PDA

Ver Versão Completa : Dicas de Técnicas de Pilotagem Supermoto



XxUNOxX
18-12-09, 21:50
Bom,

Tenho recebido pedidos para dar algumas dicas de pilotagem, farei com muito prazer, mesmo porque conhecimento foi feito para ser passado e não guardado, acho horrível aqueles que tomam a vaidade do saber e acabam por silenciar. Existe um provérbio muito sábio: "Melhor que ensinar é praticar o que se ensina". Isso serve para nossa vida como um todo.

Porém minha primeira lição é quanto a segurança. Tudo que eu tentar passar para vocês é para ser realizado em um ambiente apropriado como um kartodromo ou autodromo e devidamente equipado, Capacete em perfeitas condições, botas, luvas e macacão.

Em hipótese alguma pratique nas ruas, trânsito tem leis para serem cumpridas.

Se for para fazer gracinhas nas ruas pare de ler agora e vai sair com sua namorada, vai jogar bola, quando tiver responsabilidade e uma cabeça boa termine de ler o post.

Lembrando também que não se aplica aprender algo pela internet, e sim com treino e mais treino. Lendo essas dicas não os farão pilotos experientes capazes de ganhar uma corrida, e sim a força de vontade e treino diário como um dia já fiz. Sim meus amigos, eu treinava diariamente das 7:00 as 8:40 no Kartodromo de Brasília.

Faremos em várioas lições, assim tiro as dúvidas de todos.

Segunda Lição de SM.

Posição correta Piloto/Moto.

Note que muitos tem seu estilo próprio de posicionar na moto. Aqueles que vêm da motovelocidade exercitam o pêndulo deixando o joelho como limite. Este eu não recomendo, pois na supermoto é mais dinamica que a Motovelocidade, com circuitos mais travados (Kartodromos), vai perder segundos ou cair da moto tentando sair de um pêndulo num cotovelo por exemplo. Ex. temos uma curva para a direita e outra logo em seguida para a esquerda. O tempo gasto no pendulo jogando o peso do corpo entre uma curva e outra é muito grande, podendo te dar um Head shimming (Chicotada).

Uma foto para ilustrar o pêndulo

Os ombros necessariamente têm que ficar em paralelo com o Guidom, esse é um dos macetes mais importantes. Onde quando não for possível deixe a moto como o piloto abaixo está fazendo, ele foi até o limite do ombro, e "deixou" a moto chegar mais perto do chão.
http://www.mcnews.com.au/Wallpaper/Racers/ShannonJohnson/2002/Johnson_Supermoto.jpg

Neste caso o Shannon Johnson a esquerda está pendulando limitando a curva com o joelho, enquanto o piloto não identificado da direita está fazendo uma curva pura, de quem vem do motocross. Assim que o piloto não identificado sair da curva será de forma mais suave com uma boa retomada. Ela gruda no chão mesmo.

Outra dica perfeita é o posicionamento do joelho, sempre atrás do guidom de forma que não impeça o esterço. Esticando a perna quando necessário, apoie o calcanhar no asfalto, se a moto quiser escorregar você sentirá o chão com o pé retomando a curva. E vai por mim, é um ditado muito sábio "Na dúvida acelere".

Não estique muito a perna como na foto abaixo, tenho lá minhas dúvidas se o piloto dessa KTM não caiu. hahaha

http://www.supertireguy.com/photos/supermoto_footloose3.jpg

Aqui nosso piloto inclinou bem a ponto de ter um ajuste voltando a coluna para o lado de fora da curva

http://cms.horus.be/files/99933/MediaArchive/Chareyre%20Adrien%20-%20Supermoto%20S1%20World%20Champ%202007.JPG

Outro detalhe muito importante a questão dos acionamentos das manetes. Treine bastante e regule a embreagem e o freio para que possa acioná-los apenas com 1 dedo ou no máximo dois, isso fará com que você acelere e ao mesmo tempo acione o freio, e no caso da embreagem para que faça em menos tempo possível. Em uma corrida não se aciona a embreagem para troca de marcha ascendente, apenas na descendente ou para controlar um slide (Lição futura).

Trocar de marchas com embreagem a faz patinar, se perde preciosos segundos. O faça apenas na redução, eu mesmo em determinados momentos reduzo sem embreagem. Isso mesmo, para se correr não pode ter dó da moto. O que dirá um slide que de quinta ou quarta se reduz para segunda em giro alto e alta velocidade?

Um abraço e amanhã teremos mais.

Post Original: http://www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=1069


PARA OS VICIADOS EM MOTARD IGUAL EU..vão fazer bons aproveitos!

Vlw!

M_fantasma
19-12-09, 19:36
Issso é Suicidio.... :k :k :k :k

:drool: Deus mi guardi.. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Vc quer ficar sozin na comunidade é ?

anderson14753
19-12-09, 19:56
Show texto :clap:

Cyber
24-12-09, 21:26
huahuahua, slide é o que há! ]:) :OK: show as dicas.

Acho que já tinha lido essas dicas com o povo da Lidermotos

edumrq
30-12-09, 12:44
:0_0: caraca Uno não conhecia esse teu lado esportista não, achei que você era um mero motorista como eu :clap: muito bom

felippe_lokao
16-01-10, 17:40
Issso é Suicidio.... :k :k :k :k

:drool: Deus mi guardi.. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Vc quer ficar sozin na comunidade é ?
isso ñ é suicidio e sim uma arte. :clap:

XxUNOxX
22-01-10, 07:22
:0_0: caraca Uno não conhecia esse teu lado esportista não, achei que você era um mero motorista como eu :clap: muito bom


Quando se compra uma X (Motard vc começa a pensar por outro lado, mais com segurança sempre, e em lugar adequado!)
abraços cara!



isso ñ é suicidio e sim uma arte. :clap:


Haha..flw tudo! :OK: :OK:

jpedro91
22-01-10, 07:36
e ai UNO cade as lições do slide?!
essas lições aqui eu ja pratico mesmo minha tornado nao sendo motard heuheuheuee
agora quero aprender o slide ]:)

Deeck
02-02-10, 19:24
Legal, pra quem curte moto velocidade! Muito bom :D
Ah propósito, belas imagens! :OK:

Tasteful
04-02-10, 20:34
senti uma dor no joelho ao ver a foto da ktm :G :G

ótimas dicas,essa de frear e acelerar eu já faço na dt pra sair da curva em giro alto
continua catando essas dicas ae :OK: