PDA

Ver Versão Completa : Brasileiro gasta, por mês, 16,7% do salário mínimo com cigarro



Eduardo_
27-11-09, 10:32
Cerca de 87% dos fumantes consomem o cigarro regularmente; a média é de 15 a 24 unidades por dia e gasto de R$ 78 ao mês

Da Redação, com Agência Brasil

Cerca de 24,6 milhões de brasileiros com mais de 15 anos são fumantes. A maioria é de homens negros ou pardos, com idades entre 25 e 44 anos, que vivem em áreas rurais, predominantemente na região Sul e não tem a intenção de largar o hábito no curto prazo. Em média, eles gastam R$ 78 por mês com o vício, que representa 16,7% do salário mínimo atual no país.

As informações são da Pesquisa Especial do Tabagismo, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma publicação inédita que usou metodologia internacional com objetivo de auxiliar em políticas de combate ao fumo. A pesquisa foi feita com os dados do Ministério da Saúde e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).

Cerca de 87% fumam regularmente, consomem entre 15 e 24 unidades por dia e o primeiro cigarro costuma ser acesso entre os seis e 30 minutos depois de acordar.

A maioria começou a fumar entre 17 e 19 anos. Atualmente, a faixa de 25 e 44 anos concentra 42% do percentual de fumantes e o número de homens é o dobro do de mulheres. Em 2008, eles somavam 14,8 milhões de fumantes (21,6% da população masculina) e as mulheres eram 9,8 milhões (13,1% das mulheres). Quanto à raça, predominam pretos (19%) e pardos (15,3%).

De acordo com o nível de instrução, as proporções mais expressivas de fumantes estavam entre aqueles sem nenhum tipo de estudo ou com pelo menos um ano de escolarização (25,7%). Quanto à renda, 70% vivia com até um salário mínimo.

De acordo com uma das responsáveis pela pesquisa, Marcia Quintslr, o fumo está ligado a fatores sócio-econômicos e não somente culturais. “Ficou claro na pesquisa que os fumantes se apresentam em maior percentual entre aqueles com menor escolaridade e rendimentos”, destacou.

A Região Sul apresentou o percentual mais elevado de fumantes, 19%. Menos pessoas fumam no Centro-Oeste (16,6%) e no Sudeste (16,7%). Dos 10,4 milhões de fumantes da Região Sudeste, a maioria (20,4%) está na área rural.

http://www.abril.com.br/imagem/fumante-brasileiro436.jpg
Maioria dos fumantes é de homens negros ou pardos




http://www.abril.com.br/noticias/brasil/brasileiro-gasta-mes-16-7-salario-minimo-cigarro-515317.shtml

Diego.fcs
27-11-09, 10:41
Conheço uma galera que fuma mais que **** presa... Mas vejo que isso vem diminuindo... Se for ver a questão de gasto, dá muita grana, o pessoal fuma 1 masso por dia que custa 5 reais, dá 150 reais por mês só de cigarro.

Alan Ranieri
27-11-09, 10:48
Hoje em dia acho o habito de fumar um tanto estranho com tantas informações que dizem as consequências do fumo. Respeito quem fuma desde que sua fumaça não traga prejuízo a outrem.

jpedro91
27-11-09, 10:56
gasto 6,4548% do meu salário com cigarro :lol:

Ainda bem que nem fumo muito

igortde
27-11-09, 15:49
Em média, eles gastam R$ 78 por mês com o vício, que representa 16,7% do salário mínimo atual no país.



Que salário mínimo é este hemmm ....

Wanderson
28-11-09, 00:00
gasto mais de 110 conto
3.60 cada maço
um maço por dia

Rudenas
28-11-09, 08:16
Hoje em dia acho o habito de fumar um tanto estranho com tantas informações que dizem as consequências do fumo. Respeito quem fuma desde que sua fumaça não traga prejuízo a outrem.


Realmente tem informações, mas e a cerveja? faz mal também! não é mesmo?
não consigo entender por que se preucupar tamto só com o cigarro.
Eu ja bebi muito, hoje tomo uma lata a cada 2 meses,isso se der conta. :0_0:
ja o cigarro ja fumei muito tambem, hoje fumo cerca de 10 cigarros por dia,que da em torno de R$60,00 por mês

Alan Ranieri
28-11-09, 09:56
Realmente tem informações, mas e a cerveja? faz mal também! não é mesmo?
não consigo entender por que se preucupar tamto só com o cigarro.
Eu ja bebi muito, hoje tomo uma lata a cada 2 meses,isso se der conta. :0_0:
ja o cigarro ja fumei muito tambem, hoje fumo cerca de 10 cigarros por dia,que da em torno de R$60,00 por mês


Da uma olhada.

http://www.antidrogas.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=595

Stone
28-11-09, 12:08
Homens morrem em média 7 anos antes que as mulheres porque não cuidam da própria saúde
Odeio cigarro, catinguera do $%#%#$$%, nada contra quem fuma, desde que fumem longe de mim.
Como já falaram aí, o pior é que todos sabem do enorme mal que causa mas mesmo assim continuam fumando
Também já bebia bastante quando era mais novo, me arrependo de cada gota, não trouxe benefício nenhum, não preciso de nada para ser "louco" e me divertir

Mostarda_69
28-11-09, 23:36
Fds passado nós tinhamos ido num kartódromo da cidade, estavamos entre mais ou menos 15 a 20 pessoas, tudo gurizada, entre 19-23 anos.. e as velas de 2 karts molharam, resolvemos acende um fósforo ou isqueiro... não conseguimos, nenhum lá fumava ou tinha fogo.. tivemos que apelar pro cara que cuida do local, que é fora da cidade e mora la... aqui na minha cidade venho notando que a gurizada em geral ta parando de fumar... :clap: :clap:

Furious VIPER
01-12-09, 21:10
Mas tomara q morram tudo!!
Não suporto a falta de respeito de fumantes... ter q aguentar a pessoa fedorenta é o fim da várzea!!
É incrível como os pobres fumantes reclamam q não tem dinheiro para nada... agora pra bancar o cigarrinho tradicional tem sempre, né?!?!
Bando de sem-vergonha!!

Tasteful
01-12-09, 21:30
Mas tomara q morram tudo!!
Não suporto a falta de respeito de fumantes... ter q aguentar a pessoa fedorenta é o fim da várzea!!
É incrível como os pobres fumantes reclamam q não tem dinheiro para nada... agora pra bancar o cigarrinho tradicional tem sempre, né?!?!
Bando de sem-vergonha!!


assino embaixo aushaushaush