PDA

Ver Versão Completa : Adaptar freio dianteiro na intruder



romanex
29-03-10, 13:49
Como todos já devem ter visto, a intruder, apos alguns Km de uso tem a tendência de fazer ruido nas pastilhas de freio (acredite, dificilmente você não vai ver um usuário com mais de 10.000 que não reclame disso) :d.
O problema é que, quando a bucha da pinça do freio gasta, além da chiadeira de gato, que sempre volta, trocando pastilhas ou não, começa a escola de samba (bate lata pra carai, dá até dó. :no: nesse link, você pode ver o video de outro infeliz suzukeiro: PINÇA DE FREIO (http://www.youtube.com/watch?v=_S2VoRrVyzM#) ) |:( .
O pior é que não tem a maldita pra trocar, nem original nem paralela. Ela consta no catalogo como número 59381-39300H000 , no valor de 5,30 merrecas, mas nem sob encomenda ele está disponivel. Consegui encomendar na suzupart, para daqui a trinta dias (lá para o dia 17/04, se é que vai chegar) por 10 merrecas. Resultado: troca-se a pinça inteira para resolver definitivamente o problema? Aqui eu pergunto: algum de vocês já adaptou outra pinça de freio na intruder ou na yes? Qual?
Teve de trocar o disco? Pois afinal, se eu tenho de morrer na troca prematura de uma pinça, quero trocar por algo que resolva de verdade o problema e não apenas empurra-lo para frente, para passar raiva quando voltar de novo os ruidos alguns Kms depois.
Adoro a intruder, estou a dois anos com ela, ela está com 13.000 (pouco rodada por sinal) e nunca tive nenhum problema, a não ser esta :cocô: de freio a disco.
Será que alguém sabe uma pinça que sirva nela? Eu não queria ter de trocar a roda dianteira, pois gosto do modelo, estava pensando se tem alguma pinça é até talves um disco que sirva nela. Alguém conhece?

XxUNOxX
29-03-10, 14:21
Eita o negócio deve ser chato, vc andando ouvindo este bate bate :S

Rapaiz não pensei que a suzuky fosse assim =(

Boa sorte na substituição, mais fico te devendo na parte da adaptação, nunca vi nenhuma sobre ela, mais se eu souber concerteza venho aqui falar!

Tasteful
29-03-10, 14:25
malditas chinesas
será q não compensa o reparo??

blaugusto
29-03-10, 14:30
O suporte da pinça da trudi parece ser igualzinho o da Yes.
No olhometro lado a lado.



malditas chinesas
será q não compensa o reparo??


Malditas chinesas com seus problemas que podem ser solucionados facilmente e não te deixam na estrada!

Honda cof, cof vaza óleo cof quebra tensor cof, cof...

Ivan RJ
29-03-10, 14:43
Chegamos de viagem ontem, e das várias Intruder que foram, a menos rodada já passou dos 50.000km, nenhuma tem esse defeito que o irmão nos apresentou. Na minha Yes nunca aconteceu esse problema.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Tucasm11
29-03-10, 15:07
Se nao conseguir a peça, tire a pinça e leve a um Torneirto, de repente ele te faz uma nova bucha que fique mais justa. Complicado o problema heim.. barulho sempre incomoda, principalmente quando so a gente escuta.. rss..

Diego.fcs
29-03-10, 17:23
A minha as vezes dá uma chiada, mas esse problema aí também não conhecia.

romanex
29-03-10, 18:23
Do ruído das pastilhas, em outros foruns (moto custom, cabo enrrolado, intrudeiros, etc...) vi vários comentários. Da bucha da pinça, porém o pessoal nunca mencionou diretamente, mas vários mencionaram uma batida que achavam que vinha da suspensão (que também gerou estranheza em outros intrudeiros, porém, acredito que se trata-se da bucha começando a desgastar. É facil de ver se ela ta gasta, é só ver se tem um jogo grande e se tá batendo, ai você vai perceber de início uma batida quando passa em buracos...ela vai aumentando com o tempo até que...). Se você pegar a pinça do freio, que nem no video, você ouve e ve bem a folga. Há mais ou menos uns dois meses, passei do lado de uma outra intruder que tava fazendo o mesmo barulho. Na hora eu pensei: como o cara consegue andar assim? Isso tá começando a acontecer na intruder de um amigo meu também, só que ela tá com quase 20.000 e por enquanto é bem baixinho o som, tipo só quando passa em buraco. De repente eu sou o premiado :d . Eu pensei no lance do torneiro, mas pensei: se o material da bucha gastou tão rapido, ele deve ser muito "macio", será que se fizer outra bucha mais resistente, não vai gastar a pinça? ou não vai criar algum problema novo, tipo tricar, rachar ou travar a pinça? Alguém sabe de que material é feito essas buchas?
Tive uma CB400 por tres anos e uma CBX200 por quatro anos e nunca tive problema maior do que trocar as pastilhas (detalhe: a 400 já era muiitoo rodada).
Como nos outros foruns já vi o pessoal reclamando do som dessas pinças e vi o video na internet, com o mesmo problema, achei que até fosse comum nesse modelo.
A batida é feia mesmo, parece que tá desmontando a frente da moto.
Antes o pessoal sabia que a trudinha tava chegando pelo chiado de gato, agora pelo barulho de bater lata :lol: (rir pra não chorar!) .
No demais, a moto é dez...mecânica impecável, nunca me deu nenhuma dor de cabeça....só esse freio que perturba pra baraio....um colega mecânico disse que dá pra esperar a bucha chegar (se é que vai chegar,pois se nem na autorizada tem...), que não tem perigo maior , mas a gente perde a confiança na moto... (além de passar vergonha, pois a moto tá um brinco, só que barulhenta pacas) Colocar outra pinça da Intruder, ao meu ver, é jogar o problema pra frente, pois provavelmente vai acontecer de novo com alguns Kms rodados. Colocar a bucha, também acho que é jogar pra frente também, só que num preço beeemmm mais barato que trocar a pinça, e se durar outros 10.000 pelo menos seria a opção imediata. Como tenho interesse de ficar com ela por bastante tempo, penso seriamente numa posível troca de sistema de freio. Um mechanico, conhecido meu disse que a pinça da ybr dá pra adaptar. Esse final de semana era pra ter ido pra suzano, mas desisti.....não sou do tipo aventureiro, até porque já tive um acidente feio com a 400, que me deixou um mês de cama. Agora, se tiver qualquer ruidim diferente, to parando pra achar....
Agradeço desde já as respostas rápidas do grupo, e adianto, dos foruns que participo a galera daqui é a mais cordial e prestativa. É a minha primeira participação aqui, mas me sinto em casa com o pessoal. :clap: :OK:

djleo
29-03-10, 18:34
olha nao sei se pode ajudar mais corta um pedaço de mangueira (borracha) na medida tira o reparo velho e coloca a borracha, eu fiz isso na cb q tinha ate comprar o reparo, e deu certo, abs.

romanex
29-03-10, 18:53
Eu tinha pensado em colocar fita isolante ou "estanhar" a bucha provisoriamente, até chegar a bucha nova. :# Mas você tem razão quanto a mangueira, pois é um material bem macio, que não deve apresentar maiores problemas (no maximo uma limpeza do local onde fica a bucha, quando chegar a nova).
Estanhar já ia deixar muito resíduo, além de ter o problema do desgaste interno da bucha, que eu não teria como eliminar. Já, usando uma mangueira com o diamentro interno do parafuso e externo da pinça daria certo. :-/ :OK: Vou tentar... o único problema e achar a medida correta, mas vale a pena tentar achar, pois eu não sou chegado em uma bateção de lata :lol:. Obrigado pela boa dica, vou tentar desmontar a pinça amanhã e tirar as medidas.

pistão
29-03-10, 19:09
1° teu problema é pequeno faz uma bucha em um torneiro, nuca mais tera problema ai fica a teu criterio o tipo de material a ser uzado normalmente é aço mas pode ser ferro aluminio plastico cobre ouro, etc
mas eu mandaria embuchar com aço e nunca mais ter problema se for em uma torneiro macho mesmo ele faz uma bucha de aço bem feita sem jogo augum praticamente um botaogo contra Paraná Clube ou seja sem jogo algum NUNCA, e se daqui vinte anos der algum mole mole mana fazer uma outra bucha maior!
garanto que fica filé ja fiz em uma roda de cg 125 trazeira de liga e a bucha foi feita de aço ta até hoje filé da silva a moto agora é de uma carinha da minha city, e ve bem a roda é de liga (traduzindo mesma coiza de um amontoado de latinhas de cerveja derretido, tão mole que é agora pensa sua pinsa que é de aço!) RESUMINDO faz uma bucha melhor fica melhor ja que como vc disse é um problema cronico da intruder/yes!
Ps: e pessoal xiita da suzuki larga de ser tonto e não adimitir que a suzuki assim como as outras boas marcas de motos mais vendidas do Brasil pode E TEM PROBLEMAS gosto das suzukinhas mas, ter defeito é uma coisa natural da utilização das makinas isto sendo suzuki Honda Yamaha, tanto faz, sempre tem um calcanharzinho de akiles aqui ou ali! e este da intrudinha é mole de arrumar eu já teria embuchado !VELHO VAI POR MIM PÕE UMA BUCHA AI EM UM TORNEIRIRO CULHUDO MAS, TEM QUE SER macho mesmo num meche com porcaria não, O TROÇO NUNCA MAIS VAI TE ENCOMODAR!


e o disco dá uma boa lixada nele tira a ferrugem se tiver e licha as pastilhas devem ter envidrado só isto, fis isto este fim de semana nas faicha da minha moto (segui um tutorial do PN) e simplesmente sumil o barulho!






e boa sorte com a motinha é uma excelente moto/marca!
:clap: :clap: :clap: :clap:

pistão
29-03-10, 19:21
A chamei de tontos os cara que ficam diznedo "Dã a minha bola é mais redonda que a sua!"
tenho uma raiva disto :
Pucha saco diz: A suzuki é Deus ,
Lande ovo diz: não não a honda que é afinal ta na biblia Honda é honda!
Tinra leite de ovo diz: mentira é yamaha que tem um capitulo novo tondinho na bilblia!
Para gente ! moto é moto é um monte de metal e petroleo aki e ali em (forma de um mateial ou de outro) estão sempre dispostos a ter e teêm problemas ainda mais estas motos pequenas !

romanex
29-03-10, 21:53
Então pistão, eu nunca tive muita experiência com mecânica, mas trabalhei muito tempo com parte elétrica automotiva. No caso de uma bucha de arranque, ela é feita para duas funções básicas: lubrificar (ela é feita de pó de grafite prensado com cobre em sua maioria) e evitar o desgaste prematuro do eixo do induzido de partida ou da carcaça onde ela está apoiada. (Nos primeiros arranques ela era de bronze e levava um feltro na ponta, onde você tinha de lubrificar constantemente com oleo, para evitar que as peças acabassem fundindo ou se desgastassem pelo atrito).
Porém, como ela trabalha com um sistema motriz, ela tem uma terceira função: evitar que, no caso da engrenagem do arranque e da cremalheira do volante remontarem, o eixo do arranque seja quebrado. Se isso ocorrer, normalmente a ponta do induzido ou fragmentos do fucinho do arranque irao cair dentro da carcaça de cambio e o resultado não será agradavel.
Por isso a bucha é feita de um material mais mácio: assim ela ovaliza e não quebra o eixo (apesar de normalmente empenar e inutilizar a peça).
O meu receio é que , se eu fizer uma bucha mais resistente, ela acabe quebrando o parafuso que sustenta a pinça numa freada mais brusca, pois sendo ela mais resistente não vai absorver a alavanca imposta na hora que é acionado o freio, passando a alavanca toda para o parafuso e que este não aguente o esforço repetitivo e venha a quebrar, deixando a pinça totalmente solta na roda. Não sei se isso é realmente possivel, pois como havia dito, não sou muito experiente em mecânica, sou mais um curioso do que qualquer coisa, mas realmente chama a minha atenção essa possibilidade de aumentar o esforço no parafuso de fixação e ele quebrar.
Se eu entendi direito, você embuchou a roda trazeira onde vai o rolamento, É isso? A tração nesse caso dividiria-se entre o pneu, as lonas e a roda, reduzindo o esforço geral. Além de que, apesar do material da roda ser mais mais leve/macio, tem uma area maior de contato com o embuchamento.
Já a pinça por sua vez e quem absorve essa tração/alavanca. E o ponto de contato seria justamente a bucha, que impacta em cima do parafuso.
Por isso que eu creio que ela é feita de um material mais macio, justamente para absorver o impacto, deformar e evitar a quebra do parafuso.
Será que o meu medo procede? Essa é a minha duvida.

Diego.fcs
29-03-10, 22:42
Outra coisa também é que não tive uma boa experiência com a autorizada Suzuki daqui, tanto que fechou esse mês, os caras parece que tem preguiça e faz de tudo para não encomendar peças.

Faça o pedido da peça, se for demorar, ligue para a Suzuki e relate seu problema.

Ivan RJ
30-03-10, 10:49
Essas buchas poderiam ser feitas de bronze?
Um grande abraço a todos os irmãos.

Destro
30-03-10, 14:37
Tô com o Diego... Faça o pedido na autorizada... se demorar, ligue para o SAC da Suzuki Motos!
Aqui no Rio, sou atendido pela galera da Ego Motos! Qualidade 1000 no atendimento...

Abraços

romanex
30-03-10, 18:26
Então...na autorizada o cara nem quiz fazer o pedido, pois disse que não tinha como, ai me indicou a suzupart.....do atendimento, eu acho que se eles atendem bem alguém, é a quele cara que vai com uma moto de grande cilindrada.
Pra você ter ideia, ele não sabia sequer qual que era a peça e só procurou depois que eu dei o numero original (tenho um catalogo de peças da intruder...alias, se alguém precisar posso mandar cópia por e-mail)....junta-se a isso o valor da peça no catalogo (5,30) e os caras nem querem, saber....
Vou aguardar pra ver se a suzuparts traz a peça....
se não trouxer, é um caminho, mas acho que vai ser aquela historia de ser atendido pelo SAC. , que por sinal, normalmente, na maioria das empresas, é um sac. mesmo.
Por enquanto acho que vou fazer o que o djleo falou e usar uma mangueira no lugar até chegar a peça e tentar descobrir qual o melhor material para fazer a peça no torneiro, pois, como já havia dito, tenho medo de usar um material mais resistente e o parafuso quebrar (continuo na duvida se isso é possivel, vou ver se consigo encontrar algum mecanico que possa tirar a duvida).