PDA

Ver Versão Completa : Relação: Riffel, VAZ ou outras?



blaugusto
17-02-10, 12:42
Olá...
Tá chegando a hora de trocar a relação da Yes e desta vez não quero jogar dinheiro fora.
Nos outros tópicos não há nada muito conclusivo... tudo meio vago.

A minha é uma VAZ, que paguei R$85,00 na época. Só coroa e corrente. E também acabei trocando cedo demais...

Agora eu sei que tá na hora certa e estou em duvida entre duas:

VAZ e Riffel

Qual das duas vcs acham que vale mais a pena??

E no caso da corrente KMC com retentor? Vale a pena? Vou ter que trocar a coroa antes da corrente?
Se sim isso não pode dar problema, visto que o ideal é trocar corrente + coroa juntos?

Abraços a todos!

edumrq
17-02-10, 12:53
Com base nas minhas experiencias, sem o menor embasamento cientifico, é melhor trocar a relação toda, cora, corrente pinhão, visto que uma corrente velha pode estragar uma coroa e pinhão novos e vice-versa, voto na riffel pelo que ouço falar antigamente vaz era melhor mas hoje inverteram os papeis e eu uso riffel com corrente Did (cara mas a bixa é boa mesmo)

cabra de brasilia
17-02-10, 12:54
Um colega do PN que tem CG Sport disse-me que a Vaz é bem mais melhor de boa em relação a Riffel........

blaugusto
17-02-10, 13:00
Corrente DID com cora e pinhão VAZ??

Aliás... corrente tem como comprar por algum código?!

Se eu procurar corrente DID pra Yes ninguém vai ter. Vai ser mais fácil se tiver código...

M_fantasma
17-02-10, 13:00
Com base nas minhas experiencias, sem o menor embasamento cientifico, é melhor trocar a relação toda, cora, corrente pinhão, visto que uma corrente velha pode estragar uma coroa e pinhão novos e vice-versa, voto na riffel pelo que ouço falar antigamente vaz era melhor mas hoje inverteram os papeis e eu uso riffel com corrente Did (cara mas a bixa é boa mesmo)


[2]

conrado
17-02-10, 13:18
Amigo já usei ambas e gosto de viajar tambem como você ambas nunca me deixaram na mão.
Mas no quesito preferencia por durabilidade uso Riffel com corrente did.
No quesito qualidade de materiais uso Vaz. ( lembrando que minha YBR só uso relação original que é da Vaz pela própria Yamaha) :OK: :OK: :OK:

edumrq
17-02-10, 13:19
Corrente DID com cora e pinhão VAZ??

Aliás... corrente tem como comprar por algum código?!

Se eu procurar corrente DID pra Yes ninguém vai ter. Vai ser mais fácil se tiver código...


Tem o codigo no catalogo da riffel, é 428x116
http://www.riffel.com.br/pecas/files/produtos/catalogo.pdf

Aqui tem
http://samuraimotos.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=3142&cod_categoria=58

blaugusto
17-02-10, 13:47
Esse 428 seria largura???

Cyber
17-02-10, 13:47
Eu utilizo bastante a riffel e recomendo, dura bastante :OK:

edumrq
17-02-10, 13:58
Esse 428 seria largura???


Exatamente

Achei um link legal sobre relação
http://endurohp.eng.br/mecanica/relacao/relacao.html#corrente

Se alguem conseguir copiar as imagens seria legal por la na seção de tutoriais

blaugusto
17-02-10, 13:59
Bom... então entre VAZ e Riffel eu escolho o que estiver mais barato?!?!! rsrsrrs...

Parece que os dois se equivalem não??

Tô na duvida agora na corrente DID... E tava pensando em já aproveitar e colocar um pinhão de 15 nela.

edumrq
17-02-10, 14:05
Faz o teste pinhão é barato se não ficar bom voce tira

blaugusto
17-02-10, 14:22
SE VC GOSTA DA SUA MOTK,ENTAO COLOCA MATERIAL DE PRIMEIRA. VOCE VAI TER UM OTIMO RESULTADO SEM CONTAR COM COM DESPESA FUTURAS, DICA DE AMIGO


E o que seria material de primeira pra você, Panzer?? Riffel ou Vaz? Ou Gold?

mdorigon
17-02-10, 14:25
Tb tenho uma yes, e a orignal era riffel e troquei com quase 16000, mais rodava ainda uns 2000 km...mas como tava fazendo a revisão na moto ja troquei tudo. Realmente como disseram aqui, é melhor trocar o conjunto inteiro. Bem, foi coroa e pinhão riffel que coloquei, aço 1045, mais corrente did, naum sei a marca, ficou 95 reais. Ja rodei uns 5 mil km e ta firme e forte...mas to cuidando melhor dessa do que da outra. Sempre to limpando, passando mobil preto nela e depois uma graxa especial para areas litoraneas que repele agua e detritos, recomendada pela mercedes e vw. O oleo é pra lubirificar as partes moveis da corrente, onde a graxa não vai e a graxa faz o serviço pesado no contato da corrente e pinhão coroa. Ta como nova ainda depois de 5mil. Ja usei da marca vaz na minha intruder, tb foi bom o resultado na epóca, apesar que eu não tinha o mesmo cuidado que tenho agora. Sendo de aço 1045 de verdade qq uma das duas marcas é boa. O lance da corrente com retentor nunca usei, pensei em usar, mas meu mecanico me fez desistir, falou que a corrente aguenta bem, mais com o tempo os retentores começam a travar e não seguem o encaixe no pinhão...foi o que ele me disse gente.

M_fantasma
17-02-10, 14:28
E o que seria material de primeira pra você, Panzer?? Riffel ou Vaz? Ou Gold?


isso, dá trela......dá......depois num diz que eu num avisei....
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

edumrq
17-02-10, 14:37
1045 é o tipo do aço certo? Mas existe outro tipo de aço?

blaugusto
17-02-10, 14:41
Edu, existem váááááários tipos de aço!

Um infinidade que vc fica até meio bobo... rsrsrrsrs...
Aço 1045, aço 1030, 8036...
Aluminio 6061, 6003...

PANZER
17-02-10, 14:44
a melhor de todas riffel,e bem aceita no mercado,tem uma otima resistencia.

saintclair
17-02-10, 14:49
Vcs só não falaram ainda a média de tempo que se deve trocar a relação... :Q

blaugusto
17-02-10, 14:53
Média?!?!?!

uhhhuhuhhu...
Não fosse as chuvas eu tinha ainda mais uns 5mil km de relação!!! rsrsrsr...

Isso varia muuuuuuuuito!!!

Se eu colocar duas vezes exatamente o mesmo kit na minha moto ela pode durar 12mil km na primeira e 25mil km na outra.

Se falar de motos de pessoas diferentes então....

edumrq
17-02-10, 14:59
Edu, existem váááááários tipos de aço!

Um infinidade que vc fica até meio bobo... rsrsrrsrs...
Aço 1045, aço 1030, 8036...
Aluminio 6061, 6003...


Mas pra uso nas nossas coroas/pinhões só existe o 1045, ou ele é definitivamente o melhor?

blaugusto
17-02-10, 15:01
Nom... tem de aço 1020 também!!
Ele é mais mole.

O 1045 é beeeeem melhor!

edumrq
17-02-10, 15:09
Nom... tem de aço 1020 também!!
Ele é mais mole.

O 1045 é beeeeem melhor!


aaaaah agora eu entendi, o PN é praticamento uma encicoplédia :clap:

Furious VIPER
17-02-10, 19:15
Entre Vaz e Riffel... eu fico na dúvida! hehehe
Qto a durabilidade... não posso falar da Riffel... pq rodei apenas 500km...
Já com a Vaz... rodei os outros 45mil km da minha moto! hehehe
Ou seja... do q eu afirmo por já ter passado experiência.... Vaz dura demaaaaais!!
Talvez Riffel tb dure... mas não posso te dar certeza!!
E corrente sem retentor não dá tanta manutenção assim não... regular a corrente é o MÍNIMO q o motociclista deveria saber!!!

Ivan RJ
17-02-10, 20:00
Se a relação for limpa e lubrificada corretamente, irá durar no mínimo 35.000km.
Bleno eu optaria pelo conjunto Riffel com a corrente DID com retentores, vc verá como a moto fica silenciosa. Um grande abraço a todos os irmãos.

Alan Ranieri
17-02-10, 20:02
Sobre as correntes com retentores...

É verdade que corrente com retentores tira um pouco de potência da moto?

tom crazy
17-02-10, 20:14
Estou de olho nesse tópico :drool:
Relação da minha yes tem pouco mais de 26 mil km e aparentemente tudo legal, pelo menos eu acho né hehehe. Assim eu olhei os dentes e estão gastando mais aparentam estar bons ainda (olhei principalmente o pinhão que dizem gastar mais e está bom), regulagem da corrente ainda tem quase a metade das marcações, os elos da corrente dei uma geral esses dias e não vi nenhum danificado, em tese então meu kit relação está bom ainda não está?

agm2112
17-02-10, 20:17
Sobre as correntes com retentores...

É verdade que corrente com retentores tira um pouco de potência da moto?


É verdade ... ela é mais "dura" para dobrar.

A relação Riffel 1045 é tão boa quanto a Vaz...

blaugusto
17-02-10, 20:20
Eu vou pra 3a relação e o pinhão é o original. Os dentes está grossos nas pontas ainda... tô achando muito estranho!!

apu
17-02-10, 20:21
Coroa e pinhão VAZ com corrente D.I.D.

NEGRUT
17-02-10, 20:22
a minha tah com a corrente ja folgada...
blaugusto desculpa a ignorancia mas a chuva acelera o desgaste??

blaugusto
17-02-10, 20:43
Negrut, a chuva tira toda a lubrificação da corrente.
E enquanto a moto ta em movimento as rodas estão jogando sujeira nela desprotegida.

mmoura
17-02-10, 22:44
Não sei a VAZ, mas a Riffel na minha durou uns 10 mil km.
Achei pouco...
To com a original denovo!

Fagner
17-02-10, 22:59
quando fui trocar a minha o mecanico falou pinhao e coroa vaz e corrente did não me lembro
direito não troquei no dia voltei no dia seguinte pra trocar ela falou tem o kit D.I.D que e bem melhor do que a da vaz eu fui e troquei ficou 75,00 mangos e to feliz com ela por enquanto barulho zero :OK: :OK: :OK:

NEGRUT
17-02-10, 23:31
Negrut, a chuva tira toda a lubrificação da corrente.
E enquanto a moto ta em movimento as rodas estão jogando sujeira nela desprotegida.


suspeitei desde o principio...

XxUNOxX
17-02-10, 23:54
Na minha XTZ 125X!

Original (Coroa e pinhão Riffel e corrente D.I.D): 10500km com pouco cuidado (era bobo, iniciante em motos, comecei a lubrificar com + de 7000 de uso)
2ª relação (toda Riffel): 7500 km (por enquanto, pq mandei tirar um gomo da corrente) usando uma PORCARIA de graxa em gel (sintética), voltei a usar graxa branca própria pra corrente (mandei retirar um gomo da corrente, pois a relação original da XTZ 125X ta apenas R$ 170,00 na Yamaha, e não to em condições de comprar agora se alguem souber onde encontro kit bom pinhão 14 e coroa 46 dentes para XTZ eu agradeço!

Furious VIPER
18-02-10, 06:01
Na minha XTZ 125X!

Original (Coroa e pinhão Riffel e corrente D.I.D): 10500km com pouco cuidado (era bobo, iniciante em motos, comecei a lubrificar com + de 7000 de uso)
2ª relação (toda Riffel): 7500 km (por enquanto, pq mandei tirar um gomo da corrente) usando uma PORCARIA de graxa em gel (sintética), voltei a usar graxa branca própria pra corrente (mandei retirar um gomo da corrente, pois a relação original da XTZ 125X ta apenas R$ 170,00 na Yamaha, e não to em condições de comprar agora se alguem souber onde encontro kit bom pinhão 14 e coroa 46 dentes para XTZ eu agradeço!

Confere a furação... e tb a corrente... pq nessas medidas (14/46) tu acha a relação para a YBR fácil fácil!!
Um kit porrada da Riffel sai 95 reais.. já colocado... corrente com retentores e tudo!!

XxUNOxX
18-02-10, 07:29
Para colocar a relação da YBR na XTZ tem que mandar tornear os furos, ja fica meio fora de mão...essa relação eu procurei no catálogo da Riffel e nada de achar, e olha que a coroa que veio original é Riffel!

Pq ai seria fácil!

mais no Catálogo dela não tem XTZ 125X e só a XTZ Trail que é 48...

Se eu colocar a Coroa 48 terei que colocar pinhão 15 (CG) mais to com medo de estragar o eixo, pq não é o 100% adequado pra ela...

Wanderson
18-02-10, 09:04
qnto a corrente
se vc comprar a KMC ou a DID com retentor vc vai ter um otimo produto
e vale muito a pena

coroa e pinhão eu iria de Riffel

XxUNOxX
18-02-10, 13:41
Vou começar a cotar preços =)

jpedro91
18-02-10, 14:08
Coroa e pinhão VAZ e corrente com detentor KMC :OK:

Tqf2
18-02-10, 16:14
Coloquei o KIT Riffel e estou muito, mais muito insatisfeito...

Com a relação original, eu precisava esticar a corrente a cada 3 ou 4 mil km rodados..
Com essa relação Riffel,,, eu preciso a cada 300 ou 400 km :0_0:
a Relação está com 5.000km e já chegou na metade... contra 60.000 da original.

Moto: Yamaha Fazer

tom crazy
18-02-10, 17:34
Coloquei o KIT Riffel e estou muito, mais muito insatisfeito...

Com a relação original, eu precisava esticar a corrente a cada 3 ou 4 mil km rodados..
Com essa relação Riffel,,, eu preciso a cada 300 ou 400 km :0_0:
a Relação está com 5.000km e já chegou na metade... contra 60.000 da original.

Moto: Yamaha Fazer


Olocoooo, mais tem coisa errada ai não tem? Qual era o kit original da fazer? O da yes é riffel e pelo menos o original é muito bom, não sei os de reposição.

apu
18-02-10, 20:01
Kit VAZ > Kit Riffel. Só um conselho.

:#

Léo Borges
18-02-10, 20:09
Faltou uma enquete ai, prefiro a vaz!

Gustavo Bernardes
18-02-10, 20:35
Coroa e pinhão VAZ e corrente com detentor KMC :OK:


Isso aí! Eu uso na minha CG e é muito bom esse conjunto.
Só uma coisa, troca tudo de uma vez. Trocar relação pela metade num rola!

NEGRUT
18-02-10, 22:09
essa corrente KMC e superior a D.I.D?

blaugusto
09-04-10, 09:10
Relação comprada.

"Optei" pelo kit coroa pinhão Riffel.
Vaz tá bem dificil de encontrar aqui em Campinas. Dizem que não vende bem... vai saber.

E a corrente optei pela DID ao invés da Riffel.



Mas alguém sabe qual o numero da chave do pinhão??

Fagner
09-04-10, 12:02
:clap: :clap: :clap: :clap:
eu uso dessa tambem muito boa :OK: :OK: :OK:

XxUNOxX
09-04-10, 12:23
Da XTZ a chave do pinhão é 8!
OBS: De preferência chave L

Eu to usando kit original da Yamaha (coroa e pinhão Riffel e corrente DID)

blaugusto
09-04-10, 13:23
Chave 8??


Nus... da Yes é uma porca enorme.

Deve ser maior que 18... uheheuehe...
Minha mulher comprou as chaves pra eu tirar a coroa, só falta descobrir qualé a do pinhão. :(


Mas tb nem tenho certeza se vou comprar. É uma chave que não vou usar em outro lugar...

blaugusto
09-04-10, 13:26
Ahhhh...

E muito obrigado a todos que contribuiram no tópico. Foi de grande valia.

Paguei R$40,00 no kit Riffel Coroa + Pinhão
E R$40,00 na corrente DID

Léo Borges
09-04-10, 13:26
Relação comprada.

"Optei" pelo kit coroa pinhão Riffel.
Vaz tá bem dificil de encontrar aqui em Campinas. Dizem que não vende bem... vai saber.

E a corrente optei pela DID ao invés da Riffel.



Mas alguém sabe qual o numero da chave do pinhão??


Não vende bem por ser um pouco mais cara, e sabe como o povo é chorão |:(

blaugusto
09-04-10, 13:29
Não vende bem por ser um pouco mais cara, e sabe como o povo é chorão |:(


huehueuhehe... é... foi isso que o vendedor de uma das lojas disse.
Da outra vez eu coloquei Corrente + Coroa Vaz
Isso foi aos 12mil KM. Hje está com 35mil...

Pelo que falam do kit com retentor eu não ia trocar nunca mais a relação se colocasse... ueueuheheuee...

XxUNOxX
09-04-10, 13:36
Falei 8 pq na XTZ são dois parafusinhos que seguram :D
Vão nesses 2 buraquinhos ae

http://www.dfmotopecas.com.br/produtos/Produtos019.jpg

Thyago Mahon Barros
10-04-10, 03:17
As duas são ótimas marcas, tanto a Riffel quanto a Vaz, a que vc colocar está aprovado.

Andersoncesar
10-04-10, 04:57
Deixa eu aproveitar para tirar uma dúvida: Qual é o tempo de vida estimado (ou ideal) para um kit relação?

blaugusto
10-04-10, 15:59
Anderson, pode varia muito. Depende da mão do caboclo.

Mas acho que podemos colocar uma média de 12 a 15mil km numa 125 ou 150cc.

buneco
10-04-10, 16:20
Anderson, pode varia muito. Depende da mão do caboclo.

Mas acho que podemos colocar uma média de 12 a 15mil km numa 125 ou 150cc.


caramba é muito poco :o

a minha moto tem 70 mil km e só foi trocada três vezes

blaugusto
10-04-10, 16:47
Então buneco... varia bastante mesmo.
A minha eu troquei com 24mil km, se não errei na conta.

Mas já vi gente trocando com 8mil.
A primeira eu troquei com 12mil, mas troquei antes da hora.

Um colega do trampo trocou recentemente. Tinha nem 15mil km.

blaugusto
10-04-10, 16:48
PSilva, tu usaria HAMP na sua MT-03???
;)

tom crazy
10-04-10, 17:27
A minha está com quase 27 mil km e é original ainda. Pior que abuso da motinha e sou pesado. Olhei os dentes do pinhão e da coroa e ainda estão rasoaveis, a corrente ainda tem regulagem e não tem nenhum elo mais gasto que o outro. A ideia minha é usar até os 30 mil km e trocar por segurança.

blaugusto
10-04-10, 22:46
Então... como eu era MUITO cabaço aos 12 eu troquei...
Hje eu sei que ainda tinha bastante relação!!!

Só toma cuidado aí.
A minha (agora aos 35) pulou da corou e travou a roda. Por sorte eu tava terminando de soltar a embreagem pra entrar numa rua. Por sorte 2x era bem denoite e nao tinha movimento.

blaugusto
11-04-10, 13:43
Ô povo!!!

Ninguém me avisou que a corrente ia espirrar graxa na roda inteira e ia escorrer pro pneu!!!

hehuehehuuhee...

Melecou tudo e a graxa que parou no pneu escorreu pra banda de rodagem também.
Baita perigo!!

Então fica a dica:
Tira o excesso de graxa que vem na corrente.

;)

tom crazy
11-04-10, 15:23
Então... como eu era MUITO cabaço aos 12 eu troquei...
Hje eu sei que ainda tinha bastante relação!!!

Só toma cuidado aí.
A minha (agora aos 35) pulou da corou e travou a roda. Por sorte eu tava terminando de soltar a embreagem pra entrar numa rua. Por sorte 2x era bem denoite e nao tinha movimento.


Quanto a isso tomo cuidado sim, tanto que vez ou outra tiro a tampa do pinhão pra observar o estado dele e to sempre de olho nos dentes da coroa e no estado da corrente.

E quanto a dica do excesso de graça é valida pq eu não sabia também não hehehe, já fico de olho a hora que trocar o kit relação.