PDA

Ver Versão Completa : código de piscadas da luz de "injeção" da factor



wagnerpe
05-04-10, 11:16
há cerca de dois meses comprei uma factor ED 2008/2009 com 8000km muuuuito nova, mas achei que ela tava bebendo muito ( fazende cerca de 35km/l),além de ficar cortando em retomadas, então resolvi mandar limpar e regular o carburador. só que após a danada da limpeza a luz da "injeção" fica acesa direto, e quando a moto está com o motor desligado ela pisca como se fosse um código: uma piscada longa e cinco piscadas curtas. já procurei tudo na net e não achei nada a respeito disso, será que alguem pode me ajudar?

XxUNOxX
05-04-10, 11:23
cara ela tava fazendo 35km/l e vc tava achando muito?
Que inveja de vc cara! ^^

Bom sobre o esquema elétrico da Factor ja ouvi falar que é um erro no sensor, as pessoas que me falaram sobre ele foram na concessionária e resolveram o problema muito rápido e com um preço bem baixo...tenta ver la, é a melhor coisa!
Boa sorte!

djleo
05-04-10, 11:42
há cerca de dois meses comprei uma factor ED 2008/2009 com 8000km muuuuito nova, mas achei que ela tava bebendo muito ( fazende cerca de 35km/l),além de ficar cortando em retomadas, então resolvi mandar limpar e regular o carburador. só que após a danada da limpeza a luz da "injeção" fica acesa direto, e quando a moto está com o motor desligado ela pisca como se fosse um código: uma piscada longa e cinco piscadas curtas. já procurei tudo na net e não achei nada a respeito disso, será que alguem pode me ajudar?


ue nao é injeção ? :G

e 35 acho q ta bom ne..

Caique
05-04-10, 11:44
É carburada ou injetada?????????????????/

XxUNOxX
05-04-10, 11:49
Eh carburador a Vácuo!

jogo de Marketing dos VENDEDORES das lojas Yamaha falar que é SEMI-INJEÇÃO kkkkkkkkkk
Dei tanta risada quando eles falaram isso kkkkkkk

Só ir na Yamaha que eles resolvem seu problema!

E outra, se ela fazer até 33 sinta-se contente, pq se vc tem a mão meio pesada e ela faiz 35, se andar enrrolando o cabo ela vai fazer 30km/l...agora se vc ja anda com a mão pesada e ela ta fazendo 35, se andar coma mão leve ela vai fazer 40km/l fácil ^^

blaugusto
05-04-10, 11:53
É injeção eletronica por carburador!

Alta Tecnologia... ;)


heheuhehe...

Carlos Roberto
05-04-10, 12:23
O autor do tópico escreveu "injeção" e não injeção eletrônica. Até onde eu sei, a função do carburador é injetar combústivel para combustão. Detalhes a parte, a Drag também tem essa luz no painel, parecida com as dos veículos com IE. Até fiquei com alguma dúvida quanvi, mas na oficina me disseram que o carburador tem alguns sensores e a luz é para mostrar problemas. O ideal é ir pra alguma autorizada ou ler o manual.

wagnerpe
05-04-10, 13:52
sei que a factor não possui injeção eletrônica, e sim um carburador eletronico. mas ela tem uma luz espia do sistema que funciona como a luz dos veículos com injeção eletronica. Já vi que vou ter que levar na consersionária mesmo...

ps: meu irmão tem uma xtz-x que chega a fazer 49km/l e um amigo tem uma factor igual a minha que não faz menos de 45km/l, por isso disse que ela tava bebendo muito.

Jared
07-04-10, 02:28
a minha teve isso tambem

e so achar a posiçao do sensor de aceleraçao

Manoel Araujo dos Passos
07-04-10, 02:35
35 km tá otimo !!!! :D :D
A minha Bros faz 36 km litro e não reclamo nadinha e olha que a moto não tem marcador de gazolina heim, ando aki na minha cidade com R$20 reias de gasolina praticamente umas 3 semanas.
Tá bão demais só !!1 :clap:

wagnerpe
07-04-10, 12:55
a minha teve isso tambem

e so achar a posiçao do sensor de aceleraçao


foi batata... tirei o sensor de aceleração e fui testando várias posições e encaixando, até que funcionou perfeitamente. já tinha retirado o sensor, mas nunca tinha mexido na posição do sensor. valeu

edumrq
07-04-10, 18:07
Onde fica esse sesor de aceleração, não tive esse problema com a xtz, mas sempre é bom saber

Jared
12-04-10, 00:16
u sensor de aceleraçao fika embaixo da alavanca do afogador pelomensu na factor e assim..

Cyber
12-04-10, 00:22
Oia, pessoal tá ficando ninja, show resolver o problema sem ter que pagar para a concessionária! parabéns e obrigado por compartilhar ae Jared!

Thyago Mahon Barros
12-04-10, 09:03
Amigo a melhor coisa que vc deve fazer é procurar uma autorizada Yamaha, e sua moto está economica sim.

kureizu
12-04-10, 09:09
uma xtz-x que chega a fazer 49km/l

:0_0: :0_0:

Caique
12-04-10, 13:25
Eh carburador a Vácuo!

jogo de Marketing dos VENDEDORES das lojas Yamaha falar que é SEMI-INJEÇÃO kkkkkkkkkk
Dei tanta risada quando eles falaram isso kkkkkkk

Só ir na Yamaha que eles resolvem seu problema!

E outra, se ela fazer até 33 sinta-se contente, pq se vc tem a mão meio pesada e ela faiz 35, se andar enrrolando o cabo ela vai fazer 30km/l...agora se vc ja anda com a mão pesada e ela ta fazendo 35, se andar coma mão leve ela vai fazer 40km/l fácil ^^


Todo carburador não é Vácuo????????????????

Tqf2
12-04-10, 13:33
Pelo menos na Fazer 250..
cada piscada longa siginifca 10
cada piscada curta significa 1

então 1 piscada longa e 5 curtas = 15

No manual da moto deve ter algo sobre esse código 15.

Jared
29-04-10, 01:18
Oia, pessoal tá ficando ninja, show resolver o problema sem ter que pagar para a concessionária! parabéns e obrigado por compartilhar ae Jared!


di nada pow o que voceis tiverem duvidas e eu souber solucionar to aki pra ajudar .... :D

Dungamaster
29-04-10, 13:04
Muito boa essas motos com Carburação Injetada, kkkkkk

E essa XTZ-X que faz 49 km/l ,só se for andando a 40 km/h, e com o acelerador puxado só 1/3!

wagnerpe
29-04-10, 17:59
realmente o meu irmão só anda a no máaaaaaaaaaaximo 60km/h. mesmo assim não deixa de ser um exelente consumo

Stone
29-04-10, 20:28
Como falaram, esse é o código 15, não tenho o manual da factor, mas da fazer e da lander esse código quer dizer que existe uma falha no sensor TPS (Posição da borboleta), exatamente isso que falaram
Então, talvez os códigos de falha sejam os mesmos da lander/fazer

andreis
28-05-10, 15:57
A minha também esta com o mesmo problema a luz laranja fica acesa direto e a moto funciona normalmente. Teria como vcs botarem fotos do lugar aonde fica esse sensor responsavel pela luz acesa?

To colocando uma imagem com as peça do carburador se vcs conseguirem identificar o sensor pela imagem eu agradeceria tb.

http://img46.imageshack.us/img46/8937/carburadorfactor.th.png (http://img46.imageshack.us/i/carburadorfactor.png/)

Lagartixxa
28-05-10, 16:55
no próprio manual ai fala...
é a peça de número 13

andreis
29-05-10, 21:47
É só remover e colocar denovo?

andreis
30-05-10, 08:44
Acho q descobri o problema da minha o sensor esta sem o chicote. Caso eu consiga um outro chicote aonde que eu devo ligar a outra ponta?

Marcio
30-05-10, 10:24
:0_0: :0_0:



Tenho uma XTZ-X e a melhor média que ela fez foi 40 km/l mas o "normal" dela é fazer 37 ou 38 km/l.... acho que 49 km/l meio exagerado..... e o consumo da sua moto tá perfeitamente normal.

fabianoaspro
30-05-10, 10:43
Pra que serve um sensor de aceleração (TPS) em um motor carburado??
Eu sei que em motor injetado esse sensor lê a posição do acelerador para saber quanto combustível a injeção deve mandar para dentro do motor. Agora em um carburador o cabo do acelerador gira uma borboleta que deixa mais ar passar e por conseguência mais combustível pelo arrasto do ar pelos giclês - pelo menos em carro é assim.
Então pra que serve este TPS em motor carburado?

NiveaC
30-05-10, 11:37
sei que a factor não possui injeção eletrônica, e sim um carburador eletronico. mas ela tem uma luz espia do sistema que funciona como a luz dos veículos com injeção eletronica. Já vi que vou ter que levar na consersionária mesmo...

ps: meu irmão tem uma xtz-x que chega a fazer 49km/l e um amigo tem uma factor igual a minha que não faz menos de 45km/l, por isso disse que ela tava bebendo muito.


seus amigos mataram as aulas de matemática do ensino fundamental e não sabem fazer uma média simples, só isso
xtz fazendo 49? AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAAHA

Léo Borges
30-05-10, 11:54
seus amigos mataram as aulas de matemática do ensino fundamental e não sabem fazer uma média simples, só isso
xtz fazendo 49? AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAAHA


[2] :lol: :lol: :lol:

andreis
01-06-10, 12:21
Vcs sabem me dizer se o conector que vai no sensor do carburador ele fica direto no chicote principal ou uma ponta conecta no sensor e a outra em um conector no chicote principal?

Guilherme Mcnasty
01-06-10, 14:15
Pra definir como é o sistema de alimentação da YBR Factor e XTZ modelo 2009/10:
é um carburador com auxílio eletrônico, que executa duas funções: a primeira é um TPS(throttle positioning system), ou seja, um sensor de posição da borboleta, ela informa ao CDI qual a abertura da mesma pra que o CDI mande o melhor avanço de sinal conforme o uso. A segunda função é uma válvula Cut off, sua função é cortar totalmente o combustível que entra no motor durante as desacelerações, aumentando a autonomia.

andreis
01-06-10, 16:14
Guilherme vc acha que vou ter problema andando com esses sensores desligados? Não tem nenhum cabo indo para o carburador.

Guilherme Mcnasty
01-06-10, 17:32
Guilherme vc acha que vou ter problema andando com esses sensores desligados? Não tem nenhum cabo indo para o carburador.

Não tem problema, apenas vai perder um pouco de desempenho e autonomia.

andreis
02-06-10, 09:09
Achei o conector ele fica no chicote principal mesmo estava escondido embaixo do banco conectei ele e a luz parou de ficar acesa direto.

fabianoaspro
02-06-10, 21:13
Pra definir como é o sistema de alimentação da YBR Factor e XTZ modelo 2009/10:
é um carburador com auxílio eletrônico, que executa duas funções: a primeira é um TPS(throttle positioning system), ou seja, um sensor de posição da borboleta, ela informa ao CDI qual a abertura da mesma pra que o CDI mande o melhor avanço de sinal conforme o uso. A segunda função é uma válvula Cut off, sua função é cortar totalmente o combustível que entra no motor durante as desacelerações, aumentando a autonomia.


Ah agora ficou claro! na realidade o sensor TPS serve para fazer o avanço da ignição certo?? Realmente mexer nele reposicionando deve dar uma boa melhorada! Essa função Cut-Off eles devem ter feito só pq ficou fácil já que a moto tinha o TPS instalado mas não sei se deve ajudar muito - ajuda mas deve ser pouco. Em carros eles usariam um sensor MAP/MAF para isto mas devem ter usado TPS (mesmo sendo mais impreciso) pois é mais barato.