PDA

Ver Versão Completa : Quando a vela estraga o motor apaga?



rocksul
12-11-09, 08:11
No findi deu uma chuva do capeta aqui em casa, daí a motoca fico o dia todo tomando banho de chuva, liguei ela, pegou de primeira, tudo tranquilo. Depois de uns 3km ela começa a perder força, apertei a empreagem e colei o punho pra ver como estava o giro, ele subiu normalmente, soltei o giro e a moto morreu.
Agora se eu ligo ela, ela pega, por uns 3 segundos e para. As vezes ela funciona mais tempo, mas não passa de 10 mil giros.
Sendo dois cilindros, parece que tá funfando só um dos dois.
A moto tá com 36 mil km, nunca troquei uma vela, será que isso pode ser vela queimada?
Já desmontei o tanque e troquei a bomba de combustível, mas não era isso (botei a mesma bombinha da virago 535, como não era a bomba, botei a original de novo.
Daí me bateu a dúvida da vela. Se uma vela tiver ruim, ela pode fazer a motinho não pegar ou então se uma estiver boa e a outra ruim, ela pode funcionar em "meia fase"?

DOUGLAS 00
12-11-09, 08:25
Normalmente quando vela queima, ela fica com um tom amarelado na porcelana. Com a sua moto é dois canecos, se a faisca estiver falhando, ela (a moto) vai mudar o som.


Como sua moto tomou um "caldo", é possível que seja vela, caximbo de vela, ignição.


O "Truque Índio" pra ver se é isso, é tirar a vela, conectar no caximbo, encostar a vela no bloco e dar partida. A faisca deve ser forte, meio azulada. Se quiser testar mais ainda, vc tira a vela e o cachimbo de vela, coloca a vela e faz a moto virar, com vc encostando o fio na vela e depois vai afastando aos poucos, vendo até que ponto a moto funciona.


É mais ou menos isso que se faz...

agm2112
12-11-09, 08:37
Dificilmente uma vela queima em motor 4T que esteja em bom estado (não queime óleo).

Tqf2
12-11-09, 08:39
É isso aí.......
Não tem maneira mais fácil.......rss fAz o "Truque do Índio"..... ;)

allbass
13-11-09, 09:36
Com 36mil km a vela já esta velha sim, a honda recomenda a troca em 12mil km, um exagero...

Mostarda_69
13-11-09, 15:33
Troca a vela loko veio!!!!! deveria ter sido la pelos 10milkm.. n sei o manuel da tua.. mas a fazer eh 10...

allbass
14-11-09, 09:59
Todo fabricante de vela diz pra trocar com 10~12 mil, principalmente as de motos...

Troca essas duas velas logo pow

jpedro91
16-03-10, 15:04
Sem querer desenterrar, mais ja desenterrando..........


No manual diz para trocar a 12.000 Km, a minha esta com 14,5 e vou trocar a vela.


Mas a pertunta é: Passado o tempo da troca da vela, se não feita, pode danificar o motor? aumentar o consumo? falha na partida? ou algum outro problema?

valeu!!

rocksul
16-03-10, 15:13
Mas a pertunta é: Passado o tempo da troca da vela, se não feita, pode danificar o motor? aumentar o consumo? falha na partida? ou algum outro problema?[/b]

valeu!!

Pode aumentar o consumo, pode falhar só na partida ou em giros baixos mas o normal mesmo é a moto não ligar qdo a vela tá fudidah

jpedro91
16-03-10, 15:18
Pode aumentar o consumo, pode falhar só na partida ou em giros baixos mas o normal mesmo é a moto não ligar qdo a vela tá fudidah


Valeu rock, deve ser por isso que meu consumo aumentou um pouco, essa semana, semana que vem ja to trocando a vela..

abraço

rocksul
16-03-10, 15:42
Olha a cor da ponta da vela, se ela estiver marrom, tua vela está queimando bem. Se estiver preta, dá uma lixadinha e vê se fica marrom de novo, se ficar marrom, segue usando a mesma vela.

Aconselha-se trocar a vela de tantos em tantos mil km, mas uma durabilidade exata, não sei se tem. Minha moto está com N mil km e ainda não troquei a vela.

Velas iridium que dizem que melhoram N coisas, do pessoal que tem a vela, muitos dizem que não sentiram diferença alguma, outros dizem que sentiram uma melhora significativa principalmente na final da moto, mas, até onde sei, vela não influencia em potência. Só se o tal iridium é um composto radioativo que dá mais potência, daí tudo bem.

Se tu vai colocar vela nova, coloca as Iridium.

Alan Ranieri
16-03-10, 16:04
As velas de irídio duram bem mais que as comuns pois o irídio é o metal mais denso conhecido.

Para se ter uma idéia o m³ dele pesa mais de 22,5 toneladas.
O ferro pesa apenas 7,8 toneladas por m³.

jpedro91
16-03-10, 16:16
As velas de irídio duram bem mais que as comuns pois o irídio é o metal mais denso conhecido.

Para se ter uma idéia o m³ dele pesa mais de 22,5 toneladas.
O ferro pesa apenas 7,8 toneladas por m³.


kkk rai

magrao tk
16-03-10, 20:43
Quando o problema é elétrico tipo vela voce corre o sério risco de ficar a pé. Ela pode pifar de uma hora pra outra. Já aconteceu comigo.

Então se a sua vela já passou do prazo da troca não facilite! Troque logo ou no mínimo tenha uma reserva com voce. CUIDADO ELA É TRAIÇOEIRA!!! E faça a manutenção da sua motoca. É melhor prevenir que remediar.

Stone
16-03-10, 20:58
nunca esqueça de ter uma vela reserva na caixinha de ferramentas da moto. Coloque uma vela nova e deixe a velha de reserva, ela pode quebrar um galhão!

Caique
16-03-10, 21:14
Meu pai te uma cb e tem q andar com 2 de reserva aida bem q a caixa de ferramentas e grande cabe o jogo de ferramentas as 2 velas 2 elasticos de prender embrulho e uns paninhos :0_0: