PDA

Ver Versão Completa : A lei de alteração de caracteristica de veiculo MUDOU?!! (Escapamento Esportivo)



Esio
28-01-10, 16:20
Seguinte galera, eu tenho um coyote na minha moto e resolvi por um fim nas minhas duvidas.. Liguei pro DETRAN aqui da minha cidade e perguntei pro vistoriador se ESCAPAMENTO ESPORTIVO EM MOTO É PERMITIDO.. ele disse que nao, ai eu falei que na lei dizia que eu poderia trocar o escapamento desde que o mesmo nao exceda o limite de ruido (3 db's acima do original), ele disse: Essa lei eh antiga.. ele disse que na nova lei que vou postar em seguida nao se refere a alteração de escapamento esportivo, sendo assim, proibindo a utilização em escapamentos esportivos.. pois bem.. perguntei pra ele qual era o numero da lei que proibia ele disse :
Altera os artigos 8º, 9º e o anexo da Resolução CONTRAN nº 292/2008, que dispõe sobre modificações de veículos previstas nos artigos 98 e 106, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
E essa lei esta no site DENATRAN : http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
Pois bem.. galera.. nao tem nada a ver com RUIDO, eh ALTERAÇÃO DAS CONDIÇOES ORIGINAIS DO VEICULO..
Eis a lei nesse link : http://www.detran.rs.gov.br/cetran/resolucoes_contran/resolucao_319_2009.pdf
Realmente nao fala .. Eai?!! Essa lei foi feita em 2008.. alguem jah foi multado por usar cano esportivo e conseguiu recorrer e ganhar? Ou ele tava dizendo algo incorreto, pesquisem ai e ajudem por favor, to mais confuso que nao sei oq...

Dayron89
28-01-10, 16:42
Nº: 32
Modificação:[/font]
[font=times new roman]Sistema de sinalização[/b]/
iluminação
Aplicação: Todos os veículos Exigência: CSV Classificação de Veículo Após modificação:Mesmo Tipo/Espécie.

Isso quer dizer que o xenon pode ser legalizado?? :0_0:

Dayron89
28-01-10, 16:43
Perdoe a minha ignorância,mas não achei a parte que fala do escapamento de motos...

Esio
28-01-10, 16:51
Nº: 32
Modificação:[/font]
[font=times new roman]Sistema de sinalização[/b]/
iluminação
Aplicação: Todos os veículos Exigência: CSV Classificação de Veículo Após modificação:Mesmo Tipo/Espécie.

Isso quer dizer que o xenon pode ser legalizado?? :0_0:

Acho que sim desde que vc tenha autorização do DETRAN... antes de coloca vai no detran da sua cidade e pede autorização , se eles te derem vc vai na inspeção veicular e legaliza, soh vai paga 100 e pokos contos..

Esio
28-01-10, 16:52
Perdoe a minha ignorância,mas não achei a parte que fala do escapamento de motos...

Justamente por isso, pelo oq ele me falou oque pode troca diz nessa tabela ai..

Dayron89
28-01-10, 17:00
Que #$@%&*¨&*# fala sério,logo o escape?? |:( |:(

Já tava me preparando pra colocar um...

Esio
28-01-10, 17:46
Que #$@%&*¨&*# fala sério,logo o escape?? |:( |:(

Já tava me preparando pra colocar um...

Na boa esse pais eh uma merda mesmo, tu tem uma coisa q eh sua e nao pode usa, tudo bem.. tem alguns que encomodam mesmo.. mas ow sempre andei certinho e nunka incomodei ninguem, vou pesquisa a fundo isso ai, vou pessoalmente no detran pergunta.. volto a postar oq descubro..

apu
28-01-10, 18:19
Troca de escape é permitida SIM.

E do mesmo pode ser feita a legalização.

Alan Ranieri
28-01-10, 18:24
A resolucao 201 do denatran diz que não pode.

Na pagina 7
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_201.pdf

apu
28-01-10, 18:28
continuo dizendo que pode :d

j_antunes
28-01-10, 18:30
"RESOLUÇÃO Nº 292, DE 29 DE AGOSTO DE 2008", podem pesquisar qu tem na íntegra online. Não pode, não está na lista de "modificações permitidas".

Bandit
28-01-10, 18:44
Cara isso é muita sacanagem... existe akeles escapes q realmente enchem o saco msm e tem akeles esportivos q apenas fazem um leve ronco... pow aki no meu bairro os caras passam de Cb 500, GSX, Honet e outras com uns escapes q deus e o mundo ouve, e simplesmente o pessoal acha lindo pq simplesmente é um "motão".
To afim de pega um Pro-Tork V-pro.
Imagino a CBR do amigo de cima aki... kkkkkkk

Esio
28-01-10, 19:07
Infelismente nao pode, a Roncar fala que o escape ta dentro da lei, "Oh mas eh claro que esta", ta dentro da Lei do CONAMA, q eh do meio ambiente referente a condição de ruido do escape, agora nao ta dentro das caracteristicas originais, como diz na lei.. logo.. por lei escapamento esportivo É PROIBIDO, independente de laudo ou de qualquer coisa.. nao ta na tabela dos permitidos: Logo.. eh proibido, pq os caras sao uns ***. A unica coisa que quero saber agora eh se alguem tomou uma multa de alteração veicular e conseguiu recorrer depois de agosto de 2008.. soh isso ... fica bem claro entao, eh PROIBIDO, mas nao eh o proibido q eh melhor? acha q vou tira meu coyote ? vou tira quando eles me mandarem tira.. enquanto isso meu amigo.. vou andando..

helton_nit
28-01-10, 19:31
Olá...acabei de me cadastrar no site...e num pude deixar de ler sobre sua ´dúvida....pois bem....tenho uma tornado com aros de Twister....pneu traseiro de CB500, paralama dianteiro de Falcon....com Coyote duplo....e no ano passado....fui vistoriar ela do jeito que estava...e fui aprovado na vistoria sem problemas....e olha que nem sequer fizeram o teste de emissão de gases...e olha q meu cano faz um barulhinho grave e alto...e toh sem banana direta...axo q depende de cada estado...verei agora esse ano se ela eh aprovada assim novamente...se num for...monto ela original e volto pra revistoriar....abração....

Yelo
28-01-10, 20:27
Puts, acabei de por um 788 na minha xtz.. :-/
Hehehe, eu ia por de qualquer jeito msm... :P

Strada Prata
29-01-10, 00:21
Duas palavras:


Ohh shit!!!!!!!!

XxUNOxX
29-01-10, 07:13
EU tenho e quando pedem o documento da Ponteira (Roncar Aluminium SS Oval preto) eu entrego de boa, eles olham os niveis de decibéis e ja era, devolvem e tal...

Se isos não for permitido me fala uma coisa...

Oque os donos das DragStar 1800cc com akeles estralados lindos, vão ter que fazer oque?

E akelas custom personalizadas, akelas R1 monstruosas...teho certeza que os PM vão olhar e falar: Que motos lindas não?

Aff isso sim é preconceito contra as Pequenas Notaveis!

rocksul
29-01-10, 07:27
Motos esportivas vem de fábrica com escapamento???? esportivo?

Esses escapamentos ditos esportivos são os barulhentos. Em nenhum lugar na nota fiscal diz "Escapamento Esportivo tal". Desconheço alguém que tenha tomado uma multa por alteração no escapamento.

Veja bem, vc cai de moto e não tem grana pra comprar um escape original, recorre a um paralelo normal que faz o mesmo som. Isso não é passivo de multa.

jpedro91
29-01-10, 08:07
Cara essa multa por alteração das características originais é um absurdo!!
Isso seria você colocar o o escapamento no lugar da roda, tipo não tem nada a ve! escapamenteo é escapamento!! se você troca o seu escapamento original po rum escapamento esportivo "FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODAAAAAAAAAAAA-SEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!""""
ELE CONTINUA SENDO UM ESCAPAMENTO!!!!!!!!!!!!

Esio
29-01-10, 08:29
Cara essa multa por alteração das características originais é um absurdo!!
Isso seria você colocar o o escapamento no lugar da roda, tipo não tem nada a ve! escapamenteo é escapamento!! se você troca o seu escapamento original po rum escapamento esportivo "FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODAAAAAAAAAAAA-SEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!""""
ELE CONTINUA SENDO UM ESCAPAMENTO!!!!!!!!!!!!

Concordo com vc, nao emitindo mais que o limite de poluição..
Mas ow vei, que se foda a poluição, tantos barulho q tem vao encomoda logo por causa do cano de uma moto, por ex: Do lado da minha casa tem um salao de festa, quantas noites sem consegui durmi por causa daquela barulhera, dai quando eh minha motinha que nao encomoda quase ninguem (os encomodado sao os *** que tem inveja do cara) dai eles querem enxe o saco, agor ana real, vcs acham q um dia eles vao permiti escapamento esportivo, eh nunca a unica chance que vc tem de usa um aki no RS eh dentro da cidade e depender da boa vontade do policial de nao te multa, pra isso nao pode sai lokiando, ateh certo ponto concordo, pq realmente existe escapamento aberto que REALMENTE ENCOMODA, mas nao o meu, o meu soh abafa e engrossa um pouco, ah cara to de saco cheio jah com essas LEI porca desse pais, robalhera ***....

Alan Ranieri
29-01-10, 08:35
..., que se foda a poluição,....


:NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:

Esio
29-01-10, 08:44
EU tenho e quando pedem o documento da Ponteira (Roncar Aluminium SS Oval preto) eu entrego de boa, eles olham os niveis de decibéis e ja era, devolvem e tal...

Se isos não for permitido me fala uma coisa...

Oque os donos das DragStar 1800cc com akeles estralados lindos, vão ter que fazer oque?

E akelas custom personalizadas, akelas R1 monstruosas...teho certeza que os PM vão olhar e falar: Que motos lindas não?

Aff isso sim é preconceito contra as Pequenas Notaveis!

Quem sabe as grande pode, soh as pequenas que nao, o cara do detran me perguntou que moto eu tinha.. eu respondi, Uma Ybr , ele disse ainda mais essas, pq o escapamento esportivo tem um desgaste maior do lã de bidro... mas se for essas moto eh capaz de legalizarem, eu nao sei ... por isso que disse, nao entendo mais nada, se eles quiserem eles multam e vc nao tem oq fala

Esio
29-01-10, 08:45
Motos esportivas vem de fábrica com escapamento???? esportivo?

Esses escapamentos ditos esportivos são os barulhentos. Em nenhum lugar na nota fiscal diz "Escapamento Esportivo tal". Desconheço alguém que tenha tomado uma multa por alteração no escapamento.

Veja bem, vc cai de moto e não tem grana pra comprar um escape original, recorre a um paralelo normal que faz o mesmo som. Isso não é passivo de multa.

Pois eh, devia ter uma lei tbm, mas eles nao vao fazer e todos nos sabemos disso, eles soh fazem leis pra proibir ,como tava o show do metallica?

Beto
29-01-10, 13:17
Só mais uma maneira de arrancar nosso dinheiro........se pagar vistoria e taxas , ai normal s/ problemas , só mais uma MARACUTAIA.......... :NOOK: :NOOK: :NOOK: .........Beto

Roberval3000
29-01-10, 13:30
Escapamento esportivo pra mim é passado , esquema agora é alto falante dentro do capacete e muita musica VELHA :drool: :drool: :drool:

peguei no fazeronline:

http://www.fazeronline.com/SMF/index.php?topic=4480.0

Gustavo Cordeiro
29-01-10, 13:35
Rapaz, otimo assunto.
Seguinte, eu aindei lendo, e eles multavam por excesso
de barulho, mas o que aconteceu é que nenhuma policia
e mto menos o detran, então o que acontecia...
Os policiais multavam, mas de ouvido, pois logo se presume
que nosso escapes são barrulhentos demais, mas o que
acontece é que td mundo que recorre ganha a ação,
pois não existe presunção no que se refere a lei.
E, até esses tempo, o escape não era tbm descarecterização
de veiculo não.
Mas faz assim, liga pro fabricante do escape
e solicita um laudo que o escape
é legal.
É isso ai!!! :OK:

Xtz
29-01-10, 21:16
Acho foda que nos USA os gringos possam brincar a vontade de modificar suas máquinas e aquí no Brasil qualquer modificação gere o maoir transtorno para o propietário. E o pior, é que quem é "Autoridade Competente", em muitos casos mal sabe dar uma informação correta, em outros, apreende veículos sem saber ao menos justificar legalmente a ação.
Bem, se andamos irregulares, é por não poder contar com as devidas orientações para a regularização, daí se um Guarda nos aborda, pronto, de cidadãos de bem, logo nos tornamos Vagabundos, arroaceiros e tantas outras coisas que nem lembro agora. Em fim, tanto faz estar com o veículo legalisado, ser habilitado, ter um bom histórico de condução, parar na faixa, não invadir sinais, se meu escapamento for esportivo, logo sou um delinquente que merece passar por uma cessão de constrangimento e voltar para casa a pé...
Desculpem amigos, mais isso aquí é FODA mesmo!!!!

motoka 99
30-01-10, 18:56
Galera aqui na minha cidade da foda,se vc colocar um gemoto em titan 150 ou titan 125 acima de 2000 os homi te caneta por alteraçao de caracteristicas originais do veiculo, a e tem mais aro de aluminio e 72 raias tambem da caneta, varios colegas ja foram premiados.O mais engraçado disso tudo e que as motos mais velhas como ML, TURUNA, TODAY, as primeiras TITANS podem usar porque segundo os homi quando elas foram fabricadas esta lei ñ existia. |:(

oliver2fast4u
30-01-10, 19:05
Acho foda que nos USA os gringos possam brincar a vontade de modificar suas máquinas e aquí no Brasil qualquer modificação gere o maoir transtorno para o propietário. E o pior, é que quem é "Autoridade Competente", em muitos casos mal sabe dar uma informação correta, em outros, apreende veículos sem saber ao menos justificar legalmente a ação.
Bem, se andamos irregulares, é por não poder contar com as devidas orientações para a regularização, daí se um Guarda nos aborda, pronto, de cidadãos de bem, logo nos tornamos Vagabundos, arroaceiros e tantas outras coisas que nem lembro agora. Em fim, tanto faz estar com o veículo legalisado, ser habilitado, ter um bom histórico de condução, parar na faixa, não invadir sinais, se meu escapamento for esportivo, logo sou um delinquente que merece passar por uma cessão de constrangimento e voltar para casa a pé...
Desculpem amigos, mais isso aquí é FODA mesmo!!!!


Qualquer coisa que vc va auterar na moto ela deve assar por vistoria pra ver se aprova, Detran + Inmetro.
Um amigo tomou varias multas na saveiro dele, por causa do aro 17", da suspensão, do som na caçamba, do filme escuro nos vidros, escape c/ ronco mais grave. ja outro amigo dele gastou em torno de $1000 e regularizou sua saveiro turbo, tambem é sempre parado pela policia nas estradas, os guardas procuram por todos as lados tambem mas não encontram nada pra multar, pois ta tudo no documento e laudo do inmetro.

oliver2fast4u
30-01-10, 19:30
Rapaz, otimo assunto.
Seguinte, eu aindei lendo, e eles multavam por excesso
de barulho, mas o que aconteceu é que nenhuma policia
e mto menos o detran, então o que acontecia...
Os policiais multavam, mas de ouvido, pois logo se presume
que nosso escapes são barrulhentos demais, mas o que
acontece é que td mundo que recorre ganha a ação,
pois não existe presunção no que se refere a lei.
E, até esses tempo, o escape não era tbm descarecterização
de veiculo não.
Mas faz assim, liga pro fabricante do escape
e solicita um laudo que o escape
é legal.
É isso ai!!! :OK:


eu fiquei 3 dias a pé por causa de um Roncar "boca 8", me cercaram na rua e tomaram a moto mesmo, fui ate o quartel e tentei trocar o escape e quase o policial me desceu o braço e jogou na grade, ainda tentei argumentar educadamente e em tom normal de voz e tomei multa por desobediencia (desacato) alem do escape, me mandaram ir trocar o escape no patio do Detran e o Tenente perguntou se eu era advogado pra debater sobre lei c/ ele, ele estava representando o estado e seguindo ordens do diretas do Juiz da cidade que amigão de desembargadores do estado, ou seja causa perdida, pois bem, procurei meus direitos, o advogado me pediu o preço das 2 multas pra recorrer s/garantia de ganho de causa, recorri c/ uma montanha de papel que recebi da Roncar, e c/ tudo que podia citar e argumentar, ate o advogado ficou admirado c/ minha vontade, quase me contratou pra ser secretario dele, e ajudar em casos de veiculos c/ problema c/ a lei, :lol: :lol:
ate que ia vencer o prazo do desconto e eu resolvi pagá-las, pois depois eu poderia ser estornado, 4 meses depois chegou o resultado, a multa do escape foi indeferida, e a multa por desobediencia foi anulada, mas como tinha pago, voltei ao Detran e esperei a paciencia e vontade deles em protocolar um pedido de estorno pra mim, preenchi tudo e botei o numero da conta do banco pra deposito, isso ja tem 8 meses e ate agora não me mandaram nem um procure seus direitos se vc acha que esta certo.
todo mundo que sei que tomou multa pagou, dos que recorreram só um teve a multa anulada, assim mesmo porque foi na rodovia e o policial despreparado não apreendeu o veiculo como manda a lei, deixou um veiculo irregular ir embora então a multa "continha vícios e foi anulada".
não quer passar raiva, então não procure maneiras de passá-la, se vc quer ter um pisca fumê ou mini, ponteira de escape, xênom,
retrovisorzinho, eliminador de paralamas, roda cheia de raios... primeiro va ao Detran e pergunte se eles te autorizam fazer as modificações, se autorizar, aí vc leva ao inmetro e faz a vistoria necessaria e paga as taxas e coloca tudo no documento do veiculo, alem disso nunca faça graça pois mesmo assim os tiras vão adorar por a mão na sua possante, eles não gostam de nada "tunado".

jeff harper
30-01-10, 20:47
|:( e ai galera!!!!
eu uma fez fui multado na br381 em mg quando cai em uma blits.....
o policial da pf me falou que não era proibido usar o escape,porem eu tinha que ter uma
autorização do detran para poder usa-lo!!!!!!

apu
31-01-10, 13:49
qt que gasta pra legaliza escape no detran? :o

Esio
01-02-10, 10:22
qt que gasta pra legaliza escape no detran? :o

Quando perguntei falaram que nao tem como justamente por causa da tabela de ITENS PERMITIDOS como diz a lei, e o escapamento esportivo nao ta lah como permitido e ele me disse que eh impossivel legaliza, to azucrinando com o coyote a hora que me multarem eu tiro

oliver2fast4u
01-02-10, 21:16
multa é de menos, o pior é o esporro que os tiras dão... :G :-/

magrao tk
05-02-10, 21:31
...a e tem mais aro de aluminio e 72 raias tambem da caneta, varios colegas ja foram premiados...


Peraí... deixa ver se eu entendi bem: Proibiram os raios de alumínio e tambem proibiram os 72 raios
ou proibiram os aros de alumínio com os 72 raios?

Porque eu tenho aros alumínio mas com raiadura normal. Ah não! Só o que tá faltando daí eu tô loco!!!! :-/ |:( :briga2:

M_fantasma
06-02-10, 07:11
Quer dizer que se eu for pro sul ,com a minha tw e meu coyote rs1,os policiais vão enxer o saco ??

Bom, é melhor andar com o laudo pra garantir , aqui na Capital eu nunca tive problemas com nenhuma moto e por nenhum acessorio....

E não é por ser Charlie ,pois os mikes multam do mesmo jeito viu ! até com mais gosto !

djleo
06-02-10, 13:05
passei na vistoria com meu RS1 na boa...

oliver2fast4u
06-02-10, 19:14
Peraí... deixa ver se eu entendi bem: Proibiram os raios de alumínio e tambem proibiram os 72 raios
ou proibiram os aros de alumínio com os 72 raios?

Porque eu tenho aros alumínio mas com raiadura normal. Ah não! Só o que tá faltando daí eu tô loco!!!! :-/ |:( :briga2:


ainda não vi nenhuma multa por causa disso. mas conheço muita gente q tomou esporro da PRE por causa destas rodas, eles alegam descaracterização do veiculo, e indicam que o dono retorne o veiculo a sua originalidade, nada deve ser alterado na moto, agora retrovisor paralelo é tudo multado só pode ser for o da honda que vem nas motos, pois aquele é aprovado pelo inmetro. ja vi neguinho levando esporro por causa de aro pintado de preto, os tiras ficam debochando, se aquilo é moto d bandido e tal, pois só mau elemento fica fuçando em moto.

mantabodyboarder
08-02-10, 09:22
Aro de alumínio não é proibido não, não tem nada a ver com característica da moto.

O que não pode é mudar o tamanho do aro (colocar aro 17 quando a moto é aro 18 ou 21).


E retrovisor também não tem relação, se comprar um paralelo com selo do inmetro tb pode numa boa.


Acho que o pessoal tá fazendo algo mais que só trocar os aros pra ter tanta perseguição assim pelos PRE/PRF...

djleo
08-02-10, 12:45
Tirado do site da RONCAR::

:::Legislação
Além das ferramentas de comunicação utilizadas para vendas e marca, a Roncar sempre procura sair na frente em outros segmentos, como responsabilidade social, com a natureza e com as legislações. A Roncar é a única empresa nacional que realiza laudos de ruídos dos seus escapamentos, comprovando que está dentro da lei e que respeita suas normas. Estamos em fase de desenvolvimento de um laudo do IBAMA para a emissão dos nossos poluentes, procurando assim, ser menos ofensivo com nosso meio ambiente. Testes de performance também sempre são realizados através do nosso dinamômetro, especialmente desenvolvido para tirar o máximo da moto com os nossos escapes.
http://img39.imageshack.us/img39/7369/navarros.jpg

Esio
16-02-10, 11:44
passei na vistoria com meu RS1 na boa...

como ficou a papelada ?
vc foi no detran e legalizou na boa ?

apu
16-02-10, 12:39
Quer dizer que se eu for pro sul ,com a minha tw e meu coyote rs1,os policiais vão enxer o saco ??

Provavelmente. A Polícia Rodoviária Federal aqui do Rio Grande do Sul é extremamente severa no que diz respeito ao cumprimento das leis. Qualquer detalhe, por menor que seja, que esteja em desacordo com o que diz na lei, é motivo de autuação.

Principalmente na rodovia BR-290 (Freeway) a fiscalização muito é intensa.