PDA

Ver Versão Completa : Validade de capacete....??? pode ou não ??



M_fantasma
13-01-10, 12:53
De acordo com a Taurus Capacetes, uma das maiores fabricantes do país, os equipamentos não têm data de validade por serem produtos não-perecíveis. Segundo o Inmetro, as datas colocadas nas etiquetas são apenas uma sugestão ao usuário de que o produto deveria ser substituído após três anos de uso contínuo. Ou seja, a partir do momento em que passa a ser efetivamente utilizado continuamente. A substituição do capacete deve ocorrer no caso de queda ou de diminuição da altura das espumas, que formam a forração interna do equipamento. O achatamento faz com que o capacete fique folgado na cabeça do usuário, prejudicando assim a sua segurança.

Capacete é um bem durável, cuja substituição só é requerida após qualquer choque grave. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou o Projeto de Lei 2795/08 , do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que proíbe a comercialização, com prazo de validade inferior a 10 anos, de capacetes para motociclistas.

A proposta determina ainda que, após cinco anos de uso, todos os capacetes passem por inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para que possam continuar em uso.

A relatora na comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), argumentou que o capacete é um bem durável, cuja substituição só é requerida "após qualquer choque grave, mesmo que não haja danos visíveis", conforme regulamento aprovado pelo Inmetro em 2007.

Grazziotin entende que, se há empresas que imprimem, no capacete, a recomendação de que o mesmo deve ser trocado a cada três anos, como alega o autor, esse fato deve ser analisado pelo Judiciário ou pelos órgãos de defesa do consumidor, aos quais cabe determinar se isso constitui, ou não, propaganda enganosa ou atentado às normas do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Sobre a inspeção do Inmetro a cada cinco anos, a relatora considerou a medida "danosa aos consumidores". "Embora partilhando com o nobre autor as preocupações com a segurança dos motociclistas, não posso acatar tal verificação periódica e, em consequência, atribuir a esses profissionais o custo dessa verificação, que em nada contribui para tornar sua atividade mais segura", concluiu a parlamentar.

Tramitação

O projeto, que já havia sido rejeitado pela Comissão de Viação e Transportes e tramitava em caráter conclusivo , será arquivado caso não haja recurso para sua apreciação pelo Plenário.

Notícias relacionadas:Projeto abranda punição sobre capacete sem viseiraProjeto obriga ciclistas e passageiros a usarem capacetesViação e Transportes aprova norma de segurança para motos
Reportagem - Rejane Xavier/SR


e aí ??? alguem aqui ja trocou capacete por causa de prazo de validade ?? eu tenho dois shark e um HJC os sharks são de 2002 e 2004 e o ultimo de 2000.todos em perfeito estado...super novos, alguem tem um classico ?? um que não se desfaz por nada ??

M_fantasma
13-01-10, 13:01
Nas blitzes ,onde raramente fui parado,nenhum policial nunca observou data de validade do capacete,apenas se o mesmo possui os refletivos,nem pelo selo do inmetro ninguem nunca perturbou....

rkrtn
13-01-10, 13:15
Pensei em trocar meu Yohe pois agora em maio vai fazer três anos. Agora vou ficar com ele pra sempre hehe!

M_fantasma
13-01-10, 13:27
Pensei em trocar meu Yohe pois agora em maio vai fazer três anos. Agora vou ficar com ele pra sempre hehe!


cuidado apenas com a viseira.......se ela sim deve ser trocada...pois todo mundo sabe o quanto incomoda pilotar de noite e com a viseira cheia de riscos.....

jpedro91
13-01-10, 13:34
Sempre descordei dessa lei de 3 anos :NOOK:

mantabodyboarder
13-01-10, 14:44
não existe essa lei de 3 anos.

É uma forma que os fabricantes encontraram para fazer o povo comprar capacete sempre.
Tanto que antes vinha na etiqueta escrito VALIDADE e depois de pressão do Procon e Idec mudaram para prazo sugerido para troca.

M_fantasma
13-01-10, 14:50
não existe essa lei de 3 anos.

É uma forma que os fabricantes encontraram para fazer o povo comprar capacete sempre.
Tanto que antes vinha na etiqueta escrito VALIDADE e depois de pressão do Procon e Idec mudaram para prazo sugerido para troca.

tb tinha reparado nisso....

leoroxsp
13-01-10, 15:00
O meu Mach5 ta com 2 anos e meio mais ou menos, to querendo trocar ele pq ele ta meio folgadao ja em mim.. pra da rolezinho de buenas na cidade vo ainda fica com ele e o outro EBF (estilo mach 5), mas pra estrada vou investir loguinho.

Andinho Xeineclovisk
13-01-10, 15:06
no meu MHR, acho q nem tem a etiqueta,
nem de data de fabricação, e nem do Vencimento

se tem etiqueta nele eu nunca achei

pois ainda tem o forro removivel, tirei ele e nada de achar a tal etiqueta

rkrtn
13-01-10, 16:23
cuidado apenas com a viseira.......se ela sim deve ser trocada...pois todo mundo sabe o quanto incomoda pilotar de noite e com a viseira cheia de riscos.....


Sei.. Minha viseira não tem um risco sequer. Capacete está quase inteiro, só uma vez que estava enchendo o pneu e sem querer bati com ele numa torneira. A sorte é que foi na saída de ar. No resto do capacete não há nem sinal de digital.

Léo Borges
13-01-10, 17:27
não existe essa lei de 3 anos.

É uma forma que os fabricantes encontraram para fazer o povo comprar capacete sempre.
Tanto que antes vinha na etiqueta escrito VALIDADE e depois de pressão do Procon e Idec mudaram para prazo sugerido para troca.


Concordo, as fabricas precisam vender por isso inventaram essa de 3 anos ]:)

M_fantasma
13-01-10, 18:31
Sei.. Minha viseira não tem um risco sequer. Capacete está quase inteiro, só uma vez que estava enchendo o pneu e sem querer bati com ele numa torneira. A sorte é que foi na saída de ar. No resto do capacete não há nem sinal de digital.



nossa cara, que ódio que eu tenho qdo eu bato o capacete em alguma coisa....mando se f*der, tomar no c*u,caralh*,p*rra, véio...eu fiko louko....... |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:(
e eu sou muito fresco, minha mulher fika LOKa e pergunta se num foi feito pra arranhar mesmo....

Léo Borges
13-01-10, 18:51
nossa cara, que ódio que eu tenho qdo eu bato o capacete em alguma coisa....mando se f*der, tomar no c*u,caralh*,p*rra, véio...eu fiko louko....... |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:(
e eu sou muito fresco, minha mulher fika LOKa e pergunta se num foi feito pra arranhar mesmo....


Meus capacetes tbm são impecáveis :-/ :-/ :-/ :-/

Formigo
13-01-10, 19:55
Galera, só pra lembrar, se o capacete cair até mesmo da sua mão, por menor q seja a queda, isso ja faz com q ele perca boa parte da absorção em caso de acidente, ou seja, a cada pequeno tombo ele vai deixando de ser eficiente.

Daffeny
13-01-10, 19:58
Eu ñ ia trocar msm, o meu ainda está bom. ]:)

Andinho Xeineclovisk
13-01-10, 20:02
o meu vai durar bem mais de 3 anos

nem quero trocar
posso até comprar outro
mas esse vai ficar pra coleção

Richard
14-01-10, 06:55
Galera, só pra lembrar, se o capacete cair até mesmo da sua mão, por menor q seja a queda, isso ja faz com q ele perca boa parte da absorção em caso de acidente, ou seja, a cada pequeno tombo ele vai deixando de ser eficiente.


Comentário muito bem explanado.

:clap: