PDA

Ver Versão Completa : Não se esqueça de trocar a bendita arruela do tambor de óleo!



Deeck
26-03-10, 22:59
Aê galera, todo mundo já deve ter visto e até mesmo trocado essa pequena arruela que vai no parafuso do óleo de motor.
Hoje tive a péssima experiência de saber que se descuidar dela, pode custar caro!

Eu sempre vi aquela pequena arruela de alumínio, e beleza, sabia que deveria trocá-la, mas não fazia ideia do problema que ela poderia causar!
Fui trocar o óleo hoje, e quando fui ver aquela arruela se dilatou e envolveu na rosca do motor. Quando fui desparafusar ouvi um pequeno barulho, e daí vi uns pedacinhos de rosca caindo no chão! Eh... Era a rosca do moto! O parafuso não pegou mais!
Levando no mecânico ele disse que teria que comprar outra carcaça do motor, iria demorar uns trinta a quarenta dias para chegar porque tinha que gravar o chassi!
Mas ai ele foi numa oficina perto daqui e ai o cara lá falou que poderia fazer uma outra rosca e colocar um parafuso maior!
Que bom né!

Então não esqueça de dar um pouquinho de atenção para essa pecinha que impede que o óleo vaze.

Obs: Eu não apertava de mais. :s

Fagner
26-03-10, 23:01
**** mano que chato hein |:( |:( |:( |:( |:(

saintclair
26-03-10, 23:06
Essa para mim é nova... :Q

Deeck
26-03-10, 23:11
Essa para mim é nova... :Q


E eu então... Até hoje não tinha imaginado que isso poderia acontecer! :s

Stone
26-03-10, 23:18
Eu já falei diversas vezes que tem que trocar a arruela de alumínio.... :G
è uma pena que você teve que aprender pelo pior jeito, espero que os demais dêem mais atenção para essa simples arruelinha ;)

fabiogarros
26-03-10, 23:19
Sempre troquei o Oleo na Honda autorizada aqui da cidade!! La pelas tantas a moto começou a vazar sempre um pouco de óleo pelo parafuso do carter!!
Resultado: rosca espanada +/- como a do nosso amigo ai! :stop:

A boa foi que eles me pouparam dessa noticia de troca de bloco! E refizeram a rosca para um parafuso maior! So cobraram o parafuso! :#

|:(

Stone
26-03-10, 23:51
Vai um bujão de CB, mas o certo mesmo é colocar um helicóide e continuar com o bujão original

sucupira
27-03-10, 01:25
Sempre troquei o Oleo na Honda autorizada aqui da cidade!! La pelas tantas a moto começou a vazar sempre um pouco de óleo pelo parafuso do carter!!
Resultado: rosca espanada +/- como a do nosso amigo ai! :stop:

A boa foi que eles me pouparam dessa noticia de troca de bloco! E refizeram a rosca para um parafuso maior! So cobraram o parafuso! :#

|:(

Na verdade fizeram uma gambeta, o correto seria fazer um helicoide e usar o mesmo parafuso. Se fosse comigo a Honda iria providenciar uma solução melhor possível, pois paguei para um profissional fazer, espanar rosca é coisa de gente mal instruída (cabaço).
Ah! Pagar só o parafuso foi um absurdo! :)

sucupira
27-03-10, 01:26
Vai um bujão de CB, mas o certo mesmo é colocar um helicóide e continuar com o bujão original

É... Você sabe o que está falando! :)

Tqf2
27-03-10, 08:17
eu nunca que imaginava isso............

Sempre achei que bastava não forçar D+ o parafuso.

Alan Ranieri
27-03-10, 11:04
Nossa, nunca troquei isso. Mas comprar uma nova.

pistão
27-03-10, 11:32
Nossa, nunca troquei isso.
[2]
|:( :( :( :( :(

Diego.fcs
27-03-10, 16:23
Leva num torneiro e faz uma rosca nova. Essa é a vantagem das motos Suzuki (Yes e Intruder), nesse local há uma outra peça separada do motor, caso aconteça isso, não precisa retirar o motor para recuperar a rosca, basta tirar essa peça, reparem embaixo do motor da Intruder e da Yes para vcs verem.

Deeck
27-03-10, 18:50
Fala galera...

Hoje fui lá na oficina. Fui num mecânico de confiança, ontem e ele disse pra aparecer lá hoje bem cedo.
Cheguei lá mais ou menos umas oito horas da manhã e lá foi ele levar minha moto pro torneiro.
Fiquei lá até quase onze horas (nesse tempo eu aprendi muita coisa observando os outros mecânicos trabalhando). Ele colocou uma chapa para fazer a guia e fez uma outra rosca na carcaça do motor!

O parafuso continuou o mesmo (12mm).
Ficou bom e eu paguei R$: 40,00 mangos pelo serviço, um novo parafuso e a arruela nova.
Isso sem contar a quantidade de óleo que eu gastei, foram dois litros de óleo, um que eu comprei e ele vazou até chegar na oficina e mais um que eu coloquei depois que o serviço foi feito. :D

Gostaria que todos tomassem cuidado com isso, pois o problema está resolvido, mas me deu uma dor de cabeça tremenda.
Então é isso ai, e tomando porrada que agente aprende. :#

Valeu.

XxUNOxX
27-03-10, 19:06
Ainda bem que minha XTZ naum tem isso, mais mesmos e tivesse acho que se evitar de apertar muito, naum daria este certo problema, pq pelo que eu saiba, com a caloria o ferro se dilata um pouco, (pelo que eu saiba OK?), então eu nunca aperto até arrochar e nunca tive problemas com isso!

Mais fica a dica ai pra todo mundo!

Zack
27-03-10, 21:10
Putz cara!!! :s

Mas vlw o alerta, vo cuida quando tive com minha bixinha!

ANOTADO!

Guilherme Mcnasty
27-03-10, 21:47
A rosca espanou porque vc apertou demais, não tem outra hipótese. Mesmo que vc troque todas as vezes o anel de vedação, se apertar demais espana da mesma forma. E se a arruela estava dilatada, torta é pq nas vezes anteriores alguém apertou demais. Com o aperto certo aquela arruela dura no mínimo umas 50 aberturas.

Cyber
27-03-10, 22:01
Sempre troquei o óleo das minhas motos e nunca espanei esse parafuso, mas já vi gente que troca em posto acontecer e muito isso.

Stone
27-03-10, 22:32
Ainda bem que minha XTZ naum tem isso, mais mesmos e tivesse acho que se evitar de apertar muito, naum daria este certo problema, pq pelo que eu saiba, com a caloria o ferro se dilata um pouco, (pelo que eu saiba OK?), então eu nunca aperto até arrochar e nunca tive problemas com isso!

Mais fica a dica ai pra todo mundo!


Tem sim, e é bem fácil de espanar e também fácim de rachar a carcaça do motor

kureizu
27-03-10, 22:37
Stone, poderia listar algumas motos dentre as mais comuns aqui no forum que possuem essa arruela.
Tipo yes, twister, fazer, fan, factor, bros, tornado, quais possuem?
A fan acredito não possuir, estou certo?

buneco
27-03-10, 22:45
a minha 125 já foi trocado muitas vezes, mais muitas mesmo
e nunca aconteceu nada...

pistão
27-03-10, 22:47
bom eu acredito que usando ferramenta adequada de preferencia chave pito de preferencia sextavada (que agarra perfeitamnete no parafuso sem deicha-lo coma "cabeça" toda Phudida) e depois de encosntar o aperto dar apenas menos de 1/4 de volta nem vaza nem ferra com arruela nem da cancer nem emorroidas nem...
o que ferra com tudo e ferramenta inadequada em 1° lugar depois normalmente os filhos de uma profissional do sexo querem apertar o parafuzo até sair agua e muitas vezes sem pegar rosca direito (e depois que entrou no começo forçado, só pode solar a cabeça ou estourar a camisinha , ou neste caso ferrar com a rosca, todinha rsrsrsrsrsr)!

cahsantos
29-03-10, 12:06
E de qt em qt tempo é legal trocar essa arruela cara?

Deeck
29-03-10, 19:12
E de qt em qt tempo é legal trocar essa arruela cara?


Acho que isso depende de que quanto o cara anda e de quanto em quanto tempo você troca o óleo.
É bom dar sempre uma olhadinha, quando ele estiver ultrapassando as bordas do parafuso é bom trocar! ;)

Mas falando sério, eu sei porque passei por isso! :s

pistão
29-03-10, 19:32
depois que estragou quanto te custou para vc por a sua arruela de aluminio nova?
só pra gente saber!
mas o valor da arréla spo não o dos estragos que a quebra da sua ruela antiga causou!

JEFFS_09
29-03-10, 20:29
Eu consegui a proeza de espanar essa maldita arruela na minha Fan!!!
Mas foi a arruela, naum chegou a dar nenhum problema na carcaça do motor, (ainda bem)!!!

kureizu
29-03-10, 20:50
Eu consegui a proeza de espanar essa maldita arruela na minha Fan!!!
Mas foi a arruela, naum chegou a dar nenhum problema na carcaça do motor, (ainda bem)!!!


Jeffs, na fan é aquela borrachinha que fica no parafuso?

Deeck
30-03-10, 11:35
depois que estragou quanto te custou para vc por a sua arruela de aluminio nova?
só pra gente saber!
mas o valor da arréla spo não o dos estragos que a quebra da sua ruela antiga causou!


Minha arruela não... a da moto.
Depois que a arruela da moto estragou, tive que gastar:
R$:17,90........................... Óleo Yamalube
R$:17,90........................... Outro Óleo Yamalube
R$: 2,90........................... Arruela de alumínio (original)
R$:40,00........................... Serviço do torneiro (para fazer nova rosca).
*Sem contar as coisas que comi e bebi durante as horas que estava esperando.
:D

amiltonscj
30-03-10, 17:16
Pessoal já trabalhei na yamaha e todas as motos possuem essa aruela de aluminio, pois a mesma serve para evitar o vazamento de oleo, na cc nem cobravamos a arruela, ela custa mtu barato.

pistão
30-03-10, 20:17
Minha arruela não... a da moto.
Depois que a arruela da moto estragou, tive que gastar:
R$:17,90........................... Óleo Yamalube
R$:17,90........................... Outro Óleo Yamalube
R$: 2,90........................... Arruela de alumínio (original)
R$:40,00........................... Serviço do torneiro (para fazer nova rosca).
*Sem contar as coisas que comi e bebi durante as horas que estava esperando.
:D


rsrsrrsrsrsrs ta joia então !

Stone
30-03-10, 22:03
tá cara essa arruela ahsauhsuah
vai numa loje de parafusos ou auto-peças que por esse preço você compra no mínimo umas 10...

pistão
30-03-10, 22:17
R$:40,00........................... Serviço do torneiro (para fazer nova rosca).



sei lá mas o torneiro te cobrou caro para te refazer a rosca, bom não sei nunca tive este problema ma spara fazer uma bucha eles 15 20 e ele te cobrou 40 pra teichar a rosca nova, comparativamente foi caro não foi? quando falo de refazer a sua rosaca me refiro a mot afinal a mot é sua e a rosac é da moto então repectivamente vc é o dono da rosca tambem! rsrsrsr
brincadeira leva a mal não!

luis Augusto
30-03-10, 22:50
Por isso eu mesmo prefiro fazer, coisas simples, como trocar oleo, mesmo no meio dos bons profissionais exite um "lambao" :NOOK:

mais e isso ai eu nao sabia q tinha q troka :s sempre axei q so nao podia aperta muito

obrigado pela informaçao !!!

KakarutoBR
31-03-10, 01:29
Quando eu tinha uma BIZ 100 essa arruela do bujão de oleo custava 50 centavos na HONDA.... entao eu comprava umas 10 e deixava em casa... como eu mesmo troco o oleo a cada mil e rodava muito eu trocava a arruela a cada 2 trocas de oleo... afinal oq sao 50 centavos a cada 2 mil rodados?
Porem minha YES nao tem essse problema... nunca troquei a arruela... e inclusive ja espanou a rosca uma vez... porem na YES a peça onde vai o parafuso eh parafusada no mortor, entao se espana eh soh trocar por uma nova sem precisar trocar o motor todo. Essa peça custou 12 Reais na Suzuky de campinas e aproveite que troquei e comprei uma reserva. Essa foi outra peça que achei barata, tendo em vista sua importancia..

pistão
07-04-10, 20:13
neste fim de semana toquei o oleo no posto de gasoina (desde que troquei de moto a uns 6 meses nuca que da tempo de trocar o óleo em casa) e hoje ao parar a mot num vi um sujo de óleo na hora de sair...
abaxei e e olhei tava o parafuso de esgotar o óleo todo lambrecado fui e comprei uma arruela num motopeça aki da city pensando em trocar a arruelinha ( por miseros ciquenta centevos) cheguei em casa qual não foi minha surpresa ao ver que não tinha arruela nem uma algum filha de uma egua trocou o óleo e não trocou a arruela e pior jogou a velha fora esgotei o óleo novinho menos de 100 km em uma garrafa PET cortada e pus uma arruelinha nova recoloquei o óleo e pronto sumiu o vasamento pelos riscos em torno da cabeça do parafuzo na parte em que entra em contato com o bloco do motor parece que este procedimento de troca sem arruela acontece faz tempo vai saber....
de agora em diante troca de óleo só por mim mesmo!!!!!!!!!!!!!!

Sergio Azevedo
07-04-10, 20:27
Ai galera eu sou novo aqui no forum!!!....Mas falando da arruela eu sempre troco o da minha moto!!!! :clap: :clap:

pistão
07-04-10, 20:36
Ai galera eu sou novo aqui no forum!!!....Mas falando da arruela eu sempre troco o da minha moto!!!! :clap: :clap:

parabéns pela sua ruela nova e bem conservda!
a se todos fossem assim!

Eduardo Toda
18-10-10, 21:59
parabéns pela sua ruela nova e bem conservda!
a se todos fossem assim!


Cuidado RUELA com ARRUELA são coisas distintas...

pistão
18-10-10, 22:06
Cuidado RUELA com ARRUELA são coisas distintas...


Tá bom professor Pasquale
http://baladas.blogtv.uol.com.br/img/Image/Baladas/2009/Janeiro/pasquale.jpg

Ruela, vem a ser o diminutivo de rua..

Uma arruela ou anilha, é um disco fino com um furo, geralmente no meio. Ela é utilizada normalmente para suportar a carga de um parafuso

:P :P :P :P :P