PDA

Ver Versão Completa : Dica para quem usa alongador de suspensão



Ronnytrials
03-02-10, 00:10
Pessoal, nao vi se tem tópico falando disso, mas tomei libertade de fazer um desenho explicando como evitar desgaste prematuro nos amortecedores traseiros ("duoshock") quando se usa alongadores.
Já estraguei 2 amortecedores quando eu usava alongadores, desde o começo eu sabia q nao tava certo, mas mesmo assim eu insisti e usei, pois o amortecedor trabalhou com a haste/vareta interna forçada, desgastando assim os o-rings internos causando vazamento precocemente.
Não sei se existe alongadores do modelo q eu sugeri no desenho, mas se existir eu nunca vi em lugar nenhum.

Bom, nao sou expert em mecanica, mas quis ajudar a galera do forum. Espero ter sido útil.

Obs.: Desculpem o improviso dos desenhos, fiz à mão livre no paintbrush, hehheh.

Abraços.
http://i47.tinypic.com/rkwhgx.jpg
http://i46.tinypic.com/wvolk7.jpg

Cyber
03-02-10, 00:17
Só digo que em suspenção não se coloca alongador :-/


Quer modificar a suspenção, trabalha ela, existe muita coisa a se fazer e uma delas é não colocar alongadores.

Tasteful
03-02-10, 00:19
mini torbal hsuashauhasuahsua oq não inventam

o melhor é não usar,muda o entreeixos da moto

Ronnytrials
03-02-10, 01:07
mini torbal hsuashauhasuahsua oq não inventam

o melhor é não usar,muda o entreeixos da moto
Eu nao uso, mas vejo muita gente usando, por isso fiz esse topico.
Mas em que vc diz que muda o entre eixos? se for mais longo, isso é 1 com no maximo...mas tbm nao aconselho alongador.

Ronnytrials
03-02-10, 01:08
Só digo que em suspenção não se coloca alongador :-/


Quer modificar a suspenção, trabalha ela, existe muita coisa a se fazer e uma delas é não colocar alongadores.
por favor, cite uma coisa q dá pra fazer com uma suspensão pra alongar sem alongador e sem comprar outro amortecedor. Adoraria saber.

robson_rpo
03-02-10, 01:29
Eu queria colocar um amortecedor mais forte na minha Titan 150, será que existe?

M_fantasma
03-02-10, 06:02
por favor, cite uma coisa q dá pra fazer com uma suspensão pra alongar sem alongador e sem comprar outro amortecedor. Adoraria saber.


bom,essa é fácil....vc deixa como esta, original de acordo com o projeto de fabrica da moto, não perde o equilibrio, não muda o baricentro da moto e não dá trabalho ao Resgate.
:OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:

alem de a moto não ficar ridicula, parecendo uma R1 de Bahiano.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Cyber
03-02-10, 07:36
por favor, cite uma coisa q dá pra fazer com uma suspensão pra alongar sem alongador e sem comprar outro amortecedor. Adoraria saber.


Tem tanta coisa que preparador de suspensão faz que se eu começar a citar aqui dá um livro, mas na suspensão dianteira, pode trabalhar com óleos melhores, trabalhar na flauta trocar as molas internas, só nesse 3 passos tem inúmeras configurações. Na minha antiga cg azul a susp dianteira foi retrabalhada, ganhou óleo novo e molas internas da Race_Tech ficou bem mais macia e como a dianteira abaixou a traseira aumentou alguns cm...

Quanto a traseira, normalmente os amortecedores vem com uma regulagem de fábrica, não vejo o porquê alongar mais do que aquilo, a não ser pra fazer a moto ficar mais instável. Mas ali se quer mudar pode trocar (de preferência com um preparador de suspensão) o braço central (aste) da suspensão, trocar molas e assim vai. Compensa pegar um amortecedor melhor, pois além da segurança garanto que vai gastar muito menos do que se botar um alongador e com ele acabar detonando as molas traseiras, fazendo com que as troque com certa frequência.

Rony, se quer deixar a moto alta existem outras maneiras mais corretas que não o alongador. Digo isso porque um amigo levou um chão em uma rodovia, lixou-se inteiro e acabou com a moto no ferro velho, sabe o motivo? o dito alongador e a velha mania de andar com a moto com a traseira na lua!

Nós estavamos indo a um encontro e em um determinado trecho o alongador quebrou um dos lados onde é preso e foi forçando até soltar o parafuso, o amortecedor saiu para o lado e ao passar em algum desnível a moto ficou sem controle, aí o resto já sabem, moto e motociclista rolando na estrada, teve sorte que ainda conseguimos tira-lo da pista a tempo, a moto bateu em um desnivel no final da pista (canaleta de escoamento) e entortou toda. Ta aí o aviso.

M_fantasma
03-02-10, 08:23
|:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:(

poxa cyber....
eita, belo castigo, R1 de Bahiano é terrivel ,mas e hoje ele tá bem ???


e vc ?? não ri quando lembra ?? ainda mais sabendo que foi ele quem procurou ? aposto que era twister né ??

Cyber
03-02-10, 08:58
|:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:(

poxa cyber....
eita, belo castigo, R1 de Bahiano é terrivel ,mas e hoje ele tá bem ???


e vc ?? não ri quando lembra ?? ainda mais sabendo que foi ele quem procurou ? aposto que era twister né ??


Twister, mas tbm, pense seu amortecedor traseiro soltando e a traseira baixando derrepente, será que não ia cair?

Eu dou risada agora, mas no dia lá foi complicado achei que o piá tinha se quebrado inteiro. Hoje ele tem outra twister, mas tá com a suspenção preparada, inclusive a traseira é a gás e sem alongador... :lol: Aprendeu do pior jeito.

O alongador não era esse, mas era parecido ele quebrou onde está o retangulo amarelo e forçou a porca (retangulo verde) até se soltar e causar o acidente.
http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/Forum/Untitled-1-1.jpg

Diego.fcs
03-02-10, 10:37
Melhor dica: Nunca use!

Para mim esse desenho está errado, o movimento do amortecedor não é onde está desenhado, pois ali são os 2 únicos lugares que eles estão fixos.

marball
03-02-10, 12:02
No meu caso eu sou obrigado a usar,pois tenho aprximadamente 115 quilos,e devez em quando tenho que levar a patroa para alguns lugares e ele tambem não é muito levinha,nesse caso só com alongador mesmo :s

blaugusto
03-02-10, 12:17
Pra excesso de carga tem soluções muito melhores e mais seguras.
Suspensõs reforçadas, mola mais dura, mais longa ou sum simples caço na mola.

Muito melhor que alongador de suspensão...

Muita sorte pra quem usa... :(

Mttorres
03-02-10, 12:27
eu quando comprei a minha moto tinha alongador, me dava um P@#$ dor nas costas...


não sei porque, depois que tirei a dor sumiu... :G
não gostei, particulamente prefiro sem.

Ivan RJ
03-02-10, 13:26
Cyber espero que seu irmão esteja muito bem, e o melhor aprendeu a lição da pior maneira possível.
Vamos a outra opção, vamos supor que esse porcaria, desgraça e imaginem o que eu penso desse troço... não quebre, mas.......... destrua as buchas da balança, o que um garoto sem experiência não vai detectar, cause fadiga no material da balança pelo efeito de aumentar a torção da mesma nas curvas e por aí vai. Existem determinados "acessórios" que deveriam ser proibidos.
marball (http://www.pequenasnotaveis.com.br/../index.php?action=profile;u=10240), isso não é desculpa para usar essa porcaria, existe uma regulagem no amortecedor própria para isso. Pense que vc é responsável pela vida da pessoa que está na sua garupa!!! No seu caso, a sua esposa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ]:) Pense bem.
Depois da aula do Cyber e da esculhanbação do fantasma, pode trancar o tópico.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Acho que o Heder não vai gostar do termo "motocicleta de baiano". :G

M_fantasma
03-02-10, 18:56
Cyber espero que seu irmão esteja muito bem, e o melhor aprendeu a lição da pior maneira possível.
Vamos a outra opção, vamos supor que esse porcaria, desgraça e imaginem o que eu penso desse troço... não quebre, mas.......... destrua as buchas da balança, o que um garoto sem experiência não vai detectar, cause fadiga no material da balança pelo efeito de aumentar a torção da mesma nas curvas e por aí vai. Existem determinados "acessórios" que deveriam ser proibidos.
marball (http://www.pequenasnotaveis.com.br/../index.php?action=profile;u=10240), isso não é desculpa para usar essa porcaria, existe uma regulagem no amortecedor própria para isso. Pense que vc é responsável pela vida da pessoa que está na sua garupa!!! No seu caso, a sua esposa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ]:) Pense bem.
Depois da aula do Cyber e da esculhanbação do fantasma, pode trancar o tópico.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Acho que o Heder não vai gostar do termo "motocicleta de baiano". :G




por isso que eu pus com H, é bahiano mesmo,mas de fora da bahia, um outro tip d bahiano. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

jotappe
16-02-10, 18:11
bom,essa é fácil....vc deixa como esta, original de acordo com o projeto de fabrica da moto, não perde o equilibrio, não muda o baricentro da moto e não dá trabalho ao Resgate.
:OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:

alem de a moto não ficar ridicula, parecendo uma R1 de Bahiano.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



1º Baiano não tem "H"

e nao precisa falar isso nao porque idiotas que paparicam a moto td tem em td lugar do brasil blz?

buneco
17-02-10, 23:05
Alongador :NOOK: :NOOK:

Freio a disco na roda traseira :OK:

NEGRUT
17-02-10, 23:42
os meus sao de ybr aumento um pouco a traseira e fico mas macio ...a minha eh 125

leopedrolli
17-02-10, 23:46
Ja usei alongador na minha primeira titan... (Não tinha o q inventar)...

só dava dor nas costas e mais nada... alem da moto ficar estranha tb... acabei tirando qndo fui vender. hj não tenho nem coragem e muito menos necessidade... afinal de contas o original foi projetado pro uso normal...

rafael diniz
18-02-10, 00:22
|:(

rafael diniz
18-02-10, 00:28
aiiiiiii galera eu naum entendo d ***** nenhuma d mecanica eu so seiii q o susto he grande quando o pino do alongador desgasta e a moto abaixa d uma veiz eu tenhu uma tornado motard e bagunço muito com ela (RL) e tbm corro muito muito msm .... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ainda bem q o pino desgasto com a moto em apenas 10 kmh e o susto foiii quande viuuuuuuu :o :o :o :o shaushauhsua

mais eu ainda estou com alongador so pareiii d faze macacada mais na real eu to com tanto medu q vo tira aquelas bosta da moto

ta aiiiiii uma dica nunca coloque alongador na sua motoko frmz .... :OK: