PDA

Ver Versão Completa : Falha Potencialmente Crítica Biz 125



fabiogarros
16-11-09, 22:58
Buenas Amigos!

Venho compartilhar um problema que julguei seu meio critico na BIZ125!!!
Hoje quando fui estacionar a moto acabei colocando ela no cavalete encima de cascalho!! Resultado uma das pernas do cavalete afundou para a direita ea moto se inclinou para a direita!! Não chegou a cair mas quando ageitei ela melhor percebi que tinha saido uma "água enferrujada" de dentro da carenagem do painel! Sem entender muito de onde tinha vindo essa água inclinei ela mais para a direita e comecei a sacudir com mais violência e acabou saindo umonte de água enferrujada agora também pelo punho do acelerador!
Em casa desmontei o painel e pude ver claramente o rastro da água enferrujada deixou!! Ela saiu de dentro do suporte do guidão e do guidão!! (verifique esquema no catálogo de partes e peças)!

Veja a foto abaixo que mostra parte do rastro e da cor da água!

http://img690.imageshack.us/img690/3553/dsc000042.jpg

Particularmente não gostei nada disso! Aquela água devia estar la a um tempão sem ter como sair apodrecendo a estrutura do guidão que potencialmente com o tempo poderia causar falha estrutural no guidão! Se eu estivesse andando nessa hora estara numa pior!

Recomento aos proprietarios de BIZ125 que estiverem lendo esse tópico que dem uma inspecionada em suas motos! Inclinem ela bastante e vejam se sai água de dentro da carenagem e do guidão! Imagino que principalmente quem mora perto do litoral!

Mais 500KM e a minha vai para a revisão dos 28.000 ai a coisa vai ficar feia! Vamos ver o que o pessoal da "concessionária autorizada" tem para me falar! Mas ja adianto que vou retirar essas duas peças e fazer pequenos furos de dreno embaixo para escoar a água que acaba entrando la para dentro!! Minha primeira bicicleta la de 1990 ja tinha furos de dreno no guidão e no quadro e a BIZ provavelmete parece que não tem!! É foda!

R.L
16-11-09, 23:03
caramba, q zica hein :( :(

sua biz ta na garantia ainda??

uma coisa eu aprendi, não confio mais em autorizada, eles não fazem nada, depois q a minha saiu da garantia, so voltei 1 vez na honda, e foi so pra comprar um retrovisor original, q por sinal uma facada :NOOK: , de resto tenho uma oficina q sempre mecho, confio muito mais neles do q na autorizada.

abraço!!

Lagartixxa
16-11-09, 23:26
e vc conseguiu descobrir por onde entrou a agua?
talvez seja algum problema de vedação

e vale lembrar que num ouvi nem li nenhum relato com problema parecido com o seu

Roberval3000
17-11-09, 06:40
e se vc tapar o lugar por onde entra a agua? antes de tapar , dá uma espirradas de wd40 pra nao enferrujar

Tqf2
17-11-09, 08:02
Talvez o possível dreno esteja tampado por barro, acúmulo de poeira e humidade...

Pois deve ser um local de difícil acesso pra lavar, onde pode ter entupido e assim causado esse acúmulo de água.

Stone
17-11-09, 19:33
os pesos de guidom estão certinhos no lugar?
esse me parece o único lugar por onde pode entrar essa água,
pode estar entrando se caso você lava a moto com lavadora de alta pressão

ammanzoli
18-11-09, 00:31
sinistro ...


tira isso e lambuza bem de graxa na caixa ...

fabiogarros
27-11-09, 21:45
Buenas!

A pequena voltou da revisão nesta quinta e os resultados coloco abaixo:

Meu diagnostico inicial estava correto! Agua dentro do suporte do guidão e dentro do guidão!
Apesar da cor da agua que saiu, cheiro, etc o suporte do guidão aparenta ser bem robusto e aparentemente esta tudo OK Isso valendo para o guidão também!
Inicialmente estavamos avaliando a troca do conjunto pelo da BIZ 2009 e felizmente não vem com esse erro de projeto! O da 2009 é uma peça só bem mais prático e simples, valor R$90,00. So que a BIZ 2009 não tem afogador e como a minha é 2007 iriamos ter que adptar o suporte! FIcamos com o conjunto velho mesmo!
Trocamos umas borrachas que vão nos contrapesos nas duas pontas do guidão! A desconfio que função delas não é bem a de vedação! Mas estão la novinhas! Guidão e suporte Ambos lavados e lubrificados com oleo internamente!!
Quanto ao suporte não teve solução! Continuou com a suas aberturas, não lembrei na hora mas na próxima vou desmontar e colocar fita de auto fusão na abertura terminando de uma vez com esse problema! Recomendo a todos que quando tiverem uma oportunidade façam isso! FIta de auto fusão é barata e fica muito bem vedado!
No guidão fizemos um pequeno furo de dreno!
No mais era isso, so andar e ir acompanhando, ficar de olho!

Tentei entrar em contato com o suporte da HONDA por 3 dias mas sempre estava ocupado ou fora do horario de atendimento! Queria ver o que o "titio Honda" ia me falar sobre isso!

Abraço a todos!