PDA

Ver Versão Completa : Quais os procedimentos de segurança ao vender uma moto?



Fox2k
19-01-10, 21:45
Dei uma pesquisada, mas nao achei nada a respeito.

Um breve resumo...

Tenho um CBX Strada desde 2005 minha primeira moto sempre gostei dela por sinal, porém no final do ano passado perdi o emprego e preciso de grana para continuar pagando a faculdade, por isso vou vendê-la.

Anunciei hoje a moto em alguns locais e surgiu dois interessados querendo ver a moto, daí vem as questões:

1) Quando eu combinar um local para ele ver a moto, como vou saber se não é uma cilada?
2) Quando o cara for testar a moto e quiser dar fuga mesmo comigo na garupa? (Fato que aconteceu com meu cunhado)
3) No acerto do pagamento, o cara faz todo o pagamento, depois eu entrego a moto com o recibo de venda preenchido e autenticado no cartório e já era acabou minha responsabilidade sobre a moto?

Desculpe, mas sou noob neste assunto de venda e transferência de veiculo. :-/

O anuncio dela caso alguém tenha curiosidade: http://www.moto.com.br/anunciosv2/anuncio/moto_honda_cbx_200_strada-176440.html

Valeu!

oliver2fast4u
19-01-10, 22:12
1) marque pra se encontrar em local publico de grande movimento ou de sua confiança que vc frequente, e se puder c/ varios conhecidos ou amigos juntos ou por perto.
2) a sua moto fica escondida, somente depois de pesquisar o cara c/ aquele papo e ver documentos, onde trabalha, etc... e se sentir confiança no cara que vc convida ele pra ver a moto, se ele interessar, marque depois c/ ele pra se encontar numa boa oficina ou consecionaria pra fazer um teste mecanico na moto, caso queira sair c/ a moto, pegue os seus documentos, telefone, endereço... e confirme todas as informações que ele te passou só pra se certificar de novo, depois vcs saem pra testar a moto.
3)depois de vc ver o dinheiro, ou ele estiver em conta, vcs vão ao cartorio e preechem o recibo, de preferencia acompanhado c/ alguem de sua confiança, quanto mais testemunha tiver, melhor. caso queira façam um "contrato de compra e venda" que pode evitar alguma dor de cabeça futura, mas é recomendado que vc vá ao DETRAN e comunique a venda, la eles preechem uns dados e mesmo que ele não transfira dentro de 30 dias, o veiculo fica c/ restrição nos documentos, é só ir la que eles te informam.

Fazendo tudo isso vc reduz a chance de dar zica na sua venda em uns 50%!!! :D

Fox2k
19-01-10, 23:02
Valeu cara! Pelo menos tenho 50% de chance de dar certo, por isso que muitos optam por deixar em agencias ou vender para elas mesmo, só nao fiz isso por que há casos de roubos de peças, do pessoal usar a moto ou fecharem a loja e deram um fim nas motos.

Mas é isso, grato pela disposição em ajudar.

fabiofazer
19-01-10, 23:13
eu deixei de fazer negocio uma vez por causa disso marquei encontro dentro de um estacionamento de shopping, estacionamento pago, ele nao quis ir ate esse estacionamento, bom nem me arrependi, antes vivo e com moto, do que roubado, mais pra frente vendi ela numa feira de veiculos , excelente negocio

Fox2k
19-01-10, 23:17
Caramba boa ideia! Dá para fazer um esquema desse num estacionamento, daí eu fico com o cartão e o cara testa a moto dentro do estacionamento, não podendo sair para fora já que nao tem o cartao.

fabiofazer
19-01-10, 23:24
Caramba boa ideia! Dá para fazer um esquema desse num estacionamento, daí eu fico com o cartão e o cara testa a moto dentro do estacionamento, não podendo sair para fora já que nao tem o cartao.


é uma otima ideia sim inclusive da pro cara testar a moto la dentro, pq nao vai conseguir sair de la mesmo, qto ao pagamento sempre fiz assim, dinheiro na minha conta, e depois vamos pro cartorio, observacao, tire uma copia autenticada da transferencia para voce nao ter problemas no futuro caso o cidadao nao transfira no nome dele

leopedrolli
19-01-10, 23:29
eu deixei de fazer negocio uma vez por causa disso marquei encontro dentro de um estacionamento de shopping, estacionamento pago, ele nao quis ir ate esse estacionamento, bom nem me arrependi, antes vivo e com moto, do que roubado, mais pra frente vendi ela numa feira de veiculos , excelente negocio


Cara, boa idéia mesmo! qndo for vender minha moto vou fazer isso...

Diego.fcs
19-01-10, 23:34
Procure por um conhecido, vc não conhece ninguém nem aqueles amigo de amigo que tenha alguma moto para vender?

ammanzoli
20-01-10, 00:30
1° axo que se ele que ta entereçado ele que venha ate vc ver a moto
2° ve a moto.. nao tem essa de test driver nao .. test driver so depois de ter acertado os detalhes .. tipo se o cara vai compra mesmo .. doc .. etc .. quando vc tiver certeza que o negocio 95% para ser concretisado .. se nao nada de volta ...
3° se ele for da volta .. que seja em lugar fexado .. e nao na rua
4° dinheiro na mao ... ou transferencia .. so entregar depois que conferir que o dinheiro de fato esta na conta
5° preenxa o doc .. vai no cartorio e reconheça firma .... assim entraga chave e o doc
ai pega a grança e seja feliz .... e esqueça da moto .. pois virao outro melhores

JEFFS_09
20-01-10, 07:18
Eu entreguei a minha Fan numa garagem por isso tbm!!!
Mtas dúvidas do q fazer na hora de vender!!!

Fox2k
20-01-10, 08:54
1° axo que se ele que ta entereçado ele que venha ate vc ver a moto
2° ve a moto.. nao tem essa de test driver nao .. test driver so depois de ter acertado os detalhes .. tipo se o cara vai compra mesmo .. doc .. etc .. quando vc tiver certeza que o negocio 95% para ser concretisado .. se nao nada de volta ...
3° se ele for da volta .. que seja em lugar fexado .. e nao na rua
4° dinheiro na mao ... ou transferencia .. so entregar depois que conferir que o dinheiro de fato esta na conta
5° preenxa o doc .. vai no cartorio e reconheça firma .... assim entraga chave e o doc
ai pega a grança e seja feliz .... e esqueça da moto .. pois virao outro melhores


Legal, dá para fazer um mesclado das ideias postadas de acordo com situação.

Uma coisa que eu andei pensando, eu tenho que dar garantia dá moto para o cara? Mesmo apontando os possiveis defeitos?

Tqf2
20-01-10, 09:11
Uma coisa que eu andei pensando, eu tenho que dar garantia dá moto para o cara? Mesmo apontando os possiveis defeitos?


Me parece que na Lei, toda venda de usados tem garantia de motor e câmbio por 3 meses...

ammanzoli
20-01-10, 10:29
Legal, dá para fazer um mesclado das ideias postadas de acordo com situação.

Uma coisa que eu andei pensando, eu tenho que dar garantia dá moto para o cara? Mesmo apontando os possiveis defeitos?


nao precisa nao ... so loja que da garantia .. como vc esta vendendo de pessoa fisica .. nao presiza da garantia nenhuma ... a nao ser que fosse em uma revenda ai sim e obrigação a garantia de 3 meses de motor e caixa ...

Roberval3000
20-01-10, 13:50
5° preenxa o doc .. vai no cartorio e reconheça firma ....


ja aproveita q ta la e tira copia do recibo e autentica
e tem q avisar no detran q a moto foi vendida

pq se ele pega a moto, atropela e mata alguem e ta no seu nome ainda, vc ta fuuuuuuuuuuuuuu

Fox2k
26-01-10, 16:12
Consegui vender e foi rápido, menos de uma semana apareceu quase 15 interessados, fechei com um cara da região. Achei que iria demorar pelo menos uns 6 meses, pelo que ouço dizer do mercado de usadas e por haver um certo preconceito pelas queridas Stradas.

Grato pelo auxílio de todos, pois ajudaram muito a fechar o negócio com a maior segurança possível. :OK:

Xtz
26-01-10, 17:09
Quando for vender sua moto, você deve:
Tirar uma xerox do dut assinado, preenchido e reconhecido firma, e levar a xerox e original no detran para fazer a comunicação de venda.
Só isso mesmo.

Caique
23-02-10, 16:26
Quando vc vender uma moto entra no site do detran e inprime um formulario de comunicasao de vendoa prenche e vai no cartorio reconhece firma e leva no detran fand isso se o comprador fizel multa e outras coisas antes dele fazer vistoriavai pro nome dele. estendeu :OK: :OK: