PDA

Ver Versão Completa : Modificações Ilegais



buneco
23-11-09, 18:16
pessoal eu pesquisei bastante sobre o assunto mas sempre há controvérsias...

bom gostaria de saber a partir de quando que a modificação passa a ser ilegal?
o que se pode e o que não se pode fazer nas pequenas?
lanterna com seta imbutida pode ou não?
lampada super branca pode?
escapamento aberto pode?

e sobre apreensões de motos, quando os policiais podem ou não prender sua moto?

por enquanto só essas dúvidas e espero que possam esclarecer muita gente...

abrass pessoal

anderson14753
23-11-09, 18:21
Tirar o paralama traseiro, gera multa e guincho, motivo: adulteraçao de carroceria.

j_antunes
23-11-09, 19:26
Escapamento aberto não pode, dá multa por barulho excessivo. Além de ser babaquice.

apu
23-11-09, 19:41
a policia rodoviaria federal aqui do RS nao permite a mudança das lentes dos piscas. fumê, etc, tudo proibido. mas eles são tão burros que chegam a parar falcon pra reclamar das lentes fumê (que são fumê de fábrica ja) huaahu

Stone
23-11-09, 19:42
basicamente, depende do cara que te parar, se ele não for com tua cara vai te dar uma multa por alteração das características originais....

Wanderson
23-11-09, 19:57
Basicamente
como a policia deveria correr atras de bandido
e eh mais facil dar multas e prender motos
nao mude sua moto
deixe-á original
e nao tera dor de cabeça

buneco
23-11-09, 21:07
a minha não tem mais os piscas originais, quebraram eles e to com os mini flecha de carbono
o guidão também não é mais original to usando o de cb2
e to sem rabeta porque peguei quebrada e ainda não tive dinheiro para concertar...
será que vou ter dor de cabeça por alguma dessas modificações?

Tqf2
23-11-09, 21:15
Depende do animal que vc tenha disponível para oferecer ao policial :G

Tartaruga (R$2,00) dá multa e vc vai pra casa à pé,,,,, de costas ainda...rss

Garça (R$5,00) dá multa e vc aida vai pra casa à pé (dessa vez pode ir de frente mesmo)

Arara (R$10,00) ainda dá multa, mais dependendo do policial deixa vc ir pra casa empurrando a moto.

Mico Leão Dourado (R$20,00) Aqui é um dilema, se o policial for bondoso, vc não leva multa, mais uma bela de uma bronca vc leva... e já pode ir pra casa pilotando sua moto, desde que vá pelas ruas paralelas.

Onça Pintada (R$50,00) Não dá multa, e vc pode ir pra casa de boa.

Garoupa (100,00) Não dá multa e vc ainda ganha um elogio do policial



PS: Os policiais que me perdoem pela brincadeira.

XING LING
23-11-09, 21:29
Depende do animal que vc tenha disponível para oferecer ao policial :G

Tartaruga (R$2,00) dá multa e vc vai pra casa à pé,,,,, de costas ainda...rss

Garça (R$5,00) dá multa e vc aida vai pra casa à pé (dessa vez pode ir de frente mesmo)

Arara (R$10,00) ainda dá multa, mais dependendo do policial deixa vc ir pra casa empurrando a moto.

Mico Leão Dourado (R$20,00) Aqui é um dilema, se o policial for bondoso, vc não leva multa, mais uma bela de uma bronca vc leva... e já pode ir pra casa pilotando sua moto, desde que vá pelas ruas paralelas.

Onça Pintada (R$50,00) Não dá multa, e vc pode ir pra casa de boa.

Garoupa (100,00) Não dá multa e vc ainda ganha um elogio do policial



PS: Os policiais que me perdoem pela brincadeira.


Hehehe, infelizmente é verdade, eles querem as coisas fáceis!
Uma vez comprei um 147 todo ferrado sem escapamento, as portas amarradas, sem fárol, pneu careca, teto rachado e etc, mas o motor era um fiasa 1.500 zerado e queria colocar em meu 147 que está bem conservado, na hora de levar no mecânico fui andando com ele e acabei passando na frente de um comando, vocês acreditam que os caras fingiram que não me viram, tipo bateram o olho na caranga velha e viraram um pros outros e começaram a conversar, ia dar trabalho pra eles e não ia pagar a janta né!!

Se é um conservado com insul-film e baixinho aí eles param pra pegar uma onçinha né!!!!Brincadeira!!!

anderson14753
23-11-09, 23:19
Fazer ou comprar prontas aquelas carenagens pequenas no motor, aqueles que prometem estabilidade na moto é adulteração de caracteristica :o

R.L
23-11-09, 23:40
poxa, a gnt num pode fazer nada, q acaba sendo ilegal, é o direito de ir e vir, e a constituiçãoo :lol: :lol: :lol:

brincadeira a parte, eu acho absurdo q algumas modificações conscientes, acabem se enquadrando em ilegais, como por exemplo escape esportivo e carenagem de motor com o anderson disse anteriomente.

absurdo!!! |:(

Strada Prata
23-11-09, 23:58
É o seguinte: eles podem te parar e apreender o seu veículo por qualquer motivo que eles quiserem. Basta não irem com sua cara.
No entanto, perguntei para o responsável pela vistoria na CIRETRAN da minha cidade a respeito do espelho retrovisor. Ele disse que era irregular por que não era o original :stop:

Mas tem o seguinte: existem vários institutos como o INMETRO, leis e normas técnicas como a ABNT e mais uma porção de leis, e em lugar algum destas legislações encontro nada a respeito do tamanho do retrovisor, se tem que ser preto, cromado, enorme... Apenas diz que deve ter uma visualização adequada...

Ou seja

É o seguinte: eles podem te parar e apreender o seu veículo por qualquer motivo que eles quiserem. Basta não irem com sua cara.
No entanto, perguntei para o responsável pela vistoria na CIRETRAN da minha cidade a respeito do espelho retrovisor. Ele disse que era irregular por que não era o original :stop:



:NOOK: :-/

Cyber
24-11-09, 00:00
Tirar o paralama traseiro, gera multa e guincho, motivo: adulteraçao de carroceria.


Gera retensão, o policial alega "alteração de característica" o que não tem a ver com "adulteração de carroceria", motos não as tem...

Mesmo que o guarda te repreenda, te de multa e leve sua moto para o pátio está fazendo uma alegação totalmente fora do que está no cod de transito.

Vou explicar. A resolução 14/98 especifica tudo o que o veículo deve apresentar para não caracterizar o "alteração de caracteristica"



Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;

CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro;

CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar às autoridades fiscalizadoras, as condições precisas para o exercício do ato de fiscalização;

CONSIDERANDO que os veículos automotores, em circulação no território nacional, pertencem a diferentes épocas de produção, necessitando, portanto, de prazos para a completa adequação aos requisitos de segurança exigidos pela legislação; resolve:

Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:

III) para os ciclomotores:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) velocímetro;
5) buzina;
6) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
7) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

IV) para as motonetas, motocicletas e triciclos:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha
5) iluminação da placa traseira;
6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
7) velocímetro;
8) buzina;


Dou R$50,00 para quem achar, paralama traseiro (vulgo rabeta) aí nessa resolução como ítem obrigatório. Devemos concordar que se não está no código então não está fora da lei. Levei uma multa e tive que acompanhar um policial que não tem o mínimo de conhecimento desta resolução até a delegacia/pátio. Deixei ele preencher todo o relatorio e fazer várias multas com alteração de características e depois que acabou pedi para conversar com capitão e pedi que gentilmente consulta-se a tal resolução e detalhar o item III e IV ele leu. Por fim argumentei sobre as multas, falei que o que fizeram caracterizava abuso de autoridade além de querer reter um veículo "dentro da lei" pois além do paralama traseiro não tinham o decibilimetro para medir o som de meu escapamento e dizer que eu estava com escape aberto.

Depois de muito falar e esbravejar falou que cancelaria as multas e me deixou ir, dizendo "Se eu fosse pego novamente em uma blitz ele não iria fazer nada"

Não quiz retrucar mas faria exatamente o mesmo, caso sem efeito recorreria e tentaria por um processo já que a brecha é grande e pela resolução estou dentro da lei.

Dizer que o pisca, espelho guidão é maior ou menor é outra falha comum, não é espeficicado tamanho então está dentro da lei.
Um pouco desse abuso é por parte dos fabricantes que não tomam partido e não vão pra cima dos orgãos fiscalizadores e um pouco da culpa é nossa por aceitar essas alegações infundadas.
Fiquem atentos, muita coisa da multa, mas existe muita coisa aí que é puro abuso e pretexto para eles ganharem um dinheirinho as custas dos desinformados.

BADANHA
24-11-09, 00:16
cyber, realmente a rabeta NÃO é item obrigatorio, o problema é que te multam mesmo assim, intao voce é obrigado a recorrer, recorrendo voce ganha, so que os policiais vao continuar multando pois sao TAO BURROS E IGNORANTES sem falar ARROGANTES....

anderson14753
24-11-09, 09:07
... o policial alega "alteração de característica" o que não tem a ver com "adulteração de carroceria", motos não as tem...



É mais foi o que por esse motivo "adulteração de carroceria" que multuram uma vez na CG que eu tinha que tava com s/ a rabeta :s

Dumbex
24-11-09, 09:51
Depende do animal que vc tenha disponível para oferecer ao policial :G

Tartaruga (R$2,00) dá multa e vc vai pra casa à pé,,,,, de costas ainda...rss

Garça (R$5,00) dá multa e vc aida vai pra casa à pé (dessa vez pode ir de frente mesmo)

Arara (R$10,00) ainda dá multa, mais dependendo do policial deixa vc ir pra casa empurrando a moto.

Mico Leão Dourado (R$20,00) Aqui é um dilema, se o policial for bondoso, vc não leva multa, mais uma bela de uma bronca vc leva... e já pode ir pra casa pilotando sua moto, desde que vá pelas ruas paralelas.

Onça Pintada (R$50,00) Não dá multa, e vc pode ir pra casa de boa.

Garoupa (100,00) Não dá multa e vc ainda ganha um elogio do policial



PS: Os policiais que me perdoem pela brincadeira.


:drool:

Tu é o cara Jeff! huaiHIUAHuiAHUIHIUHaUHAA

essa fez eu pular da cadeira de tanto rir :e

buneco
24-11-09, 11:48
se tiver indicador de mudança de direção nao importanto onde (junto com a lanterna) tá de boa?
acho que vou imprimir isso ai e andar junto comigo!

Dayron89
24-11-09, 12:00
E aí galera mais sobre o assunto... encontrei esse parecer em outro forum que discutia sobre o assunto,imprimi ele e ando comigo sempre pois to com a rabeta serrada... espero quie ajude... Abraços

http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer049.htm

Thiago Grigoletto
24-11-09, 12:13
Pó legal esse texto, era bom se tivessemos um aqui pra sampa...

Na minha antiga 150 as setas eram embutidas e rabeta cortada, nunca tive problemas e já fui parado algumas vezes... :lol:

Andinho Xeineclovisk
24-11-09, 12:31
ja impri o meu

pois vou por um eliminador tbm,

M_fantasma
24-11-09, 13:00
Bem...VAmos lá.... pelo que eu sei... ela só pode ser apreendida se estiver com documentos em atraso, se tiver pendencias ou duvidas (chassi e motor) e se estiverem faltando ekpos obrigatorios (buzina,setas, farol..)..... mas vc trocar os originais por acessorios não pega nada... no caso de lanternas e iluminação vc tera que manter tudo funcionando e com as cores originais...tipo seta laranja ou amarela e freio e lanterna vermelhas. ( independente da cor da lente) ... e no caso do escape ele não pode ultrapassar os valores em Decibeis permitidos.... ( mas eles não tem como medir em blitz e etc) mas cuidado com modificações de motor....pois estas sim complicam.... ( twister com motor de falcon...MObydream...rsrrsrs...) pois dependendo de o motor ter ou não numeração....vai embaçar..... e os retrovisores...aqueles que recolhem dão multa...ande com eles abertos...e feche só qdo para a moto... e placa quebrada...mesmo com rebite da apreensão...cuidado tb com molduras de placas pois ouvi dizer que estão proibidas ( No villa LObos-emplacamento). valeul..abraços...

Dayron89
24-11-09, 13:14
Pó legal esse texto, era bom se tivessemos um aqui pra sampa...

Na minha antiga 150 as setas eram embutidas e rabeta cortada, nunca tive problemas e já fui parado algumas vezes... :lol:


Então mais o código de trânsito é nacional,esse parecer tbem é válido pra são paulo ou outro estado qualquer,pra evitar dor de cabeça eu ando com essa impressão junto com os documentos,rsrs Vlw

Dayron89
24-11-09, 13:16
ja impri o meu

pois vou por um eliminador tbm,


AEE!! Ta certinho,só optei por serrar a rabeta por que não to com grana pra dar 100 pilas num eliminador de rabeta,mas pra frente coloco um e compro outra rabeta origina em um desmanche pra deixar em casa guardada,Abração!!!

Cassio
24-11-09, 13:18
Cada modelo de carro ou moto quando lançado, precisa de ser submetido à testes de segurança e outras coisas que na verdade servem para que uma fan ou ybr não venha ainda mais pelada e perigosa.

Nestes testes, o fabricante ou montador submete aquele determinado modelo, com uma determinada lista de peças.
Por exemplo, é permitido que uma cg ou ybr seja vendida, pois o modelo passou pelos testes mínimos de segurança pois estava equipada com um determinado modelo de espelho retrovisor (onde o avaliador conseguia enxergar alguma coisa além de sua camiseta refletida ali).
Aí vai um sujeito, compra a moto, e resolve trocar o retrovisor por um bem pequenino, que fique bonito, que os outros não vão dizer que é retrovisor de avião e essas coisas. Só que tem um detalhe, o sujeito coloca um retrovisor que esteticamente fica bonito, mas não se enxerga mais nada, e este novo modelo montado na moto não foi submetido à nova analise (se fosse provavelmente não seria aprovado). Pronto, isso é alteração de características originais entendeu?

Ou seja não se pode mudar as peças e funcionalidades originais dos veículos. Caso alguem queira fazer isso, deve submeter a alteração para um órgão credenciado pelo inmetro. Se aprovado, as alterações são escritas como legais no documento e o sujeito roda como se roda originalmente.

Esta é a teoria das coisas. Mas sabemos que não é tão simples assim, e que existem acessórios que também são aprovados pelo mesmo órgão.
Por exemplo, existe as XTZs que originalmente vem equipadas com lentes do pisca amarelo, e as com lentes branca. Ambas foram aprovadas e são vendidas. Desta maneira, não existe problemas em vc trocar uma pela outra.
O problema é que peças originais são caras, e as paralelas existem aos montes, mas o povo e a fiscalização as vezes não possuem o bom-senso pra saber quando uma determinada peça ou mesmo a falta dela resulta em falta de segurança ou disturbio da paz alheia.

Dayron89
24-11-09, 13:26
Não seria hora então de atualizarem o código de trânsito brasileiro especificando por exemplo que só é permitido o uso de retrovisores originais de fábrica???
Ou ainda uma imensa mobilização dod órgãos responsáveis em retirar do cmércio estes itens que não são aprovados pelo inmetro e os outros órgãos responsáveis??
é um assunto muito polêmico com certeza,mas por ignorância de alguns todos são prejudicados,é sempre assim... infelizmente...