PDA

Ver Versão Completa : [Segurança] Dicas da Honda para uma pilotagem por longos trajetos



Gabriel Paulino
23-12-09, 11:33
Fim de ano é época de aproveitar os dias livres para viajar. Quem anda de moto, deve redobrar os cuidados. Veja algumas dicas dos instrutores do Centro Educacional de Trânsito Honda CETH para quem pretende pegar a estrada nestas férias.

O primeiro passo antes de seguir viagem é colocar todos os equipamentos de segurança: capacete, roupas apropriadas, calçados que protejam os pés e luvas. Embora nem todos estes acessórios sejam exigidos por lei, é importante buscar a máxima proteção.

Na programação, a pressa não pode estar incluída. Uma viagem de motocicleta deve ter hora para começar, mas não para terminar. Compensar atrasos, jamais.

De modo geral, a maior probabilidade de ocorrer algum problema está concentrada nos primeiros minutos de condução. Isso porque o motociclista ainda está relaxado e com o raciocínio não tão focado. Além disso, a expectativa da viagem gera uma descarga de adrenalina e estresse. Para reduzir a tensão, são indicados alguns minutos de alongamento.

Durante a viagem, lembre-se: as motocicletas sofrem influência das correntes de ar, das instabilidades do piso e de manobras inesperadas de outros veículos.

Na estrada, a atenção deve ser redobrada. Mesmo que a motocicleta esteja em via preferencial, o condutor está sempre mais vulnerável diante de outros veículos. Para passeios em grupo, o roteiro do percurso, o itinerário a ser seguido e as paradas a serem feitas devem ser definidas antes da partida.

Durante o trajeto, os mais lentos devem seguir sempre à frente do grupo. É indicado não fazer ultrapassagens e utilizar a trilha deixada pelos pneus dos automóveis no asfalto. Em pista única, deve-se manter um espaço razoável entre as motocicletas, para permitir ultrapassagens de outros veículos. Outra importante dica é evitar a sensação de hipnose causada pelo acompanhamento contínuo.

Se sofrer algum ato de imprudência de outro condutor, o melhor a fazer é não tirar satisfações e manter-se distante. Pista não é lugar para conflitos ou brincadeiras.

Evite aproximações desnecessárias: na estrada, a comunicação deve ser por sinais. Com a motocicleta em movimento, jamais se deve tocar o outro condutor.

Problemas mecânicos também são situações que eventualmente podem surgir. Nessas ocasiões, pare em um local seguro, de preferência em retas planas e sem obstáculos visuais. Sinalize aos demais veículos que está havendo um imprevisto, utilizando o pisca-alerta ou a seta para a direita. Evite atravessar ou caminhar pela estrada.

A parada deve ser feita no acostamento e a pista deve ser sinalizada nos dois sentidos, a pelo menos 50 metros da motocicleta. Enquanto as providências no local são tomadas, outros motociclistas devem buscar auxílio.

entao galera um feliz natal e um prospero ano novo! :clap:


que 2010 tenha muitos km pra gente rodar!

abraço a todos

Andinho Xeineclovisk
23-12-09, 12:00
otimoooo

era isso q eu prescisava ler

vou viajar em janeiro, e pela primeira vez de moto

estas dicas ja valeram bastante
feliz natal e um otimo ano novo

Gabriel Paulino
23-12-09, 14:38
otimoooo

era isso q eu prescisava ler

vou viajar em janeiro, e pela primeira vez de moto

estas dicas ja valeram bastante
feliz natal e um otimo ano novo



massa
quantos km vc vai viajar?

em qual moto?
so nao esquece dos equipamentos!

Andinho Xeineclovisk
23-12-09, 15:30
opa

a minha moto é uma
Twister 2004, e antes de viajar, claro que vou fazer uma revisão nela

e os equipamentos,
ja tenho, a jaqueta,calça e luvas expeciais pra viagen
(presente do cunhado, ex integrante de clube de motos)

ai a viagen, é daqui de santa catarina até foz do iguaçu-PR
900 km +/-, ai mais o q vou andar lá
media de 2.000 km ida e volta.

vai ser a primeira viagen
então vou sair cedinho, sem pressa de chegar.

Cyber
23-12-09, 19:59
Gabriel, ao criar um tópico, por favor não o faça com o título maiúsculo, está agindo desta forma fora das regras. O título foi editado e o tópico movido para a sessão correta.

Stone
23-12-09, 20:40
Muito bom isso!

Vou fazer uma viagenzinha no final de semana para a serra do rio do rastro e serra do corvo branco :OK: , uns 600 km ida e volta

Gleyce
24-12-09, 00:35
nunca viajei de moto, mas com essas dicas ja me sinto mais a vontade

Daffeny
24-12-09, 07:43
Minha viajens ñ são muito longas, mas fica as dicas pra qnd for fazer uma. Obrigado. :clap:

Gabriel Paulino
24-12-09, 08:21
Gabriel, ao criar um tópico, por favor não o faça com o título maiúsculo, está agindo desta forma fora das regras. O título foi editado e o tópico movido para a sessão correta.
'


vlw cyber! eu dei Crtl + C no titulo
hiihihih

Gabriel Paulino
24-12-09, 08:24
opa

a minha moto é uma
Twister 2004, e antes de viajar, claro que vou fazer uma revisão nela

e os equipamentos,
ja tenho, a jaqueta,calça e luvas expeciais pra viagen
(presente do cunhado, ex integrante de clube de motos)

ai a viagen, é daqui de santa catarina até foz do iguaçu-PR
900 km +/-, ai mais o q vou andar lá
media de 2.000 km ida e volta.

vai ser a primeira viagen
então vou sair cedinho, sem pressa de chegar.



parece ser uma boa viagem heim!

nao esquece de tirar fotos e fazer um relato!

abraço e boa viagem

Gabriel Paulino
24-12-09, 08:30
Muito bom isso!

Vou fazer uma viagenzinha no final de semana para a serra do rio do rastro e serra do corvo branco :OK: , uns 600 km ida e volta


so pelo nome tem cara de ser bonita
nao esquece das fotos pra mostra pra gente

abraço

Stone
24-12-09, 11:48
com certeza!
mas o tempo não está colaborando muito... se chover nem vai rolar... :(

sandro_ventania
25-12-09, 21:14
No proximo ano, estou planejando ir daqui (Rio) até Brasilia...1240km. Não vai dar pra fazer em um dia só, vou ter que dormir no meio do caminho...a estrada é a BR-040...alguem conhece essa estrada? existem hoteis de beira de estrada proximo a 7 lagoas?