rosquear, exatamente como tinha dito antes.

E se você medir logo após desligar a moto vai dar errado também, pois o oleo ta na parte de cima do motor, tem que esperar ele descer pra poder medir.

Abraço!

Furious VIPER
20-10-09, 19:28
A capacidade dela é de 1,2 litros isso?

Bom no manual deve estar escrito pra trocar a cada 3mil km e troca do filtro a cada duas trocas de oleo.

Te recomendo tirar todo esse oleo, trocar o filtro (de repente até no processo você encontra o problema e isso vai ter um custo baixo), coloca os 1,2 litros depois quando chegar em casa deixa uns 5 minutos parada no cavalete central pro oléo descer e mede, se precisar enche até o máximo (não passa do máximo!) e monitora o oleo a todos os dias antes de sair até ter certeza que resolveu o problema.

Se o nivel baixar logo depois posta a km e a quantidade que baixou, eu não entendo muito mas tem gente que vai poder te ajudar.

Acho uma boa trocar o oleo a cada 2 mil km no máximo (eu trocava a cada mil km o da minha Titan) e o filtro a cada duas trocas.

A cada 500km verifique o oleo e complete se necessário.

Abraço.

Filtro de óleo na Titan?? Na Fan??
Elas só tem filtro centrífugo, não é?? Aquele q não troca a cada 2 trocas de óleo!!

Seba
20-10-09, 19:48
Ha! por isso não achei quantos ml cabe com troca e sem a troca do filtro!

Tsc... tsc... já troquei varios óleos com a atual e confundi!

Bom, ignora essa parte do filtro.



Filtro de óleo na Titan?? Na Fan??
Elas só tem filtro centrífugo, não é?? Aquele q não troca a cada 2 trocas de óleo!!

Seba
20-10-09, 19:49
É sempre bom o cinismo do Furious pra completar o dia...

Stone
20-10-09, 20:27
marball, com certeza a sua moto está queimando óleo, pois o nível não pode baixar dessa maneira, muito menos com tão pouca quilometragem.
Para parar de queimar óleo você terá que fazer uma retífica do motor, e aproveitar que está aberto para dar uma geral no cabeçote fazendo assentamento de válvulas, troca de retentor de válvulas e verificar as condições dos guias e das válvulas, se precisar já troca tudo.
Se a moto também está fazendo barulho, aí talvez você terá que trocar a biela e/ou a arvore de comando e os rolamentos do virabrequim

Seba
20-10-09, 21:32
Mas a moto é 2007, seria possível que ela já tivesse nesse estado?

Eu chutei mais por uma troca de óleo com quantidade errada ou medição incorreta.

Marball, você tem a moto a quanto tempo? é sua primeira troca de óleo?

Abraço!



marball, com certeza a sua moto está queimando óleo, pois o nível não pode baixar dessa maneira, muito menos com tão pouca quilometragem.
Para parar de queimar óleo você terá que fazer uma retífica do motor, e aproveitar que está aberto para dar uma geral no cabeçote fazendo assentamento de válvulas, troca de retentor de válvulas e verificar as condições dos guias e das válvulas, se precisar já troca tudo.
Se a moto também está fazendo barulho, aí talvez você terá que trocar a biela e/ou a arvore de comando e os rolamentos do virabrequim

marball
20-10-09, 21:50
EM relação ao tempo que estou com a moto,peguei ela tem 1 mês ja,e esta com 10 milkm rodados só pois era de coroa que só saia com ela nos finais de semana,vivia mais na garagem do que na rua,o oleo é a minha 1º troca,mais
eu acho que o problema ja foi sanado na minha cabeça,pois eu acho que só coloquei de 700 a 800 ml de oleo,pois como foi dito tenho que que colocar entre 1 litro a 1 litro e 200ml,como ja rodei quase 500 km eu acho que deve ser
isso,e como coloquei a quantidade errada,abaixo do limite somando mais o tempo que eu ja rodei,deve ser isso não é!!!!!!!1 :-/ :-/ :-/

tom crazy
20-10-09, 21:59
Cuidado com o oleo ai rapaz, não vai fundir a motoca hehehe. O bom é que agora vc não erra mais na medição.

XxUNOxX
20-10-09, 22:05
MInha XTZ é 125cc tambem, e o óleo dela é sempre 1l

Agora abaixar POUCO pelo menos na minha foi normal, mais nunca abaixo do nivel permitido, pois eu uso Escape esportivo, acho normal ele "chupar" um pouco de óleo, sempre na hora de tirar o óleo pra trocar sai em torno de 800ml a 850ml

mais se acaso ficar baixo, procura uma conss. ve se não tem nenhum vazamento e tal

Stone
20-10-09, 22:23
cara, essa história de moto de velho, que só ficava parada é mais velha que o papai noel, só acredite nisso se você conhece o antigo dono dela.
E outra, moto de velho, moto de mulher que andava pouco e não dava pal... isso não quer dizer nada, muito pelo contrário, muitas vezes nunca fazem troca de óleo, nunca fazem uma revisão, sei disso pq trabalho numa oficina e vejo isso direto, claro, pode ser que seu caso não seja isso que estou falando

mas sua moto não é para baixar óleo, se está baixando tem alguma coisa errada, independente da quilometragem dela
como já falaram aí encima, só não deixa faltar óleo que ela ainda vai longe!

Seba
20-10-09, 22:30
Beleza, foi o que pensei.

Recomendo fazer as trocas numa concessionária. Só te cobram o óleo, a troca é gratuita.

Mas sempre verifique o nivel do óleo após a troca, pra ter certeza de que ocorreu tudo certo.

Na tua moto vai 1 litro de óleo a cada troca, não menos do que isso!

Como eu disse antes, eu trocava de mil em mil. Mas pode trocar de 2 em 2 mil tranquilo, mas nunca esquece.

Se ficar rodando com nivel de óleo baixo vai fundir teu motor e gastar uma grana pra arrumar, acho que ai vai ter que fazer tudo que nosso amigo falou ai em cima. Muito cuidado com isso. Tua moto tem manutenção barata e bem simples, é só cuidar bem dela com a manutenção preventiva, de acordo com o manual que você nunca vai ter problemas.

Você tem o manual?

Compra 1 litro de oleo pra deixar em casa e completa de 500 em 500 km até a troca.

Eu sempre usei O Castrol Actevo GP, dizem ser melhor que o Mobil...

A seguir instruções do manual de serviço da Titan 150cc até 2008:

ÓLEO DO MOTOR
INSPEÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO

Apóie a motocicleta em seu cavalete central sobre uma
superfície nivelada.
Acione o motor e mantenha-o em marcha lenta por 3 – 5 minutos.
Desligue o motor e aguarde 2 – 3 minutos.
Remova a tampa de abastecimento de óleo/vareta medidora e
limpe-a.
Reinstale a tampa de abastecimento de óleo/vareta medidora,
sem rosquear.
Remova a tampa de abastecimento de óleo/vareta medidora e
verifique o nível de óleo.
Se o nível estiver abaixo da marca inferior da vareta medidora,
abasteça o motor com o óleo recomendado.

Óleo para motor recomendado:
MOBIL SUPERMOTO 4T
Classificação de serviço API: SF
Viscosidade: 20W-50

TROCA DE ÓLEO DO MOTOR

NOTA
Drene o óleo com o motor quente e a motocicleta apoiada
em seu cavalete central.

Aqueça o motor.
Desligue o motor e remova a tampa de abastecimento de óleo/
vareta medidora.

Remova o parafuso de drenagem/arruela de vedação.
Drene completamente o óleo do motor.
Instale uma nova arruela de vedação no parafuso de
drenagem.
Instale e aperte o parafuso de drenagem/arruela de vedação
no torque especificado.

Abasteça o motor com o óleo para motor recomendado.
Capacidade de óleo do motor:
1,0 após drenagem
1,2 após desmontagem
Instale a tampa de abastecimento de óleo/vareta medidora.
Verifique o nível de óleo.
Certifique-se de que não haja vazamentos de óleo.

Abraço!



EM relação ao tempo que estou com a moto,peguei ela tem 1 mês ja,e esta com 10 milkm rodados só pois era de coroa que só saia com ela nos finais de semana,vivia mais na garagem do que na rua,o oleo é a minha 1º troca,mais
eu acho que o problema ja foi sanado na minha cabeça,pois eu acho que só coloquei de 700 a 800 ml de oleo,pois como foi dito tenho que que colocar entre 1 litro a 1 litro e 200ml,como ja rodei quase 500 km eu acho que deve ser
isso,e como coloquei a quantidade errada,abaixo do limite somando mais o tempo que eu ja rodei,deve ser isso não é!!!!!!!1 :-/ :-/ :-/

marball
20-10-09, 23:16
Vlwwwwwwww ai pessoal por te sanado minhas duvidas, por tudo mesmo muito obrigado e pela paciencia um abraço á todos :OK: :clap: :clap: :clap: :clap: :OK:

Mostarda_69
21-10-09, 06:34
Seba, trocou várias vezes na tutu?? mas tu quase nem anda nela.. vai dize que ta fazendo igual a titan de 1mil em 1mil??
E obrigado por manter o motor na titan zerado!!!! eehehehheheheh

E sobre o óleo, poxa, semrpe ouço falar que eh normal baixar óleo.. mas nunca tive esse prazer em uma moto!!

Seba
21-10-09, 07:50
Pois é! meu EX (EX!) mecânico me disse pra continuar trocando o oleo a cada mil km da Twister também (mas acho que tava trocando de 1500 em 1500, sei lá era por ai)........ e tava seguindo isso até comprar o carro!

De nada :-P

No manual diz pra trocar de 3 em 3, vou trocar de 2 em 2 mil km e o filtro a cada duas trocas e acho que ta beleza.

Comigo também nunca baixou óleo, de nenhuma das duas. Nem um pouco... mas também... trocava toda hora hehehe



Seba, trocou várias vezes na tutu?? mas tu quase nem anda nela.. vai dize que ta fazendo igual a titan de 1mil em 1mil??
E obrigado por manter o motor na titan zerado!!!! eehehehheheheh

E sobre o óleo, poxa, semrpe ouço falar que eh normal baixar óleo.. mas nunca tive esse prazer em uma moto!!

Mostarda_69
21-10-09, 13:34
A titan vo trocar por tempo agora... não fiz nem 1000km... usei 1 tanque na vinda.. 1 tanque aqui, e n gastei o segundo.. aehueahauh

A lander eu troquei com 4100km pq fechou os 6 meses, não baixou nadica!!!!!

Dumbex
21-10-09, 13:40
aproveitando...

dá uma lida nesse tópico aqui http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=26252.0