PDA

Ver Versão Completa : Troca de óleo, com motor quente ou frio?



Léo Borges
08-04-10, 15:31
Estava trocando o óleo de minha sundown, com o motor quente, quando um amigo chegou e disse que ele só troca com o motor frio, qual é o mais correto?

buneco
08-04-10, 15:32
Estava trocando o óleo de minha sundown, com o motor quente, quando um amigo chegou e disse que ele só troca com o motor frio, qual é o mais correto?


creio que com motor quente é mais fácil sair todo óleo...
mas corre o risco de espanar a rosca do parafuso

blaugusto
08-04-10, 15:37
Troco com motor quente a 35mil km...
E da Web a 25mil km...

Nada de rosca espanada...

Diego_torbal
08-04-10, 15:40
Tai, essa e uma pergunta boa. eu gosto de trocar o oleo a minha bem de manha, assim que chego no trampo, ai deixo o oléo o dia todo escorrendo, ai boto o novo so perto de ir embora, hehe, ai deixo ela funcionar uns 2 minutos na lenta pro oleo circular bem. vlw

blaugusto
08-04-10, 15:41
A proposito: já tem topico sobre isso!

na pagina inicial do PN use a busca que dá certo!!

Léo Borges
08-04-10, 15:42
Troco com motor quente a 35mil km...
E da Web a 25mil km...

Nada de rosca espanada...


Sempre troquei na sundown com motor quente ela está com mais 70,000 , sem problemas com rosca espanada!

Léo Borges
08-04-10, 15:43
A proposito: já tem topico sobre isso!

na pagina inicial do PN use a busca que dá certo!!


Não tinha visto, e olha que procurei antes de postar :-/ :-/ :-/

blaugusto
08-04-10, 15:43
Esse negocio de rosca espanada é coisa de frôxo....

Léo Borges
08-04-10, 15:44
Esse negocio de rosca espanada é coisa de frôxo....


]:) ]:) ]:)

Destro
08-04-10, 15:45
Esse negocio de rosca espanada é coisa de frôxo....

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :drool: :drool: :drool: :drool: :drool:

persona
08-04-10, 15:48
Esse negocio de rosca espanada é coisa de frôxo....

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :D :D :D :D

jpedro91
08-04-10, 15:56
Esse negocio de rosca espanada é coisa de frôxo....


kkkkkkkkkkkkkk
comentarios maldosos detected :lol:

TOP FLAME
08-04-10, 16:07
troca com o óleo fervendo,só para ver fritar á mão desse pastel.

Léo Borges
08-04-10, 16:09
troca com o óleo fervendo,só para ver fritar á mão desse pastel.


????????????????
????????????????

blaugusto
08-04-10, 16:14
uhahuahahuahauhauahaha....

Não sabe trocar óleo sem sujar a mão não??

Gosto de trocar o óleo assim que chego em casa com o motor fervendo!!!

Já boto a moto no cavalete, tiro o bujão e deixo escorrer... ;)

XxUNOxX
08-04-10, 16:15
Trocar com o motor meio quente acho que ta ótimo!

Léo Borges
08-04-10, 16:16
uhahuahahuahauhauahaha....

Não sabe trocar óleo sem sujar a mão não??

Gosto de trocar o óleo assim que chego em casa com o motor fervendo!!!

Já boto a moto no cavalete, tiro o bujão e deixo escorrer... ;)


Este negócio de queimar a mão com o óleo é coisa de almofadinha! :G

conrado
08-04-10, 16:18
:...: :...: :...:
amigos sempre troquei o óleo das minhas motos quentes e as vezes muito quentes mesmo
sem nenhuma história de rosca espanada e são duas motos diferentes.

A última troca eu só tinha acabado de voltar de aparecida do norte.....
pertin de casa.

TOP FLAME
08-04-10, 16:20
fiz um sarcasmo em relaçao á troca de oleo. na verdade troca de oleo só com o motor quente. fica melhor á escoação. :OK:

blaugusto
08-04-10, 16:23
Este negócio de queimar a mão com o óleo é coisa de almofadinha! :G



UHAUAHUUAHAUAHAUHAAUHUAHAUHAA....

TOP FLAME
08-04-10, 16:29
ele só troca o oleo com o motor frio. eu já falo na cara assin, por que vc não trabalha na manutençao de refrigeradores.

jpedro91
08-04-10, 16:49
Quente ou Frio?
Frio ou Quente?

Quente---> Realmente escoa melhor o oleo, mais, se sua moto estiver na temperatura de marcha lenta, poderá empenar alguma valvula ou inicio de fundimento do motor. Quando a moto esta com a temperatura de marcha lenta, o oleo serve como um resfriador para que não prejudique o motor.


Frio---> Demora um pouco mais para escoer o oleo, em compensação não prejudica o motor da moto.

Dica: deixa de um dia para o outro quando você estiver dormindo o oleo esta escoendo por ele mesmo, de manhã, vira pra lá, vira pra cá e inclua seu novo oleo no motor.


BLZ...


melhor resposta do tópico... :clap:

blaugusto
08-04-10, 16:55
Inicio de fundimento de motor com o motor desligado??

Não entendi... é a primeira vez que vejo falar que não se troca óleo com motor quente. E com um motivo que não me parece estar certo.


Poderia descrever pragente por que desligar o motor e trocar o óleo pode prejudicar o motor??

TOP FLAME
08-04-10, 17:11
olha rapaz eu nen sonhava que existia esses macetes. obrigado pela orientação.

blaugusto
08-04-10, 17:11
Totalmente plausivel. :D


Porém... no manual da Web recomenda a troca do óleo com motor quente!
Da Yes não lembro de nada a respeito.

Agora...
Fundimento??

conrado
08-04-10, 17:13
isso quer dizer que vou ter que logo logo fazer o motor das minhas motocas...
dancei,.......

blaugusto
08-04-10, 17:15
Não é assim também, conrado.

Isso daí é a teoria!! Na prática as coisas mudam um pouco. Tanto que no manual da Web recomenda troca com motor quente.

Talvez os engenheiros tenham previsto este fenomeno.

conrado
08-04-10, 17:19
Me sinto mais aliviado, mas cara desde que tirei minhas motos da concessionaria sempre troquei o óleo quente
e até agora nada de piti.

meu próprio irmão que trabalha pra yamaha me deu esta idéia (de trocar o óleo quente), e as motos já vão fazer dois anos será que vai dar problemas?
:0_0: :0_0: :0_0:

persona
08-04-10, 17:47
Me sinto mais aliviado, mas cara desde que tirei minhas motos da concessionaria sempre troquei o óleo quente
e até agora nada de piti.

meu próprio irmão que trabalha pra yamaha me deu esta idéia (de trocar o óleo quente), e as motos já vão fazer dois anos será que vai dar problemas?
:0_0: :0_0: :0_0:






só tem um jeto de saber.... :D vamos esperar pra ver quem reclama do motor primeiro..kkk a minha eu levo sempre de manha antes de ir trabalhar.. :G

Léo Borges
08-04-10, 18:31
Bom, se fundir o motor de minha sundown, ainda to no lucro ela já está com mais de 70,000km ]:)

Caique
08-04-10, 18:38
No manual da minha moto e na do meu pai tb manda trocar o oleo com ele quente ainda

e não acredito q o motor tenha principio de fundimento pois com a moto parada a bomba de oleo nao gira o oleo nao circula e nao refrigera pois ele vai todo pro fundo :G

magrao tk
08-04-10, 19:04
A minha sempre troquei com o motor quente e já está com quase 60mil km. Até hoje tá 100%.
Pelo que eu entendi poderia causar a diminuição da vida útil trocando o óleo ainda quente e não que possa fundir o motor.

Apesar de que realmente não faz muito sentido não já que o motor parou... a bomba não circula mais o óleo... o óleo está fino e vai descer de qualquer jeito... por pior que o óleo esteja ainda vai ficar uma película entre as partes do motor... então que diferença faz retirar o óleo que já tá indo pro fundo mesmo?

Bom, com tudo isso agora só o que tenho certeza mesmo é que com motor frio não corre risco algum, é só o tempo que implica. Aí sim o bom mesmo seria deixar o óleo escoar durante a noite, dormir aquele soninho e pela manhã... óleo novo nela!

Thyago Mahon Barros
08-04-10, 20:24
Com certeza é melhor trocar o óleo com o motor quente, pois o óleo velho vai escorrer mais.

bloodski
08-04-10, 20:29
no manual da strada ta dizendo para trocar com o motor quente, não sei a sua que é diferente mais creio eu ser o mais correto.
de qualquer maneira não vai sair todo o oleo mais com o motor quente o oleo sai melhor.

Alan Ranieri
08-04-10, 20:29
Com certeza é melhor trocar o óleo com o motor quente, pois o óleo velho vai escorrer mais.


Já troquei tanto com o motor quente como com o motor frio.

XxUNOxX
08-04-10, 20:31
Por isso que minha resposta ainda ta sendo a melhor, trocar com o motor morno nem quente nem frio kkkkkkkkk

TOP FLAME
08-04-10, 20:36
pelo menos eu troco das minhas motoks só com o motor quente até hoje nunca de pau. :OK:

Boneco
08-04-10, 22:13
Quanto mais quente o motor melhor!
Quando eu vo troca o óleo da minha moto, vo sempre dando no bucho até na oficina!
Quanto mais quente o óleo estiver, maior vai ser o escoamento!

Léo Borges
09-04-10, 13:39
Hoje troquei da cg com o motor frio, nunca tinha feito, se arrependimento matasse, :-/ o óleo demorou uma eternidade para escoar |:( |:( |:( |:(

Caique
09-04-10, 15:33
Agente avisa vcs não acreditam :G

djleo
09-04-10, 15:46
gente sem stress troca com motor morno ( nem quente nem frio ) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Zanca
09-04-10, 16:40
faço o mesmo esquema que o Diego_torbal mas não chega esquentar muito pois fica a 3 km de casa o trampo

ASR
09-04-10, 16:45
Troca de oleo é com o motor quente. Mesmo pq o óleo fez o trabalho de limpeza e vai estar mais ralo pra escorrer. Só alguns cuidados pra não queimar a mão quando desenroscar o bujão. Isso p/ mãos muito sensíveis que só pegam em caneta e papel....heheheh

blaugusto
09-04-10, 16:47
Curiosidade: Vocês sabiam que o óleo quando esquenta engrossa??

djleo
09-04-10, 16:57
Curiosidade: Vocês sabiam que o óleo quando esquenta engrossa??

acho q nao heim blau, nao seria ao contrario, quando esquenta afina???

blaugusto
09-04-10, 17:05
Não, não...
Foi uma afirmação.

Quando esquenta ele engrossa.

O óleo 20w50 é: SAE20 quando frio e SAE50 quando quente.

Como muitos aqui sabem um óleo SAE90 é um óleo bem grosso utilizado em caixas de engrenagem.
Um óleo 10w40 é conhecido como óleo mais fino que o 20w50

Quando o óleo esquenta ele engrossa.

Porém... se torna mais FLUIDO.

;)

j_antunes
09-04-10, 17:07
Curiosidade: Vocês sabiam que o óleo quando esquenta engrossa??


Não exatamente. Você deve estar pensando em óleos multiviscosos como o 20(frio)-50(quente)W. Mas quanto mais quente, mais o óleo flui, apesar de um "peso" maior anunciado aos 100oC. O "50" é relativo à mesma temperatura que o "20". Esclarecendo: você tem um óleo de viscosidade SAE 20W. Ele flui X a 20oC e X/2 a 100oC. E outro SAE 50W, mais pesado, que flui Y a 20oC e Y/2 a 100oC. O 20-50W vai fluir, então, X a 20oC e Y/2 a 100oC. Sacou? Y/2 ainda é menor que X, mas é maior que X/2. Essa é a vantagem. Ele afina menos porque os polímeros "se esticam", tentando, realmente, deixar o óleo mais grosso, mas isso ainda não é o suficiente pra compensar a proporção direta determinada entre temperatura e fluidez.

Ou, simplificando: olha como o óleo sai mais fino quando está quente. Todo mundo já viu isso.

Alan Ranieri
09-04-10, 17:08
Curiosidade: Vocês sabiam que o óleo quando esquenta engrossa??


Depende de quanto se aquece o óleo, pois o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos de cadeias menores são geralmente mais baixas do que os hidrocarbonetos de cadeia longa. Se aquecer muito o óleo os hidrocarbonetos mais “curtos” (menos carbono) evaporarão mais rápido deixando os mais pesados, engrossando o óleo. É disso que você se refere?

blaugusto
09-04-10, 17:09
Não foi isso que li em outros lugares.

Pelo que li, apesar da aparencia mais fina ele está mais grosso.

Mais fluido, porem mais grosso!!!

Mas é interessante tua explicação e faz muito sentido!!

j_antunes
09-04-10, 17:16
Como eu disse, os polímeros ficam "esticados". Então você pode até dizer que é mais "grosso" nesse sentido. Mas como todo fluído, não faz sentido falar em grossura a menos que se esteja referindo à viscosidade (ou densidade). Grossura é medida dimensional e um líquido adota a forma que você quiser.

djleo
09-04-10, 17:16
Não exatamente. Você deve estar pensando em óleos multiviscosos como o 20(frio)-50(quente)W. Mas quanto mais quente, mais o óleo flui, apesar de um "peso" maior anunciado aos 100oC. O "50" é relativo à mesma temperatura que o "20". Esclarecendo: você tem um óleo de viscosidade SAE 20W. Ele flui X a 20oC e X/2 a 100oC. E outro SAE 50W, mais pesado, que flui Y a 20oC e Y/2 a 100oC. O 20-50W vai fluir, então, X a 20oC e Y/2 a 100oC. Sacou? Y/2 ainda é menor que X, mas é maior que X/2. Essa é a vantagem. Ele afina menos porque os polímeros "se esticam", tentando, realmente, deixar o óleo mais grosso, mas isso ainda não é o suficiente pra compensar a proporção direta determinada entre temperatura e fluidez.

Ou, simplificando: olha como o óleo sai mais fino quando está quente. Todo mundo já viu isso.


caraca j_antunes fala serio se vc vender oleo o dono da empresa fica rico pq antes de vc completar isso tudo q vc escreveu aqui eu ja tinha comprado :clap: :clap:

marcostdm
09-04-10, 17:35
Eu troco o óleo com motor aquecido pois esta no manual! :OK:

Alan Ranieri
09-04-10, 17:38
Pelo visto todo mundo segue o manual quanto à troca de óleo quente, mas quase ninguém troca na quilometragem recomendada também. Vai entender...

jmn83
09-04-10, 18:24
Pelo visto todo mundo segue o manual quanto à troca de óleo quente, mas quase ninguém troca na quilometragem recomendada também. Vai entender...


rsrs é verdade!! Vai entender!!


Eu tb troco com o motor quente, o unico inconveniente até hj é uma "esquentadinha" nos dedos quando o óleo quente pega neles! :G

Léo Borges
09-04-10, 22:34
Pelo visto todo mundo segue o manual quanto à troca de óleo quente, mas quase ninguém troca na quilometragem recomendada também. Vai entender...


Na tw troco a cada 1500km.
Já na sundown e na cg a cada 1000km!

neto_pe
09-04-10, 22:54
rapaz nao cheguei nem a troca o oleo da minha moto ainda nao... vai pra primeira revisao ainda... mas soube por terceiros e pelo manual que se troca o oleo quente... agora nao sei se fervendo ou quente mesmo ne... ai fica a criterio do dono a que tipo de grau quer que seja a queimadura.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ...... relaxa com a brincadeira pow... mas pra mim que eu saiba se troca quente mesmo pow...

buneco
09-04-10, 23:03
quente ou frio
importante é trocar e a moto nao fumar de resto tá valendo :OK:

neto_pe
09-04-10, 23:36
É essa por#$%¨&*()_ ai mesmo vey... trocou quente... blz trocou frio... tmb blz... ta andando? ta ne... entao nao faaz diferença nao o importante é trocar...

JEFFS_09
10-04-10, 09:55
Eu troco apenas com motor quente e nunca deu problema!!!

Zack
10-04-10, 19:44
. agora nao sei se fervendo ou quente mesmo ne... ai fica a criterio do dono a que tipo de grau quer que seja a queimadura.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ......



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... :drool:

Boa!

Negocio é quente pra poupar trabalho e seguir o que o "Manuel" diz..

magrao tk
12-04-10, 08:39
Não foi isso que li em outros lugares.

Pelo que li, apesar da aparencia mais fina ele está mais grosso.

Mais fluido, porem mais grosso!!!

Mas é interessante tua explicação e faz muito sentido!!




Será que o pessoal não tá confundindo grossura com viscosidade?
Acho que quanto mais quente mais fino porem mais viscoso pra compensar o tanto que afinou.

Pode sre que sim...
Pode ser que não...
O mais correto é: QUEM SABE?

Léo Borges
12-04-10, 22:52
Será que o pessoal não tá confundindo grossura com viscosidade?
Acho que quanto mais quente mais fino porem mais viscoso pra compensar o tanto que afinou.

Pode sre que sim...
Pode ser que não...
O mais correto é: QUEM SABE?


É uma boa teoria!

Caique
13-04-10, 19:43
Caramba uma bando de marmanjo q ainda não sabe troca o oleo
tanto faz quente ou frio,o pesoal fala pra trocar quente pq o oleo escoa melhor só isso

o motor de ng vai bater |:( mais cedo por causa da troca do oleo,so vai bater se não trocar o oleo. :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :tiro: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: :briga2: >-[ >-[ >-[ >-[ >-[ >-[ >-[ >-[ >-[ >-[

blaugusto
13-04-10, 20:06
Mais grosso porem menos viscoso...

Usei o termo "grosso" pq não sou esnobe e absolutamente todo mundo usa o termo óleo "grosso" ou óleo "fino".

A galera não sabe nem se troca óleo com motor quente ou frio e vem nego encher o saco corrigindo jargões que facilitam o entendimento???

Óleo SAE90 é grosso pro rapaz que trabalha com caixa de cambio, com mecanica de navios, com usinagem...




Óleo quando esquenta engrossa!!!!

Se troca o óleo com o motor quente!!!

tom crazy
13-04-10, 21:07
Falando em oleo fiquei triste, yamalube aumentou aqui :s
Da ultima vez tinha pago 13 reais o litro, sabado comprei e paguei 15 e uns quebrados.

Léo Borges
13-04-10, 21:08
Falando em oleo fiquei triste, yamalube aumentou aqui :s
Da ultima vez tinha pago 13 reais o litro, sabado comprei e paguei 15 e uns quebrados.


Aqui pedem 15 conto no mobil preto :-/ :-/ :-/

tom crazy
13-04-10, 21:13
Aqui pedem 15 conto no mobil preto :-/ :-/ :-/


Cruzes ueahuehauhea, eu vi o pessoal comentando sobre os preços de oleo e tem umas regiões ai que são bem mais caros.

buneco
13-04-10, 21:14
eu pago 17 reais no yamalube :s

blaugusto
13-04-10, 21:21
Aqui em Campinas Yamalube custa R$21,00 :(

Léo Borges
13-04-10, 21:23
O pior é na sundown que é o castrol R$ 27,00 :d

buneco
13-04-10, 21:25
onde o pessoal paga 13 reais ai no yamalube poderia começar a exportar eim
não deve ficar tão caro pra mandar por PAC via correios
talvez sai mais barato pra gente que paga 17, 21...

magrao tk
13-04-10, 22:01
Mais grosso porem menos viscoso...

Usei o termo "grosso" pq não sou esnobe e absolutamente todo mundo usa o termo óleo "grosso" ou óleo "fino".

A galera não sabe nem se troca óleo com motor quente ou frio e vem nego encher o saco corrigindo jargões que facilitam o entendimento???

Óleo SAE90 é grosso pro rapaz que trabalha com caixa de cambio, com mecanica de navios, com usinagem...




Óleo quando esquenta engrossa!!!!

Se troca o óleo com o motor quente!!!


E eu sou esnobe então?

Coloquei apenas uma dúvida sobre os 2 termos: Grossura e viscosidade porque sempre achei que viscosidade fosse uma coisa e grossura outra. Não to aqui pra parecer chique nem sabe tudo. Preste atenção nas palavras ''SERÁ'' e ''ACHO''. Não estava afirmando que é assim ao invés de assado. Nunca foi minha intenção corrigir ninguem. Na verdade acho que sou o mais burro aqui pois nunca consigo expor meu pensamento sem ser mal compreendido.

Acho que os tópicos são tambem pra mostrarmos nossas opinioes, mesmo que erradas, pois ninguem nasce sabendo e logo aprendemos com alguem que sempre aparece com mais conhecimento no assunto. Se eu estava errado, tudo bem! Vivendo e aprendendo. O importante é expor as opiniões para exclarecer as dúvidas. Mas não me venham chamar de esnobe que quer corrigir jargões! Aos ofendidos se pareci arrogante, peço desculpas na maior humildade, mas não aguentei ler e ficar quieto. Meu último post aqui tambem. Fui

DaniloMolt
26-05-10, 21:13
onde o pessoal paga 13 reais ai no yamalube poderia começar a exportar eim
não deve ficar tão caro pra mandar por PAC via correios
talvez sai mais barato pra gente que paga 17, 21...


rapaaiz... numa cidadee vizinha daq da minha ( Catanduva - SP ), onde eu compro todas as peças de motos, de uma Super loja - LOOK MOTOS, eu Pago R$ 13,00 do óleo cara, então, sei lah mas capaz q se mandar por PAC vai ficar essa meédia ai de 17 ou 18 reais.... eu axo
aopsksapksaopsakopsakopsaksaopkas
ps: Óleo Mobil - R$ 10,50 - promoção
e Óleo Castrol - R$ 10,00 - promoção

Thyago Mahon Barros
26-05-10, 21:17
A troca de óleo com certeza é com o motor quente. O yamalub aqui na minha cidade é 16,00. :OK: