PDA

Ver Versão Completa : Como passar CG 125 para alcool?



kikinho
26-10-05, 23:23
sou novo aqui no forum, :D
tenho uma CG 2002 ela esta com todas peças originais.
gostaria que alguem me ajudasse ai, quais os prós e os contras de transformar ela para alcool? vale a pena?
e por ultimo, como eu faço isso, o que preciso fazer?

Suicidal
27-10-05, 07:13
apesar d ser meio novo por aki tb, seja bem vindo

ate onde eu sei, p/ passar p/ alcool é so trocar o gicle e dar uma boa regulada no carburador dela...eu so estou esperando a minha 150 sair da garantia p/ passar p/ alcool tb

sobre as vantagens e desvantagens ja ouvi muita coisa...ela fica bebendo mais, so q o preço do alcool compensa...por outro lado a durabilidade do motor fica comprometida pelo fato do alcool conter mais "água" na sua composição e assim ser mais corrosivo...

espero ter ajudado

kikinho
27-10-05, 11:12
opa! valeu suicidal!

alguem concorda com ele,é só treocar o gicleur? qual seria o tamanho?
já ouvi dizer que precisa cromar o carburador pra nao corroer tb... alguem sabe como faz isso?

um amigo meu me disse uma vez que em algumas oficinas eles passam para alcool por uns 30, 40 pila, mas se for só o gicleur eles tão cobrando meio caro neh, prefiro faze em casa hehehe

mais algum pró/contra?

Suicidal
27-10-05, 11:21
o tamanho exato do gicle nao sei

qto a corroer o carburador ja ouvi varios comentários...ja ouvi fala q tem q mandar niquelar, q tem q fazer isso, q tem q fazer akilo...ja ouvi ate comentario de um camarada q trampa num fabricante de injeção eletronica q por causa da porcentagem de alcool que tem na gasolina (cerca de 25%) os fabricantes de injeção eletronica e de carburadores ja fabricam os produtos a gasolina com a proteção p/ o uso do alcool

ja o valor q o cara t cobrou nao tenho nem noção...as vezes se o cara manjar e deixar sua moto reguladinha, pode ser q compense

fui

Fran
27-10-05, 14:15
não eh só isso não...

jah usei metanol na minha moto (que eh mais forte que álcool) e para usar tem que ter no mínimo 1,2 de taxa no cabeçote...

daqui a pouco o pessoal mais entendido entra e explica melhor, mas naum aumenta o gicle e põe álcool não que vai quebrar, ok??

ah, e BEEEEMMMM VINDDOOOOO... cuidado com o well, heim... kkkkkkkkkk

vlw
Fran

ricardocatalunia
27-10-05, 14:23
Bem vindo aeeeeee ... antes quero convidar pra vc`s visitarem o boteco da esquina ( no índice)

olha, com faz isto eu num sei, mas sei que regassa a moto, pois
a temperatura de explosão do alcool é diferente da gasolina
( mas isto é um problema de longo prazo).

fora isto e só regular o carbura e sempre dar limpeza nele.

juliano125
27-10-05, 16:51
olha kra , dá trabalho a regulagem da bichinha..tem q ir colocando os gicles até acertar, mas acho q o de alta pode por da xlx e o de baixa o da strada..depois é acertar a regulagem do ar, se não me engano , vc fecha todo o parafuso e abre umas tres voltas...seria interessante taxar um pouco o cabeçote..uns 0,05 mm mais ou menos..usar oleo de kart misturado com o álcool tbm ajuda a manter o bura limpo.....

kikinho
27-10-05, 17:18
obrigado ae pelas boas vindas :D
pessoal aki eh bem receptivo, to ateh emocionado hehehehe

quanto a estragar o motor, eu fiz a parte de cima e troquei o vira-brekin (nao sei como escreve hehe) e rolamentos faz uns 10 mil km, ele ta galo, mas nao ta andando mto nao :d
mesmo com alcool axo q ele vai durar bastante ainda neh

to procurando me informar bastante pq mesmo que não faça isso eu mesmo, nao kero q o mecanico faça serviço porco neh =P

seria bom alguem q ja fez isso numa cg falar ai pra gente como faz certinho =P

abraço pra todos ai ;)

barbeirorp
27-10-05, 17:41
sou novo aqui no forum, :D
tenho uma CG 2002 ela esta com todas peças originais.
gostaria que alguem me ajudasse ai, quais os prós e os contras de transformar ela para alcool? vale a pena?
e por ultimo, como eu faço isso, o que preciso fazer?




o certo!!!!

primeiramente.. carburador niquelado.

depois gicle apropriado a nova mistura. tem ir ir testando ateh ficar bom. se levar num bom mecanico de motos e um cara que tenha analizador de gases ( sonda lambda portatil) ele verifica a mistura e vai ver se eh correta

aumento da taxa de compressão

e eh bom sempre por um pouco de gasosa, pois o alcool ele não tem o poder lubrificante que a gasolina tem. eh bom colocar pois a sede das valvulas com o alcool fica com uma goma. qdo usar gasola ela ajuda a nao formar isso.

Henrique D.
27-10-05, 18:05
rebaixa 1mm o cabeçote, troque gicles e da um toque no ponto (adiante ele)


MarciON
28-10-05, 00:13
se o preço da gazoza continuar assim...
em breve vo passa a minha
aki ta 2,56 o litro

Zanca
28-10-05, 06:17
Olha fera o segredo é vc andar uns 4 ou 5 meses a alcool ate menos depois voltar a gasolina por pelo menos 1 mes para dar uma lubrificada quanto ao gicle vc poem o alto da xlx 350 e o baixo vc pode por o da strada na minha fiz isso e fico otima

erikloko
28-10-05, 08:29
tipo assim c o teu gigle for 100 poe um 110 c for 105 por um 115 assim sucessivamente eh da uma reguladinha no carbura meche no parafuso de ar vai virando ele ateh a moto acelerar quando ela manter uma aceleraçao(tipo naum aumenta msm que vire o parafuso ) ai tah regulado

valew

kikinho
28-10-05, 11:52
ae rapaziada brigadão pelas dicas

semana que vem vo falar com algum mecânico por aqui pra ver essa parada certinho, e ver os custos tb neh :P

ouvi falar em alguma coisa de misturar oleo no alcool pra manter a lubrificação... que óleo? e em qual quantidade? não vai fazer fumaça?

to enxendo o saco de vcs neh hauhauhauhaau

karkhamano
28-10-05, 12:09
só não passo a minha moto pra alcool porque não gosto de ninguem competndo comigo hick hick

Roberto de Souza
28-10-05, 12:25
Nunca fiz isto com moto, mas tenho umas informações técnicas que valem nos carros e podem ajudar a compreender:
1-) o Álcool tem menor octanagem que a gasolina, portanto é necessário mais combustível para a mesma potência, portanto o giclé tem que ser maior sem dúvida,
2-) é necessário maior taxa de compressão para o álcool queimar todo e uniformemente igual à gasolina, então é necessário rebaixar o cabeçote para evitar acúmulo de borra (parte do combustível que não queima e fica sólida); o quanto deve rebaixar não sei, depende da cilindrada mas a tx. de compressão deve ser aumentada em 10 a 15%
3-) O álcool contém muita água portanto é bem corrosivo em relação à gasolina, mas o material dos carburadores modernos já são resistentes à corrosão, mas se cromar ele por dentro, ajuda não contra a corrosão mas sim por ser o álcool mais incrustador que a gasolina, então o fluxo melhora, assim como o rendimento
4-) atenção: o escape original vai desmanchar em ferrugem em pouco tempo; é bom um escape dimensionado racing em inox de boa qualidade
5-) a vela tem que ser de carro flex, pois a temperatura de combustão é maior; conseqüentemente é certo que o motor deve desgastar mais rápido, mas depende de como anda, se anda com gasolina no talo e com álcool na manha pode até ser que dure mais com o álcool
6-) se quiser que fique redonda e não dê muta manutenção usando álcool, vai gastar um $ que dependendo de quanto vc anda não vale a pena, pode ser melhor continuar na gasolina, mas psicologicamente ficamos mais tranquilos quando gastamos menos com combustível, pois vemos o $ indo embora mais devagar, mas não vemos a mecãnica da moto indo embora junto; se anda bastante e quer trocar a moto todo ano, vale a pena passar pro álcool, mas se anda pouco e quer ficar com a motoca muito tempo, aconselho manter na gasolina.
Quaisquer outras dúvidas é só perguntar.
Abraços.

Henrique D.
29-10-05, 15:25
Nunca fiz isto com moto, mas tenho umas informações técnicas que valem nos carros e podem ajudar a compreender:
1-) o Álcool tem menor octanagem que a gasolina, portanto é necessário mais combustível para a mesma potência, portanto o giclé tem que ser maior sem dúvida,
2-) é necessário maior taxa de compressão para o álcool queimar todo e uniformemente igual à gasolina, então é necessário rebaixar o cabeçote para evitar acúmulo de borra (parte do combustível que não queima e fica sólida); o quanto deve rebaixar não sei, depende da cilindrada mas a tx. de compressão deve ser aumentada em 10 a 15%
3-) O álcool contém muita água portanto é bem corrosivo em relação à gasolina, mas o material dos carburadores modernos já são resistentes à corrosão, mas se cromar ele por dentro, ajuda não contra a corrosão mas sim por ser o álcool mais incrustador que a gasolina, então o fluxo melhora, assim como o rendimento
4-) atenção: o escape original vai desmanchar em ferrugem em pouco tempo; é bom um escape dimensionado racing em inox de boa qualidade
5-) a vela tem que ser de carro flex, pois a temperatura de combustão é maior; conseqüentemente é certo que o motor deve desgastar mais rápido, mas depende de como anda, se anda com gasolina no talo e com álcool na manha pode até ser que dure mais com o álcool
6-) se quiser que fique redonda e não dê muta manutenção usando álcool, vai gastar um $ que dependendo de quanto vc anda não vale a pena, pode ser melhor continuar na gasolina, mas psicologicamente ficamos mais tranquilos quando gastamos menos com combustível, pois vemos o $ indo embora mais devagar, mas não vemos a mecãnica da moto indo embora junto; se anda bastante e quer trocar a moto todo ano, vale a pena passar pro álcool, mas se anda pouco e quer ficar com a motoca muito tempo, aconselho manter na gasolina.
Quaisquer outras dúvidas é só perguntar.
Abraços. roberto, o alcool tem MAIOR octanagem que a gasolina, e o metanol mais que o alcool, sendo assim, vc pode rebaixar o cabeçote, pq combustível com MAIS OCTANAGEM resiste mais a compressão e não esplode antes da faísca da vela como motores taxados a gasolina

Alan
29-10-05, 15:29
Exatamente Henrique... aqui no Brasil tem álcool na gasolina pra aumentar a octanagem em substituição ao chumbo...

Só mais uam coisa que tá no texto tb, a vela tem que ser mais quente pq o poder refrigerante do álcool é maior...

Entenda-se por vela quente uma vela que retém mais calor nela ao invés de dissipar pro cabeçote...

Roberto de Souza
31-10-05, 06:50
Concordo que o álcool ANIDRO, aquele que é adicionado á gasolina, tem mais octanos, mas não é esse que encontramos na bomba de combustível de álcool, veja que o álcool comum tem várias outras coisas, na verdade é uma verdadeira "salada de frutas", tem como por exemplo uma enorme quantidade de água, que enquanto o motor não está quente não é vaporizada, por isso a fama de que o motor não anda enquanto não esquenta e de que no frio não funciona e também aquele escapamento que derrama água e depois sai "fumaça branca" (vapor d'água). No final das contas é necessário 40% a mais de combustível para gerar a mesma quantidade calorífera. Vou tentar conseguir a composição do àlcool combustível (comum) em relação à gasolina para podermos comparar os dois.
Até mais

TRW
31-10-05, 08:02
da sim fika baum.

Roberval2005
31-10-05, 08:57
vai fikar bem economico