PDA

Ver Versão Completa : Motoqueiro não sabe freiar



imported_Luzio
09-03-10, 18:05
Estou abismado em ver que 95% dos possuidores de motos , aqui onde moro, não sabem frear. Só usam o freio traseiro.
Tem muita gente com motos com freio a disco na dianteira que não o usam nem por decreto.
Essa turma ainda tem medo de capotar usando o freio dianteiro....
As auto escolas nãio estão ensinando direito ou é ignorância mesmo?

Du_Modders
09-03-10, 18:08
Concordo em "gênero, numero e degrau"...é ignorância mesmo...claro com uma pitada de instrução fraca por parte da auto escola...


Flw...!!! :f

Caique
09-03-10, 18:35
eU SOU MAIS PERIGOSO :drool: TENHO Q ACOSTUMAR A USAR MAI O FREIO TRAZEIRO :lol:

saintclair
09-03-10, 18:36
Tow tirando carteira agora, na aula prática o instrutor da auto escola perguntou:

Isso foi ontem;

-Sabe andar de moto?
-Não
-Sobe na moto. Aqui você acelera, aqui você freia aqui é embreagem.

Hoje já fiz o treinamento na baliza, e ele disse para eu marcar o teste para semana que vem.

Pronto, o resto foi por minha conta... rssss

Ele não ensinou a freia nem com o de trás, imagina com o da frente... rsss


Achei fraco o ensino da auto escola. :NOOK:

imported_Luzio
09-03-10, 19:29
O Freio que vc mais usará é o dianteiro. A relação de força aplicada é de uns 75% de força no freio dianteiro e uns 25% no traseiro.

tiagosuki
09-03-10, 19:52
"motoqueiro" não!!!motociclista sim!!! :OK:

Bandit
09-03-10, 21:18
Mas na auto escola vc soh usa o Freio Traseiro... pelo menos aki é assim...

Fagner
09-03-10, 21:27
Mas na auto escola vc soh usa o Freio Traseiro... pelo menos aki é assim...

2
:NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:

XxUNOxX
09-03-10, 21:30
Eu acho que falta instrução...e sou a favor de nas "ultimas aulas" quando o aluno estiver praticamente apto, inserir o mesmo a uma "rua" onde tem circulação de carros, pois só nas balizas fechas não aprende nada :NOOK: :NOOK:
Sorte que tinha a DT e fazia muita trilha, pra aprender a freias, esquivar, sustentar a moto, e muito mais, pq se não, ia aprender da piór forma!

Fagner
09-03-10, 21:36
eu fui aprender depois que comprei a Mariana e aprendi na rua
passava cada susto que a mao chegava a suar :lol: :lol: :lol: :lol:

Kacas
09-03-10, 21:39
mas moto escola não é pra aprender...
é só pra fazer dinheiro....

isso é muito claro!

apu
09-03-10, 21:41
Na auto escola se aprende cerca de 30% do necessário para sobreviver no trânsito. Inclusive das pequenas cidades. Não te dão instruções sensatas de como se portar no trânsito, de como encará-lo realmente.

Aqui na cidade onde moro, no Rio Grande do Sul foi implementada a carga horária da aula teórica, tendo incluso um novo módulo com exclusivas instruções para motociclistas.

Léo Borges
09-03-10, 21:47
2
:NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:


3 :-* :-* :-* :-*

Carlos Roberto
09-03-10, 21:49
Freio traseiro também é pra ser usado. Fazendo curva, numa velocidade baixa, se precisar usar o freio e acionar o dianteiro é quase certo ir pro chão.


Nas frenagens em linha reta, como já disseram, precisa dosar a força nos dois freios, sendo mais no dianteiro. Para isso, basta praticar, o que a maioria não faz.


Porisso, entendo que moto deveria vir com ABS de fábrica. Sai mais barato que gasto de hospital.

Diego_torbal
09-03-10, 21:55
Isso e uma loucura, se o freio dianteiro está la, e porque ele deve sim ser usado. Deus me livre de usar so o freio traseiro, cabe ao condutor saber usar de forma correta, se duvidar eu uso 80% o dianteiro e 20% o traseiro, so uso 100% o freio traseiro quando estou bem devagar (quase se arrastando) tipo a uns 20 á 30 km/h. eu so rodo em asfalto, meus pneus são especificos para isso (michelin sport pylot 90/90 na frente e atras) e sempre bem calibrados. meus freios estão sempre exelentes, n coloquei um disco na dianteira porque eu to sem grana no momento. as auto escolas deviam ensinar a freiar corretamente. :OK: :OK:

Fagner
09-03-10, 22:05
isso que deveria contecer |:( |:( |:( |:( |:( |:( |:(

XxUNOxX
09-03-10, 22:12
Por isso que eu uso 60% dianeiro e 40% traseiro sempre! :OK: :OK: :OK:

NEGRUT
09-03-10, 22:17
Freio traseiro também é pra ser usado. Fazendo curva, numa velocidade baixa, se precisar usar o freio e acionar o dianteiro é quase certo ir pro chão.


Nas frenagens em linha reta, como já disseram, precisa dosar a força nos dois freios, sendo mais no dianteiro. Para isso, basta praticar, o que a maioria não faz.


Porisso, entendo que moto deveria vir com ABS de fábrica. Sai mais barato que gasto de hospital.


perfect post

Dudureiser
09-03-10, 22:18
Realmente seria ideal uma carga horária suficiente para pegar esses "maçetes"... mas quase na totalidade eles só ensinam o suficiente para a prova :0_0:
Por outro lado (como no meu caso) eu nunca tinha pilotado uma moto... ja gastei tempo pra pegar o equilíbrio, imagina pra eles (auto escola) ensinarem frenagem, acredito que isso fica pra prática msm, pois lah é pouco tempo :d :d :d

NEGRUT
09-03-10, 22:18
"motoqueiro" não!!!motociclista sim!!! :OK:


pura frescura...

j_antunes
09-03-10, 22:41
pura frescura...

Pura verdade...

sandro_ventania
09-03-10, 22:48
Freio traseiro também é pra ser usado. Fazendo curva, numa velocidade baixa, se precisar usar o freio e acionar o dianteiro é quase certo ir pro chão.


Nas frenagens em linha reta, como já disseram, precisa dosar a força nos dois freios, sendo mais no dianteiro. Para isso, basta praticar, o que a maioria não faz.


Porisso, entendo que moto deveria vir com ABS de fábrica. Sai mais barato que gasto de hospital.



Toda vez que eu vejo um tombo de moto(tombo, não é batida), eu vou verificar e 90% das vezes o culpado foi o freio dianteiro.
Freio dianteiro só é seguro se for em linha reta...fora disso ele te leva pro chão.
O ultimo tombo que vi...o carro da frente freiou bruscamente, o motociclista que vinha atrás chamou os dois freios, como não dava para parar, o motociclista tentou manobrar para desviar...como o freio da frente tava acionado, foi pro chão!
Quanto a eficiencia, não resta duvida...o dianteiro (principalmente a disco) é 70% mais eficiente que o traseiro.

Mas motociclista de VERDADE quase não usa nenhum dos dois, freio é para emergencias...para parar, basta desacelerar ou reduzir que a moto para rapidinho.
Minha moto está com 14.000km...e as lonas e pastilhas de freio estão zeradas ainda.

saintclair
09-03-10, 23:05
Observem que a maioria se dizem saber freiar como ninguém, mas não há consenso sobre as freiadas... rsss
:-/

NEGRUT
09-03-10, 23:15
nas curvas eu uso soh o traseiro pra corrigir a tomada na reta eu tento usar uns 75% dianteiro e 25% traseiro...e "10% cum us peh nu chao" passei dos 100%auuahauhauhau :lol: :lol:

Carlos Roberto
09-03-10, 23:25
Observem que a maioria se dizem saber freiar como ninguém, mas não há consenso sobre as freiadas... rsss
:-/


Não há consenso aonde? Pelo contrário, pois todos que postaram aqui estão dizendo praticamente o mesmo: dosar o uso dos freios com maior força no dianteiro. Apenas há situações que lembramos, onde é preferível usar apenas o freio traseiro.

Na circuito da auto-escola, por exemplo, andando de primeira marcha e abaixo de 20 km/hora, girando o guidon na curvas fechadas, se precisar do freio e usar o dianteiro nessa hora, é o pé ou o corpo todo no chão.

bafora
09-03-10, 23:40
por mais que freiar da maneira certa, seja bom para a moto ..
cada um freia da forma que c sente mais seguro :D

mateusrt
10-03-10, 00:03
Quando fiz moto-escola já sabia as funções dos manetes, senão sairia de lá sem saber onde era o freio dianteiro.
hj em dia quando ando uso muito mais o dianteiro do q o traseiro

Richard
10-03-10, 00:47
Toda vez que eu vejo um tombo de moto(tombo, não é batida), eu vou verificar e 90% das vezes o culpado foi o freio dianteiro.
Freio dianteiro só é seguro se for em linha reta...fora disso ele te leva pro chão.
O ultimo tombo que vi...o carro da frente freiou bruscamente, o motociclista que vinha atrás chamou os dois freios, como não dava para parar, o motociclista tentou manobrar para desviar...como o freio da frente tava acionado, foi pro chão!
Quanto a eficiencia, não resta duvida...o dianteiro (principalmente a disco) é 70% mais eficiente que o traseiro.

Mas motociclista de VERDADE quase não usa nenhum dos dois, freio é para emergencias...para parar, basta desacelerar ou reduzir que a moto para rapidinho.
Minha moto está com 14.000km...e as lonas e pastilhas de freio estão zeradas ainda.


A minha tah com 16 mil e jah tah no terceiro jogo de pastilhas.




Observem que a maioria se dizem saber freiar como ninguém, mas não há consenso sobre as freiadas... rsss
:-/


Por regra a separação é 70 % / 30 %

agm2112
10-03-10, 08:03
Depende da moto ... o manual da minha pede 50% em cada roda, e é exatamente o que eu faço. Se a auto-escola não ensina isso, bastaria ler o manual.. manual não é enfeite nem ítem para valorizar a moto na revenda. Ele deve ser lido, relido e seguido.

mdorigon
10-03-10, 08:08
Como os cara conseguem usar só o traseiro ? Eu hein...uso uns 100 por cento do tempo o dianteiro, o traseiro eu uso pra auxuliar nas frenagens, nunca como freio principal. Logico que ando sempre de boa e não me ponho em situação de risco, mas ja tive que dar umas boas freadas e ai teve algumas que tive que dosar mais o traseiro e com a dianteira livre só dando direção pra moto. Mas é dificil mesmo pra quem tira carta na autoescola, eles ensinam vc a andar em linha em cima de uma faixa, fazer oito e contonar cones. Eu ja tinha carta de carro a 7 anos, comprei a moto e meti a cara no transito, pode acreditar, pelo menos como circular no mesmo eu aprendi sozinho, agora essas taticas de freagem e contorno de curvas fui pegando dicas com motociclistas mais experientes, na moto escola fiz 15 aulas de ficar brincando de desviar de cones. Bem amigos, a mairoria ja sabe um coisa...dianteiro vc pode abusar em linha reta pq ele não vai te derrubar da moto, agora se for em curvas muito cuidado com a carga nele e no traseiro. Se um dia eu tiver dindin faço um curso daqueles de pilotagem que tanto se fala no motonline. Acho que da pra aprender muita coisa que não sei mesmo com 4 anos de moto.

peterson972
10-03-10, 09:26
pura frescura...


Seis e meia dúzia :drool:

jpedro91
10-03-10, 09:43
ja falaram tudo: usar os dois freios para frear em reta, priorizando o dianteiro, e em curvas, tantar entrar certo para não precisar frear, mas se precisar usar o traseiro, porque se usar o dianteiro é chão na certa

andey_arcanjo
10-03-10, 10:16
concordo na opiniao de alguns como: usar os dois freios em reta, evitar o dianteiro em curvas....etc
mas temos q ver q cada um de nos faz um percurso diferente por isso tantas opinioes diferentes na verdade cada um anda de uma forma e essa forma é oq traz segurança para cada um.... uma coisa q é fato é q auto escola nao ensina nada nem carro nem moto.... na verdade so aprendemos a dirigir sozinhos pois so o tempo nos traz experiencias para andarmos com segurança....

obs: o mais importante nao é o freio e sim a atençao no transito para nao levarmos tanto susto...

abraços a todos...

blaugusto
10-03-10, 10:19
Não senhor... o jeito certo de usar é o jeito certo de usar e pronto.

Em reta os dois freios
Em curva só o traseiro

Isso não muda, pra qualquer que seja o percurso.

tiagosuki
10-03-10, 10:25
pura frescura...


valeu Senhor "MOTOQUEIRO"!!! :G

M_fantasma
10-03-10, 10:26
Não senhor... o jeito certo de usar é o jeito certo de usar e pronto.

Em reta os dois freios
Em curva só o traseiro

Isso não muda, pra qualquer que seja o percurso.


[2]
:clap: :clap: :clap:

edumrq
10-03-10, 10:28
Não senhor... o jeito certo de usar é o jeito certo de usar e pronto.

Em reta os dois freios
Em curva só o traseiro

Isso não muda, pra qualquer que seja o percurso.


Que tipo de curvas que vocês falam, eu ja freiei dentro de curva e nunca cai por isso, lógico que eu não dei aquela alicatada no freio dianteiro, mas uma encostada pra corrigir o trajeto nunca me derrubou
Agora na reta, em casos de emergencia que eu sentei a mão no freio dianteiro a moto até deu umas "cantadas" de pneu, mas fica retinha

saintclair
10-03-10, 10:29
Não senhor... o jeito certo de usar é o jeito certo de usar e pronto.

Em reta os dois freios
Em curva só o traseiro

Isso não muda, pra qualquer que seja o percurso.

:magico:

mdorigon
10-03-10, 10:29
Não senhor... o jeito certo de usar é o jeito certo de usar e pronto.

Em reta os dois freios
Em curva só o traseiro

Isso não muda, pra qualquer que seja o percurso.



Sim e não. Se vc ta numa curva aberta andando de boa, e só quer diminuir um pouco a velocidade vc consegue usar o dianteiro pra isso. Mas to falando de boa, pra diminuir o ritmo pouca coisa. Agora se é frenagem de panico é traseiro mesmo, muita pouca carga se tiver habilidade no dianteiro. Vai mesmo da habilidade e situação. Por isso que não abuso em curvas. E por isso que tento sempre ler esses topicos pra aprender mais um pouco. Isso não é uma ciencia exata, a experiencia e habilidade conta muito.

blaugusto
10-03-10, 10:35
Claro que o que eu citei são os extremos.

Numa curva beeeem aberta pode usar os dois juntos sim.

Prevalece o bom senso e a experiencia.

Essa de 70%/30% é uma medida teórica.
Ninguém aqui é calculadora e nem tem sensores integrados ao sistema de freio pra calcular certo.

É tudo automático.

andey_arcanjo
10-03-10, 10:40
Não senhor... o jeito certo de usar é o jeito certo de usar e pronto.

Em reta os dois freios
Em curva só o traseiro

Isso não muda, pra qualquer que seja o percurso.


ta ok entao .... ja q nao muda nada vc freia do jeito serto me diz uma coisa....
vc freia da mesma fora numa rua de terra, numa de asfalto , numa de paralelepipedo....?
e quanto a condiçao do tempo chuva e sol...?

me diz vc nao tem diferença nenhuma?

mdorigon
10-03-10, 10:42
Li um artigo outro dia e agora entendo porque o cara escreveu aquilo...a honda tava tentando fazer uma moto a prova de caras tapados na hora de frear. Ela ta usando abs, mas só um comando de freio, o abs faz o resto jogando as cargas nos freios dianteiros e traseiros com todo o aparato de sensores pra entender a situação de momento...com essas nossas auto escolas os cara ja tão se mexendo pra fazer uma moto a prova de mortão...ja que o governo não faz nada. Foda !!!

CHIPS
10-03-10, 10:42
Vai depender muito do susto! do que aparecer derrepente na sua frente! Confesso que nos corredores desse trânsito maluco do Rio de Janeiro, minha mão não sai da buzina e a outra da manete do freio dianteiro, pois quem para mesmo é ele!!!!Cabe ressaltar que na hora do susto o primeiro instinto é chamar no freio (os dois), se der tempo pra pensar ai decidimos qual acionar primeiro o traseiro ou dianteiro.

agm2112
10-03-10, 11:25
Como que a XRE300 vai saber que na reta pode usar os 2 e na curva só o traseiro ?

mdorigon
10-03-10, 11:38
Como que a XRE300 vai saber que na reta pode usar os 2 e na curva só o traseiro ?


Cara, ele usa o sistema de abs da honda, mas não esta disponivel ainda pra vender...ta em desenvolvimento. Mas creio que os japa tem ai o maior desafio...saber se esta em curva ou reta. Os atuais tem as duas alavancas independentes pelo que eu na concessionaria da honda num cb300 cbs.

edumrq
10-03-10, 12:42
O ABS da honda tem o CBS tambem ("combinado sistema de break" :lol:) você pisando só no freio traseiro o sistema aciona um pistão do freio dianteiro, totalmetente a prova de babacas

Beto
10-03-10, 12:51
rsrsr sem contar os "manos" q descansam o pé no pedal de freio.... :lol: :lol: :lol: .......rsrsrs haja pastilhas. :o :o :o Beto

blaugusto
10-03-10, 13:14
Como que a XRE300 vai saber que na reta pode usar os 2 e na curva só o traseiro ?


É sério??

mdorigon
10-03-10, 13:15
Então ja saiu com cbs...legal. Mas o que eu tava lendo Flash é um com um acionamento só...fucnona assim nas hondas de agora ? Pq sera que tem os dois acionamentos ?

edumrq
10-03-10, 13:31
Então ja saiu com cbs...legal. Mas o que eu tava lendo Flash é um com um acionamento só...fucnona assim nas hondas de agora ? Pq sera que tem os dois acionamentos ?


Você ta falando, por exemplo a moto só ter o manete de freio e ja acionar os 02 freios (traseiro e frente)?

Que eu saiba a honda é assim você pisando no freio de tras, é acionado um pistão do freio da frente, e quando voce senta a mão no freio ele distribui os 70% pra frente e 30% pra traz, alem de não deixar travar é claro

agm2112
10-03-10, 13:39
É sério??

;/

mdorigon
10-03-10, 13:59
Então se eu acionar qq um dos dois ele ja faz o acionamento de ambas as rodas...interessante. Isso é bem a prova de mortão mesmo.

cabra de brasilia
10-03-10, 14:02
Freio combinado é uma imensa gigantesca hiper mão na roda....vixi adorei testar esse sistema na Lead......

É um pouco esquisito em curva e num corredorzinho básico.....mas se acostuma e pega o jeitão da coisa.

Realmente é um sistema entre aspas anti burro...mas ninguém também é obrigado a freiar ou saber freiar de forma "profissional" então o combinado ajuda e muito tanto os leigos, que são a maioria, quanto os ignorantes de mania e cultura popular....fora que é muito cômodo e prático.

Adorei adorei.......

mdorigon
10-03-10, 14:09
Mas pq tem os dois acionamentos...se acionar um só ja resolve ? Tipo poderia deixar só no pé por exemplo...sei la .

cabra de brasilia
10-03-10, 14:11
Mas pq tem os dois acionamentos...se acionar um só ja resolve ? Tipo poderia deixar só no pé por exemplo...sei la .



Combinado manete/pedal do freio traseiro aciona os dois......manete do freio dianteiro aciona somente o dianteiro

Acionar o combinado é bom pra maioria das situações...mas tem hora que tem de acionar o combinado e ainda alicatar o dianteiro com mais vontade.......

edumrq
10-03-10, 14:23
Combinado manete/pedal do freio traseiro aciona os dois......manete do freio dianteiro aciona somente o dianteiro

Acionar o combinado é bom pra maioria das situações...mas tem hora que tem de acionar o combinado e ainda alicatar o dianteiro com mais vontade.......


Isso mesmo, o combinado é assim

Freio Dianteiro - só aciona o da frente
Freio Traseiro - aciona o de tras e um pouco da frente (um pistão, dos 03 que existem na pinça dianteira)
Freio Dianteiro + Traseiro - distribui a frenagem em 70%, 30% respectivamente sem trava, não tem perigo da traseira sair de lado essas coisas é muito muito bom, vale o investimento

Fog
10-03-10, 16:07
Quando aciona apenas o freio dianteiro, está usando 66% da capacidade do freio dianteiro e 0% da do traseiro.
Quando aciona apenas o freio traseiro, está usando 33% da capacidade do freio dianteiro e 100% da do traseiro.
Quando aciona os dois freios, está usando 100% da capacidade de ambos.
é o que diz neste site
http://www.motosblog.com.br/2009/09/30/como-funciona-o-abs-combinado-da-honda-cbs/

acredito que 33% do freio da frente é bem mais eficiente que os 100% do freio traseiro,

NEGRUT
11-03-10, 01:50
valeu Senhor "MOTOQUEIRO"!!! :G


disponha motociclisca ...

Louis_Cyphre
11-03-10, 09:35
Putz, na minha moto já estou indo p/ o 3° jogo d pastilhas dianteiras, as traseiras são originais.... :P

#lobo do asfalto#
11-03-10, 09:49
Das poucas vezes que andei de moto na rua de casa mesmo, sempre usei os dois freios, mas tem que ter uma certa coordenação motora para isso! :-/

Uma vez levei um capote numa CG Fan, pisei no freio traseiro, a roda travou, por instinto a mão direita apertou a manete do freio dianteiro. O guidão da moto só virou de lado e eu capotei ahuhauahuahaua...

Ainda bem que a moto já estava quase parada |:( |:( |:( |:(

Carlos Roberto
11-03-10, 16:59
Isso mesmo, o combinado é assim

Freio Dianteiro - só aciona o da frente
Freio Traseiro - aciona o de tras e um pouco da frente (um pistão, dos 03 que existem na pinça dianteira)
Freio Dianteiro + Traseiro - distribui a frenagem em 70%, 30% respectivamente sem trava, não tem perigo da traseira sair de lado essas coisas é muito muito bom, vale o investimento


Vale o investimento sim, apesar do valor elevado pra ter um freio assim na moto. Em outro tópico, onde falo da BMW produzida aqui no Brasil, só de já vir equipada com ABS ela já vale muito mais que a XT, sua concorrente direta e mais barata.

djleo
11-03-10, 17:25
freia com o pé no pneu q nem bike hehehe caraca eu fazia muito isso

pokasombra
11-03-10, 19:05
freia com o pé no pneu q nem bike hehehe caraca eu fazia muito isso

2

sandro_ventania
11-03-10, 19:27
Eu não sei não...mas acho que há é uma grande confusão...
70% dianteiro e 30% traseiro não é via de regra o que vc deve fazer, pois como vimos, cada caso é um caso.
Essa porcentagem é relacionada ao PODER de frenagem de cada freio.
Vi um video onde um piloto mostra exatamente isso...ele freiava só o com o traseiro e marcava a distancia que usou para parar. Depois usou só o dianteiro...via-se pefeitamente que o PODER de frenagem do dianteiro é muito maior que o traseiro. A melhor frenagem foi usando os dois juntos (obvio).
Ahh...claro que tudo isso foi na pista lisa e reta.

Léo Borges
12-03-10, 15:48
freia com o pé no pneu q nem bike hehehe caraca eu fazia muito isso


Que nada é só construir um freio igual se fazia em carrinhos de rolamento! ]:)

Fagner
12-03-10, 15:49
Que nada é só construir um freio igual se fazia em carrinhos de rolamento! ]:)

:drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

essa foi boa hein

:drool: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

jotappe
12-03-10, 19:44
pura frescura...


concordooo

blaugusto
12-03-10, 23:31
Esses numeros são para fins de engenharia. Não tem nada a ver ficar discutindo isso.

Carlos Roberto
13-03-10, 01:14
Bom é freiar com sandália havaina, que não tem cheiro e não solta as tiras.

Du_Modders
13-03-10, 02:21
Piloto moto a muitos anos e tbem faço trilha todo sabado ja a alguns anos...então posso dizer o seguinte se intereça pra alguem :


Relação dianteiro/traseiro


Asfalto seco = 70% / 30%
Asfalto molhado = 50% / 50%
Terra, barro e afins = 10% / 90%


Afinal independente de trilha ou não no Brasil existem muitas vias de terra ainda...e ninguem lembra disso...espero ter colaborado...


Flw...!!! :f

NEGRUT
13-03-10, 06:20
Piloto moto a muitos anos e tbem faço trilha todo sabado ja a alguns anos...então posso dizer o seguinte se intereça pra alguem :


Relação dianteiro/traseiro


Asfalto seco = 70% / 30%
Asfalto molhado = 50% / 50%
Terra, barro e afins = 10% / 90%


Afinal independente de trilha ou não no Brasil existem muitas vias de terra ainda...e ninguem lembra disso...espero ter colaborado...


Flw...!!! :f


verdade tem o fator chuva que muda tudo ai o uso combinado vale-se mais, eu pelo menos nao tenho culhoes pra usar mais o freio dianteiro com mais força...
uma coisa que pode parecer ateh besteira mas todo dia que eu saio e a pista esta umida ou molhada eu testo os freios segurando ateh travar as rodas para que eu tenha uma certa sensibildade da aderencia da pista...

sandro_ventania
13-03-10, 20:33
Piloto moto a muitos anos e tbem faço trilha todo sabado ja a alguns anos...então posso dizer o seguinte se intereça pra alguem :


Relação dianteiro/traseiro


Asfalto seco = 70% / 30%
Asfalto molhado = 50% / 50%
Terra, barro e afins = 10% / 90%


Afinal independente de trilha ou não no Brasil existem muitas vias de terra ainda...e ninguem lembra disso...espero ter colaborado...


Flw...!!! :f



Eu concordo com esses valores, acrescentando que há ainda uma certa flexibilidade de acordo com a situação real.
Cada caso é um caso. mas no geral é por aí!

buneco
14-03-10, 12:39
ultimamente to andando tão devagar que só de reduzir a marcha a moto tá quase parando
kkkkkkkkkkkkk