PDA

Ver Versão Completa : Lavagem...o que cada um pensa??



Joaolott
30-10-05, 23:08
E ai Galera, to eu aqui de novo...
Esses dias olhando pra minha motoca, me bateu aquela duvida :-x ....de quanto em quanto tempo devo lavar ela....
entao galera, postem ai como cada um faz, com que frequencia e como lava sua motos....
Valew e aquele abraço...
:lol:

Furious VIPER
30-10-05, 23:16
Cara... eu lavo minha moto "qdo tá muito suja"... sem frequência programada. Lavo ela com bastaaaante água (e viva o desperdício), e shampoo para carros (akele auto-alguma coisa), em último caso pego sabão líquido, detergente, mas nunca uso sabão em grãos, pq não dissolve 100% e pode riscar a pintura.
Uso sempre uma esponja pra lavar as carenagens e tanque, uso pouca água no painel, e nas partes q podem sujar mais eu uso um lava-jato, tipo nas rodas, quadro, lugares onde suja com graxa e coisas masi pesadas. a placa eu nunca lavo... afinal eu não faço a menor questão de deixá-la visível, eu já decorei, a polícia e os interessados q se virem pra saber qual é!!hehehehe
Sempre depois da lavada qdo ela já tá sequinha eu encero ela bem legal com cera líquida, mas esbanjo na cera tb, pra ficar quase fosca a pintura, e depois retiro o excesso pra dar um **** brilho! É mais ou menos isso!!

Alan
30-10-05, 23:20
Eu lavo a cada duas semanas...

O procedimento é o seguinte: primeiro jogo água em tudo, bastante, depois lavo tanque, laterais e para lama dianteiro com uma pano com detergente neutro...

Depois com esse mesmo pano lavo peças cromadas, banco, painél etc... por fim lavo rodas e quadro...

Depois deixo secar bem mesmo, aí passo bombril nas partes cromadas e detalhes polidos da roda, dou uma polida de leve no motor, passo silicone nas setas, painél...

Aí pra finalizar passo pretinho nos pneus... nunca encerei ou poli ela...

Fica mais ou menos assim, nessas fotos já tinha uns 3 dias que tinha lavado ela:

http://img353.imageshack.us/img353/6913/imagem0972fd.jpg

http://img363.imageshack.us/img363/2752/imagem1078mo.jpg

Smolder
30-10-05, 23:20
eu lavo ela.. quando tah suja.. tipo quando eu lavo e talz.. ela tah limpinha.. tento manter ela sempre assim.. vo passando um panim no quadro elestic.. e lipando ond tah sujo.. aí quando começa a ficar mais suja.. e c eu passar pano pod riscar aí eu lavo ela..hehe

Abs,
Smolder

Furious VIPER
30-10-05, 23:23
ô Alan, tu passa bombril nas partes cromadas?? eu passei nas minhas rodas antes de pintar (isso ainda na 1ª vez, a tempos atrás) e qdo tirei a tinta pra repintar essa semana não ficou tão brilhoso... os teus cromados estão "arranhados" do bombril ou tu passa algo pra ficar igual original?

Alan
30-10-05, 23:26
então, eu faço assim, passo massa no bombril, como grand prix e esfrego bem mesmo... depois passo um pano seco... fica super brilhoso e não risca como o bombril seco...

Smolder
30-10-05, 23:34
ô Alan, tu passa bombril nas partes cromadas?? eu passei nas minhas rodas antes de pintar (isso ainda na 1ª vez, a tempos atrás) e qdo tirei a tinta pra repintar essa semana não ficou tão brilhoso... os teus cromados estão "arranhados" do bombril ou tu passa algo pra ficar igual original? cara naum passa bombril no cromado naum vei.. naum eh aluminio ou magnésio.. pois bombril.. risca sim o cromo. e pos danifica-lo.. q futuramente pod descascar.. ou aparecer pontos de ferrugem...

o ideal.. eh passar aquele liquido pra polir.. saka.. tipo Silvo, Braço.. essas coisas..mas com um pano..

no alumino o magnésio nem tem problema.. q naum aparece os risco.. e fica muito brilhante...

Abs,
Smolder

Smolder
30-10-05, 23:35
então, eu faço assim, passo massa no bombril, como grand prix e esfrego bem mesmo... depois passo um pano seco... fica super brilhoso e não risca como o bombril seco...

mas naum no cromado neh.. sim no alumio ou maginésio.. tipo polimento..


Abs,
Smolder

Furious VIPER
30-10-05, 23:41
então, eu faço assim, passo massa no bombril, como grand prix e esfrego bem mesmo... depois passo um pano seco... fica super brilhoso e não risca como o bombril seco...

Já me disseram q tem como voltar os meus aros ao normal, com massa de polir parece, ou usando uma politriz... será q dá?? se desse eu até voltava com eles cromados mesmo, deixando só o cubo preto... se não der pra voltar ano normal, é com tinta preta eternamente q vão ficar!!hehe

Ah, depois de lavar eu passei akeles líquidos para hidratar couro (não sei se é o mesmo 'pretinho' q falam), e ficou legal, deu uma disfarçada boa, pq qdo pintei as rodas, lambusei os pneus tb, como os pneus tão ainda novo, não dá nada... com pneu mais usadinho tem q se cuidar!

Alan
30-10-05, 23:57
Passa bombril com massa que fica bom sim viu cara...

O cromo funciona assim: ele é altamente oxidável, porém, só uma micro camada oxida e protege o restante da oxidação, por isso fica com o aspecto de polido sempre...

Porém se vc tirar muito dessa camada, não há cromo suficiente pra criar uma camada oxidada de proteção, aó começao pontos de ferrugem

TRW
31-10-05, 08:05
eu lavo 1 vez por semana

bressan
31-10-05, 08:31
O negócio eh o seguinte.....
EU LAVO TODO SABADO...( PRA NAO ACUMULA SUJERA) E PRA NAO PRECISA JOGA PRODUTO FORTE...
LAVO SÓ C/ SHAMPOO AUTOMOTIVO E BOA...
DEPOIS DO QUELA POLIDA E PASSO AQUELE PRETINHO E UM AUTO BRILHO... FICA ZERADA ;)

BrunoDias
31-10-05, 08:32
lavo todo sabado
descobri q um pouco de cera em uma esponja tira os respingo de oleo tudo dos aros e raios
fica file

Roberval2005
31-10-05, 08:40
soh lavo qdo da vontade mesmo, pode ta sujo q for se nao to com vontade ja era.

dayvid
31-10-05, 08:46
-sampoo neutro
-pincel com queroesene (pro motor e pedais sujos de graxa)
-silicone liquido ( partes pretas)
-cera automotiva (só qdo precisa)
-esponja macia de colchao
-fralda de pano (a patroa deu um pití)

Nao use jato de pressao, prefira mangueira normal e nao jogue agua diretamente nos comandos de farois, piscas, buzina e nem no painel.
enxague logo apos ensabuar e nao deixe ela exposta ao sol com sabao se nao vai manchar a pintura.
Depois de limpinha da umas sacudidas na bicha pra ela escorrer um pouco , ligue o motor por uns 3 a 5 minutos e vai enxugando ela com um pano macio.
Sempre lubrifique a relaçao qdo lavar a moto.
Cuidado depois qdo for andar , pois os freios ficam violentos e pelo amor de Deus so lave a moto de ela estiver suja viu, sem essa parada de frequencia caramba.

Fran
31-10-05, 09:32
eu lavo qd tah suja, ué.. (quer dizer, o Adriano lava)...

qd eu lavava (nunk mais lavei, soh o Adriano q lava agora) eu colocava shampoo automotivo com água, enxaguava a moto com água e depois passava uma esponja tipo d colchão nela com a água e o shampoo, depois tirava, secava, ássava cera nela toda, inclusive aro e raios um por um(raios eu passava bom-bril antes com shampoo)... depois tirava, passava um preteador nos pneus, jimo nas carenagens de dentro da Biz e pronto... tava nova...

o Adriano naum faz tanta coisa, mas fik limpinha limpinha tb... :)

ricardocatalunia
31-10-05, 09:37
normalmente todo final de semana, pq ela sempre fica suja.

pra tirar as graxas agarradas passo querosene,
tanto na roda quando nos descansos e pedal

fernanet
31-10-05, 09:55
Semana passada eu lavei o motor inteiro com querosene, saiu moh casca de terra q fica presa junto com graxa, fico novinha, aproveitei e limpei tb a balança pq fica com sujeira de oleo da corrente.
Quando eu liguei fikei com moh medo, pq eu tirei a carenagem do pinhão e lah tem uma abertura q eu soh vi depois de enxarcar mto, qndo liguei começo a fumaçar, mas era pelo proprio querosene do motor, dai secou e ficou novinha.
Claro q eu lubrifiquei ela toda depois.
O esquema eh a cada 3 meses desmonta ela toda e ir lavando peça por peça, tipow vc perde o fds inteiro, mas sai na segunda como se tivesse saido da consecionaria!!!! hehe (e se a lei de murph ajudar naum chove na semana)

Machado
31-10-05, 10:37
AÍ GALERA, EU LAVO SEMANALMENTE, JA USEI METACIL, DIZEM ALGUNS QUE É BOM MAS ACHO MTO FORTE, AGORA SUBSTITUI POR QUEROSENE.
VLW.

Coltz
01-11-05, 07:02
nossa
eu lavo muito poko
e quando lavo, lavo muito mal até nas fotos ela aparece meio suja

bravo18br
01-11-05, 08:58
Eu tenho todo um ritual para lavagem da moto.
Todo fim de semana, geralmente de noite.

Lavagem com mangueira e sabão automotivo, pressão só esporadicamente e só no motor e partes onde acumula muita terra.
Depois seco com um pano, dou uma volta na quadra pra tirar o excesso de agua dos cantinhos e depois seco o q ficou.
Daí quando ela está bem seca (as vezes só no outro dia) passo cera nas partes pintadas, silicone liquido nas partes pretas de plastico e silicone gel no banco.
Depois óleo 20w50 na corrente.
Oleo desengripante no cabo de embreagem e trava de capacete e guidão.
Na tampa de combustível e partida vai com grafite em pó.
Jornal nos espelhos e polida geral.
Pronto.

Algumas vezes desmonto carburador e todo o conjunto pra limpeza mais profunda e manutenção preventiva.

tasmotos
28-01-09, 15:17
Amigos, estou respondendo o tópico postando uma matéria minha.
Apesar dessa matéria ser antiga, mantenho-a sempre altualizada e tenho postado ela em diversos sites e foruns.
Se alguem tiver alguma duvida especifica sobre como proceder na lavagem basta me perguntar.

A lavagem na conservação da motocicleta.

Para esta matéria considero a motocicleta utilizada para o lazer, nos casos onde andar de moto é uma paixão, e o motociclista tem prazer em conservar sua motocicleta.
Considero também que a pilotagem é feita de maneira correta e adequada, seguindo regras básicas e usuais, visando não submeter a esforços excessivos e demasiados os componentes que tem desgaste natural como: freios, pneus, embreagem, transmissão, motor etc.
Considero também a realização periódica de manutenções mecânicas preventivas, feitas por mecânicos que tenham sua qualidade na prestação de serviços altamente reconhecida, e na reposição de peças, sempre serão utilizadas peças de formatos e padrões originais, de boa qualidade, adquiridas em fornecedores tradicionais e idôneos.
Com as considerações iniciais passo a falar especificamente de um item muito importante na conservação da motocicleta que é a lavagem periódica, apesar de ser um item muito importante, muito motociclista ainda relaciona a lavagem com a boa apresentação e a beleza da motocicleta.
Apesar de tecnicamente ser o item mais fácil de ser seguido pelos motociclistas, é nesse item que os motociclistas são mais negligentes.
Um dos motivos que fazem isso ocorrer é o fato dos motociclistas não saberem a real importância da lavagem da motocicleta.
Importante ressaltar que uma lavagem periódica e completa, mais que o embelezamento, tem como objetivo principal à conservação da motocicleta.
Para tomar a decisão de lavar a moto, acima de tudo, deve-se avaliar o estado geral da mesma, ou seja, examiná-la em profundidade, como motor, transmissão, quadro, rodas, etc.
Não se deve deixá-la muitos meses ou anos sem uma boa lavagem, pois os sedimentos e micro-sedimentos com o passar do tempo vão se “fundindo” nas peças e a partir de um certo tempo será impossível removê-los. Esses sedimentos passam a atuar como base para retenção de umidade, acelerando assim o processo de oxidação e corrosão dos componentes
Se a moto estiver corretamente conservada e suas peças realmente limpas, quando ela ficar suja por causa de uma chuva, por exemplo, basta fazer uma rápida lavagem, enxugar que ela ficara bonita novamente.
Mas se a moto ficar muitos meses ou anos sem ser devidamente lavada e conservada, ficara impossível remover os sedimentos e assim deixá-la bonita novamente.
Para ressaltar a importância da lavagem imaginemos a seguinte situação: temos um bom motociclista que pilota sua moto de maneira habilidosa, faz manutenções mecânicas preventivamente, só usa peças originais de boa qualidade, mas não lava adequadamente sua moto deixando-a sem uma boa apresentação visual, na hora de vender terá seu valor reduzido por causa disso, de nada terá adiantado todos os demais cuidados.

Dicas Importantes:
1- Nunca lave sua motocicleta em lava-rapido de automóveis, eles não estão preparados para lavagem de motocicletas, normalmente utilizam produtos e equipamentos altamente agressivos para a motocicleta.
2- Procure lavar você mesmo sua motocicleta, ou então leve em uma lavagem especializada em motocicletas.
3- Como estamos falando que lavagem é conservação, é importante então planejar essa ação, assim como planejamos os serviços de manutenção mecânica.
4- Assim como nos serviços mecânicos, acostume-se a reservar mais de um dia da semana para a lavagem da moto.
5- Planeje com antecedência a lavagem de sua moto, nunca deixe para a ultima hora.
6- Evite as datas que normalmente são complicadas como véspera e pós-feriados prolongados ou encontros de motociclistas.
7- Se lavar a moto em lavagens especializadas, procure levar a moto com antecedência de pelo menos um dia antes da data agendada.
8- A lavagem pode ser feita mesmo em dias frios ou chuvosos, pois normalmente nesses dias você não usa sua moto.

Abraços,

tasmotos

Roberval3000
28-01-09, 15:25
agua e shampoo 1 vez a cada 2 meses e só