PDA

Ver Versão Completa : SHIMI - Finalmente uma explicação



Lu Carvalho
27-10-05, 11:13
Senhores,

Esta resposta foi retirada do Fórum TW online, postada pelo Sr. Ardizzon:


Também é saudável o pessoal não confudir Shimme com "Kick Back(chute no seu trazeiro)"

Não sei se a maioria tem oportunidade de ver a corridas de MotoGP e de vez em quando um piloto é lançado da sua moto.

O shimme é o que o nosso amigo Pangaré Speed explicou:
-Tremedeira no guidão;

O Kick Back surge na moto quando o piloto não consegue anular a força do shimme conseqüentemente transferindo a freqüência de vibração para a estrutura da moto indo até a roda trazeira.

É nessa hora que a moto vira o Boi Bandido.

A roda trazeira começa um zigue-zague a ponto de mandar o piloto para Bósnia.

O que torna as motos sensíveis ao shimme é angulação do caster.
Quanto menor for a ângulo do caster(bengalas mais inclinadas) mais rápida a moto será na curvas e mais sensíveis ao shimme e quanto maior for o ângulo do caster(bengalas menos inclinadas) mais lenta a moto será na curva e menos sensíveis ao shimme.

É por isso que nas motos esportivas e com tendências esportivas o shimme aparece em determinados locais de pista.
A twister é uma delas.

Vc's já reparam que a GS500 em termos de ciclística ela é mais rápida nas curvas do que a CB500. O responsável por isso é o angulo do caster.

wqmartins
27-10-05, 11:21
belo texto! agora dá pra entender melhor o shimme!

dayvid
27-10-05, 11:30
entao quer dizer que aquele remelexo de nos deixa maior sustado tem ate nome.
xique de + , bom saber.

Guigo
27-10-05, 11:56
Até aí tudo bem...
Só q ,pelo q sei, qto maior o ângulo de cáster, mais inclinadas estão as bengalas e não menos como diz o texto....vide exemplo das motos chopper....
Corrijam-me se estiver errado, por favor...

Frey
27-10-05, 12:33
Até aí tudo bem...
Só q ,pelo q sei, qto maior o ângulo de cáster, mais inclinadas estão as bengalas e não menos como diz o texto....vide exemplo das motos chopper....
Corrijam-me se estiver errado, por favor...

Estou contigo .. .

TRW
27-10-05, 12:36
boi bandido eita tiaoooo

Miranda
27-10-05, 12:43
Problemas que influenciam a suspensão das motos, gostaria de simplificar as coisas, definindo então as três principais (99%) características de instabilidade nas motos, e não se trata de discutir o sexo dos anjos, eu acho é que falta palavras em português para defini-las, portanto são elas: Kick-back....Shimmy e Pêndulo, pelo tema ser longo vamos dividi-lo em etapas, assim começamos com:

1- Kick-back: é o que o pessoal costuma chamar de shimmão em alta velocidade, a moto ao passar por uma forte ondulação em alta velocidade, por ex. uma cabeceira de ponte mal conservada, tende a "abanar" como uma bandeira no vento, ou seja a roda dianteira oscila rapidamente numa freqüência de aprox. 14 Hz (vezes por segundo)......o fenômeno pode ainda piorar se coincidentemente a moto passar por várias ondulações em seqüência, tipo tábua de lavar roupa, aonde então também a amplitude desta oscilação tende a aumentar, e pior ainda, se a freqüência gerada nestas "lombadas" coincidir com a própria freqüência das molas da suspensão da moto.....então uma queda é praticamente inevitável.....uma vez que assim então toda a moto passará a oscilar nesta freqüência.



-Isto é causado pelo fato de que ao passar rapidamente pela ondulação, a roda dianteira tende a levantar do chão e quando volta a tocar o solo a roda desvia-se para un dos lados, isto é, se inclina um pouco em relação à moto, absorvendo então imediatamente fortes forças laterais que se transferem para o guidão, que em conjunto com o sistema de massa suspensas e não suspensas, como pneu, molas, e canote da direção, começa a oscilar.



Então a única forma de se controlar este efeito, é o piloto segurar firmemente a direção, atuando como um amortecedor de direção, enquanto a moto diminui a velocidade, e por conseqüência também as forças atuantes, quando então também desaparece o efeito Kick-back.



Como Kick-back é sempre causado por falta de aderência da roda dianteira, é muito importante observar a distribuição do peso quando se "carrega" uma moto.



Observem também nas tabelas dos testes de pneus existentes em nosso site MPS....inclusive note que este item ainda não tem uma tradução específica para português.....lá está escrito Kick-back neigung,ou seja, "Tendência a ocorrer Kick-back", perceba que o tipo de pneu tem grande influência sobre este efeito, notadamente o pneu Michelin Pilot Sport juntamente com os Dunlop D 207 tiraram as piores notas neste quesito.....como já explicado anteriormente, como a Michelin privilegia o funcionamento no molhado, constrói pneus com o desenho mais afiado, perde estabilidade em retas...Kick-back é um dos critérios.


*tbm acho q essa do angulo ae o cara errou!

Legumi
27-10-05, 12:50
Otimo post esse, parabens Lu

Ramiro
27-10-05, 13:18
Muito interessante..

alexandrecatani
27-10-05, 13:20
ah ta... é q aki a gente chama isso de "bater asa"

FabricioFabuloso
27-10-05, 19:57
Jah tinha lido o texto la no TWO.... Vlw Lu

Abraços

PS: Lu para MODERADORA !!!!

MarciON
28-10-05, 00:05
até q enfim alguem me esclareceu essas duvidas!!!

juliano125
28-10-05, 07:44
bem interessante..eu não sabia disso....!!!!

jecastro
28-10-05, 08:14
1- Kick-back: é o que o pessoal costuma chamar de shimmão

De novo, Kick-back não tem nada a ver com SHimmy, Shimmy é a oscilação da direção de um lado para o outro, Kick-back é o chute por trás que a moto da quando a roda traseira passa em uma elevação e a suspensão não absorve corretamente e com isto joga o piloto para cima.

Lu Carvalho
28-10-05, 09:11
Alguém sabe se CG dá Shimi?

Passei numa parte da BR hoje, vindo trabalhar, q eles passarm alguma coisa que deixou a BR toda riscada mas fundo, a moto ficou sem estabilidade e o guidão tremia todo, custei a segurar.

jecastro
28-10-05, 09:15
Qualquer veículo de 2 rodas da Shimmy, até bicicleta, uns mais outros menos mas todos dão.

Fran
28-10-05, 09:46
dizem q as TW 2002 vieram com defeito d fábrica na suspensão dianteira e estavam havendo mtos casos d Kick Back...

Fran
28-10-05, 09:49
1- Kick-back: é o que o pessoal costuma chamar de shimmão

De novo, Kick-back não tem nada a ver com SHimmy, Shimmy é a oscilação da direção de um lado para o outro, Kick-back é o chute por trás que a moto da quando a roda traseira passa em uma elevação e a suspensão não absorve corretamente e com isto joga o piloto para cima.

kick back eh a oscilação da direção tb... conheço por isso há mt tempo...

jecastro
28-10-05, 09:49
dizem q as TW 2002 vieram com defeito d fábrica na suspensão dianteira e estavam havendo mtos casos d Kick Back...
Kick-Back é causada pela suspensão traseira. E até a minha que é 2004 dá.

Fran
28-10-05, 09:53
sério?? mas o efeito visível eh na direção, não é??? O Adriano (meu namorado) caiu com a Titan 2002 dele por causa do Kich back

jecastro
28-10-05, 09:57
Então ele caiu por causa do Shimmy e não Kick-Back.

Fran
28-10-05, 09:59
mas entaum como eh kick back???

jecastro
28-10-05, 10:37
Kick-Back na Twister é causado porque a suspensão traseira é muito dura e só amortece num sentido, quando o amortecedor volta para a posição original ele retorna sem amortecimento nenhum, apenas pelo efeito da mola, então se você passa muito rápido sobre um obstáculo (lombada) ele se contrai com amortecimento mas no retornar retorna com toda a força fazendo a traseira saltar e com isto joga o piloto para cima.

Lu Carvalho
28-10-05, 10:50
Kick-Back na Twister é causado porque a suspensão traseira é muito dura e só amortece num sentido, quando o amortecedor volta para a posição original ele retorna sem amortecimento nenhum, apenas pelo efeito da mola, então se você passa muito rápido sobre um obstáculo (lombada) ele se contrai com amortecimento mas no retornar retorna com toda a força fazendo a traseira saltar e com isto joga o piloto para cima.

Agora sim...
... seguuuuuuuuuuura peão!