PDA

Ver Versão Completa : Rolamento roda dianteira - Yes



blaugusto
04-12-09, 13:07
Olá pessoal!

Vim aqui só pra dar uma dica pra galera.

Umas semanas atras começei a sentir um barulho estranho vindo da dianteira. Tirei a roda e tava lá, o rolamento do lado do freio todo estourado. Moido, tava faltando umas 3 bolas. Os caras da oficina ficaram surpresos até.

Era um rolamento NSK, que é uma baita fabricante de rolamentos, não deveria estar naquele estado. O do outro lado estava 10!

Tirei a capa que sobrou, limpei e peguei o código dela. Nem perdi meu tempo em moto peças, fui direto numa loja que trabalha só com rolamentos e peguei dois novos. São dois que vão na roda dianteira (um de cada lado).

Lá na loja ele ainda pegou um catalogo da NSK e tinha a listagem de motos. Não tinha a Yes EN125, mas o código é o mesmo da dianteira da intruder.

Se alguém precisar, já sabe: Só pegar o rolamento velho, pega o código e corre numa loja especifica.

Saiu por R$11,00. mais déizão de mão de obra! =)


Abraços!!

agm2112
04-12-09, 13:26
É, na XLX chegou a hora de trocar os rolamentos traseiros pela primeira vez. Vou de NTN, que acho melhor que NSK. O da coroa eu troquei ano passado. Tava estouradão tb.

blaugusto
04-12-09, 13:35
NTN eu nunca ouvi falar agm...

fui direto de NSK pq é uma que estou acostumado a trabalhar. Quer dizer, estava, quando trabalhava com manutenção e reformas de máquinas. (bons tempos...)

tuiuiu
04-12-09, 13:45
pow, vlw a dica blaugusto.. :clap:
to pra fazer a revisao de 20mil na minha e tá fazendo um barulho na roda da frente mesmo.. :)

Gabriel Paulino
04-12-09, 15:04
vlw pela dica!

achei barato ate

pela importancia que ela tem na moto
=p

flw

tom crazy
04-12-09, 20:12
Bom saber, vou dar uma checada nos rolamentos da motoca.

César
06-12-09, 14:06
Nunca troquei na minha, e nem faz nenhum barulho. To chegando nos 70 mil.... :drool:

Lagartixxa
07-12-09, 13:05
sem contar defeitos isolados a Yes ta dando show de resistência!

blaugusto
07-12-09, 13:46
tuiuiu, vê se não é a mesa antes! É mais provavel.

César, eu achei beeeem estranho a quebra desse rolamento com essa km tão baixa. O do outro lado tava 10!
Eu troquei só por precaução, já que o do outro lado estava estourado e a roda provavelmente ando torcendo o eixo, melhor nao arriscar né?

A minha está beirtando os 30mil já... ;)

Abraços!!

Mostarda_69
07-12-09, 14:16
Eu particularmente acho um absurdo um rolamento durar menos que 50mil. Apesar de ser barato, é uma peça extremamente resistente.. o maior inimigo dos rolamento atualemnte ta sendo as ccs, que deveriam trocar a graxa, e nem colocar n se prestam.. único exemplo que tenho claro de durabilidade é em 2 carros da granja e de um colega meu..

gol quadrado 92: vendido com 247mil, rolamentos traseiros trocados com 210mil, pois era época de pia de 12 anos, e ficava dando cavalo de pau na granja..
Gol bola 97: 140milkm e originais ainda, mas todo ano é desmontado trocado graxa e talz..
Gol g3 de um colega, nunca feito nada, rolamentos traseiros estourados com 70mil..


eu acho que essas porcariazinhas duram a vida inteira se bem cuidadas!!

blaugusto
07-12-09, 14:30
Esse rolamento da Yes, é do tipo lacrado, não dá pra trocar ou passar graxa.
Quando comprei conversei um bocado com o rapaz da loja.

Ele já vem com a graxa especifica para toda a vida util do rolamento.
E um rolamento que gira em média a 800 rpm não deveria ter estragado assim tão rapido.

Acredito que com uma analise mais criteriosa e profunda pelas ccs esse problema teria sido descoberto mais cedo.

A proposito: como é trocado esse rolamento, alguém sabe??

Quando a motoca entro pra oficina começei a ouvir uns barulhos de martelo, esmeril... hehehe..

Dayron89
07-12-09, 17:00
Boa pedida essa dos rolamentos peguei a minha usada com 17.000 km rodados..
Agora ela ta com 30.000 e uns quebrados eta fazendo um barulho na traseira tipo quando vc empurra a motoca desligada?

Agora não sei se é o rolamento ou a relação folgada,pois não entendo quase nada disso... rsrsrs

Abraços

Bortolin
08-10-10, 12:01
desculpem pelo UP....

vou trocar o rolamento dianteiro da minha YES que tá apresentando esse mesmo problema.....nem sei se é rolamento mesmo.

Quando vou empurrá-la desligada dá pra escutar uns estralinhos vindo lá da roda.....e tá com uma folga também. Me falaram que é rolamento, mais não tenho certeza. Minha YES tá com 17.500Km rodados...

Hoje vou trocar a pastilha e a lona que o freio dela tá bem ruinzinho viu....

Bortolin
08-10-10, 12:03
afinal....sobre esse código que o Blau citou. A vendedora me pediu essa numeração também....

essa numeração é padrão ? Alguém sabe a numeração do rolamento dianteiro da YES ?

Tem aí Blau ?

magrao tk
08-10-10, 12:17
Eu sempre faço isso. O meu pai tem um livrinho com o código e medidas de praticamente todos os rolamentos. Mesmo que não apareça a numeração é só medir e consultar no livro. E sai muito mais barato mesmo do que pedir um rolamento ''pra moto x'' numa motopeça.
É o mesmo caso da bateria de nobreak.
São ótimas dicas :OK:

romanex
08-10-10, 12:31
Aproveitando o up: dizem que esse desgaste irregular dos rolamentos (mais do lado da pinça do freio), pode ser corrigido com a instalação da barra estabilizadora....
(segundo o que dizem, ela distribui a força aplicada na pinça por igual entre as duas bengalas, diminuindo o esforço axial no rolamento)
Elas são baratinhas (de 20 a 40 pilas)...
Infelizmente não encontrei uma que sirva na intruder....
Alguém conhece alguma que sirva? A da ybr é bem próxima, mas não dá a furação...
Bortolin:
aqui você tem o número original do rolamento da yes (no catalogo de peças)

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,9573.0.html

como o blau disse que tem no catalogo do NSK, é só você levar esse número para o vendedor procurar no catalogo....
:OK:

blaugusto
08-10-10, 13:00
Bartolin, falhei feio em não anotar o codigo desses rolamentos!! :(
São padrão sim, mas preciso ver na Yes qual é.

Romanx, desde nova eu procuro uma barra estabilizadora pra Yes. Não existe! :(


Bartolin, se tu esperaer eu vejo domingão pra vc....

Bortolin
08-10-10, 13:30
bom.....nesse PDF que o roma passou achei esse código....dá uma olhada aí vê se é esse mesmo...

08123B62047A000

reyboy_fan
08-10-10, 13:40
A proposito: como é trocado esse rolamento, alguém sabe??

Quando a motoca entro pra oficina começei a ouvir uns barulhos de martelo, esmeril... hehehe..


nunca troquei em moto, mas se for da maneira q eu to pensando, se bate nas costas dele com ajuda de alguma alavanca.

Bortolin
08-10-10, 13:48
e o esmeril entra onde ? :0_0:

amoras007
08-10-10, 14:24
Minha yes estava com o chiado na roda dianteira, levei ao mecanico o mesmo disse que
era o freio a disco muito apertado ele ajustou e pronto ta normal denovo.

magrao tk
08-10-10, 14:28
bom.....nesse PDF que o roma passou achei esse código....dá uma olhada aí vê se é esse mesmo...

08123B62047A000



Esse deve ser um código de fábrica, do rolamento não é não.
Do rolamento deve ser algo com 4 números e um z se for blindado, tipo 6204z ou algo assim.

magrao tk
08-10-10, 14:31
e o esmeril entra onde ? :0_0:

Esmeril deve ter sido pra ajustar alguma ferramenta.
Pra trocar o rolamento é na porrada ou na prensa.

blaugusto
08-10-10, 14:32
Esse não é o código não.
É algo como 6061z.


Reyboy, quando eu troco rolamento eu uso uma ferramenta apropriada pra isso. E pra colocar uso uma ferramenta apropriada tb.
Espero que os macanicos não tenham dado pancada direto no rolamento novo quando botaram ele no lugar.

navegador.porto
08-10-10, 14:37
O rolamento da Strada tava assim tbm. Estourou o lado do disco, o outro lado estava intacto. Comprei o par (R$ 12,00) e troquei em casa mesmo. Mas não dá pra rodar muito com ele estourado, pois a frente da moto fica frouxa, além do barulho irritante que faz... :o

kalango_boy
08-10-10, 14:40
A proposito: como é trocado esse rolamento, alguém sabe??

Quando a motoca entro pra oficina começei a ouvir uns barulhos de martelo, esmeril... hehehe..

:0_0:
kkkkkkkkkkkkkkkkk

o esmeril soh se foi pro cara fazer um palito de dentes enquanto tirava o rolamento!
ou então tavam lanternando alguma peça! :G
kkkkkkkkk

o rolamento eh retirado com um "saca-rolamentos" !!!

mas a parada da durabilidade depende muito do tipo de uso das motocas!
pq até mesmo na frenagem se força os rolamentos!
mas se eu nao me engano tem alguns rolamentos(mesmo os selados) que vc arranca uma "tampinha" da lateral e coloca mais graxa!
pelo menos nos de carros eu sei que tem isso em alguns rolamentos!

sei que nao foi pra isso o post ... alguma reclamação ou opinião, da Shineray xy 200 III Ind?? se tiver algum link mandae
http://img254.imageshack.us/img254/8872/shineray.jpg
quem sabe na pego uma dessas???? :OK:

blaugusto
08-10-10, 14:43
Bartola, vc viu em loja de moto??
Em casa de rolamentos eles tem catálogos de peças.

É o mesmo da katana! (todas as peças)

Guilherme Rabelo
08-10-10, 14:45
quando troquei o rolamento da roda traseira da cb fiz isso tb, peguei o codigo nele e comprei nsk, agora esses rolamentos sao prensados, quando troquei da cb nao tinha como colocar na prensa ai peguei uma chave que nao sei o nome aquelas que vc só troca a ponta, achei uma na medida do rolamento e fui batendo.... ficou perfeito....

romanex
08-10-10, 15:39
Esse deve ser um código de fábrica, do rolamento não é não.
Do rolamento deve ser algo com 4 números e um z se for blindado, tipo 6204z ou algo assim.

então...esse é o número original....
com ele o cara procura o de qualquer outro fabricante no catalogo....
pelo que o blau falou ele é zz (blindagem dos dois lados, não aceita lubrificação)
se for só z, ele tem blindagem só de um lado, e ai aceita lubrificação....pessoalmente prefiro o zz, pois dificulta a contaminação da graxa do rolamento em virtude dele ser blindado, o que no geral, representa maior durabilidade.
:OK:

magrao tk
08-10-10, 18:44
então...esse é o número original....
com ele o cara procura o de qualquer outro fabricante no catalogo....
pelo que o blau falou ele é zz (blindagem dos dois lados, não aceita lubrificação)
se for só z, ele tem blindagem só de um lado, e ai aceita lubrificação....pessoalmente prefiro o zz, pois dificulta a contaminação da graxa do rolamento em virtude dele ser blindado, o que no geral, representa maior durabilidade.
:OK:

Verdade, não me lembrava desse detalhe. Se tiver blindagem dos 2 lados é zz. São os melhores mesmo.
Quanto a trocar pode ser trocado batendo sim, mas tem seus macetes, senão pode danificar o rolamento novo ou até o encaixe do cubo.

Pra trocar aqui eu usava um pino quase da grossura do eixo, enfiva em um lado do cubo e batia o rolamento do outro lado de dentro pra fora. Mas tem que ir batendo sempre em posições diferentes pra ele ir saíndo reto e não se atravessar.

Pra botar o novo tem que ter um pedaço de cano no diametro externo do rolamento pro apoio ser na pista externa dele. Nunca se deve bater na parte central porque pode criar calos, muito menos em cima da blindagem. E tem de ir batendo de leve e sempre em pontos diferentes do cano pra ele entrar reto tambem.

Bortolin
08-10-10, 19:19
pronto...

cheguei da SBS agora. Não troquei os rolamentos. Troquei só pastilha e lona.

Freio dianteiro - Pastilha da marca DiaFrag - R$ 11,00. Não gostei. Parece que o freio ficou pior do que tava. Problema que tá me incomodando demais da conta.

Freio Traseiro - Lona da marca DiaFrag - R$ 11,70. Não ficou ótimo, mais ficou bom, ficou melhor do que tava.

E agora o que faço com esse freio dianteiro ? E sem contar que as pastilhas antigas estavam meia vida. Não estavam ruins não.

qual será o problema do freio dianteiro ?

chiccoli
08-10-10, 19:24
colocar rolamento..

existe chave especial, existe marreta de borracha..

e se quiser, pega um martelinho pekeno.., q ponto de ser delicado.., e bate dos lados.., e nunca no meio!se não massa e o rolamento fika cheio de dente na trilha dele..,

magrao tk
08-10-10, 19:57
Verdade, não me lembrava desse detalhe. Se tiver blindagem dos 2 lados é zz. São os melhores mesmo.
Quanto a trocar pode ser trocado batendo sim, mas tem seus macetes, senão pode danificar o rolamento novo ou até o encaixe do cubo.

Pra trocar aqui eu usava um pino quase da grossura do eixo, enfiva em um lado do cubo e batia o rolamento do outro lado de dentro pra fora. Mas tem que ir batendo sempre em posições diferentes pra ele ir saíndo reto e não se atravessar.

Pra botar o novo tem que ter um pedaço de cano no diametro externo do rolamento pro apoio ser na pista externa dele. Nunca se deve bater na parte central porque pode criar calos, muito menos em cima da blindagem. E tem de ir batendo de leve e sempre em pontos diferentes do cano pra ele entrar reto tambem.

E esqueci, não é bater o cano em cima do rolamento como se fosse o martelo. Apoia o cano no lugar certo e aí sim usa um martelo pra bater em cima do cano. Fácil fácil.

Zanca
08-10-10, 20:59
Esse deve ser um código de fábrica, do rolamento não é não.
Do rolamento deve ser algo com 4 números e um z se for blindado, tipo 6204z ou algo assim.


é isso msm nesse caso é o 6204 a letra seguinifica a folga dele a proteção uns é de borracha e outra metal mas é padrão os rolamentos para quase todas motos

pistão
09-10-10, 17:22
Os rolamentos da cg titan 150 tem como engraxar??????????????????????????????

pistão
09-10-10, 19:57
e dai gente os rolamentos das cg 150, são blindados dos dois lados? tem como tira-los e desmonta-los e engraxa-los?????????????????
alguém ai sabe?

romanex
09-10-10, 22:12
Não sei como são especificamente os de 150, mas esses rolamentos de 4 números e dupla blindagem (6304,6202, 6201), também usados em carros, nos alternadores e dínamos, normalmente permitem que seja feita a troca da graxa, embora isso não seja o correto.....
É o caso do rolamento zz com blindagem metálica ou de plastico: dá pra ser aberto e lubrificado....
o problema e machucar a grade do rolamento na hora de tirar a blindagem, além de ter que tirá-la com muito cuidado para não danifica-la, pois você irá usá-la novamente.....
tirada as blindagens, você tem de retirar/limpar toda a graxa velha, limpar bem o rolamento e colocar graxa de rolamento(daquela azul).....
não esqueça de verificar se ele não tem folgas nem está travando (desgaste da grade ou da trilha).....
ai se você conseguiu tirar a blindagem sem danificá-la, é só montar tudo de novo.....
não sei se vale a pena todo o trabalho, pois o rolamento normalmente não é tão caro, e muitas vezes ele cria folga só no fato de tirar e por no local.....
além do que, rolamento novo, é rolamento novo....trocar a graxa vai diminuir o ruido do rolamento, mas as folgas de desgaste irão continuar....
nesse ponto, ele irá se tornar perigoso, pois dependendo da folga, ele pode travar em silêncio....(já pensou o rolamento travar numa curva?).....
não aconselho a fazer isso.....melhor, mais seguro e menos trabalhoso é trocar por um novo...
Recondicionadoras de fundo de quintal de alternadores e dínamos de carros costumam fazer isso....
as recondicionadoras que se prezam um pouquinho, preferem colocar rolamentos novos...
afinal, elas tem de garantir o serviço, e ninguém confia em rolamento usado....
:OK:

Zack
09-10-10, 22:51
e o esmeril entra onde ? :0_0:


esmeril eu n sei mas....

http://pensesobre.files.wordpress.com/2009/12/grd_furadeira-4001.jpg

conheço gente por ai que usa!!!



Desculpa a piada n guentei!!!

blaugusto
09-10-10, 22:53
esmeril eu n sei mas....

http://pensesobre.files.wordpress.com/2009/12/grd_furadeira-4001.jpg

conheço gente por ai que usa!!!



Desculpa a piada n guentei!!!



HUAHUAUHAUAHAHUAHAHUAUHAUAHUHAHAHUAHUAHA....

Essescaras me matam!!!!!

Bortolin
10-10-10, 10:25
ôceis me mata de desgosto ainda..... :d

Alan Ranieri
10-10-10, 10:27
ôceis me mata de desgosto ainda..... :d


Vc já trocou o escape ou ainda usa ele operado?

Bortolin
10-10-10, 10:32
troquei nada.....tá do mesmo jeito.

Mó di que ocê tá mi preguntano isso...ara sô ?

rodrigo.g.f.93
25-03-15, 20:42
A dianteira da yes esta fazendo barulho como se tivesse batendo ferro com ferro não sei se e no freio ou ser o rolamento pq ta um pouco com jogo roda da frente !?!! O que sera!?!!?

Diey
25-03-15, 20:47
Pode ser caixa de direção.
Leva num mecânico.

gregory.gap
24-08-15, 11:31
Desenterrando o tópico a fim de ajudar em novas buscas e criar uma base de conhecimento, o código do rolamento da suzuki yes na roda dianteira é o 6301.
As letras após o número é só questão de blindagem.
Na minha coloquei o 6301ZE da nachi.
Meia hora de trabalho, uma boa musica e o básico de conhecimento em mecânica e a gente troca em casa mesmo.

abraços