PDA

Ver Versão Completa : Velocímetro da Tutu Morreu.



marlonbr
06-01-10, 00:38
Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum, peço desculpas por qualquer erro.

Um amigo meu tem uma Twister 2008, depois de uns 6 meses que ele comprou a moto deu problema no cabo do velocímetro e o painel parou de marcar a velocidade.

Ele trocou o cabo e voltou a funcionar normalmente, mas dias depois ele e um colega desmontaram o painel para ver onde ficam os leds para trocar a cor da iluminação. O colega dele desmontou a bobina do velocímetro e ao remontar quebrou dois pinos das engrenagens. Eu encontrei um ótimo site de peças na internet (www.velochip.com.br (http://www.velochip.com.br)) e ele comprou uma bobina nova e os leds para que eu pudesse trocar para ele. Antes de trocar os leds decidi trocar primeiro a bobina e verificar o funcionamento do painel antes de mexer. Ao trocar a bobina cuidadosamente e sem excesso de solda, ocorreu o inesperado, o ponteiro do velocímetro não saiu do zero. Nem mesmo ao virar a chave. Já o RPM mexe normalmente.

O que pode estar errado? A bobina é nova, o cabo do velocímetro é novo. Pelo menos ao virar a chave o ponteiro devería subir e descer, mas nem isso acontece.
Qualquer ajuda será bem vinda.
Obrigado.

Xtz
06-01-10, 01:02
Mexer em painéis, em especial digitais, é problema puro.
Bem, mais a pergunta é o que pode estar errado?
1° Abobia pode ser de modelo diferente, ou pode estar queimada
2° Pode haver alguma trilha corrompida
3° O Circuito integrado pode ter queimado inclusive por estática da mão, do ferro.
4° Solda fria (Pouco provável)
Obs: verifique a continuidade da bobina com um mult-teste, Confira tudo com uma lupa, não tenha pressa, derreta completamente a solda, porem solde sempre com o ferro desligado da tomada e evite estar tocando na placa.
Espero ter ajudado. Boa sorte
PS: Ao fazer este tipo de serviço, prefira acrescentar os leds da cor desejadas em circuito independente do circuito do painel e não remova os originais. Se você tem led's amarelos no painel, por exemplo, ao acrescentar azuis de alta intensidade, os mais claros serão suprimidos.
Abraço

M_fantasma
06-01-10, 07:35
:lol: :lol: o que esta errado, ? mexer no painél sem ncessidade.. o outro ja quebrou logo dois pinos... o outro soldando a bobina, eita esse painel deve taar uma belezura... :G :G


agora ja era num escutou a mamãe :


:lol: :lol: :lol:

NUM MEXE COM QUEM TA QUIETO MENINO !!!!

Cyber
06-01-10, 08:03
Realmente pode ser bobina ou alguma trilha que corrompeu devido a resoldagem dos leds, lembre-se ao fazerem esse tipo de serviço, usem luvas apropriadas, equipamento de solda fina (solda de precisão) e em uma superfície própria livre de estática.


O simples fato de encostar a mão na placa pode fazer com que ela queime.

dalton
06-01-10, 12:35
Eu troquei os leds do meu painel, de uma olhada aqui http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,28169.0.html

Formigo
06-01-10, 21:37
:lol: :lol: o que esta errado, ? mexer no painél sem ncessidade.. o outro ja quebrou logo dois pinos... o outro soldando a bobina, eita esse painel deve taar uma belezura... :G :G


agora ja era num escutou a mamãe :


:lol: :lol: :lol:

NUM MEXE COM QUEM TA QUIETO MENINO !!!!
Essa foi boa.rs