PDA

Ver Versão Completa : Venda de moto e Multa



Stone
08-12-09, 22:07
Estou com uma dúvida aqui...
como sabem eu troquei minha DT na Bros, e o cara da garagem vendeu ela mês passado e ainda está no meu nome :NOOK:, o cara sempre diz "até semana que vem vou fazer... tenho que pegar os dados do cara... e transferência que é bom nada... e pior, segunda-feira recebi uma multa da DT por excesso de velocidade (4 pontos), o recibo dela ainda está comigo. Fui lá e intimei o cara a pegar os dados pra eu fazer o recibo e ele transferir essa multa, até sexta-feira, se ele não o fazer eu disse que iria na Delegacia fazer um BO

aí minha Dúvida... caso acontecer, posso mesmo ir e fazer um B.O.? como furto ou coisa assim?

tuiuiu
08-12-09, 22:20
Aí stone...
eu trabalho no Juizado Especial Cível do Fórum daqui da minha cidade..
muitas pessoas foram lá nos procurar e oque eles estão fazendo é entrando com um processo contra a outra pessoa apenas para que a pessoa transfira o registro do veículo para o nome dela..
(aqui) é marcada uma audiencia logo de cara e daí o cara é intimado pra ir no fórum e, uma vez lá dentro, tudo pode acontecer, geralmente as pessoas transferem o registro antes da audiencia... mas...
Já na parte da multa não tenho muita experiencia pois juizado não pode abrir processo contra ente governamental... acho que cabe um recurso e diz a verdade, se puder comprovar que vc estava em outro lugar na mesma hora junte foto, documento, qqr coisa.. mas como eu disse, sou leigo em assunto de multa :P

Fagner
08-12-09, 22:21
eu acho que pode sim
porque não tem nada no nome dele so de boca

vamos aguardar

Stone
08-12-09, 22:24
Transferir a multa é fácil, já vem junto na multa, é só colocar os dados do cara, ele e eu assinar e mandar para o DETRAN
eu quero saber se posso fazer um BO ou coisa assim pra pegar a moto devolta se o cara me enrolar mais...

mmoura
08-12-09, 22:28
Sei lá mas nao poderia dar busca e apreensao? como rola nos financiamentos nao pagos?
Tbm tenho essa duvida!

edumrq
08-12-09, 22:41
DETRAN-SP ALERTA SOBRE OS CUIDADOS AO VENDER O CARRO

30.05.2007

Quantas vezes você já recebeu em sua casa notificação de multa, IPVA e outros débitos de um carro que já foi vendido há muito tempo? Isso ocorre porque a pessoa que comprou o carro não fez a transferência do veículo e todos os débitos estão sendo creditados ao antigo dono.

Para que você não corra o risco de ter que pagar uma dívida que não é sua, acumular pontos na habilitação ou ainda responder a um processo por algo mais grave que possa acontecer, o Detran-SP orienta que antes de assinar o documento de transferência preencha completamente o CRV (Certificado de Registro do Veículo), coloque a data da venda e reconheça firma de sua assinatura. Jamais entregue o documento ao atual proprietário sem seguir esses procedimentos.

O Detran aconselha também que ao vender o veículo fique com uma cópia autenticada de toda a documentação de venda. Além disso, informe o Detran da venda do veículo, entregando uma cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade no Detran/Protocolo Geral (1º andar) ou na Ciretran de sua cidade, sob pena de ter que se responsabilizar pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Esse procedimento está previsto no artigo 134, do Código de Trânsito Brasileiro: No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

O novo proprietário, por Lei, tem 30 dias para fazer a transferência, a contar da data da venda, que consta do CRV. Se no prazo estipulado o carro não for transferido, orientamos que o antigo dono faça o bloqueio do veículo por falta de transferência, um documento que o protege de qualquer tipo de problema. O procedimento é simples e está disponível no site do Detran (www.detran.sp.gov.br (http://www.detran.sp.gov.br)) - ícone Veículos – Bloqueio.

Feito isso, o usuário receberá uma via do requerimento devidamente protocolado que servirá como documento caso aconteça alguma coisa com o veículo.

Com o veículo bloqueado por falta de transferência, o atual proprietário ficará impossibilitado de licenciar o veículo, sem antes realizar a transferência e quitar todos os débitos. Informamos que circular com o veículo sem estar devidamente licenciado acarreta multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira (multa gravíssima) e apreensão do veículo.

Informamos que o fato do veículo estar bloqueado por falta de transferência não significa que os débitos referentes ao veículo como multas, IPVA e DPVAT não sejam encaminhados ao antigo proprietário, pois todos os débitos serão enviados para o endereço que consta do cadastro do veículo.

Com relação aos pontos referentes às multas cometidas pelo atual proprietário, aconselhamos que o condutor compareça ao Setor de Pontuação do órgão onde a CNH está cadastrada, de posse dos documentos que comprovem a venda do veículo para que os pontos possam ser retirados da CNH.

Orientamos que, passado 30 dias da data da venda do veículo, o antigo proprietário pesquise pelo número do Renavam do carro no www.fazenda.sp.gov.br (http://www.fazenda.sp.gov.br) - ícone IPVA se a transferência foi efetuada. Caso isso não tenha sido feito, pedimos que siga os procedimentos acima mencionados e bloqueie o veículo por falta de transferência.

Informamos que o serviço é isento de taxa e você das responsabilidades por um veículo que não é mais seu.

http://www.detran.sp.gov.br/noticias/cuidados_vender.asp

stone bloqueia a moto, porque esses nego de garagem são muito enrolão

Lagartixxa
08-12-09, 22:49
Stone sem querer ser chato mas ja sendo...

vc começou errado em não ter feito um documento falando que tinha vendido a moto pro outro cara.

e pra abreviar seu sofrimento, se eu fosse voce ia logo no cara que comprou a moto e ja fazia a transferência dos docs e da multa

redinjf
08-12-09, 23:19
Se não foi feito a comunicação de venda di veículo, tenta ir em uma na Delegacia de Trânsito e colocar uma restrição ou impedimento na moto...Quando você ver a moto rodando, dá uma chamada numa viatura. (pode até ser feito um BO)

A maneira mais sensata é ligar para o novo proprietário e conversar...Se ele insistir nesse papo de que "semana que vem transfere", procure soluções mais severas.

Tqf2
09-12-09, 13:03
Simples,,
Vai no Detran e manda bloquear sua moto....

Primeira blitz que o cara passar,,, pronto.. moto apreendida e só sai depois que transferir..

Eu fiz isso uma vez :P

tuiuiu
09-12-09, 14:38
Vai no Detran e manda bloquear sua moto....

se vc abrir um processo no Juizado vc pode pedir como uma tutela antecipada pra que seja feito o bloqueio imediato do registro do veículo aí.. (isso se o DETRAN não bloquear qdo vc for lá)
geralmente o Juiz manda expedir um ofício pro DETRAN e boa... só esperar q sai logo logo..
PS.1: acho que vc pode ganhar alguma grana como dano moral.. mas tenho que investigar mais...
PS.2: no Juizado não é necessário entrar com advogado em causa que o valor é inferior a 20 salários mínimos...

Thiago Grigoletto
09-12-09, 14:53
É complicado vender pra particular, tem que ter todo o cuidado.

Gabriel Paulino
09-12-09, 14:55
quando for vender uma moto no minimo tem que regisra firma no nome do cara ou da garagem que vendeu

mais sobre o resto acho que os cara ai de cima ja responderam sua pergunta

bloqueia a moto pra ele parar de andar

flw

Roberval3000
09-12-09, 18:01
ta muito estranho

o stone ta com recibo da moto q vendeu ainda? como isso?

q eu saiba é assim:

vc vende
reconhece firma
comprador com recibo na mão, faz a transferencia
morreu

cara nao transferiu em 30 dias?

Bloqueia

Fagner
09-12-09, 18:06
ta muito estranho

o stone ta com recibo da moto q vendeu ainda? como isso?

q eu saiba é assim:

vc vende
reconhece firma
comprador com recibo na mão, faz a transferencia
morreu

cara nao transferiu em 30 dias?

Bloqueia

isso mesmo
foi assim com a Mariana

Stone
09-12-09, 19:01
è que foi assim, eu troquei a moto numa garagem, e eu fiquei com o recibo pra que quando o cara vendesse a moto eu faria o recibo. Quando eu falava com o cara da garagem ele sempre falava que tava vendendo ela e "essa semana" ou "semana que vem" me ligaria pra eu fazer o recibo. Eu descobri quando veio a multa que o cara já tinha vendido a moto, nem sei pra quem.
Eu fui lá e falei pro cara da garagem que se ele não transferisse a multa e não pegar os dados para fazer o recibo no máximo até sexta-feira eu falei pra ele que eu iria na polícia fazer uma busca e apreenção da moto.

a minha dúvida é se eu realmente posso fazer isso? dar queixa como roubo? posso me encomodar depois com isso?

ou posso simplesmente ir no DETRAN para bloquearem a moto mesmo eu ainda estando com o recibo em branco??

Teoricamente a moto ainda é minha, pois não assinei nada, nem procuração nem nada

Roberval3000
09-12-09, 19:19
dar queixa como roubo
dai vc estaria mentindo, acho meio arriscado

O cara comprou a moto e foi embora sem recibo? :lol: :lol: :lol:

M_fantasma
09-12-09, 19:26
Stone não tem como, se vc fizer isso será falsa comunicação de crime...isso é previsto no código penal...porem vc pode ir ao detran e pedir um bloqueio administrativo da moto...o correto seria vc ter ido ao cartório e transferido a moto pro cara da loja onde vc trocou a moto, aí ele com uma nota fiscal de entrada e uma de saída..conseguiria vender a moto e transferir ela diretamente pra um terceiro...e o responsavel pelas multas a partir da data da averbação no cartório seria ele (o da loja)... vá até a loja e diga a ele que vc precisa da sua habilitação pra trabalhar...e peça pra ele preencher a multa no nome dele..com o numero da carta dele...e entregue no Detran... ele não pode se negar....se ele fizer isso...chame a policia...pois ele não poderia entregar a moto sem transferi-la....

Abraços.

Stone
09-12-09, 19:34
Era isso que eu queria saber, se o cara da loja não resolver tudo até sexta, na segunda eu irei no Detran fazer esse bloqueio da moto
Valew aí cara

DOUGLAS 00
10-12-09, 08:19
Quem mandou trocar a DT... ]:)

mantabodyboarder
10-12-09, 08:36
Bloqueio administrativo só tendo em mãos a cópia do DUT preenchido...

Wanderson
10-12-09, 09:29
vc consegue fazer o bloqueio sim!

Roberval3000
10-12-09, 10:45
issso q é foda qdo o problema é documento
vc fica na mão dos outros

cabra de brasilia
10-12-09, 12:11
Stone.......

A pouquinho tempo meu irmão vendeu um Ford Ka 2007 e por incrível o cara que comprou antes de transferir já havia feito quse mil reais de multa!!!!!! foi novecentos e fumaçada!!!......... :P ...........

Não foi computado um pontinho sequer na cnh do meu irmão! porque? porque ele vendeu o carro foi no Detran e fez a comunicação de venda.....obrigatório fazer comunicação de venda no período de até 30 dias da data da venda.......

Ai beleza....aconteceu igual o funcionário do Detran disse: quando você comunica a venda daquele dia em diante tudo e qualquer coisa com aquele carro em relação ao Detran você está resguardado...não é cobrado de multas, pontos, nada......o problema do carro permanecer no seu nome é relativo a Secretaria de fazenda......porque o IPVA virá no seu nome e se num for pago que vai pra dívida ativa é seu CPF.........

O que fizemos para o cara transferir....fomos lá pra loja e ficamos dois dias sentados de frente a mesa do dono da loja....sem falar nada...simplesmente ficamos lá......ele ficou tão desesperado que pegou o cara que comprou o carro foi com ele lá no detran e pagou a transferência.......o cara parcelou as multas.....estavamos vendo aqui o cara é tão enrolado que já está tanto com as multas quanto financiamento (que ele fez na loja) atrasado.....

Stone
11-12-09, 18:51
Hoje fui lá, fiquei lá esperando até o cara resolver (umas 3 horas...) depois reconheci firma, e queria informar a venda e fazer o bloqueio da moto, mas estava sem energia elétrica lá no DETRAN...., aí vou fazer isso só na segunda...
A multa o cara vai pegar a assinatura do comprador da moto amanhã, se não pegar, na segunda-feira o cara da loja vai ter que pegar a multa no nome dele senão eu vou ter que apelar pra busca e apreensão da moto ]:)