PDA

Ver Versão Completa : Será que estou com a razão, parte dela ou sem ela?



willkey
04-12-09, 17:20
Dia 02/12/2009, deixei minha Honda Biz 125 na oficina da Honda na minha cidade, era apenas para ser uma revisão periodica de 16mil km.
Trocaram óleo, e vela de partida... até aí tudo normal, paguei R$ 104,72 pelo serviço completo.
Peguei a moto tendo a certeza de que estava tudo dentro das normalidades, mas na primeira subida a corrente simplesmente começou a arranhar, ficou com um barulho estranho como se estivesse sem óleo. No outro dia voltei a oficina, falei do problema e o mecânico :NOOK: pegou moto, deu uma volta, abriu a parte da corrente, aí veio minha surpresa, tinha muita graxa rececada, prova que nem uma limpeza mínima foi feita pra tirar o acúmulo do material, e só depois de uns 10 minutos foi constatato que o kit de transmissão deveria ter sido trocado, na hora fiquei p..., primeira coisa que questionei foi o porque de o mecanico ter "feito" toda revisão, inclusive no local onde está o defeito e simplesmente ter ignorado a necessidade de troca desse kit e de não ter testado a moto após a revisão, o responsável pela oficina reconheceu o erro e falou que o mecanico ganha por produção (quanto mais rápido terminar um serviço mas rápido aparece outro) e não pode dar uma volta no pátio sem uma tal placa azul :0_0: (E como ele andou quando fui lá reclamar pessoalmente? E como eles testam as motos novas?), disse ainda, que o mecanico tinha esquecido de me comunicar sobre o tal kit (mas ele nem sabia do que se tratava pois demorou mais de 10 minutos para achar o que estava causando o problema, um mecanico reconhece uma moto do dia pro outro fácil facil) pra compensar disse que faria um desconto de 15% no kit no caso de compra à vista, ia ficar uns R$ 74,00, deu vontade de arrebentar o mecanico.
Hoje 04/12/2009 fui ao PROCON expliquei a situação e disse que queria restituição do dinheiro referente a revisão (R$ 64,50, com desconto), já que a revisão foi feita de maneira incompleta não sendo detectado um problema simples, o mesmo responsável pela oficina disse ao PROCON que ele não tem obrigação de informar sobre essa troca de peça e que consta no manual a KM recomandada para essa troca (li o manual na 1ª semana após o recebimento da moto, não tenho memória de elefante), fiquei mais p... ainda, e ainda completou dizendo "a revisão foi feita de maneira correta e que não será feita a devolução do dinheiro".
Agora pergunto, o que um mecanico faz em uma revisão? Prevenir ou solucionar possíveis problemas.
Eu que sou leigo em motos posso detectar quando uma peça precisa ser trocada apenas lendo o manual? Ao meu ver é pra isso que eles combram R$ 74,00 pra fazer uma revisão.
Se ele abre a moto, ajusta uma peça e não verifica se ela precisa ser torcada ou não, isso é fazer da maneira certa?
O processo foi aberto, mas pra minha infelicidade a audencia vai ser em Março de 2010 :d.
Não vou desistir, se há uma coisa que eu compro briga e contra empresas irresponsáveis.

leoznfloripa
04-12-09, 18:05
amigo nunca confie nessas "revisões"
os cara soh fazem o serviço por cima
no forum tem uns tutorial de como desmontar e limpar a relação
a minha de 1000 em 1000 eu do uma limpada
acho q tu vai bate cabeça a toa cara, os cara sao mto irresponsaveis nesses pequenos detalhes.
viu a m.... e nao concertou, mto menos avisou :s
boa sorte amigo

M_fantasma
04-12-09, 18:08
calma brother...razao vc tem... mas a concessionaria não te deu o desconto pra compra da peça ? e provavelmente não iria cobrar a mão de obra....justo não é ?? quanto ao desleixo...simplesmente não volte mais lá...e passe um e-mail pra honda... se eu te falar que a moto do meu patrão...(uma 1300 superfour) levei pra revisÃO..e eles soltaram ela com a corrente seca e suja de graxa na balança e rodas...alem de esquecer de tirar cera do paralama dianteiro ?? e cobraram 467,00 :0_0: ? pra vc ver..uma moto de 40 paus...

BADANHA
05-12-09, 07:42
o problema é que sempre "deichamos pra lá" e isto causa um comodismo, acho que voce deve seguir adiante sim, pois pagou pela revisão, e a corrente é um item de segurança tambem.
acho que um processo pedindo restituição é o correto, pois isto vai fazer o responsavel pela concessionaria ser mais duro quanto as atividades do seus subordinados, pois neste país a maioria dos problemas sao causados pela certeza da impunidade.

Tqf2
05-12-09, 07:46
Nenhuma oficina irá trocar o KIT relação sem antes falar com o dono da moto..

Pelo menos avisar que o KIT estava ruim, eles devia ter feito...

Mais sabe de uma coisa....
Esquece.... não vai mais nessa oficina...

Só avisa ao responsável pela CC, que ele perdeu um cliente por causa disso e que seus amigos são agora ex-futuros clientes deles.... rss
Te garanto que vc vai se estrassar muito menos, e ter uma vida mais saudável...... :lol:

Tem horas que não compensa entrar num briga... e acho que essa é uma dessas horas.

Bladt
05-12-09, 09:08
Nenhuma oficina irá trocar o KIT relação sem antes falar com o dono da moto..

Pelo menos avisar que o KIT estava ruim, eles devia ter feito...

Mais sabe de uma coisa....
Esquece.... não vai mais nessa oficina...

Só avisa ao responsável pela CC, que ele perdeu um cliente por causa disso e que seus amigos são agora ex-futuros clientes deles.... rss
Te garanto que vc vai se estrassar muito menos, e ter uma vida mais saudável...... :lol:

Tem horas que não compensa entrar num briga... e acho que essa é uma dessas horas.


Apoio totalmente, acho q não vale a pena! :s

Abs

mantabodyboarder
05-12-09, 09:52
Esquece nada, tem que reclamar mesmo.

Os caras só fazem isso pq tão cagando e andando, já que todo mundo só deixa pra lá.


Voce está certíssimo, se não voltasse lá poderia até sofrer um acidente se essa corrente estourasse com vc andando.

pra quem disse que nunca trocam a peça sem avisar, nisso eu concordo, mas na revisão é obrigação veificar tudo que precisa ser feito de manutenção, aí se o cliente recusar o probloema é dele, mas oficialmente ele paga pelo serviço de verificação e ajuste, e não só pelo carimbo como fazem.

willkey
05-12-09, 10:39
calma brother...razao vc tem... mas a concessionaria não te deu o desconto pra compra da peça ? e provavelmente não iria cobrar a mão de obra....justo não é ?? quanto ao desleixo...simplesmente não volte mais lá...e passe um e-mail pra honda... se eu te falar que a moto do meu patrão...(uma 1300 superfour) levei pra revisÃO..e eles soltaram ela com a corrente seca e suja de graxa na balança e rodas...alem de esquecer de tirar cera do paralama dianteiro ?? e cobraram 467,00 :0_0: ? pra vc ver..uma moto de 40 paus...


Não concordo com vc em relação ao desconto, a devolução do dinheiro da mantenção é o mais correto. Qd fui reclamar não questionei o preço da peça, apenas o porque de a revisão ter sido feita de maneira tá ruim...

FabricioFabuloso
05-12-09, 10:50
Concessionária só serve pra duas coisas... Comprar moto 0km e comprar peças originais... o resto...

Eu acho q vc ta certo... jah que vc jah esta no meio do processo agora vá até o fim...

Abraços

willkey
05-12-09, 10:59
Otem fui lá pedir um laudo técnico sobre a peça, tive a resposta de que não poderiam emitir o laudo por eles não terem um perito para analizar a peça.
O responsável pela oficina, aumentou o desconto da peça nova de 15% para 20%, não aceitei, sai da sala e fui ao atendimento fora da oficina, pra ter certeza de que realmente não havia um perito, pedi informação a uma funcionária sobre o assunto, ela perguntou qual o motivo da perícia, qd falei que tinha aberto uma ação no PROCON foi o mesmo que dar um afacada nela, ela simplesmente tirou o corpo fora e confirmou que não tinha (ela ia muito dizer que tinha (caso tivesse) e perder o emprego).
Fui falar com a Genrente, ela sempre com um sorriso colgate ;), sentei na cadeira bem macia e expliquei o caso, qd terminei ela começou a falar que não era interessante continuar com aquilo que eu ia me estressar, falou que a oficina não tinha uma área de testes e que só tinha uma espaço ao lado da garagem, etc...., escutei tudo calado, quando ela terminou, eu disse: "quando um mecanico ajusta uma peça é obrigação testá-la para verificar o estado dela, mesmo que não exista uma área pra testes" e completei "fui ao PROCON e já abri a ação e vocês vão ser notificados, só desisto se meu dinheiro for devolvido" nesse momento a expressão dela mudou.
Na mesma hora ela se prontificou a resolver, eu disse que queria o dinheiro revertido em "crédito" e que queria a peça nova com 15% de desconto sem mão-de-obra, e meu pedido foi prontamente aceito.
No fim paguei apenas R$ 7,50 que era a diferença pela peça nova, hoje 05/12 a peça foi trocada em 1 hora de serviço.
Vale sim o esforço... as lojas são acostumadas com o comodismo dos clientes mas comigo o buraco é mais embaixo.
Infelizmente só há essa oficina de confiança em minha cidade (Parauapebas - PA, cidade pequena porém muito rica outro porém é que não há interessados em investir em algo diferente), não confio em nenhuma outra, já andei por várias e parecem aquelas borracharias de beira de estrada, uma falta de organização e de compromisso. Vou continuar levando a moto lá, mas tem a velha história do gato escaldado, tanto eu com eles e eles comigo, eles vão pensar duas vezes antes de cometer o mesmo erro, e viram que qd eu falo eu cumpro.
Afinal como a própria gerente disse "você é cliente fiel", e realmente sou, faço tudo nessa oficina, até pra calibrar os pneus vou lá, depois desse erro era o mínimo que poderia ser feito, e é claro que a confiança baixou, mas quando não tem tú vai tú mesmo.

apu
05-12-09, 11:58
é irmaozinho, se todo mundo que fosse prejudicado em alguma situaçao como essa fosse atrás de seus direitos, batendo de frente com a empresa, acionando o PROCON, o brasil ia virar num caos.. imagina quantos milhares de cidadão nao sao passados pra tras todo dia.. :briga2:

redinjf
05-12-09, 12:06
Vale sim o esforço... as lojas são acostumadas com o comodismo dos clientes mas comigo o buraco é mais embaixo.



É isso aí willkey. Eles tentaram te passar para traz como fazem com todo mundo.... A diferença é, o resto fica quieto.
Se o brasileiro procurasse se informar mais dos seus direitos e corresse mais atraz deles, com certeza não haveria isso...

blaugusto
05-12-09, 12:13
Eu desisti de levar a moto pra fazer revisões. Deixar a moto numa oficina e pedir para fazerem uma revisão é a mesma coisa que pagar pra moto ficar estacionada lá no pátio da oficina.

Hpje eu levo e peço pra verificarem a frente, ou o bura, ou a relação ou o que for que estiver precisando.
Mas eu conheço minha moto e sei quando algo pode estar errado e sei quais são as partes da moto que necessitam de uma verificação de acordo com a km dela.

Pra quem nao conhece nada disso é dificil. :(

Mas você esta coberto de razao. A audiencia vai demorar mas é bem provavel que vc ganhe.

Abraço e boa sorte!

XING LING
05-12-09, 13:08
Não confio e nunca confiarei em revisão em concessionária, eu tinha duas revisões grátis quando comprei minha moto e depois da primeira revisão os caras nem conseguirem regular um carburador decentemente a segunda revisão fiz em um mecânico de confiança (mesmo a 2 sendo de graça e perdendo a garantia)!!Foi a melhor coisa que fiz, a moto saiu outra!!!!!


Agora nem em mecânico levo mais, relações, velas, cabos, carburador e etc eu mesmo faço o serviço e não tive aula de mecânica de motos!!!


Esses caras de concessionária não muitos relaxados, praticamente eles só deram uma limpeza rápida no carbura e trocaram a vela pra vc, em um mecânico não sairia mais que R$30,00 ou R$40,00 contando o valor da vela!!!Se nem a relação eles olharam em uma moto de 16.000KM!! :NOOK:

edumrq
05-12-09, 13:23
Muito bem cara, não pode abaixar a cabeça não, eles fazem isso porque ninguem reclama, mas eu aconselho voce a começar a procurar coisa na net topicos aqui no forum pra aprender as fazer as manutenções basicas da sua moto, compra um joguinho de chaves de fenda, chaves de boca, chaves alen e poe a mãe na graxa

willkey
05-12-09, 13:50
Muito bem cara, não pode abaixar a cabeça não, eles fazem isso porque ninguem reclama, mas eu aconselho voce a começar a procurar coisa na net topicos aqui no forum pra aprender as fazer as manutenções basicas da sua moto, compra um joguinho de chaves de fenda, chaves de boca, chaves alen e poe a mãe na graxa


Vou tentar fazer isso mesmo, já tenho o manual do usuário e to atrás do manual que os técnicos usam (ou pelo menos deveriam).
De 4 em 4 meses pago cerca de R$ 110,00 por revisão, os caras cobram até a estopa que dizem que usam, mas vi que eles não usam, pois comprovei quando vi ele abrindo a minha e estava tudo cheio de graxa rececada.