PDA

Ver Versão Completa : Radioamador PX



Xtz
14-02-10, 09:09
E aê pessoal, sempre fui entusiasmado comcomunicação via rádio. Tanto que acabei resolvendo comprar um PX Cobra 148-GLT.
Conversando com um amigo via net, descobí o óbvio. Os radioamadores estão desaparecendo com a migração para outras tecnologias, porém ainda acho este um dos meios mais divertidos de comunicação.
Daí, goataia de saber:
Você tem, conhece quem tenha, teve ou pensa em ter um PX?

Xtz
14-02-10, 09:17
Quase ia esquecendo.
Esse é o Cobra 148 Glt do qual falei
http://img192.imageshack.us/img192/5114/img1453553.jpg

Cyber
14-02-10, 19:14
Putz, quando eu tinha uns 10/12 anos meu pai tinha uns radios amadores em casa eu lembro de sempre conversar com o povo que estava no mar pescando (barco) e caminhoneiros tbm, cada história de acidente que era de ficar de cara.

Hoje com a tecnologia cada vez mais interessante, o px muito provavelmente esteja bem ameaçado e daqui a um tempo quase extinto.

apu
14-02-10, 19:34
Meu tio é radioamador há 20 anos. PY3-NOW é a sigla dele. Ele tem uma torre de 35m na casa da minha vó, onde costumava ter todos os aparelhos. Não sei bem como funciona isso das siglas, mas pra ser PY3, tem que fazer uma série de testes pelo rádio pra depois ser qualificado.

Quanto custa um aparelho desses?

Xtz
15-02-10, 00:50
Meu tio é radioamador há 20 anos. PY3-NOW é a sigla dele. Ele tem uma torre de 35m na casa da minha vó, onde costumava ter todos os aparelhos. Não sei bem como funciona isso das siglas, mas pra ser PY3, tem que fazer uma série de testes pelo rádio pra depois ser qualificado.

Quanto custa um aparelho desses?

Fala amigão...
Bem, esse "meu" é um px, e hoje custa em torno de 400 a 500 reais. Mais daí ainda vem a fonte e antena. Se for usar no carro, não precisa de fonte. Para este tipo de aparelho, não é necessario grande coisa, só ter um aparelho que seja homologado pela ANATEL, esse modelo por exemplo, é homologado, daí vc vai a anatel e paga uma taxa, coisa pouca e faz seu registo. É só isso!
Porem, para quem modula Py, o caso do seu tio, além de pegar taxas anuais e faz uma serie de exames como de ética em telecomunicações e conhecimentos de código morse e em radio difusão, o equipamento ainda custa bem mais caro, o que se justifica pela potência, por tanto alcance do mesmo.
Espero ter ajudado!
P.S. Não é saudosismo, mais quem já falou num desses rádios, ou ficou corujando a frequência de aviação, "Só ouvido", sabe que esta emoção é única. Nenhum meio de comunicação proporciona as infinitas possibilidades do radioamadorismo.
E quanto a ficar extinto, eu duvido muito. Em trilhas de jipeiros, radio taxi, polícia, catástrofes, em florestas onde não há cobetura de sinal de celular, ou ainda em colápso dos atuais sistemas, o px ainda é a solução mais viável, e continuas sendo a estrela nesses momentos, porém, claro que com bem menos adéptos que na década de 70, seu alge.

Cyber
15-02-10, 09:19
xtz, falei quase extinto, sempre alguem vai continuar com esse tipo de comunicação...


Mas o número de adeptos vem diminuindo.

Xtz
18-02-10, 21:22
xtz, falei quase extinto, sempre alguem vai continuar com esse tipo de comunicação...


Mas o número de adeptos vem diminuindo.

Aliás, o que é um tremenda pena, por que era muito divertido!!!

XxUNOxX
18-02-10, 21:27
Opa, QRA: Cobra adentrando na sala de visita, falando de 2ª Região Martinópolis-São Paulo :OK: :OK:


Meu pai teve caminhão de boi, onde comecei a conhecer esta maravilha, ainda tenho vontade de comprar um e colocar em meu quarto =)

adoro isso!


Tenho um no nosso Gol, é um Cobrinha (19DX)


Ainda modulo em rodovia (saber de Radar e polícia ]:) ]:) ]:) )

Esqueci de fala, aqui na minha cidade "tinha" um Agrupamento, AGTM (Agrupamento Tubarões de Martinópolis), modulávamos em Ana Maria Canaleta 38/39 ^^