PDA

Ver Versão Completa : Novo Capacete promete salvar vidas de motociclistas!



Deeck
02-04-10, 22:32
Um novo e extraordinário sistema de “arrefecimento” instalado em capacetes poderá salvar milhares de vidas todos os anos.
http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/files/2010/01/capacete1.jpg
Chamado de ThermaHelm, a peça vem com um dispositivo embutido que atua como uma especie de bloco de gelo instantâneo, que atua logo após um súbito impacto. Ao arrefecer o cérebro, acredita-se que o capacete de fibra de carbono pode reduzir o risco de dados cerebrais e salvar vidas.

A invenção realmente parece ser revolucionária. Um dos criadores e entusiasta do motociclismo, Jullian Preston, declarou ao Daily Mail que teve uma resposta incrível ao novo design.
http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/files/2010/01/capacete2.jpg

“Tivemos uma grande reação. As pessoas pensam que esta é uma grande ideia e disseram que não podem acreditar que ninguém tenha pensado nisso antes. Empresas de todo o mundo estão batendo às nossas portas para saber quando será o lançamento”, disse ele.

capacete2Preston contou que seu “momento eureca” ocorreu após ele sofrer uma lesão durante um jogo de basquete.

“Eu estava jogando basquete com um amigo e meu cotovelo bateu em sua cabeça. Alguém entregou-nos dois blocos de gelo para os nossos ferimentos. Então o coloquei no capacete do meu amigo e ele ficou surpreso pelo fato de sentir-se bem.”

Após dois anos de desenvolvimento no Centro de Inovações de Sussex, a novidade deve chegar às prateleiras ainda este ano.

O segredo do produto está em dois pacotes de produtos químicos leves, que são instalados no forro do capacete. Uma embalagem contém água e a outra nitrato de amônia. Um impacto súbito provoca a mistura dos dois produtos, provocando uma reação de “arrefecimento”.

A reação pode durar até 54 minutos, estabilizando a temperatura do cérebro e melhorando as chances da vítima.

Para quem se interessou, a versão simples do capacete custará R$ 860. Já a versão mais avançada, com GPS, bluetooth e câmera sai por cerca de R$ 1.500. :0_0: :0_0: :0_0:

buneco
02-04-10, 22:36
que show cara :OK:

eu achei o preço bacana pelo que ele pode proporcionar :OK:

blaugusto
02-04-10, 22:54
Ue... e os outros nao salvam??

hehuehuhue...

Ja tinha visto faz um bom tempo...

Mas esse precinho ai?? Donde tiraram isso???

Aqui no brasil um bom capacete feito com fibra de VIDRO quase chega nesse precinho...
Magina um de fibra de carbono cheio das frescuras...

Deeck
02-04-10, 22:57
Para mais explicações olhem o vídeo do portal G1:

<a href=http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1241182-7824-NOVA+TECNOLOGIA+PODE+AJUDAR+A+SALVAR+VIDAS+EM+ACID ENTES+DE+MOTO,00.html>Video - Novo Capacete Revolucionários</a>

Zack
02-04-10, 23:11
Gps tudo bem, mas BT e camera??? pra que??? :0_0: Agora o sistema parece legal! uma que a galera n vi falar aqui ainda é aquele colete que infla quando tu cai da moto alguem ja viu alguem usando ou usa um daqueles? eu vi o valor dele eh entorno de 450 a 600 reais e o cilindro de ar comprimido fica entorno de 100 a 200 reais, e quem tem um compreçor recarrega ele em casa mesmo, axei legal quando mostraram no auto esporte e ja vi alguns motoboy aqui em Poa usando!

Marquinho Linhares
03-04-10, 09:57
Caro heim???
:0_0: :0_0:
Mas se ajudar a salvar vidas, vale cada centavo!

M_fantasma
03-04-10, 10:01
sim...mas alguem pode me explicar como gelando o cerebro,pode se salvar vidas ???
tipo...quando alguem bate a moto,ou cai...morre porque o cerebro esquenta ???
entõ vou colocar uma bolsa termica dentro do meu....rsrsrs....

Zack
03-04-10, 10:11
seguinte, quando vc toma uma porrada, um impacto forte, os musculos, glandulas e outros tecidos do nosso corpo, tendem a inchar, e o inchaço é remediado com gelo numa batida!

Em uma batida com o cranio mesmo com o capacete amortecendo o impacto, o cerebro se projeta para o sentido do impacto, impactando assim com a parede craniana, isso causa um inchaço no cérebro! E a baixa temperatura amenizaria no caso o inchaço! Ja ouve casos em que uma cirurgia é feita, retirando um pedaço do cranio para o inchaço sair para fora e não ocasionar o "traumatismo craniano" causa principal de mortes em acidentes de transito!

Espero com o pouco conhecimento que eu tenho, e com minhas palavras ter dado um minimo de entendimento da mecanica usada e do principio da tecnica usada neste capacete!!!

Axo que uma pesquisa rapida no google tbm ajudaria... fiz o que pude!!! se eu estiver equivocado em qualqer ponto favor expor, para melhor entendimento de todos! Meu inclusive!! vlw!

M_fantasma
03-04-10, 10:25
ah...tá.......entendi......mas ainda acho que é melhor andar a baixo de 60 por hora nas avenues , para que o cerebro inche pouco ,se houver uma inevitavel pancada.....

Ivan RJ
03-04-10, 10:26
Correto Zack, sua explicação está clara e com certeza os leigos entenderam. Muitas vezes se faz necessário abrir a caixa craniana para aspirar o derrame (Sangue) causado por uma lesão e com isso baixar a pressão intracraniana, antes que o cérebro seja destruído. Quem nunca usou gelo para estancar o sangue que sai de um corte mais profundo ou evitar um edema depois de uma pancada no futebol?
É exatamente esse o princípio do funcionamento deste capacete, muito bem bolado. Com certeza ira salvar muitas vidas, assim como o air bag. Um grande abraço a todos os irmãos.

Zack
03-04-10, 10:33
É a tecnologia a favor da gente!!! Hj é caro como qualquer novidade, daquiapoco se torna tão corriqueiro que o preço vai se igualar aos capacetes que vemos hj! E não é so em batidas em altas velocidades que pode ocorrer o traumatismo intracraniano não, tu simplesmente tropeçando na calçada e caindo ja corre o risco, se bater a cabeça, se sofre um! O capacete ele faz o seu trabalho de absorção do impacto, mas a uma velocidade de 60km/h dependendo da batida, ainda sim é muito perigoso!

Como muitos dizem por ai... Se vc ter de cara em uma trazeira de caminão não a capacete que segure!! Quem diz isso não esta mentindo! É real mesmo! Portanto é aquele de sempre né, muito cuidado, e mais direção defenciva e menos ofenciva!

Alan Ranieri
03-04-10, 11:14
seguinte, quando vc toma uma porrada, um impacto forte, os musculos, glandulas e outros tecidos do nosso corpo, tendem a inchar, e o inchaço é remediado com gelo numa batida!

Em uma batida com o cranio mesmo com o capacete amortecendo o impacto, o cerebro se projeta para o sentido do impacto, impactando assim com a parede craniana, isso causa um inchaço no cérebro! E a baixa temperatura amenizaria no caso o inchaço! Ja ouve casos em que uma cirurgia é feita, retirando um pedaço do cranio para o inchaço sair para fora e não ocasionar o "traumatismo craniano" causa principal de mortes em acidentes de transito!

Espero com o pouco conhecimento que eu tenho, e com minhas palavras ter dado um minimo de entendimento da mecanica usada e do principio da tecnica usada neste capacete!!!

Axo que uma pesquisa rapida no google tbm ajudaria... fiz o que pude!!! se eu estiver equivocado em qualqer ponto favor expor, para melhor entendimento de todos! Meu inclusive!! vlw!


Só uma correção seu raciocino está correto, no entanto, traumatismo craniano é a colisão da caixa craniana com qualquer objeto contundente, podendo ou não gerar uma situação de edema. O cérebro "flutua" no liquido chamado "liquor" dentro da caixa craniana visando amenizar impactos, como você disse quando o cérebro colide internamente com a parede do crânio ocorre o que chamamos de "contusão cerebral", podendo ou não gerar edema.

A cirurgia que se refere chama-se craniotomia, justamente feita para aliviar a pressão intracraniana (PIC), existe uma cirurgia semelhante usando nos casos de tecidos super edemaciados, chamada fasciotomia.

Quem quiser ver como que é digita isso craniotomia e fasciotomia no Google, não vou postar as imagens pois alguns membros podem não se sentir a vontade.

Zack
03-04-10, 11:18
Só uma correção seu raciocino está correto, no entanto, traumatismo craniano é a colisão da caixa craniana com qualquer objeto contundente, podendo ou não gerar uma situação de edema. O cérebro "flutua" no liquido chamado "liquor" dentro da caixa craniana visando amenizar impactos, como você disse quando o cérebro colide internamente com a parede do crânio ocorre o que chamamos de "contusão cerebral", podendo ou não gerar edema.

A cirurgia que se refere chama-se craniotomia, justamente feita para aliviar a pressão intracraniana (PIC), existe uma cirurgia semelhante usando nos casos de tecidos super edemaciados, chamada fasciotomia.

Quem quiser ver como que é digita isso craniotomia e fasciotomia no Google, não vou postar as imagens pois alguns membros podem não se sentir a vontade.


Obrigado Alan!!! 10 pra ti!

ASR
04-04-10, 23:09
O capacete pode valer 15000,00 e ter os maiores desenvolvimentos da ciência moderna, se o cara derrapar numa auto-estrada, como aconteceu com um falecido colega meu e a carreta que vinha atrás passar em cima do que se torna um frágil corpo, de nada adiantará um capacete ultra moderno.

TOP FLAME
04-04-10, 23:54
á prudencia ainda é a melhor salvação.

Zack
05-04-10, 02:47
Tipo eu vejo um certo pessimismo da parte de vcs!

Gente isso é mais uma % q tu ganha de sair vivo de um acidente! Se tu for pensa a moto hj com todos os equipamentos q tem, é mais seguro q anda de carro, de carro tu tem o cinto de segurança, e air bag( que é muito util), mas me diz quantos carros tem air bag??? o teu tem?

Poxa, é segurança gente! Imagina se acontece contigo, tu da uma porrada com a cabeça com capacete e tudo no asfalto, e tem uma contusão cerebral, e o socorro n chega a tempo, tu poderia sair vivo simplesmente por causa de um capacete idiota q gela! LOL :-/

Assim como aquele colete q infla, a galera axa caro 500 pila, e diz q depois se usa o cilindro tem q enche denovu, mas pow é 5,00~10,00 pila pra enche denovu!

A mas si cai um meteoro na minha cabeça, naum vai me protege! Se isso fosse tão perigoso, ninguem andaria de moto!
Acontece? sim! Mas a evolução nos equipamentos de proteção, te dão cada vez mais chance de sair vivo de um acidente feio!

Se n se importa, então anda de ebf 7, havaianas, bermuda, e sem camisa! Show!
Não adianta mesmo usa um shark pq pode um caminhão passa por cima, um avião cai na minha cabeça, se me assaltarem posso leva um tiro, cachorro vai morde minha perna não minha cara....

OBS: Não to querendo dizer nada contra ninguem, apenas usei o exemplo do ASR como uma forma de mostrar, que algumas pessoas, preferem usar equipamentos sem qualidade por preço, e esquesem ou não dão valor a propria vida! Ou n percebem isso!

Conciência no transito é nescesário, e muito, mas uma otima proteção pode ser tua salva guarda quando a imprudencia, ou um acidente acontecer! Palavras de quem perdeu um amigo que usava capacete aberto pq achava q n ia nunca se machuca, e que tava protegido, e ele dizia exatamente a mesma coisa q o ASR falo q aconteceu com um amigo(minhas condolencias amigo ASR!)... hj ele n pode ta usufluindo do nosso forum! Vlw

.................................................. .................................. :d

Mindi
10-04-10, 08:50
bom capacete ajuda sim em muitas coizas mais, 1° e a prudencia do condutor pois dependendo da queda o capacete não vale nada
pois tem muitos motivo para um motociclista perde sua vida!! e com certeza só o capacete não salva a vida de um cidadão :G

Underlost
10-04-10, 13:48
Muito caro. Espero que essa tecnologia se popularize, porque por esse preço é coisa de louco, ainda mais para quem tem um poder aquisitivo mais limitado (80 % da população brasileira), muitos de nós donos de "pequenas notáveis".

Carlos Roberto
10-04-10, 23:12
Li sobre esse capacete e achei uma excelente idéia. Claro que não vai salvar de todo e qualquer acidente, mas se ajudar a salvar apenas uma vida, já está valendo.

Mas é claro que não adianta essa tecnologia toda se não souber usar. Tem que usar o capacete do tamanho certo e mantê-lo afivelado de forma correta. Já vi muito a acidente de moto que o motociclista caiu de um lado e capacete do outro. Também devemos aprender a socorrer um acidentado de moto, não tirando e não permitindo que pessoas, que não sejam do pronto socorro ou dos bombeiros, retirem o capacete da vítima.

Quanto ao preço, pode até parece salgado, mas num País em que, muito pobre divide até em 10 vezes pra ter um tênis de 500 Reais, o valor desse capacete dá até pra encarar.