PDA

Ver Versão Completa : Cilindradas x cilindros



blaugusto
02-04-10, 23:49
Povo...


Um motor monocilindrico de 400cc tem... 400cc em cada cilindro :G


Um motor BIcilindrico de 400cc tem... 200cc em cada cilindro????


Um motor 1000cc de 4 canecos tem 250cc em cada cilindro???


E isso mesmo??


Abracos!!






ps.: desculpem se ja tiver topico sobre o assunto, mas nao fazia ideia do que procurar entao abri direto.

Stone
02-04-10, 23:51
Isso mesmo!

buneco
02-04-10, 23:53
All right man :OK:

blaugusto
03-04-10, 00:00
Meu mundo se acabou-se...

uheheuheheheh.....

buneco
03-04-10, 00:01
Meu mundo se acabou-se...

uheheuheheheh.....


porque?

TOP FLAME
03-04-10, 00:03
eo motor v2 em cada camisa tem um cilindro?

buneco
03-04-10, 00:04
eo motor v2 em cada camisa tem um cilindro?


isso

um de cada lado
por isso V é um assim \ e outro assim /

TOP FLAME
03-04-10, 00:10
obrigado. sempre tenho curiosidade de ver esse motor desmontado. pois ele é muito interressante para min.

blaugusto
03-04-10, 00:10
porque?


Eu acreditava que cada cilindro tinha aquela cilindrada!!! :(

Mas ows... um 250 V2 num tem uns cilindro muito enorme pra ter so 125cc em cada cilindro nao???

buneco
03-04-10, 00:13
nem tudo que parece é :lol:

imagina uma hornet 600cc com 4 cilindros
se cada cilindro tivesse 600cc
ela teria 2.400cc e não 600cc
que show eim :OK:


opala 4.1 seis caneco então... :drool:

Zack
03-04-10, 00:18
Axo q o blaugusto tava confundindo com os procesador quadcore em... kkkkkkkk!!!!

Mas eu tbm não sabia se era assim tbm... imaginava que podia ser mas nunca tive certesa, acabou minhas duvidas! Agora o motor em V na moto é lindo né!

Agora uma pergunta, no caso de um motor 250, um mono e um bi em V, qual diferença na potencia daria?

e existe motores bi que não sejam em V? se se sim tem diferença em V pro normal ou so estetica?

tom crazy
03-04-10, 00:25
A cb500, gs500 é bi e não é em V. Se não me engano motores em V tem mais torque e motores em linha mais potencia. Acho que é isso hueahuehaue

Tche
03-04-10, 00:37
A GT tem moto V2 de 250cc com 32,5cv, ou seja 8,5cv a mais que o de uma Twister que tem 24cv...

O torque máximo (2,31 kgm) só chega à 8.000 rpm, diferente da Twister que é de 2,48 kgm à 6.000 rpm...

Em suma, motor em V mais potência menor torque...



O:-) O:-) O:-) O:-) O:-)

TOP FLAME
03-04-10, 00:43
a falcon tambén é bicilindro ou monocilindro?

buneco
03-04-10, 00:46
Axo q o blaugusto tava confundindo com os procesador quadcore em... kkkkkkkk!!!!

Mas eu tbm não sabia se era assim tbm... imaginava que podia ser mas nunca tive certesa, acabou minhas duvidas! Agora o motor em V na moto é lindo né!

Agora uma pergunta, no caso de um motor 250, um mono e um bi em V, qual diferença na potencia daria?

e existe motores bi que não sejam em V? se se sim tem diferença em V pro normal ou so estetica?


Cb500 é bicilindrica e é em linha
Gs500 também

Comet é bicilindrica em V
dizem que é só pra economizar espaço...

Fonte Wikipédia:


Embora a construção de um motor em V seja um pouco mais complexa do que a de um motor em linha, os motores em V tem a vantagem de ser mais compactos, especialmente os motores com seis ou mais cilindros. No caso de motores de dois e quatro cilindros não há esta vantagem, uma vez que os motores de até quatro cilindros em linha, não são demasiadamente longos.

O ângulo de abertura de V é um valor teórico que varia em função do número de cilindros. O Ângulo de V ideal é aquele que permite que o inicio do ciclo de combustão em cada um dos cilindros ocorra em intervalos regulares (iguais)



esse aqui tirei e não lembro onde:
Agora o motor v2 como já foi dito tem como foco o torque em baixa, ou seja é confortável para estradas. O problema desses motores é que eles se resumem basicamente a isto... podem até ter uma velocidade final boa, mas nunca vão ter respostas rápidas em aceleração, além disso vibram muito prejudicando as curvas e causando cansaço na cidade. Não seria o motor ideal para uma speed..

buneco
03-04-10, 00:47
a falcon tambén é bicilindro ou monocilindro?


Falcon, Xt600/660... tudo monocilincrico
por isso aquele pó pó pó de barulho :OK:

Zack
03-04-10, 00:52
Bah ta loco fiz uma pergunta o cara me responde com uma enciclopedia vai se f.. kkkkkkkkkk :drool:

Por isso que eu gosto do PN a galera é culta a fu! Orgulho de ser PN(puxa saco né)!!!! :OK: :OK: :OK:

Vlw Buneco!! :clap:

TOP FLAME
03-04-10, 00:54
eu axo que tudo que sei nada sei.

buneco
03-04-10, 00:56
eu axo que tudo que sei nada sei.


quanto mais conhecimento mais queremos conhecer :OK:

TOP FLAME
03-04-10, 01:02
é isso ai o conhecimento é infinito nos morremos mas o conhecimento não. sempre fica para outro aprender.

Zack
03-04-10, 01:08
é isso ai o conhecimento é infinito nos morremos mas o conhecimento não. sempre fica para outro aprender.


TOP FLAME hj ta falando bunito em!!! Aconteceu algo de novo é?? axo um vale combustivel no chão? tua moto fez 60km/L, é a pascoa?

detalhe: é o cara que mais muda a imagem do avatar no PN, admiro isso!

TOP FLAME
03-04-10, 01:15
é jak eu gosto de sempre renovar os meus conceitos. mas o avatar original é minha foto na hornet,vc já viu?

XxUNOxX
03-04-10, 01:18
Eu inovei no Rebolation :D

Zack
03-04-10, 01:38
Claro que ja vi!!! Não tem como não ver!!! *-*

E o rebolation fico manero tbm hauhsuhsuhsu :clap:

buneco
03-04-10, 08:12
Estão ficando sabidos não é????
Vou pegar vocês agora: Honda Gold Wind; 1800cc, o motor e em formato Boxer.... Pergunto a vocês como funciona e qual modelo de carro saiu com esse tipo de motor???

Valendo 3,00 para a nota final.


KKkkkkKkKKKkKKKkkkkkKKK...


depois de uma pesquisa :lol:

goldwing é modelo boxer com 6 cilindros e 3 bielas

O motor boxer é uma espécie de motor de combustão interna cujos pistões são contrapostos e trabalham paralelamente ao solo.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Boxerengineanimation.gif


carros:

* Volkswagen - é o fabricante de automóveis que produziu o maior volume de de motores boxer, para os seguintes modelos:
o Fusca/Carocha;
o Brasília;
o Kombi até 2005;
o Variant/TL;
o SP1/SP2;
o Gol até 86 (BX/LS).
* Porsche - vem utilizando esta configuração na maior parte dos automóveis produzidos, dentre eles podemos citar:
o Porsche 356;
o Porsche 911.
* Subaru - produz motores de 4 e de 6 cilíndros, denominados pela empresa "H4" e "H6" para diversos modelos dentre eles:
o Subaru Alcyone SVX;
o Subaru Impreza, inclusive no Mundial de Rali (WRC).
o Subaru Legacy.
* Tatra - este fabricante da antiga Checoslováquia produziu diversos modelos com motor boxer.
* Gurgel - antigo fabricante brasileiro 2 cilindros:
o BR-800;
o Supermini.


e nas motos tirando a Goldwing apenas a BMW utiliza esse modelo de motor em suas motos



depois de uma pesquisa
diz ai
acertei?

Alan Ranieri
03-04-10, 09:44
A BMW GS 1200 tem um motor assim também.

Zack
03-04-10, 10:14
Estão ficando sabidos não é????
Vou pegar vocês agora: Honda Gold Wind; 1800cc, o motor e em formato Boxer.... Pergunto a vocês como funciona e qual modelo de carro saiu com esse tipo de motor???

Valendo 3,00 para a nota final.


KKkkkkKkKKKkKKKkkkkkKKK...


ouvi falar de algumas motos que sairam com esse sistema... confere? se sim, quais?

Ivan RJ
03-04-10, 10:38
Tópico nota mil, NOTA MIL. PARABÉNS aos PARTICIPANTES!!!
Stone e Guilherme Macnasty, vamos participar mais com informações, os dois feras em mêcanica do PN!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

blaugusto
03-04-10, 12:25
o unico jeito de deixar uma moto com injeção eletronica mais economica seria que a fabricante tivesse projetado o motor com o sistema de injeção direta que é: o bico injetor não fica localizado em cima da valvula, e sim, dentro da camara de combustão.

Porque esses miseraveis não fazem isso?


Pra botar o bico injetor dentro da valvula é a resistencia a alta temperatura.

Isso iria aumentar MUITO o custo de produção e de manutenção, pois iria demandar material muito mais resistente e avançado.

blaugusto
03-04-10, 12:27
O motor Boxer tem 3 bielas??

E o motor de pistões opostos que tem apenas uma biela, como da imagem colocada pelo buneco, como se chama??

Stone
03-04-10, 13:11
Motor com 6 cilindros e 3 bielas eu nunca vi e acredito que não exista. Cada cilindro tem um pistão, e cada pistão tem uma biela (alguns motores tem 2 bielas por pistão). Motores em "V", em cada mancal do virabrequim pode ter 2 bielas, então, motor 6 cilindros, 6 pistões, 6 bielas e 3 mancais no virabrequim.

Para entender um pouco:

Motor em linha:
http://static.hsw.com.br/gif/engine-inline-4-big.gif

Motor boxer:
http://static.hsw.com.br/gif/engine-flat-4-big.gif

Motor em "V":
http://static.hsw.com.br/gif/engine-v-6-big.gif

Motor Radial: (usado em aviões)
http://www.gizmology.net/images/image_02.gif

Motor Wankel: (muito interessante esse, pena que é pouco usado)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Wankel_Cycle_anim.gif

Alan Ranieri
03-04-10, 13:14
Gostei do motor radial, e esse último.

amiltonscj
03-04-10, 13:46
[i] vamos lá galera, o motor em V gera maior torque, se gerasse mais potencia uma harley iria dar pau em qualquer R1 da vida, esse motor radial é pouco usado por gera um custo alto, se não me engano a cada 30.000 km tem que abrir o motor para trocar as tres peças que fazem a vedação no cilindro pois o desgaste é mtu grande.

Alan Ranieri
03-04-10, 14:00
[i] vamos lá galera, o motor em V gera maior torque, se gerasse mais potencia uma harley iria dar pau em qualquer R1 da vida, esse motor radial é pouco usado por gera um custo alto, se não me engano a cada 30.000 km tem que abrir o motor para trocar as tres peças que fazem a vedação no cilindro pois o desgaste é mtu grande.


Achava que motores de avião (radial) o plano de manutenção era por horas de vôo, não por quilômetros percorridos.

stcowboy
03-04-10, 15:55
Acho os motores Wankel show de bola! Pena que são tão pouco usados (e já aposentados nas motos)...

Segue o vídeo de uma Suzuki com essa configuração (acho o ronco muito legal):

http://www.jaylenosgarage.com/at-the-garage/motorcycles/1975-suzuki-re5/

Stone
03-04-10, 18:42
Tem alguem aqui que pode mim ensinar a colocar uma imagem pois ja tentei de todo jeito estou com varias fotos interessantes aqui.


dá uma olhada nesse tópico

Mas resumindo, Hospeda a foto em algum site, como no www.imageshack.us (http://www.imageshack.us) ,copia o endereço a imagem, cola aqui, clica em vizualizar, aí vai aparecer uma caixa com uns smiles e uns outros botãozinhos, aí você seleciona o endereço da imagem e clica no botãozinho http://www.pequenasnotaveis.com.br/Themes/Rounded_gray/images/bbc/img.gif
tá feito, é só vizualizar novamente que já vai aparecer a foto

Dumbex
03-04-10, 19:08
Motor Radial tem alguma coisa haver com turbina????? :e

Alan Ranieri
03-04-10, 19:10
Motor Radial tem alguma coisa haver com turbina????? :e


Não, turbina é muito mais simples, confiável e eficiente.

Dumbex
03-04-10, 19:52
Não, turbina é muito mais simples, confiável e eficiente.



Orra....... mais simples?????

AUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHUIHA

agora me diga pq mais simples!!! MuáhAUIHAUIHAHuiA!

Alan Ranieri
03-04-10, 20:53
Orra....... mais simples?????

AUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHUIAHUIHA

agora me diga pq mais simples!!! MuáhAUIHAUIHAHuiA!


Sim motores a jato são extremamente simples alguns possuem apenas 3 partes moveis, o motor elétrico também é extremamente eficaz pelo mesmo motivo, poucas peças moveis.

Dumbex
03-04-10, 20:57
Sim motores a jato são extremamente simples alguns possuem apenas 3 partes moveis, o motor elétrico também é extremamente eficaz pelo mesmo motivo, poucas peças moveis.



interessante, obrigado pelas respostas ;)

Alan Ranieri
03-04-10, 20:58
Da uma olhada, não possuem valvulas que abrem e fecha, correntes, bielas e etc..

Gas turbine basics (http://www.youtube.com/watch?v=GpuDVS-HJIE#)

Turbine (http://www.youtube.com/watch?v=Gr4dALydn0o#)

buneco
03-04-10, 21:02
po galera ta um show a parte esse tópico eim
pararabéns ae pra todo mundo eim :OK:

joanetezl
03-04-10, 21:07
Eu acreditava que cada cilindro tinha aquela cilindrada!!! :(

Mas ows... um 250 V2 num tem uns cilindro muito enorme pra ter so 125cc em cada cilindro nao???

mas o tamanho por fora nao é o de dentro blau...

blaugusto
03-04-10, 21:32
Como assim, Joanete?? Num entendi...

O que eu quis dizer é que cada bloco do V2 da comet por exemplo tem o dobro do tamanho do da Yes, que já tem o corpo grande...

joanetezl
03-04-10, 21:40
Como assim, Joanete?? Num entendi...

O que eu quis dizer é que cada bloco do V2 da comet por exemplo tem o dobro do tamanho do da Yes, que já tem o corpo grande...

se eu entendi bem você falou como um cilindro pode ser tao grande e ter uma cc tao pequena nao foi isso?

Alan Ranieri
03-04-10, 22:33
CC ou "cilindrada" é a relação entre o tamanho do pistão e seu curso, pode um pistão menor deslocar mais volume que um maior apenas aumentando o seu curso.

tom crazy
03-04-10, 22:51
Como assim, Joanete?? Num entendi...

O que eu quis dizer é que cada bloco do V2 da comet por exemplo tem o dobro do tamanho do da Yes, que já tem o corpo grande...


A principio pensei que podia o pistão da comet ter diametro grande e curso pequeno, dai fui no site da kasinski e depois no da suzuki pra comparar o diametro e o curso dos pistões da comet e da yes e vi um dado curioso. O diametro e curso de um cilindro da comet é exatamente igual ao da yes 57,0x48,8

thunderstorm
03-04-10, 23:44
saudacoes a todos.
acabo de encontrar este site e ja sou fa.
sou um amante de motores e tb um estudioso dos mesmos:
os motores wankel foram aposentados por serem muito caros em sua fabricacao: geram muito calor e as especificacoes de construcao devem ser respeitadas ao maximo para nao haver folgas excessivas e os materiais devem ter uma conformacao especial.
ha pouco tempo Stuart Garner (ingles) comprou a nortom motorcycles(inglesa). ele foi o precursor dos motores wankel para motos e desenvolveu um de 2 rotores (e nao cilindros) para sua norton NRV 588. ele quer competir na superbike com ela, mas e dificil encaixar ela em qualquer categoria.
se vcs quiserem pesquisar, tanto no google como no youtube tem bastante material sobre ela e no oficial http://www.nortonmotorcycles.com/.
o mazda RX8 tb usa esse tipo de motor (e o unico carro de serie com essa motorizacao)
qnto ao moto ser mono, bi em v 4 em linha e o seguinte:
tudo depende do projeto. qnto mais cilindros (fracionamento) maior a potencia em cv. existem motores 125cc com seis cilindros, coisa de relojoeiro, mas o custo e muito alto.
os motores mono sao de manutencao e custo mais simples por isso sao largamente utilizados em motos populares por conta do custo.
os bi sao pouco mais complexos e mais caros, pois tem mais partes moveis e sua comfiguracao(2 em linha, 3 em linha, 2 em v, 3 em v, 4 em v, boxer, 2 e 4 em L e etc) depende da proposta de utilizacao. as ducati superesportivas utilizam motor e L de 2 cilindros e andam com as 4 em linha de igual pra igual.
o projeto pode privilegiar o torque (motos estradeiras como as harley) ou a potencia (como nas ducati).
o motor boxer e utilizado pela BMW e pela honda na goldwing. segue a mesma regra, eles se tornam bem baixos, mas sao muito largos.
espero q eu tenha ilustrado bem este topico.

buneco
03-04-10, 23:49
saudacoes a todos.
acabo de encontrar este site e ja sou fa.
sou um amante de motores e tb um estudioso dos mesmos:
os motores wankel foram aposentados por serem muito caros em sua fabricacao: geram muito calor e as especificacoes de construcao devem ser respeitadas ao maximo para nao haver folgas excessivas e os materiais devem ter uma conformacao especial.
ha pouco tempo Stuart Garner (ingles) comprou a nortom motorcycles(inglesa). ele foi o precursor dos motores wankel para motos e desenvolveu um de 2 rotores (e nao cilindros) para sua norton NRV 588. ele quer competir na superbike com ela, mas e dificil encaixar ela em qualquer categoria.
se vcs quiserem pesquisar, tanto no google como no youtube tem bastante material sobre ela e no oficial http://www.nortonmotorcycles.com/.
o mazda RX8 tb usa esse tipo de motor (e o unico carro de serie com essa motorizacao)
qnto ao moto ser mono, bi em v 4 em linha e o seguinte:
tudo depende do projeto. qnto mais cilindros (fracionamento) maior a potencia em cv. existem motores 125cc com seis cilindros, coisa de relojoeiro, mas o custo e muito alto.
os motores mono sao de manutencao e custo mais simples por isso sao largamente utilizados em motos populares por conta do custo.
os bi sao pouco mais complexos e mais caros, pois tem mais partes moveis e sua comfiguracao(2 em linha, 3 em linha, 2 em v, 3 em v, 4 em v, boxer, 2 e 4 em L e etc) depende da proposta de utilizacao. as ducati superesportivas utilizam motor e L de 2 cilindros e andam com as 4 em linha de igual pra igual.
o projeto pode privilegiar o torque (motos estradeiras como as harley) ou a potencia (como nas ducati).
o motor boxer e utilizado pela BMW e pela honda na goldwing. segue a mesma regra, eles se tornam bem baixos, mas sao muito largos.
espero q eu tenha ilustrado bem este topico.


bem vindo cara :OK:

e bela explicação

thunderstorm
04-04-10, 00:30
obg.

amiltonscj
04-04-10, 00:49
Achava que motores de avião (radial) o plano de manutenção era por horas de vôo, não por quilômetros percorridos.


Alan falei errado cara estava me referindo ao motor rotativo, wankel não aos utilizados nos aviões hehehehehe


abraços

Kleyton
04-04-10, 09:35
Falando no grosseiro seria algo como, mais cilindros = + potencia ou + explosões em - tempo que é = a + RPM e MENOR torque por ter biela, pistão, e virabrequim de menor curso e tamanho. Vamos lembrar dos motores 2T que são mais " fortes" por ocorrer mais explosões que os 4T.( 1 explosão a cada volta do virabrequim nos de 2Te não 2 como os de 4T). Já motores com menos cilindros = a - potencia ou - explosões que é = a - RPM e MAIOR torque por ter biela, pistão e virabrequim de maior curso e tamanho.

E outra, motores Boxes não possuem contra balaceadores, como a força cinetica das explosões anularem entre si. Vide a animação do video lá em cima, a explosão de um é rapidamente anulada pela explosão da outra logo em seguida em direções opostas.

Injeção direta para ser usada em carros vai ser normal daqui a 3 anos, quando a tecnologia baratear. já que diferente da injeção nos dultos das valvulas, vai logo dentro do cilindro, muito parecido com motores a diesel. Terá novo material para resistência ao calor, nova bomba de combustivel, novo bloco e novo sistema com velocidade de computação extremamente rapida.


Fonte: Eu mesmo pelo que leio e faço. Não sou mecanico, mas vire e meche quando mais novo colava numa oficina de carros onde morava.

Stone
04-04-10, 10:15
Belas explicações!!!
Gostei da turbina, bem simples

Será que isso também é algum tipo de turbina em menor tamanho?
jetbike (http://www.youtube.com/watch?v=yy4KH88tLSY&feature=player_embedded#)

j_antunes
04-04-10, 11:33
Agora fiquei com vontade de ver realizado o pensamento anterior do blaugusto. Uma CBR com motor de Opala seria interessante. Não sei nem se cabe no entreeixos.

Alan Ranieri
04-04-10, 12:12
Belas explicações!!!
Gostei da turbina, bem simples

Será que isso também é algum tipo de turbina em menor tamanho?
jetbike (http://www.youtube.com/watch?v=yy4KH88tLSY&feature=player_embedded#)


Sim, sem duvida é uma turbina se bobear foi feita em casa por eles, no Youtube tem varias "home turbines".

Olha essa moto, já deve conhecer, mas é legal o barulho.

MTT Turbine Superbike (http://www.youtube.com/watch?v=4ejRkBimDD8#)

Tche
04-04-10, 12:39
Os comentários aqui estão tão técnicos e avançados que não vou mais dar pitaco...



:sorvete: :sorvete: :sorvete: :sorvete: :sorvete:

Zack
04-04-10, 18:26
Queria uma moto com aquele motor ali! hahahaha!!!

Me diz uma coisa, a hayabusa ela é a moto mais rapida do mundo ainda?

pq ela tem um turbo que funciona apartir dos 200km/h, o funcionamento desse turbo se da igual ao de um carro?

e que tipo de motor ela usa pra adiquirir essa potencia?

e uma duvida me cai, como é definido a cilindrada? (a resposta dessa me é mais importante!)

Stone
04-04-10, 18:39
Cilindrada é a soma dos volumes internos dos cilindros, é calculada através do diâmetro do cilindro e do curso do pistão, com a fórmula:
Cilindrada= ((diâmetro x diâmetro x pi) / 4) x curso

*pi=3,14.........................

Zack
04-04-10, 18:57
Cilindrada é a soma dos volumes internos dos cilindros, é calculada através do diâmetro do cilindro e do curso do pistão, com a fórmula:
Cilindrada= ((diâmetro x diâmetro x pi) / 4) x curso

*pi=3,14.........................


nossa!! tem ate formula pra isso! que massa!!!

ta mas o diametro x diametro seria o mesmo q diametro²??(diametro elevado a segunda potencia)

Stone
04-04-10, 19:01
nossa!! tem ate formula pra isso! que massa!!!

ta mas o diametro x diametro seria o mesmo q diametro²??(diametro elevado a segunda potencia)


isso mesmo, é que eu não sei escrever essa paradinha ai ashaushasuh

ps. Aí tem que multiplicar pelo número de cilindros

Zack
04-04-10, 19:10
isso mesmo, é que eu não sei escrever essa paradinha ai ashaushasuh

ps. Aí tem que multiplicar pelo número de cilindros


Então: Cilindrada= ((diâmetro x diâmetro x pi) / 4) x curso x nº de cilindros ou Cilindrada= ((diâmetro x diâmetro x nº de cilindros x pi) / 4) x curso??


OBS pra fazer o ², é so usar Alt Gr + 2 do teclado alfa numérico! Alt Gr em alguns teclados mais antigos não tem o Gr, no caso seria o Alt do lado direito do teclado alfa numérico, melhor ainda o Alt do lado direito da técla space(espaço), o maior botão do teclado que fica logo abaixo das teclas X, C, V, B, N, M(hahahahah)!!!!

Zack
04-04-10, 19:24
Velocidade máxima, e de acordo com a coragem do cara.



HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :OK: :OK: :OK:

Stone
04-04-10, 22:44
musahduasuas
principalmente se ela for turbo!

NEGRUT
04-04-10, 23:16
Queria uma moto com aquele motor ali! hahahaha!!!

Me diz uma coisa, a hayabusa ela é a moto mais rapida do mundo ainda?

pq ela tem um turbo que funciona apartir dos 200km/h, o funcionamento desse turbo se da igual ao de um carro?

e que tipo de motor ela usa pra adiquirir essa potencia?

e uma duvida me cai, como é definido a cilindrada? (a resposta dessa me é mais importante!)


turbo nao funciona por velocidade nao existe isso..uma turbina trabalha com o s gases gerados pelo escape e nao por um botao...
uma turbina nada mais eh do que uma bomba de ar que puxa o ar da atmosfera e joga no coletor sob pressao para isso utiliza os gases do escapamento para mover-se

veja o esquema abaixo :
qualquer duvida esteja a vontade para perguntar que de turbina eu conheço um pokim..

http://www.monografias.com/trabajos6/turbo/Image2138.jpg

jmn83
04-04-10, 23:35
Perfeito Negrut esse sistema é o da turbina normal.

Acho que os amigos tentaram dizer é sobre o sistema de indução de ar que as Suzukis "grandes" têm, esse sistema da suzuki sim funciona em altas velocidades! :OK:

Vou tentar achar um texto explicando melhor isso.

Abs.


Edit: Achei esse site: http://www.alunosweb.com.br/19/marcosh/home.htm

Não coloquei o texto pq é muito grande!

Abs

tom crazy
05-04-10, 00:00
Não confundir o sistema SRAD com turbo pois tem um principio parecido (usa o ar sob pressão) mais não são a mesma coisa. O turbo como o negrut disse é acionado pelos gases da saida de escape, o SRAD (Suzuki Ram Air Direct) é um sistema de indução forçada de ar. Outra coisa que o pessoal confunde achando que é turbo é o sistema de nitro, o nitro sim pode ser acionado por botão, o turbo depende dos gases do escapamento.

TOP FLAME
05-04-10, 00:02
quero tirar uma duvida esses motores da harley, shadow e outras custon, o motor é de corrente de comando ou varetas. :0_0:

NEGRUT
05-04-10, 00:09
resumindo um defletor de ar

Zack
05-04-10, 02:31
Ata entendi, agora sei pq se chama SRAD, e tipo eu sei como funciona nos carros, mas no auto esporte eles decharam isso meio no ar sobre a hayabusa, então o "turbo" q o cara falo é o sistema SRAD, ta mas essas motos de altas cilindradas tem turbo mesmo assim como os carros esportivos? ou isso n é utilizado em moto? pq nunca ouvi falar em moto turbo, e uma coisa q vi em um filme uma vez q os cara usava Oxido nitrozo nas motos dele pra faze rasha, isso existe?

NEGRUT
05-04-10, 03:13
zack zumbi qualquer motor a combustao pode receber turbo ou nitro...

Zack
05-04-10, 04:18
zack zumbi qualquer motor a combustao pode receber turbo ou nitro...


Pq ZUMBI???? :0_0:

Alan Ranieri
05-04-10, 09:35
quero tirar uma duvida esses motores da harley, shadow e outras custon, o motor é de corrente de comando ou varetas. :0_0:


Das HDs não sei te dizer mas das custom da Yamaha acho que quase todas são varetas.

blaugusto
05-04-10, 09:50
HD é vareta também.

edumrq
05-04-10, 10:24
Galera show demais o topico parabens a todos, contribuindo coloco as fotos de alguns exemplos de configuração de motor

HONDA CBX 1050 - 6 cilindros em linha
http://farm1.static.flickr.com/31/61866317_50817acf78.jpg

TRIUMPH ROCKET III 2300cc - 3 cilindos em linha
http://www.raptorsandrockets.com/images/Triumph/07_Rocket3_Classic-049r.jpg

BMW - GS 1200 motor boxer, menos vibrações
http://www.raptorsandrockets.com/images/BMW/r1200-gs-adventure-6rc.jpg

Motor DUCATI 999, moro em L
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/motos/ducati-999-motor.jpg

Tqf2
05-04-10, 10:36
Bom D+ esse tópico...

Fico triste só pelos motores Wankel...
Queria tanto um pra mim............ :P

motorBIZ
05-04-10, 10:44
Bom D+ esse tópico...

Fico triste só pelos motores Wankel...
Queria tanto um pra mim............ :P


Motor quasiturbine, uma evolução do wankel! :D

http://static.hsw.com.br/gif/quasiturbine-12.gif
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ef/Qt-Flash-Final.gif

Dá uma lida aí, é interessante!
http://carros.hsw.uol.com.br/motor-quasiturbine.htm

Tqf2
05-04-10, 10:55
Motor quasiturbine, uma evolução do wankel! :D


Ah sim,, conheço..
Já lí sobre ele..
Tinha me esquecido dele.......hehehe

Seria um sonho um motor desse...... 2 rotores.... :D

rocksul
05-04-10, 16:02
Pelo que sei o em V proporciona melhor refrigeração pois tem uma maior área de contato com o ar, os motores em linha tem pior refrigeração quando comparados com motores em V.
Ser em V ou não ser em V não quer dizer maior potência.
Motores com um cilindro tem menor desperdício de energia por isso normalmente tem melhor aproveitamento em baixas rotações, vide a fazer com 2 válvulas e 1 cilindro contra a ninja 250 com 2 cilindros e 8 válvulas.
A comet efi não tem 32cv. Tem 28,8 só que a kasinski ainda não atualizou.
O torque da moto injetada ficou melhor que o da carburada. A potência máxima diminuiu e o motor ficou menos morto em lenta.
Cilindros x Cilindrada x Torque, vide um exemplinho:
Comet 650 2C 81CV, torque 6,9 @ 7250rpm
Hornet 600 4C 102CV, torque 6,5 @ 10500rpm

Fica evidente que com 2 cilindros existe menos desperdício do que nos 4 cilindros. Já os 4 cilindros realizam um melhor aproveitamento de potência.

edumrq
05-04-10, 16:26
Cilindros x Cilindrada x Torque, vide um exemplinho:
Comet 650 2C 81CV, torque 6,9 @ 7250rpm
Hornet 600 4C 102CV, torque 6,5 @ 10500rpm

Fica evidente que com 2 cilindros existe menos desperdício do que nos 4 cilindros. Já os 4 cilindros realizam um melhor aproveitamento de potência.


Uma duvida quando se fala em torque falamos em força, no caso de motos seria a arrancada e quando falamos em potencia ou cavalaria, este segundo termo remete a velocidade final?

exemplo harley davidson sportster 883
MOTOR
Tipo – Evolution, dois cilindros em V a 45º e refrigerado a ar
Capacidade – 883 cm³
Potência – 51 cv a 6.000 rpm
Torque – 7,0 kgf.m a 4.200 rpm

A moto tem muita força pra arrancadas e retomas de velocidade sem mudanças de marcha e menor velocidade final

É isso mesmo?

rocksul
05-04-10, 16:39
Isso mesmo.

blaugusto
05-04-10, 16:40
Sim, sinhor....

Porém, ela mantém a velocidade final muito mais fácil. Com subida, vento contra...

Alan Ranieri
05-04-10, 16:48
Mas tem alguns motores em V que são extremamente potentes e “torcudos”, um exemplo é a nova VMAX (nesse caso um v4) com quase 200 cv e uns 18 kgf/m de torque

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php/topic,27080.msg427384.html#msg427384

blaugusto
05-04-10, 16:52
A Ducati usa um L2, não???

edumrq
05-04-10, 16:55
Mecânica é uma coisa de doido né

Hornet 600cc - 102cv
HD Sportster 883cc - 51cv

Gol 1000, ano 1992 (50cv)
Ecosport 1.0 - 95 cv


Enviado por: blaugusto
« Online: Hoje às 16:52 » Inserir Citação

A Ducati usa um L2, não???

Isso mesmo
http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/motos/ducati-999-motor.jpg o fantasma andou em uma dessas, disse que vibra mais que britadeira

NEGRUT
05-04-10, 20:17
epa cuidado com o achismo esse negocio de torque x potencia cagou td ai...o povo confunde esse negocio de torque arrancada /potencia velocidade final...

leiam por favor..

http://www.r19club.com/How-to/potenciatorque.php

realmente o fato do motor ser em V, linha,boxer ou seja la o que for nao faz diferença no torque ou na potencia o que manda eh o curso e outros pequenos fatores como um comando de valvulas que dependendo da graduaçao gera mais potencia ou torque...o que ocorre eh que a maioria dos motores em V sao mais cursados ...

stcowboy
05-04-10, 20:49
A Ducati usa um L2, não???


Menos a Desmosedici, que é V4.

buneco
05-04-10, 20:54
eu particularmente gosto das custon porque elas sim são pura força
se desce a 180 km/h elas sobem a 180 km/h :OK:

eu gosto muito da Xt600/660 porque ela mantém tranquilo tranquilo 110 km/h que é o permitido em nossas estradas
e não importa se tem morro ou outro fator
ela vai mesmo :OK:

NEGRUT
05-04-10, 20:59
eu particularmente gosto das custon porque elas sim são pura força
se desce a 180 km/h elas sobem a 180 km/h :OK:

eu gosto muito da Xt600/660 porque ela mantém tranquilo tranquilo 110 km/h que é o permitido em nossas estradas
e não importa se tem morro ou outro fator
ela vai mesmo :OK:


entao voce eh fã de torque meu caro..

TOP FLAME
05-04-10, 21:04
sinceramente velho. á hornet na cidade andando em baixa rotação não da para aguentar as pernas esquenta d+ o motor. :d

buneco
05-04-10, 21:04
entao voce eh fã de torque meu caro..


Era exatamente isso o que eu queria dizer!

http://rafaelxavier.files.wordpress.com/2008/06/chapolin.jpg

NEGRUT
05-04-10, 21:08
sinceramente velho. á hornet na cidade andando em baixa rotação não da para aguentar as pernas esquenta d+ o motor. :d


voce eh o tocha humana? :drool: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

TOP FLAME
05-04-10, 21:17
não, na cidade o motor esquenta pacaramba, mas na rodovia fica normal.

buneco
05-04-10, 21:19
não, na cidade o motor esquenta pacaramba, mas na rodovia fica normal.


isso intendemos
mas é que da maneira que você disse acima deu a intender que você esquentava o motor com suas pernas
e não o motor esquentava as suas pernas

:OK:

Guilherme Mcnasty
05-04-10, 21:37
epa cuidado com o achismo esse negocio de torque x potencia cagou td ai...o povo confunde esse negocio de torque arrancada /potencia velocidade final...

leiam por favor..

http://www.r19club.com/How-to/potenciatorque.php

realmente o fato do motor ser em V, linha,boxer ou seja la o que for nao faz diferença no torque ou na potencia o que manda eh o curso e outros pequenos fatores como um comando de valvulas que dependendo da graduaçao gera mais potencia ou torque...o que ocorre eh que a maioria dos motores em V sao mais cursados ...





É isso aí cara! a concepção do motor (se é em V, linha, Boxer) NÃO FAZ DIFERENÇA nos valores de torque e potência. O que faz um motor ser torcudo ou girador é principalmente a relação entre diâmetro do pistão e curso do virabrequim. Alguém já ouviu falar em motor quadrado ou superquadrado?
Motores com diametro do pistão maior que seu curso de virabrequim são considerados quadrados ou superquadrados, tendem a realizar o ciclo mais rapidamente(giram mais).
Motores com curso maior no virabrequim do que o seu diâmetro de pistão normalmente tem mais torque e potência em baixas RPM, pois o ciclo se torna mais lento e a inércia do conjunto de virabrequim(por ser maior) costuma ajudar nos valores de torque.
Claro que existem vários outros fatores que influenciam nesses resultados, entre eles graduação do(s) comando(s) de válvulas, alimentação, escapamento, câmara de combustão, curva de ignição, taxa de compressão entre outros.
vejam por exemplo:
V2 Harley Davidson Evolution XL 1200 CM³: muito torque em baixas e médias RPM(torque máximo em 3700 RPM); Mais curso(96,8 mm) do que diâmetro(88,8 mm)
V2 Suzuki TL 1000: mais diametro do que curso: potencia e torque em médias e altas RPM. 98 mm de diâmetro de pistão e 66 mm de curso(superquadrado).
Torque máximo em 7500 RPM, potencia máxima em 9500 RPM.

NEGRUT
05-04-10, 21:41
É isso aí cara! a concepção do motor (se é em V, linha, Boxer) NÃO FAZ DIFERENÇA nos valores de torque e potência. O que faz um motor ser torcudo ou girador é principalmente a relação entre diâmetro do pistão e curso do virabrequim. Alguém já ouviu falar em motor quadrado ou superquadrado?
Motores com diametro do pistão maior que seu curso de virabrequim são considerados quadrados ou superquadrados, tendem a realizar o ciclo mais rapidamente(giram mais).
Motores com curso maior no virabrequim do que o seu diâmetro de pistão normalmente tem mais torque e potência em baixas RPM, pois o ciclo se torna mais lento e a inércia do conjunto de virabrequim(por ser maior) costuma ajudar nos valores de torque.
Claro que existem vários outros fatores que influenciam nesses resultados, entre eles graduação do(s) comando(s) de válvulas, alimentação, escapamento, câmara de combustão, curva de ignição, taxa de compressão entre outros.
vejam por exemplo:
V2 Harley Davidson Evolution XL 1200 CM³: muito torque em baixas e médias RPM(torque máximo em 3700 RPM); Mais curso(96,8 mm) do que diâmetro(88,8 mm)
V2 Suzuki TL 1000: mais diametro do que curso: potencia e torque em médias e altas RPM. 98 mm de diâmetro de pistão e 66 mm de curso(superquadrado).
Torque máximo em 7500 RPM, potencia máxima em 9500 RPM.



coringa aprova seu post ...
http://lh3.ggpht.com/_DJdZms3XqSI/S2y9EM9m8TI/AAAAAAAAAJw/OPOtOkSu_DY/s400/1136.png

buneco
05-04-10, 21:44
vivendo e aprendendo :OK:

Alan Ranieri
05-04-10, 23:20
coringa aprova seu post ...
http://lh3.ggpht.com/_DJdZms3XqSI/S2y9EM9m8TI/AAAAAAAAAJw/OPOtOkSu_DY/s400/1136.png


E Chucky Norris

http://farm3.static.flickr.com/2662/3925156670_c89ab9abcf_o.gif

motorBIZ
06-04-10, 12:54
http://91.121.132.199/gifs/5865.gif

JEFFS_09
06-04-10, 13:03
Eu tenho uma curiosidade mas naum é de motor e sim de carburador, qria aproveitar e perguntar aki neste tópico!!!
É verdade q se eu colocar um carburador maior na minha moto ela vai andar mais???
E tbm gastar mais???
Quais são os riscos???

buneco
06-04-10, 13:13
Eu tenho uma curiosidade mas naum é de motor e sim de carburador, qria aproveitar e perguntar aki neste tópico!!!
É verdade q se eu colocar um carburador maior na minha moto ela vai andar mais???
E tbm gastar mais???
Quais são os riscos???


normalmente na troca do carburador por um maior
ele consegue manda mais gasolina para o motor
porém
"andar mais" é bem relativo
pois só com o carburador não pode dar tanta diferença não
você terá que fazer mais coisas no motor pra realmente sentir uma melhora significativa

ela vai gastar mais sim, e depende do carburador, vai gastar MUITO mais

os riscos é que pode acontecer de a mistura não ficar certinha
o motor esquentar muito
de não conseguir aproveitar bem a gasolina que tá recebendo
por isso tem que mecher em mais coisas...

NEGRUT
07-04-10, 01:53
Bom D+ esse tópico...

Fico triste só pelos motores Wankel...
Queria tanto um pra mim............ :P


belos motores ...

mazda rotary (http://www.youtube.com/watch?v=tuPmeWPKfx0&feature=related#)

1664 Hp engine motor (http://www.youtube.com/watch?v=NdjG7RhImag#)